Ir para conteúdo

Dicas de viagem - Tailândia (inclui como ir à maior estátua do Buda do país) + Vietnã e Camboja - 21 dias em Fev/2016


mbat

Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Recentemente, minha esposa e eu fizemos uma viagem de 21 dias para o sudeste asiático, incluindo Bangkok, Chiang Mai, Hanoi, Halong Bay (na verdade Bai Tu Long Bay), Siem Reap e Krabi (Railay Beach e Ao Nang).

 

Existem diversos relatos aqui explicando detalhadamente como foram as viagens para estes locais, portanto não vou me ater ao que já é bastante batido, porém, fizemos alguns passeios e passamos por algumas situações que normalmente não tem muitos relatos e decidimos que seria interessante colocá-los aqui para ajudar novos viajantes. Portanto vamos somente ao que interessa!

 

1) Wat Muang em Ang Thong partindo de Bangkok: a maior estátua de Buda da Tailândia e a nona maior estátua do mundo fica a menos de 2h de Bangkok, um pouco depois do Ayuttaya. Pesquisei e não vi dicas de como ir para lá em português. Na verdade só vi dois relatos em inglês. Então vou tentar deixar aqui explicado como fizemos pra chegar lá. O lugar é muito agradável e a figura imensa do Buda é simplesmente espetacular.

 

a) Chegamos por volta das 8h no monumento da vitória em Bangkok, pois é de lá que partem as vans que seguem até Ang Thong, onde está o Wat Muang. As vans brancas que partem para Ang Thong ficam na região do fashion mall.

 

b) Para o primeiro cara que achei que trabalhava com as vans eu cheguei e disse "Ang Thong" e ele respondeu "Ang Thong?", aí eu disse "Ang Thong" e ele disse "Ang Thong" e fez um sinal para eu segui-lo. Ele me deixou num local onde eu comprei a passagem. Falei "Ang Thong" de novo para o atendente e ele me falou algo que não entendi. Falei "Ang Thong" e ele me falou algo que não entendi de novo. Daí começamos a rir e ele me mostrou uma nota de 100 bahts. Daí entendi que a passagem custava 100 bahts. Dei o dinheiro e ele gritou algo para outro cara que estava próximo de uma van. Fui até ele e entreguei a passagem. Falei novamente "Ang Thong" e ele responde balançando a cabeça afirmativamente "Ang Thong". Entramos na van e esperamos dar 8:30h que foi o horário em que a van saiu com destino a "Ang Thong", rs...

 

c) Depois de 1:30h a van nos deixou numa mini rodoviária. Na entrada da rodoviária tinha um tuk-tuk. Dissemos "Wat Muang" e acertamos o preço. Em 15 minutos estávamos em Wat Muang. O motorista do tuk-tuk ficou esperando a gente até meio-dia. Ficamos quase 2h por lá.

 

Existem outros templos na cidade. Mas como também queríamos conhecer Ayuttaya, quando voltamos à mini rodoviária de Ang Thong, pegamos uma van para lá. Percorremos o caminho em 45 minutos e conseguimos aproveitar bem Ayuttaya antes de voltar a Bangkok. Ou seja, dá para fazer Ang Thong e Ayuttaya no mesmo dia.

 

Gostamos muito do Wat Muang, muito mesmo, e recomendamos a visita. Parece que de sábados e domingos é possível visitar as instalações embaixo da estátua. Como fomos em dia de semana, estava fechado. Além da estátua, existe outro templo (dos espelhos) que também é bonito e diferente, e na área em frente à estátua, existem diversas figuras retratando o paraíso e o inferno na visão budista. Programa imperdível!

 

WM1.JPG.33b0d3fcb4c3c1c1b161ff838a7eb2c8.JPG

 

WM2.JPG.79cf77376213ebf91d51cc0ef8b2379d.JPG

 

WM3.JPG.0c3f373f5dc5eb24b83665a55f919f45.JPG

 

2) Elephant Nature Park em Chiang Mai: fizemos o passeio de 1 dia inteiro e foi muito legal. Este é um daqueles lugares que acolhem e cuidam de elefantes que sofreram abusos para serem adestrados a jogar futebol, pintar, carregar gente nas costas, etc.

