Ir para conteúdo

Monte Caburaí - Ponto mais extremo ao norte do país


Posts Recomendados

  • Colaboradores

O Monte Caburaí que possui 1.456 metros de altitude é ponto mais extremo ao norte de nosso país e está cerca de 80 quilômetros de distância do famoso Monte Roraima. Ele está localizado no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima fazendo fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição ao Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do extremo norte do Brasil, mas mesmo assim, aquelas terras permaneceram por muito tempo esquecidas.

 

monte-caburai-rr-2.jpg

 

Ainda é muito comum que os brasileiros utilizem a expressão do Oiapoque ao Chuí quando querem dizer do extremo norte ao extremo sul do Brasil, por que, foi considerado por muito tempo o ponto extremo norte do país como o Cabo Orange, localizado no Oiapoque, estado do Amapá, mas dados históricos revelam que em 1998, uma expedição oficial realizada sob a coordenação do prefeito de Uiramutã/RR, Venceslau Braz de Freitas Barbosa teria alcançado o monte pela primeira vez e confirmado ser o Monte Caburaí o verdadeiro ponto extremo Norte do Brasil.

 

Mais infos e fotos no artigo: http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/97-guia-de-trilhas-do-parna-monte-roraima-rr/905-monte-caburai

 

A última expedição para o monte foi em 1998 e esse ano (2011) está sendo organizada outra, vamos torcer para nossos amigos conseguirem o êxito esse ano para voltarem com muitas fotos e histórias na bagagem.

 

Abraços a Todos,

 

Hugo

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Hugo, em novembro último conversando com pessoal da Roraima Adventures, estes me falaram que ano passado organizaram uma expedição só com uns caras pica das galáxias em selva, inclusive oficiais do Exército destacados aqui da amazônia e mesmo assim não atingiram o Monte Caburaí. O que dificulta a aproximação além das dificuldades naturais é que os indígenas(que certamente conheceriasm as trilhas)se recusam a aproximar-se do Monte por considerá-lo amaldiçoado.

 

Parece-me que a RR adventures está organizando outra tentativa de chegar ao Caburaí em março de 2013. A parada é hard e quem acha que não vai arregar e virar comida de onça o endereço é www.roraima-brasil.com.br

 

Abraço.

 

Maurivan

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros
Boa noite amigos mochileiros, mas a informação do colega sobre ir ao Monte Caburaí não procede. Eu ja fui por lá duas vezes e tenho muitas fotos e inclusive do dia do demarcação da posição verdadeira do Ponto Extremo Norte.

 

 

Caro colega, estou super interessada nesta trilha. Poderia me ceder algumas informações sobre como chegar até ela?

Meu email é danifaria.geo@gmail.com

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, tudo bem?

 

Vcs estão com informações equivocadas sobre o monte Caburaí.

Este monte é o Extremo Norte brasileiro, mas o Ponto Extremo Norte brasileiro é o marco B/BG 11A de 2007-provável B/BG 11B. Há uma longa história por trás disto tudo.

Em 2013, eu consegui chegar com o meu grupo a pé da comunidade Água Fria ao marco B/BG 11A 2007-provável B/BG 11B. Foi a primeira vez que alguém conseguiu realizar tal feito indo 100% dentro do território brasileiro. De quebra, conseguímos encontrar o antigo marco B/BG 11A de 1933, o qual estava desaparecido a mais de 80 anos. Nesta época, me tornei o primeiro homem ou pessoa a conquistar os 4 Pontos Extremos do Brasil e realizei uma exposição fotográfica na Universidade Católica de Brasília.

Em 2014, resolvi realizar sozinho uma Travessia/Expedição 100% à Força Humana do Monte Caburaí ao Arroio Chuí, saindo do Ponto Extremo Norte e chegando no Ponto Extremo Sul do Brasil, onde atualmente existe um marco em minha homenagem. Esta foi a única travessia realizada até hoje neste sentido. Alguns aventureiros tentaram realizar algo parecido, porém, não saíram do Ponto Extremo Norte, mas sim da cidade de Uiramutã, a qual se localiza a cerca de 60 km do marco B/BG 11A de 2007-provável B/BG 11B. e também não chegaram no Ponto Extremo Sul, o qual se localiza a cerca de 20 km da cidade do Chuí e está no município de Santa Vitória do Palmar. Na época competi com dois estrangeiros e consegui derrotá-los, honrando o povo brasileiro. Sem contar que tais estrangeiros não haviam encontrado o marco B/BG 11A de 2007-provável B/BG 11B.

Ajudei a PCDL, o IBGE e o Exército brasileiro, fornecendo informações preciosas, corrigindo alguns detalhes de mapeamento e passando fotos, coordenadas e roteiros de GPS

Irei lançar um livro neste ano sobre esta inédita façanha e mais tarde avisarei a todos.

 

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...