Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

GuiMezz,

 

Houve muitos trechos em estradas, principalmente na Via Cássia. Alguns havia indicação de como contornar por outras vias ou trilhas, outros não. Mas talvez estudando o trajeto e perguntando você possa obter rotas alternativas para estes últimos também. Sempre que possível fiquei fora das rodovias, mas cerca de 20% do caminho fiz em rodovias. Sempre procurei seguir os sinais da peregrinação.

 

Em boa parte não havia acostamento (às vezes havia até vegetação invadindo um pouco a pista) e havia muitos ciclistas, o que requeria cuidado redobrado. As estradas eram um pouco perigosas sim, mas não tinham tanto tráfego, o que por um lado suavizava a situação, mas por outro lado exigia concentração para não se distrair em pontos estratégicos, como curvas ou lombadas.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 ano depois...
  • Membros

Ola, Fernando, belo relato sobre a Francigena, Estou pesquisando esta via.

Porem neste seu ultimo topico, lembrei dos meus caminhos de Santiago, de 2004, 2007, entre outros que vieram depois disso.

Atravessei os pirineus em outubro/2015, e passei sufoco com tempestade de chuva e vento.

Qto ao padre Jose Maria, da sopa de alho, morreu ha mto tempo.

Fiz 2 rotas do caminho dentro da França, se precisar de alguma informacao pode perguntar.

Qto à Francigena, eu gostaria de fazer a partir de Pietrasanta, mas caminhar distancias menores.

Estou nas pesquisas ainda.

 

Abs

Juju

 

Fred,

 

Estou escrevendo minhas viagens de trás para frente e o Caminho de Santiago eu trilhei em 2007 e ainda não cheguei lá. Mas sobre ele há muita informação, principalmente em http://www.santiago.org.br, que é o site oficial dos Confrades.

 

Se for a Saint Jean Pied de Port provavelmente você encontrará Janine (se ela ainda estiver neste mundo), uma moça que deve estar com cerca de 80 anos. E em San Juan de Ortega encontrará o famoso padre espiritualista com sua sopa dos peregrinos. Mesmo que você goste de cidades grandes, recomendo uma experiência em albergues de locais muito pequenos, pois sentirá uma enorme diferença. A vista,o clima e o ambiente dos locais mais altos, como a Cruz de Ferro, o Cebrero e Alto do Poyo também achei muito bons.

 

Cuidado se for atravessar o Caminho de Napoleão (Lepoeder) fora da época de verão, pois ocorrem acidentes lá. Quando fui (fim de março), uma nevasca pegou um inglês, ele se perdeu, caiu num buraco e veio a falecer. Nesta situação é mais seguro ir pela estrada paralela.

 

Buen Camino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Juju,

Obrigado pelos comentários e por atualizar minhas informações de quase uma década sobre o Caminho de Santiago. :D

Há vários links que coloquei no início da narrativa que talvez te ajudem na sua pesquisa. Se for realmente fazer a Via Francígena, boa caminhada!

Se precisar de algo é só escrever.

E se não for no verão e decidir passar pelo Grande São Bernardo, cuidado com o clima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Juju, boa noite.

 

Peço licença a você e ao Fernando por entrar no meio da conversa. Bom, eu juntamente com meu irmão e sua esposa realizamos a Via Francigena entre abril e maio do ano passado. Nossa preparação levou cerca de dois anos, pois como não foi fácil encontrar informações em portuguẽs isso acarretou um pouco na demora da prepação. Enfim, tendo chegado o grande dia iniciamos nossa jornada de peregrinação em Saint-Oyen à 18 km da fronteira com a Suíça concluíndo em Roma. Vi que pretende iniciar em Pietrasanta, e contudo faz necessário saber que existe uma regra para quem faz o caminho a pé. É necessário pelo menos 400 km, nesse caso, de Lucca à Roma. Mas não se preocupa que Pietrasanta fica a poucos quilômetros de Lucca e no ponto turístico da cidade você pode obter sua credêncial. No entanto ao percebermos que a VF estava pouco difundida aqui no Brasil, juntamos nossas pesquisas com nossa expência e os relatos consistentes da viagem e criamos um site dedicado para divulgação da Via Francigena no país. Ainda não somo uma associação mas pensamos em ser logo em breve quando a demanda passar a aumentar. Caso lhe interesse deixarei o link do site para que você e futuros peregrinos abracem a idéia e ajudem a divulgar o projeto cajo tenha interesse. No mais, desejo uma boa preparação e se vier a fazer o caminho garanto que não irá se arrepender.