É possível ter contato com os elefantes de modo menos invasivo (dar comida e banho, por exemplo). Recomendamos muito este lugar. Pareceu-nos verdadeiramente honesto.

 

IMG_20160214_103227815.jpg.12360dee9f5f07aaf8b07f829c6594b5.jpg

 

IMG_5983.JPG.2b7d6cf936f94df01fcd342e39807c3a.JPG

 

3) Indo a um hospital na Tailândia - Rama Hospital em Chiang Mai: resumo da história, comi algo que não devia em Bangkok (até agora não sei exatamente o que foi e olha que fomos precavidos) e ganhei de brinde uma bela infecção alimentar. Febre e diarreia por dois dias. Por recomendação do hotel em que estava e do seguro viagem (cartão VISA) fomos a este hospital particular em Chiang Mai. Na recepção, de cara identificamos um balcão de atendimento a estrangeiros e 1:30h depois já estávamos voltando para o hotel com todos os remédios receitados pela médica que nos atendeu. Total da conta, 2.800 Bahts (aproximadamente R$ 300,00 na cotação atual). Este total foi para consulta a duas pessoas (eu e minha esposa) e medicamentos receitados somente para mim que estava em estado pior.

 

4) Bai Tu Long Bay (Vietnam): Na minha opinião, o ponto alto de nossa viagem. Minha esposa também coloca no topo da lista junto com Angkor (Camboja). Ficamos 2 noites em um barco navegando por um cenário dos mais bonitos que já vimos. O tour padrão e mais conhecido é para Halong Bay. Porém, seguindo dicas do mochileiros, fizemos o passeio com a empresa Indochina Junk e eles não vão para Halong Bay, mas sim para um local vizinho chamado Bai Tu Long Bay. Porque isso é importante? Bai Tu Long Bay ainda é pouco explorada turisticamente. Com certeza isso vai mudar e esta "exclusividade" não deve durar muito tempo. Vá enquanto puder. É espetacular!

 

IMG_6521.JPG.36fd7aeb0e8eb41e619e55b8c8426e11.JPG

 

IMG_6353.JPG.efc3fb4dea98929649f7debee37ef3b1.JPG

 

IMG_6430.JPG.f6f98fdd4fbc79882123dfb0e6258990.JPG

 

IMG_6420.JPG.5599ae4711fc4aa85e9a45aca865d0a1.JPG

 

5) Angkor com visita guiada em português: Encontramos um cambojano que fala português, e muito bem!!! Ele se chama Alex e fizemos uma visita guiada com ele pelos templos de Angkor por 2 dias. Não é barato, mas sem ele a visita não teria sido tão especial. Tanto por suas explicações do período das construções dos templos e o contexto

político/religioso envolvido, como também, para o nosso bem-estar, foi essencial ter como transporte entre os templos um carro com ar-condicionado e água para hidratação (incluído no pacote do Alex). O calor por lá é diferente do que nós estamos acostumados (somos de SP). Explico melhor no item 7. Recomendamos muito os serviços do Alex.

Seguem os contatos:

email: guide7languages@gmail.com

site: http://guide7languages.wix.com/guiaemangkor

 

Angkor.JPG.09a5ee6675ac0da0b449c061c5cfa63a.JPG

 

Angkor1.JPG.6453cec4d5a7ac18a074f157ab2fc3b9.JPG

 

6) Passeio a Hong Island a partir de Krabi: Ficamos 3 noites em Railay Beach e 3 em Ao Nang. De Ao Nang, fizemos o passeio "padrão" para Hong Island. Passeio com aproximadamente 30 pessoas no barco. Desembarcamos por volta das 11:00h em Hong Island. Cenário muito bonito, água verdinha e pouca gente. Nos minutos seguintes, começaram a chegar mais barcos. E mais turistas. Em 20 minutos, a pequena faixa de areia destinada aos banhistas já estava tomada de gente, e o mar apinhado de coletes salva-vidas (recomendam usar). Em um momento me senti como se estivesse naquela cena do Titanic, logo depois que o navio afunda, com um monte de gente no mar se debatendo. Não foi legal. Não sei se há como se livrar disso sem gastar muito mais pelo passeio, talvez um barco privado em horário alternativo, mas fiquem cientes que o passeio "padrão" pode ter uma quantidade absurda de turistas. Para alguns, isso é indiferente. Para outros é legal. Para nós, não foi.

