Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Olá, tenho grande interesse em conhecer o Jalapão. Mas tenho 2 sérias restrições:

 

1) Iria sozinho.

2) Não quero ir com guia.

 

Já li muitos relatos, mas todos incluem um carro 4x4 (seja alugado ou com guia). Eu gostaria de saber se existe algum roteiro de 4 ou 5 dias que eu poderia fazer conhecendo bons pontos de interesse apena andando? Estilo uma travessia de 5 dias. ou não existe nenhum apanhado de atrativos que se encaixaria nisso?

 

Diego,

sei que o pessoal do Caçadores de Cachoeiras curte uma pernada, mas uma travessia a pé no Jalapão é coisa muito pesada. 1º ponto é a distância. Entre Ponte Alta e Mateiros são 160km. Claro que entre isso você passa na cara de alguns atrativos, mas estou falando de distâncias de, no mínimo, 15km entre eles. 2º ponto é a exposição. Estou falando de estradas largas que cortam o cerrado e de ausência de trilhas. Ou seja, você vai andar bem exposto ao Sol (na maioria dos casos), que bate forte. O acampamento nessas áreas também é realmente selvagem. O pessoal de lá prefere andar 30km com o pneu furado do que esperar por ajuda numa região conhecida por ter onças.

 

Se você souber andar e tiver uma moto, é a solução. Você gasta bem pouco e consegue conhecer a região toda em 5 dias. Fiz isso ano passado, fui sozinho e com a minha moto, não gastei mais de R$350 em 5 dias pra percorrer o trecho. (Detalhes aqui: http://numamoto.blogspot.com/2015/09/brasil-central-jalapao-tocantins.html)

 

Enfim, pela falta de pontos de apoio, grandes distâncias e possibilidade de ausência de pontos de água e exposição ao tempo, acho que o trekking no Jalapão é improvável. A bicicleta seria uma alternativa de menor custo, mas isso envolveria um bom planejamento de distâncias, resistência física, prática e pelo menos uma semana livre.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Diego,

sei que o pessoal do Caçadores de Cachoeiras curte uma pernada, mas uma travessia a pé no Jalapão é coisa muito pesada. 1º ponto é a distância. Entre Ponte Alta e Mateiros são 160km. Claro que entre isso você passa na cara de alguns atrativos, mas estou falando de distâncias de, no mínimo, 15km entre eles. 2º ponto é a exposição. Estou falando de estradas largas que cortam o cerrado e de ausência de trilhas. Ou seja, você vai andar bem exposto ao Sol (na maioria dos casos), que bate forte. O acampamento nessas áreas também é realmente selvagem. O pessoal de lá prefere andar 30km com o pneu furado do que esperar por ajuda numa região conhecida por ter onças.

...

Enfim, pela falta de pontos de apoio, grandes distâncias e possibilidade de ausência de pontos de água e exposição ao tempo, acho que o trekking no Jalapão é improvável. A bicicleta seria uma alternativa de menor custo, mas isso envolveria um bom planejamento de distâncias, resistência física, prática e pelo menos uma semana livre.

 

e tem cobras tb.

talvez outros saibam informar melhor, mas eu nao lembro d ter visto nada entre Ponte Alta e Mateiros, quero dizer, nada na beira da estrada. tem fazendas e propriedades, mas nao sei a q distancia ficam as sedes. nao lembro d ter visto uma unica casa pelo caminho...

 

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, gente!

 

Tô indo ao Jalapão com meu namorado 04 ou 05/08 voltando 9 ou 10/08 de 2016 e quero saber se tem algum outro casal querendo dividir os custos dos passeios com a gente?! Entrei em contato com o Márcio agora e estou aguardando ele me responder! (Obrigada pela dica). Quero dicas também de como gastar o mínimo possível, mas também ficando em lugares onde o custo/benefício existe! Dicas de pousadas e restaurantes, por favor!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tenho vontade de conhecer o Jalapão e terei alguns dias de folga no próximo mês de setembro.

Todavia, nos meses de agosto e setembro estão proibidas as atividades aquáticas como rafting, bóiacross, caiaques, pranchas e similares no Rio Novo durante parte da estação reprodutiva da espécie pato-mergulhão, com o objetivo de conservação dessa espécie.

Então a minha dúvida é: deixo para ir ao Jalapão num mês quando é possível praticar as atividades aquáticas no Rio Novo ou tais atividades não são tão interessantes comparadas as outras no Jalapão?

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa Tarde!

 

Gente tô planejando ir para o Jalapão no início de dezembro (a partir do dia 03), quero passar pela Chapada dos Veadeiros e depois Jalapão, irei sozinha e sem veículo. Andei pesquisando e os passeios pelas agências são muito caros, pelo que li aqui também não dá pra rodar no parque sem um veículo 4x4. Vi que tem algumas pessoas que fazem o passeio como Dona Lázara e Seu Beleco, saindo de Ponte Alta do Tocantins, daí vou entrar em contato para fechar com eles. Se alguém tiver interesse em ir para lá nesse período me responde aqui, seria interessante porque posso ver se consigo um desconto, porque mesmo assim acho que vai sair caro e a intenção é gastar o mínimo possível rs.

 

bjos de luz

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Boa Tarde!

Gente tô planejando ir para o Jalapão no início de dezembro (a partir do dia 03), quero passar pela Chapada dos Veadeiros e depois Jalapão, irei sozinha e sem veículo. Andei pesquisando e os passeios pelas agências são muito caros, pelo que li aqui também não dá pra rodar no parque sem um veículo 4x4. Vi que tem algumas pessoas que fazem o passeio como Dona Lázara e Seu Beleco, saindo de Ponte Alta do Tocantins, daí vou entrar em contato para fechar com eles. Se alguém tiver interesse em ir para lá nesse período me responde aqui, seria interessante porque posso ver se consigo um desconto, porque mesmo assim acho que vai sair caro e a intenção é gastar o mínimo possível rs.

bjos de luz

 

se vc está indo sozinha, acho dificil vc conseguir grupo para se encaixar, vai depender da sorte. Pois no geral, eles fecham 1 carrro p/ 4 pessoas. O pessoal combina e monta grupos via rede, aqui ou no facebook

 

dependendo, um passeio de agencia, tipo Norte Tur, talvez seja mais viável.

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...