 

Nosso site: http://viafrancigena.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fagner,

 

Fico feliz que vocês tenham conseguido fazer o Caminho que queriam e planejaram. 8) Eu fiquei preocupado quando o B5uno me falou de fazer a viagem entre março e maio, pois vocês pegariam muito frio. ::Cold:: Ainda mais quando vi que vocês eram de Pernambuco, onde o sol é generoso. :lol:

 

Excelente ideia de fazer o site. Eu tive muitas dificuldades para achar informações em 2011. Em 2011 eu falei com alguns dos organizadores da Via Francígena sobre emitir a credencial no Brasil através da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (http://www.santiago.org.br/)., mas creio que não prosperou. Se vocês tiverem interesse em emitir a credencial por aqui (se é que já não conseguiram a parceria) através da Associação que vão criar, a pessoa com que falei foi Paolo Asolan (paoloasolan@gmail.com), que me recomendou falar com Paolo Caucci von Saucken (paolocaucci.cvs@gmail.com). Boa sorte! 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fernando,

 

Fico agradecido pelas informações. Então, como falei , ainda não nos tornamos uma associação e também ainda não conseguimos a permissão da AEVF para emitir as credências aqui no país, mas estamos lutando para conseguir e caso consigamos será uma vitória para todos. As pessoas que você mencionou acima são associados à Via Francigena ou à associações do caminho de Santiago? Pergunto pois não entendi muito bem (hehehe).

 

Quanto ao frio você tinha razão, não pegamos nevascas ao sair de Saint-Oyen mas pegamos uma temperatura muito inferior à que estamos acostumados (hahaha), no dia que partimos fazia 7º C e pra completar a bike do Fausto quebrou pouco metros do (Chateau Verdun) então ainda passamos cerca de uns trinta minutos tentando consertar o câmbio. Foi nesse dia que sentimos frio de verdade (hahaha).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fagner,

 

Fico feliz que vocês tenham conseguido fazer o Caminho que queriam e planejaram. 8) Eu fiquei preocupado quando o B5uno me falou de fazer a viagem entre março e maio, pois vocês pegariam muito frio. ::Cold:: Ainda mais quando vi que vocês eram de Pernambuco, onde o sol é generoso. :lol:

 

Excelente ideia de fazer o site. Eu tive muitas dificuldades para achar informações em 2011. Em 2011 eu falei com alguns dos organizadores da Via Francígena sobre emitir a credencial no Brasil através da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (http://www.santiago.org.br/)., mas creio que não prosperou. Se vocês tiverem interesse em emitir a credencial por aqui (se é que já não conseguiram a parceria) através da Associação que vão criar, a pessoa com que falei foi Paolo Asolan (paoloasolan@gmail.com), que me recomendou falar com Paolo Caucci von Saucken (paolocaucci.cvs@gmail.com). Boa sorte! 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fagner,

 

Eles são da Via Francígena. O Paolo Asolan foi quem emitiu e enviou via correio a credencial para mim. O Paolo Caucci von Saucken creio que é o reitor (coordenador geral) da organização que dá apoio à Via Francígena. Se quiser deixar seu e-mail, eu envio os e-mails em que conversei com o primeiro na época.

 

Ainda bem que vocês não passaram pelo Grande São Bernardo. Aí sim é que iriam ver o que era frio. :lol:

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fernando.

 

Segue meu e-mail: fagner@viafrancigena.com.br

 

 

Verdade, iríamos sair do Gran San Bernardo mas a estrada estava. Porém tivemos sorte senão irimos sofrer com o frio que acredito ser mais intenso naquela região.

 

 

 

 

Fagner,

 

Eles são da Via Francígena. O Paolo Asolan foi quem emitiu e enviou via correio a credencial para mim. O Paolo Caucci von Saucken creio que é o reitor (coordenador geral) da organização que dá apoio à Via Francígena. Se quiser deixar seu e-mail, eu envio os e-mails em que conversei com o primeiro na época.

 

Ainda bem que vocês não passaram pelo Grande São Bernardo. Aí sim é que iriam ver o que era frio. :lol:

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...