 

7) O calor e as diferenças de temperatura: Somos um casal de brasileiros e estamos, de certa forma, habituados com o calor. Temperaturas de 30º/35º não são incomuns em SP. O calor nas praias por lá é exatamente o mesmo que sentimos no Brasil. Sol direto, queimando a pele. Mas o calor nas cidades...achamos bem diferente. Em Bangkok e em Siem Reap o calor nos afetou por alguns momentos. É até difícil explicar mas, nestas cidades, parece que há uma camada de poluição que faz com que se tornem estufas. O sol não bate direto em você, não dá pra ver o céu azul, mas o sol está lá. E está te cozinhando. No começo parece que está tudo bem, mas no final do dia vem aquela moleza, uma fraqueza. Tomamos precauções: passamos protetor, usamos boné e tomamos muita água e sucos. Mas mesmo assim, sentimos que o calor por lá é diferente do que temos aqui em SP. E o choque térmico entre este calor (pegamos sensações térmicas de 37º) com a temperatura baixíssima de alguns locais com ar-condicionado, pode provocar estragos. O local mais frio em que ficamos (e apelidamos carinhosamente de frigorífico) foi no aeroporto de Don Mueang, embarcando para Chiang Mai. Pareceu-nos estar por volta de 15º. Muito frio. Agora imagina, você saindo de uma temperatura que beira os 40º, indo para 15º por algumas horas e voltando para uns 35º. O corpo pode não lidar muito bem com isso. Portanto, sempre leve alguma roupa para frio em sua mochila de mão para os locais muito frios, e nos locais muito quentes, não abuse e tome muito líquido.

 

8) O que teríamos feito diferente: Teríamos ficado menos tempo nas praias do sul da Tailândia. As praias e ilhas são lindas. Sem dúvida. Mas sendo bem sincero, no Brasil temos praias tão bonitas quanto ou até mais. E com estes dias, teríamos ido conhecer outro local, talvez Laos, Mianmar ou Indonésia. Registre-se, não fomos a Phi Phi e não conhecemos Maya Bay.

 

9) Lista de hotéis em que ficamos:

Lamphutree Hotel (Bangkok) - bom e localizado perto dos templos principais e da Kao San.

Le Canal Boutique House (Chiang Mai) - bom e bem localizado (nos ajudaram bastante quando passei mal).

Golden Palace Hotel (Hanoi) - muito bom e bem localizado.

Golden Temple Villa (Siem Reap) - bom e bem localizado, nos trataram excepcionalmente bem, mas não tem elevador!

Sand Sea Resort (Railay Beach) - muito bom e numa das melhores praias do sul da Tailândia.

Aonang Viva Resort - bom mas um pouco distante da praia (uns 10 minutos de caminhada).

U Sukhumvit Bangkok - excepcional, com localização mais próxima do centro comercial, pertinho do rooftopbar Above Eleven.

 

10) Aplicativo de mapas para celular: Vimos várias pessoas durante esta viagem que usavam os mapas dos hotéis (ou aqueles para turista) para tentar se localizar. Normalmente estes mapas não têm escala e omitem algumas ruas o que torna seu uso bastante complicado. Há tempos utilizamos o aplicativo Here Maps da Nokia. Com ele é

possível baixar os mapas dos países que serão visitados para consulta offline. Ou seja, basta habilitar a localização do celular e ele vai te posicionar no mapa em qualquer lugar. É possível traçar rotas tanto de carro como a pé. Não viajamos sem ele e não conhecemos outro melhor.

 

11) Melhor câmbio no aeroporto de chegada em Bangkok: Chegamos em Bangkok e a primeira coisa a fazer é trocar dinheiro, no aeroporto. Aeroporto normalmente tem as piores cotações e normalmente tudo tabelado. Levamos dólares e a melhor cotação que encontramos enquanto ficamos pela Tailândia foi (acredite se quiser) no aeroporto, na nossa chegada. Essa cotação encontramos nas cabines de troca de dinheiro no subsolo, seguindo as placas como se fôssemos pegar o metro. Então fica a dica, troque nas cabines que ficam na entrada do metro que vai ter uma cotação bem melhor do que no resto do aeroporto e talvez seja a melhor cotação que consiga por toda sua estadia por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito boas dicas!

