Ir para conteúdo

Canyons de Cambara do Sul (Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra) - com fotos


Posts Recomendados

  • Membros

danicsml,

Parabéns pelo excelente relato e por disponibilizar aquele material em PDF!

Pretendo ir a Cambará do Sul em Junho, creio que a temperatura esteja bem mais amena de quando você foi. Saberia me dizer se tenho maiores chances de pegar a "viração"?

Quanto a trilha do boi, gostaria de levar meu pai (55 anos), gostaria de saber se a trilha é muito difícil (travessias, obstáculos), no caso para uma pessoa sem muito preparo?

Desde já, obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
danicsml,

Parabéns pelo excelente relato e por disponibilizar aquele material em PDF!

Pretendo ir a Cambará do Sul em Junho, creio que a temperatura esteja bem mais amena de quando você foi. Saberia me dizer se tenho maiores chances de pegar a "viração"?

Quanto a trilha do boi, gostaria de levar meu pai (55 anos), gostaria de saber se a trilha é muito difícil (travessias, obstáculos), no caso para uma pessoa sem muito preparo?

Desde já, obrigado!![/quote

 

Essa viração é uma loucura, ::hahaha:: não tem como saber quando vai acontecer. Demos meio que sorte porque fomos bem cedinho para o Itambezinho. O tempo na região é muito instável. A meteorologia raramente acerta nas previsões. Portanto, não se fruste caso você saia de Porto Alegre com tempo claro e chegue em Cambará com tempo completamente fechado. Além da instabilidade do tempo, há o fenômeno da viração (uma diferença de temperatura e pressão entre o litoral e a serra, que faz com as nuvens subam por dentro do cânion, que dificulta sobremaneira os deslocamentos nas áreas dos cânions). Por tudo isso, talvez não seja na sua primeira visita à região dos cânions que você perceba a sua magnitude.http://renatogrimm.com/bemtevi/canion-fortaleza/

 

A trilha do Rio do Boi acredito que dá sim pois andamos devagar pra nao escorregar nas pedras, tem locais que a gente atravessa o rio e a água vem até a cintura viu. Acredito que se seu pai costuma fazer umas caminhadas dá boa fazer a trilha. Ela dura 9-16h ida e volta. Tem q levar lanche pq eles não oferecem. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi gente! Primeiro, quero agradecer ao relato, pois a partir dele coletados informações preciosas que nos ajudaram muito nesse passeio. Estamos praia grande e cambará no final de abril 2016 e foi animal! Pegamos frio, 6 graus, o que deixou a trilha do rio do boi mais emocionante. Fiz o percurso que nem vi, e o rio estava um pouco cheio tb, 15 cm acima do nível. A trilha foi o ponto alto dessa viagem! Portanto, mesmo no frio e com chuva a trilha do rio do boi é uma ótima pedida! Destaque para a agência que nos auxiliou, a baixo do mato, e pro guia Juarez, um amor de pessoa e super competente! Abraços e se precisaram de informações sobre esse passeio meu email é erica.mazato@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi danicsml!!

 

Muito obrigado pelas informações.

Já estive na região da Serra do Rio do Rastro e Urubici, e presenciei a variação climática da região. ::Cold::

Agora é torcer para o tempo ajudar!! (:

 

VAleu!!

 

Ahhh fé e sorte que São Pedro ajuda...srsrs e qq dúvida é so perguntar. Abraços ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi gente! Primeiro, quero agradecer ao relato, pois a partir dele coletados informações preciosas que nos ajudaram muito nesse passeio. Estamos praia grande e cambará no final de abril 2016 e foi animal! Pegamos frio, 6 graus, o que deixou a trilha do rio do boi mais emocionante. Fiz o percurso que nem vi, e o rio estava um pouco cheio tb, 15 cm acima do nível. A trilha foi o ponto alto dessa viagem! Portanto, mesmo no frio e com chuva a trilha do rio do boi é uma ótima pedida! Destaque para a agência que nos auxiliou, a baixo do mato, e pro guia Juarez, um amor de pessoa e super competente! Abraços e se precisaram de informações sobre esse passeio meu email é erica.mazato@gmail.com

Oi Érica, que bom q pude ajudar com informações. A trilha no Rio do Boi é sensacional né. Super recomendo. E o que quiser/puder compartilhar para ajudar os que não foram ainda , eu agradeço. Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Colaboradores
Parabéns pelo excelente relato!

 

Restou-me uma dúvida: vcs mencionaram que há agências organizando passeios na Trilha do Cotovelo. Gostaria de saber se é possível fazer por conta própria. E, caso vcs tenham feito, se valeu a pena os 12km de caminhada.

 

Valeu!

 

jaumz

 

Boa noite Jaumz, pois então, não me lembro bem certinho mas acho q só pode com guia . Pois no meio do nada, antes de entrar na trilha, tem uma guarita que anotam tds os nossos dados. Daí acredito que por questões de segurança (rio subir muito e ilhar pessoas) eles controlam a entrada. ::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela atenção.

 

Depois de te escrever, encontrei a resposta no site do ICMBio. E não é necessário guia para a parte de cima do parque, somente para o Rio do Boi. E corrigindo, são 6km e não 12km, como havia escrito.

 

http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

 

 

 

Parabéns pelo excelente relato!

 

Restou-me uma dúvida: vcs mencionaram que há agências organizando passeios na Trilha do Cotovelo. Gostaria de saber se é possível fazer por conta própria. E, caso vcs tenham feito, se valeu a pena os 12km de caminhada.

 

Valeu!

 

jaumz

 

Boa noite Jaumz, pois então, não me lembro bem certinho mas acho q só pode com guia . Pois no meio do nada, antes de entrar na trilha, tem uma guarita que anotam tds os nossos dados. Daí acredito que por questões de segurança (rio subir muito e ilhar pessoas) eles controlam a entrada. ::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Obrigado pela atenção.

 

Depois de te escrever, encontrei a resposta no site do ICMBio. E não é necessário guia para a parte de cima do parque, somente para o Rio do Boi. E corrigindo, são 6km e não 12km, como havia escrito.

 

http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

 

 

 

Parabéns pelo excelente relato!

 

Restou-me uma dúvida: vcs mencionaram que há agências organizando passeios na Trilha do Cotovelo. Gostaria de saber se é possível fazer por conta própria. E, caso vcs tenham feito, se valeu a pena os 12km de caminhada.

 

Valeu!

 

jaumz

 

Boa noite Jaumz, pois então, não me lembro bem certinho mas acho q só pode com guia . Pois no meio do nada, antes de entrar na trilha, tem uma guarita que anotam tds os nossos dados. Daí acredito que por questões de segurança (rio subir muito e ilhar pessoas) eles controlam a entrada. ::hãã::

 

Jaumz, tinha me esquecido da ICMBio... Mas ainda bem q lembrou e obrigada por acrescentar o link deles ao relato. Obrigadao e desculpa por não lembrar.. ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...