Ir para conteúdo

Melhor forma de viajar entre países da Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, boa tarde.

 

É minha primeira postagem aqui no Mochileiros, peço paciência com a minha inexperiência.

 

Acabo de comprar uma passagem para Paris, onde pretendo curtir um pouco do clima da Eurocopa, visitando, além da capital, também Marselhe e Nice, talvez Lille.

 

De lá, seguirei, não necessariamente nesse ordem, para Barcelona, Amsterdã, Berlim, Munique e Hvar.

 

Serão 30 dias ao todo e confesso, exatamente daqui a um mês estarei embarcando. Tudo muito em cima da hora, como não se deve fazer, porém, está feito!

 

Gostaria de receber sugestões de transporte entre essas cidades, para que já compre daqui as passagens, e também sugestões sobre o roteiro, a ordem que vocês acreditam ser a mais indicada, pensando em economia e em aproveitar melhor os dias de viagem.

 

Começo já com uma pergunta: Vale a pena viajar de trem a noite nesses deslocamentos, economizando assim noites em hostel?

 

Muito grato desde já,

 

Cesar.

Link para o comentário
  • Membros

Quanto a viajar de noite, acho que não tem nenhum trecho no seu roteiro onde ainda tenha trem noturno daqueles com cama onde você consegue dormir, e mesmo que tivesse, pessoalmente eu acho que é furada, pois você dificilmente consegue dormir bem, chega cansado e com sono ao destino, e no verão tem outro complicador, vão ser 2 dias sem banho, você vai ficar bem cheirosinho depois de andar e suar o dia todo debaixo de um sol de 30º...

 

Já viajei de trem noturno algumas vezes, mas sinceramente sempre é minha penúltima opção, só uso se realmente não tiver outra opção com custo aceitável, pior que trem noturno, só ônibus noturno.

 

Quanto a ordem do roteiro, tem algumas coisas muito importante que você não falou, e que pode mudar e complicar tudo. Você não falou exatamente quando vai chegar na França, se a Eurocopa vai cair no começo, no meio ou no final da sua viagem, e nem comentou quais eventos da Eurocopa você quer participar.

 

Dependendo dos eventos que você quiser participar, pode mudar completamente a ordem ou bagunçar todo o seu roteiro, forçando você a rever tudo. Então a primeira coisa que você tem que fazer é postar aqui um esboço do roteiro, com as datas fixas que você já tem, por exemplo, data de chagada e volta e data dos eventos da Eurocopa que vai querer acompanhar.

 

Só depois que tiver este esboço, é que daria para ver o que você consegue encaixar, poste algo mais ou menos assim:

 

Dia 1: chegada Paris

Dia 2 ate 5: Livre

Dia 6: Eurocopa na cidade X

Dia: 7 a 10: Livre

...

Dia n: volta ao Brasil

Link para o comentário
  • Membros

Oi,

Concordo ai com o adluis que é cansativo viajar a noite. Viajei só uma vez de Hamburgo para Munique. Final do ano estava vendo que tinha um trem noturno mais barato da Itália para Alemanha, mas acabei optando por pagar um pouco mais e ir de dia. A diferença era, se me lembro bem, 58 euros a noite e 78 durante o dia (para casal). Optei por ir de dia pois os horários eram meio estranho, teria que esperar até tarde.

Quanto a ir/sair ou viajar pela Alemanha compro sempre pela Deutsche Bahn. Tem as promoções lá.

www.bahn.de

Boa Sorte

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

me baseando em uma história que li recentemente aqui, escrevi maneiras de como planejar um bom roteiro no link abaixo:

 

http://www.omelhordeviajar.com.br/2016/05/como-planejar-um-bom-roteiro-para-a-sua-proxima-viagem.html

 

Mas, já adianto que se você visualizar seus destinos em um mapa, poderá ver que alguns destinos podem ficar meio fora de mão, se não forem bem organizados.

 

Por exemplo:

 

Lille fica entre Paris e Amsterdã (com conexão em Bruxelas), que fica a 6h de Berlim, viajando de trem. Essas 3 cidades seriam facilmente conectadas em um roteiro. Com mais 6h de viagem, de trem, é possível chegar a Munique.

 

Apesar de distante, Marselha e Paris estão conectadas por cerca de 3h de trem, ainda é possível conseguir passagens com desconto dos TGV (Trens de Grande Velocidade). Então, é possível se deslocar até lá e voltar para Paris em um outro dia (não recomendo muito essas redundâncias de cidade, sendo ideal evitá-las). Nice fica próxima a Marselha, acessível por trem também. O ideal é fazer um bate-volta, para poder retornar para Paris bem cedo. Ambas ficam na região do Côte d'Azur, no sul da França.

