Ir para conteúdo

BARRA DE GUARATIBA: Trilhas das Praias Selvagens + Pedra da Tartaruga - FOTOS


Posts Recomendados

  • Membros

Durante a semana marcamos, eu, meu irmão Vitor e meu sobrinho Marlon, filho dele, de fazermos a trilha das praias selvagens no sábado 02Abril16. Eu já vinha estudando o lugar a algum tempo e após verificar o tempo no final de semana, achei que havia chegado a hora.

 

Para minha surpresa meu irmão me liga 6 h da matina, se desculpando, dizendo que não acordou bem e por isso não iria. Marlon me pegou em casa e acessamos a Av. Brasil, saindo da mesma em Campo Grande, até pegar a Estrada Velha de Barra de Guaratiba que leva até a praia do mesmo nome, onde se inicia a trilha. A estrada está em ótimas condições pois foi recapeada recentemente. Também nesta estrada se encontram vários restaurantes especializados em frutos do mar, dos mais sofisticados ao mais humildes, tipo o quintal de uma casa, o que não quer dizer que a qualidade seja menor.

 

Para quem vai de ônibus o que eu conheço é o 867 (Campo Grande/Barra de Guaratiba), que sai da rodoviária de Campo Grande, que fica em frente a estação ferroviária, e faz ponto final na praia, onde é só se informar sobre o início da trilha, que começa no canto da praia.

 

Então vamos a trilha propriamente dita. Já começamos, às 09:30h, com subidas pela rua de acesso a trilha, bem como uma escadaria. Após a última casa se inicia a trilha de terra, depois de uns quarenta minutos de um sobe e desce suave chegamos em uma bifurcação, descendo a direita iríamos para Praia do Perigoso, Praia dos Búzios e Pedra da tartaruga.

 

 

 

Pegamos a direita para irmos logo na Pedra da Tartaruga, de onde pode se avistar todas as praias que pretendíamos ir. (Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno).

 

Uns cinco/dez minutos descendo já avistamos a Pedra da Tartaruga e a Praia dos Búzios, que fica a direita .

 

598dd5bb08162_BarradeGuaratiba125.jpg.f0c74a45cd7440d7cb70a517b4ba196e.jpg

 

No final desta descida para a esquerda vai para a Praia do Perigoso e para a direita Praia dos Búzios e subida para Pedra da Tartaruga, uma subida puxada mais não muito longa, e da "cabeça da tartaruga" se tem uma visão das quatro praias restantes. Perigoso, que fica logo abaixo da cabeça, do Meio, Funda e do Inferno, todas separadas por rochas que avançam sobre um mar límpido, ora esverdeado, ora azulado. Muito bonito.

 

 

598dd5bb1ba93_BarradeGuaratiba130.jpg.ac37353404690f97db5c9aabbb4b2504.jpg

 

Lá em cima tinha cerca de 80 pessoas fazendo rapel em umas dez cordas penduradas na cabeça da tartaruga.

 

Descemos e voltamos a bifurcação na trilha principal, e não fomos a Praia do Perigoso pois pretendíamos parar ali na volta para entrar no mar, sendo que é a praia mais frequentada por ser a mais próxima. Uns vinte minutos depois chegamos na Praia do Meio sendo a trilha por dentro da mata, e na chegada uma descida ingrime sobre uma grande pedra, onde tem uma tira para auxiliar na descida.

 

598dd5bb20901_BarradeGuaratiba121.jpg.00997c85881ed4e0969de9428e1f29c5.jpg

 

A Praia do Meio é a maior em extensão de areia, tem uns 300m. Tinham umas 10 pessoas na praia. Andamos até o final dela e começamos a subir nas rochas para atravessar até a Praia Funda, sendo que não se consegue atravessar exclusivamente pelas pedras, tendo que entrar em uma trilha na mata e andar mais uns 15 min. Não tem como errar é tudo muito bem marcado.

 

598dd5bb25950_BarradeGuaratiba102.jpg.d505fd22e90a1037ba910887c5507ad0.jpg

 

Na Praia Funda as ondas são mais fortes e tinha cinco surfistas na água. Passamos batidos para atravessar as últimas pedras e chegar a Praia do Inferno, que é a menor de todas e muito linda.

 

598dd5bb2a9fe_BarradeGuaratiba097.jpg.49fcfbf70e9c4b9e1ef89154fa46961f.jpg

 

Como havíamos chegado ao final paramos um pouco para fazer um lanche e tomar água iniciando nossa volta.

 

O que era descida para chegar nas praias na ida, agora na volta era subida, e o sol estava castigando, tanto que os 3 litros de água que levamos foi pouco. Fizemos todo o caminho de volta e ao chegarmos naquela primeira bifurcação da ida, descemos para a Praia do Perigoso, pois íamos tomar banho de mar ali. Ah, na chegada a praia tem um ambulante vendendo cerveja(R$10), refrigerantes (R$6) e água (R$4) e aceita até cartão.

 

Ficamos uns 30 min. tomando banho de mar e olhando as pessoas fazendo rapel na cabeça da tartaruga. Visual maravilhoso. A água estava numa temperatura muito boa e deu para relaxar legal.

 

598dd5bb3f2c3_BarradeGuaratiba076.jpg.3e3f4a8996e48354fe61e17d6384d1c9.jpg

 

Após esta meia hora resolvemos ir embora pois a fome já havia dado o ar de sua graça, hehe. Seriam mais uns 40/50 min até o carro e o sol estava inclemente, mas o banho de mar ajudou a recuperar as forças. Chegamos as 14:00h, o que deu no total 4 horas e meia, sendo que curtimos cada lugar sem pressa e tirando fotos.

 

Como não somos de ferro, na volta pela Estrada de Barra de Guaratiba paramos para fazer uma refeição e tomar duas cervejinhas, para comemorar esse dia perfeito.

 

598dd5bb463fd_BarradeGuaratiba107.jpg.115e67b2b3fb5d9c0a2931ce0dd36977.jpg

 

Obs: não consegui colocar as duas últimas fotos no lugar correto.

598dd5bb0f1a4_BarradeGuaratiba110.jpg.d7e15daed4c056c7fad7aae516d6fab7.jpg

598dd5bb16004_BarradeGuaratiba123.jpg.494397258de5433f80c3bc4e63eb388a.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...