Ir para conteúdo

Havana - dez/2015 - 9 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

 

Visitei Cuba no mês de dezembro de 2015 (mais dois amigos) passei 09 dias por lá e deixo aqui um pequeno resumo, como forma de retribuição pela ajuda encontrada neste fórum.

 

De todas as minhas viagens, essa foi a que menos planejei. Viajei sem saber ao certo como seria o transporte na ilha, como seria a alimentação (o que me fez levar algumas coisinhas daqui na mala despachada), o quanto eu iria gastar (já que a maioria dos relatos falavam que a ilha era caríssima) ... tudo fez com que eu fizesse um roteiro de lua, digamos assim. No dia anterior era decidido o que fazer no dia seguinte. Dependendo do ânimo, do tempo e do cansaço de cada um. (Isso foi bom, por um lado, mas devo dizer q não é o meu estilo de viagem. Gosto de tudo acertado antes mesmo de viajar, até plano B eu gosto de fazer.)

 

Pois bem, não achei a ilha tão cara assim, e dá pra economizar bastante indo em supermercados. O povo cubano é muito simpático, receptivo, prestativo e adora conversar. Não estranhe se pararem você na rua pra perguntar de novela da globo, ou sobre cantores brasileiros. A culinária de lá é parecida com a nossa (eles comem uma variação do nosso feijão com arroz) e o mojito é muuuito muito bom.

 

Andar naqueles carros americanos (as máquinas, como chamam por lá) é realmente uma experiência muito especial. São carros bonitos por fora, mas caindo aos pedaços por dentro. E que podem parar de funcionar a qualquer momento (não aconteceu comigo). Não existe uma tabela oficial de preços cobrados pelos motoristas, mas, na maioria dos casos, eles cobram 1 CUC de Vedado até o centro. No meu caso, eu pagava 2 CUC de Playa até o centro. Mas isso varia muito do lugar em que você está pegando o carro. No capitólio ou no malecon, que são lugares super turísticos, cobram o dobro disso, ou mais. Só andei uma vez no coco taxi e não recomendo, é mais caro que a máquina e super perigoso. Uma curva e vc parece que vai voar... hahahaha

 

Sobre a internet, é um pouco complicado e trabalhoso. Não tem wifi nem 3G. É preciso procurar um ponto de internet. Como fiquei hospedada perto de um hotel, não sofri muito com isso. Comprei o cartão do hotel e racionei o uso. Nos primeiros dias mandei mensagens SMS, todas elas custaram pouco mais de 30 reais em plano pós-pago.

A respeito do cambio, não recomendo o aeroporto nem os hotéis. Por duas vezes usei a casa de câmbio próxima ao convento de São Francisco de Assis, na parte velha da cidade. Sem filas e com cotação melhor que nas outras opções.

 

A passagem foi comprada em promoção e custou R$ 1.262,75, COPA (Recife-Havana, com conexão no Panamá). Dessa vez não fiz planilha de gastos detalhada, mas a viagem completa, incluindo passagem, alimentação, hospedagem, presentes, etc saiu por pouco mais de 3 mil reais.

 

HOSPEDAGEM

Optei por ficar em Havana todos os dias. Fugi do centro turístico e aluguei uma casa no subúrbio, no bairro Playa. O dono foi muito atencioso, ajudou em tudo e até ensinou como pegar as máquinas (os carros antigos americanos que funcionam como lotação). A casa foi ótima, fica num lugar muito agradável, tem sala, cozinha, banheiro e quarto com ar-condicionado, além uma pequena varanda/terraço. Fica próxima de hotéis, supermercado e dos pontos das máquinas. Recomendo, quem tiver interesse eu posso passar o contato.

 

PASSEIOS

Fiz apenas um passeio por agência, Vinales. Recomendo altamente. O passeio é de dia inteiro e percorre as plantações de tabaco, fabricas de rum e de charuto e também uma parada no mural da Pré-história. O melhor momento foi a parada na Cueva del índio, uma caverna que tem um trecho de caminhada e outro trecho num rio subterrâneo. Muito bom!

 

Outro passeio que fiz foi para a Praia de Santa Maria Del Mar, que fica próxima a Havana. Uma praia muito bonita, com um banho muito bom, apesar de friozinho.

 

Nos outros dias, dividi as atrações por bairros: Vedado, Havana Velha, e Prado. Além de conhecer o outro lado da baía, onde fica a Casa de Che.

 

Das atrações imperdíveis, recomendo:

 

Memorial José Martí – Inesquecível! Não fazia ideia de quem era José Martí e voltei de cuba fã dele. Trouxe até um quadro dele que está pendurado na minha sala. Vale a pena pagar pela visita guiada e conhecer a historia dele em detalhes. O memorial fica na praça da revolução, que já é uma atração imperdível por si só.

 

Museu da Revolução e Museu Nacional de Belas Artes – é pra dedicar um dia pra esses museus (ou um dia para cada). Muita coisa, muita história. São atrações próximas uma da outra. O prédio do primeiro é mais acabadinho, enquanto o do segundo é lindo e bem cuidado. Não deixe de visitar as lojinhas.

 

Mercado de San José - para presentes e recordações.

 

Calle Obispo – Uma rua enorme, com comércio, lanches, artesanato, muita gente, estrangeiros e cubanos. Uma riqueza numa única rua.

 

El Malecon – Vale uma caminhada no entardecer e muitos passeios de carro. Muito lindo!

 

Toda a Habana Vieja - Plaza Vieja, Plaza de armas, Catedral, Calle Obispo e todas aquelas ruas lindas. Essa parte da cidade é muito charmosa. É pra bater perna mesmo nessa parte da cidade, andar em zigue-zague pra não perder nada.. hahahaha

 

E um passeio de Carro por Vedado, pra ver as mansões americanas.

 

Restaurantes

Foi difícil achar um restaurante que me deixou 100% satisfeita em Havana. Quando a comida era boa, o atendimento péssimo, e vice-versa. Mas teve um restaurante que conseguiu este feito e que acabei retornando no último dia. Fica na Calle San Ignacio, e o nome é El Bosquecito.

 

Bom, espero que esta contribuição possa ajudar os futuros viajantes. Quem quiser fazer perguntes, fique à vontade. Pode mandar e-mail se quiser, pois respondo mais rápido.

 

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...