 

Retornando para Paris, vá direto para Lille, se for o destino ou direto para Amsterdã, de trem. Depois, você poderá seguir para Berlim. E, em seguida, para Munique.

 

Por que de trem? Há diversas vantagens em se viajar de trem explicadas no post do site.

 

Para ir de Munique até Hvar, não existem voos diretos. Você terá que ir até Split e seguir de ferry-boat.

 

De lá, retorne para Split e siga para Barcelona de avião.

 

Se a sua passagem for com retorno ao Brasil por Paris, é possível ir para lá de trem também. A viagem dura pouco mais de 6h.

 

Se você traçar esse roteiro em um mapa, poderá verificar que ele ficou circular, que é o ideal quando se compra a passagem com ida e volta para o mesmo destino. A maioria das viagens de trem são com duração aceitável (até 6h). O ideal é comprar logo para aproveitar as promoções ainda existentes. O maior problema é ter que voltar a Paris 2 vezes (se for voltar ao Brasil por lá).

 

Considero Hvar o local mais difícil de ir nesse caso, pelo fato de ser indiretamente acessível. O local é mais fácil de ser acessado quando se fazer um cruzeiro pelo Mar Adriático. Indo de avião, você deve pagar entre entre 600 e 1000 reais, saindo de Munique, no próximo mês de julho. Uma alternativa mais barata seria ir de trem para Veneza e seguir para Ancona, de trem. De lá, você acessa Hvar diretamente por ferry-boat. No entanto, pode ser uma peregrinação, uma viagem cansativa e demorada.

 

Sobre dormir em trens, os amigos acima já deram uma boa opinião (só em último caso).

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, obrigado! Muitas dicas boas.

 

Seguindo o conselho do adluis:

 

Dia 1 28/06: Chegada a Paris às 9h25

Dia 2 29/06: Paris

Dia 3 30/06: Paris

Dia 4 01/07: Jogo em Lille

Dia 5 02/07: Lille

Dia 6 03/07: Jogo em Saint Denis

Dia 7 03/07: Saint Denis

 

Perceberam que houveram mudanças, né? Marselha e Nice vão ficar pra próxima viagem. Indo por partes, para ir de Paris a Saint Denis o que sugerem? E depois, qual seria, considerando as cidades que quero passar, o melhor destino? Amsterdã? Barcelona?

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

Estou organizando viagem de 01-18 de agosto para Barcelona, Roma, Londres e Amsterdam.

Gostaria de auxílio para organizar a sequencia do roteiro e pensar o meio de transporte.

Será que são muitas cidades para esse tempo?

A princípio montei desta forma:

Comprei passagem ida - volta Sao Paulo a Barcelona.

01AGOSTO- SAIDA: São Paulo

02AGOSTO- CHEGADA de manhã em Barcelona

03AGOSTO Barcelona

O4AGOSTO Barcelona

05AGOSTO Barcelona - Roma

06AGOSTO Roma

07AGOSTO Roma

08AGOSTO Roma

09AGOSTO Roma

10AGOSTO ROMA-LONDRES

11 AGOSTO- LONDRES

12AGOSTO-LONDRES

13 AGOSTO-LONDRES

14 AGOSTO - LONDRES- AMSTERDAM

15 AGOSTO-AMSTERDAM

16 AGOSTO-AMSTERDAM

17 AGOSTO- AMSTERDAM- BARCELONA

18 AGOSTO- BARCELONA- SÃO PAULO

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros
Pessoal, obrigado! Muitas dicas boas.

 

Seguindo o conselho do adluis:

 

Dia 1 28/06: Chegada a Paris às 9h25

Dia 2 29/06: Paris

Dia 3 30/06: Paris

Dia 4 01/07: Jogo em Lille

Dia 5 02/07: Lille

Dia 6 03/07: Jogo em Saint Denis

Dia 7 03/07: Saint Denis

 

Perceberam que houveram mudanças, né? Marselha e Nice vão ficar pra próxima viagem. Indo por partes, para ir de Paris a Saint Denis o que sugerem? E depois, qual seria, considerando as cidades que quero passar, o melhor destino? Amsterdã? Barcelona?

 

Abraços

 

Saint Denis fica na periferia de Paris, a linha RER D do metrô de Paris liga diretamente o centro de Paris a Saint Denis em 30 a 40 minutos, então considere Saint Denis como Paris mesmo, pois você vai ter que voltar Paris mesmo para ir até lá.