Vou pra lá com meu marido no mesmo período, daqui um ano!! Anotando tudo!! Fiquei louca pra saber cada detalhe de sua viagem, pois quero fazer roteiro muito parecido com o seu. Seria perfeito se pudesse me passar quanto gastou no total, sem as passagens.... Melhor ainda se me passasse o meio de locomoção entre cidades e países! primamus@gmail.com

Se sobrar um tempinho qualquer hora!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito legais suas dicas! Fui pra Tailandia em Outubro/2015, e vou agora em Abril fazer Camboja, Laos e Vietnã. Super anotei sua dica sobre Halong Bay - lugares menos explorados sempre são as melhores surpresas da viagem.

Abs! ::otemo::

 

Valeu Paula!

Fizemos o passeio pra Bai Tu Long Bay meio por sorte mesmo. Vimos o relato dos 2 Felipes e eles fizeram o passeio com a empresa Indochina Junk. Vimos que era bem recomendada no tripadvisor e fomos com eles. E só lá descobrimos que eles vão pra Bai Tu Long Bay e não Halong Bay.

Bom, como está no relato, foi a melhor parte da viagem. Espero que consiga fazer e que seja tão legal para você com foi pra gente.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Adorei as dicas, minha viagem dos sonhos. Adorei as fotos com o Buda gigante!! Pretendo realizar em breve. Tem gastos estimados? Obrigado!!

 

Se a viagem é a dos sonhos, vai que vai Fabiano!

O Buda é gigantão mesmo. Impossível não se impressionar.

Sobre os gastos ainda não fechei não. Falta a última fatura do cartão e outros detalhes.

Mas estou estimando que gastamos por volta de 26K para 2 pessoas (13K por pessoa). Pagamos R$ 7.600,00 de passagens (R$ 3.800,00 por pessoa). Saímos do Brasil em 05/fev e chegamos em 29/fev. Pretendo colocar numa planilha depois quando fechar as contas dividindo os gastos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito boas dicas!

Vou pra lá com meu marido no mesmo período, daqui um ano!! Anotando tudo!! Fiquei louca pra saber cada detalhe de sua viagem, pois quero fazer roteiro muito parecido com o seu. Seria perfeito se pudesse me passar quanto gastou no total, sem as passagens.... Melhor ainda se me passasse o meio de locomoção entre cidades e países! primamus@gmail.com

Se sobrar um tempinho qualquer hora!!!

 

Obrigado Priscilla! A intenção é de ajudar mesmo.

Respondi acima para o Fabiano quanto estou estimando que gastamos.

Mais pra frente vou inserir numa planilha dividindo mais detalhadamente os gastos e coloco aqui.

Sobre os deslocamentos, fizemos tudo de avião para economizar tempo.

Nosso itinerário foi o seguinte:

05/02 - SP->BKK (KLM)

07/02 a 10/02 - BKK

11/02 - BKK->Chiang Mai (avião - Thai Lion Air)

12/02 a 14/02 - Chiang Mai

15/02 - Chiang Mai->Hanoi (avião - Vietnam Airlines)

16/02 a 18/02 - Hanoi (halong bay 2 noites)

19/02 - Hanoi->Siem Reap (avião - Vietnam Airlines)

20/02 a 21/02 - Siem Reap

22/02 - Siem Reap->Krabi/Railay Beach (avião - Air Asia e longtail boat)

23/02 a 26/02 - Railay Beach e Ao Nang (Krabi)

27/02 - Krabi->BKK (avião - Nok Air)

28/02 - BKK->SP (KLM)

29/02 - Chegada SP

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que Máximo, já faz algum tempo que ando querendo conhecer a Tailândia.. E outros locais, porem ainda não achei companhia. Agradeço por me deixar com mais vontade de ir, pois assim a coragem vai crescendo.

 

Legal Gabriel! Mas é assim mesmo. Vamos ficando com vontade de conhecer algum lugar e isso vai fazendo com que as coisas aconteçam.

Já já aparece alguém com quem possa compartilhar essa viagem.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...