 

Lille fica pertinho de Paris também, você pode ir de trem TGV ou de ônibus, em 1 hora de trem ou 3 horas de trem você estará em Lille (voyages-sncf.com), se não quiser ficar trocando de hotel, dá até para pensar em pegar o trem de manhã cedo, passar o dia lá e voltar a Paris a noite.

 

Esta parte da viagem ficará restrita a Paris e redondezas, o que é bom por que você não vai precisar voltar Paris no meio da viagem.

 

O que quebra o esquema é Hvar, se não tivesse Hvar na jogada, seria um roteiro relativamente fácil de ser feito, eu faria: Paris > Amsterdam > Berlin > Munich > Barcelona > Paris. O trecho Munich Barcelona teria que ser de avião, Paris até Amsterdam você faria de trem, e os demais trechos poderiam ser tanto de avião ou trem, escolha a opção que tiver melhor preço e horário

 

Agora para incluir Hvar, vai te dar bastante trabalho, pois para chegar em Hvar você tem que pegar um voo até Split, e depois mais 1h ou 2h de ferry-boat até Hvar.

 

Mas é ai que começam os problemas, a oferta de voos para Split é bem baixa, por exemplo de Munich até Split só tem voo 3 vezes por semana, e o voo é absurdamente caro, coisa de 300 Euros por pessoa.

 

Já de Berlin até Split tem bem mais oferta, durante o verão tem voo todo dia, mas também não é um voo barato, deve lhe custar um 100 Euros.

 

Então se for incluir Hvar, eu tentaria algo assim: Paris > Amsterdam > Berlin > Split/Hvar > Barcelona > Munich > Paris, ou seja, mudaria quase todo o seu roteiro, onde você faria tudo de avião, com exceção do trecho Paris x Amsterdam.

 

Como eu falei antes, os voos envolvendo Split são potencialmente caros, eu estimo que não fique por menos de 100 Euros cada trecho, e pode não haver voos todos os dias, ou então os horários baratos serem péssimos, tipo sair as 6:00 da manha, ou chegar ao destino as 1:00 da madrugada.

 

Não esqueça também que toda vez que você tiver que pegar um voo, as chances de isto lhe "estrague" o dia todo são bem grandes. Por exemplo, pegar um voo as 12:40 de Berlim para Split irá de "estragar" o dia todo, a manhã será inútil, você te que chegar 2 horas antes no aeroporto, o aeroporto é longe, você leva 1 h para chegar lá, tem que fazer malas, etc, ou seja as 9:00 da manhã você já teria que estar se mexendo para ir ao aeroporto. Ao chegar em Split, é 1h para chegar no centro, 2 horas de ferry até hvar, e tem bem poucos horários por dia, tem que achar o seu hotel, etc, até você se livrar de tudo, será noite...

 

Falo isto para que você aloque 1 dia perdido para cada deslocamento entre cidades, alem do tempo em cada cidade, assim você vê se vai caber tudo no seu tempo disponível.

 

Mas isto é só teoria, você teria que entrar no http://www.skyscanner.com e pesquisar se vai ter voos nos dias que você precisa, e se os voos não estão absurdamente caros nestes dias. As vezes, pode ser que invertendo ou trocando tudo, você consiga diminuir os preços...

Link para o comentário
  • Membros
Olá!

Estou organizando viagem de 01-18 de agosto para Barcelona, Roma, Londres e Amsterdam.

Gostaria de auxílio para organizar a sequencia do roteiro e pensar o meio de transporte.

Será que são muitas cidades para esse tempo?

A princípio montei desta forma:

Comprei passagem ida - volta Sao Paulo a Barcelona.

01AGOSTO- SAIDA: São Paulo

02AGOSTO- CHEGADA de manhã em Barcelona

03AGOSTO Barcelona

O4AGOSTO Barcelona

05AGOSTO Barcelona - Roma

06AGOSTO Roma

07AGOSTO Roma

08AGOSTO Roma

09AGOSTO Roma

10AGOSTO ROMA-LONDRES

11 AGOSTO- LONDRES

12AGOSTO-LONDRES

13 AGOSTO-LONDRES

14 AGOSTO - LONDRES- AMSTERDAM

15 AGOSTO-AMSTERDAM

16 AGOSTO-AMSTERDAM

17 AGOSTO- AMSTERDAM- BARCELONA

18 AGOSTO- BARCELONA- SÃO PAULO

 

Obrigada!

 

Isabel, seria melhor abrir tópico só para o seu roteiro, para que as coisas não se confundam.

 

Mas o seu roteiro está relativamente bom, não teria nada a mudar na minha opinião, a não ser talvez passar 1 dia de Roma para Londres...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...