Ir para conteúdo

Morro de SP + Barra Grande + Itacaré + Ilhéus BAHIA


Posts Recomendados

  • Membros

Oioi, esse será meu primeiro relato de viagem, decidi faze-lo pois quando resolvi fazer essa viagem (Morro de SP, Barra Grande, Itacaré e Ilhéus) tive muita dificuldade em obter informações sobre valores, transporte e melhores caminhos para me deslocar entre um lugar e outro.

Essa viagem fizemos eu e meu namorado, nós reservamos todas as pousadas-hostel pelo Booking com 1 mês e meio de antecedência. As passagens de avião também foram compradas com 1 mês de antecedência.

 

1º DIA - Saímos do aeroporto de Guarulhos as 7h15 da manhã dia 13 de abril de 2016 e chegamos a Salvador BA em torno de 10H40 da manhã.

Para ir de Salvador para Morro de SP temos duas opções:

1º Pegar um Taxi até o Terminal Marítimo de Salvador (os taxistas estavam cobrando em torno de R$ 95,00 R$ 120,00 reais por essa viagem até o terminal marítimo, a viagem dura 30 minutos sem transito) de lá se pega o Catamarã (R$ 85,00) que te leva direto a Morro de SP. Dizem que essa viagem dura em torno de 2h30 em média.

PS: Não conseguimos obter informações exatas de como ir de transporte publico até o Terminal marítimo.

2º Translado Semi Terrestre, dentro do aeroporto existem algumas agencias de turismo que vendem esse translado completo, nós escolhemos a agencia Cassi Turismo, eles cobram R$ 115,00 por pessoa.

Uma Van nos leva até o Terminal Marítimo, de lá legamos uma barco que nos leva até uma cidade chamada Vera Cruz, desembarcamos e pegamos um ônibus que nos leva até o atracadouro e de lá, por fim, pegamos um outro barco que nos deixa no Cais da primeira praia em Morro de SP.

Chegamos em Morro de SP por volta das 16h30 da tarde, ou seja, é um pouco mais barato dessa forma porem a viagem é bem longa e se perde uma dia inteiro de viagem.

Chegando a Morro tem que pagar uma taxa de preservação da ilha no valor de R$15,00 por pessoa; Logo na entrada existem nativos oferecendo para carregar as malas em carrinhos de mão por R$10.00 (em Morro existem muitas ladeiras).

Ficamos na Pousada Vila do Sossego, 3 diárias saíram no valor de R$ 290,00, a pousada tem um café da manhã super gostosinho, os quartos são pequenos mas limpos e a única coisa que foi bem complicado foi a localização, a pousada era muito longe do centro, das praias e do Cais, além de ser um local deserto e mal iluminado, porem, não tivemos problema algum em andar por ali a noite.

IMG_1427.JPG.4ba462da971232ee6edf2c5f41e0be59.JPG

2º parada é na Ilha de Boipeba, lugar incrível, lindo, com areia branca e muitos coqueiros em toda a costa. A atração dessa ilha é o restaurante de um senhor chamado Guido que segundo eles tem a melhor lagosta da região. O prato mais barato saia em torno de R$ 90,00 reais, como sempre levo meus petiscos comigo optamos por só tomar umas cervejas (R$10,00 garrafa) olhando o mar lindo de Boipeba.

3º parada é nas piscinas naturais de Moreré, a maré ainda estava alta porém o mar menos agitado e era bem raso, nem preciso falar que o mergulho foi incrível, o mar estava lindo e tinham muitos peixes.

4º parada é no bar flutuante de Canavieiras que fica no Rio Cairu, a atração desse bar é tomar cerveja (R$ 10,00) e degustar ostras (R$ 20,00) o prato mais barato. Eu gostei bastante, a vista do bar para o rio é espetacular e o sol estava maravilhoso.

5ª parada é na cidade de Cairu onde a atração é visitar o Convento de Santo Antônio, o mais legal é que quem nos leva até o convento e nos conta a historia da cidade são as crianças nativas, elas cobram uma valor simbólico de R$10,00.

A noite saímos para jantar em uma restaurante chamado Papoula que é comandado por amigas argentinas super bonitas e o diferencial são as pratos vegetarianos. Os pratos a base de frango e peixe são R$ 15,00 e são acompanhados por batata gratinada e salada ou legumes.

IMG_1473.JPG.5ca68e2771ef96b8e53705cbf5d72cb6.JPG

IMG_1475.JPG.a7fdfc35b6ecc7ecbe499bd70c228acd.JPG

IMG_1559.JPG.74c27ac944f407953619786732958648.JPG

3º DIA - Compramos um passeio para Gamboa no valor de R$ 30,00 por pessoa.

1º parada e na praia de Gamboa onde tem o banho de argila;

2º parada é em um banco de areia no meio do mar chamado Canal de Tapeorá, lugar incrível com águas calmas e rasas. Na minha opinião foi a melhor parada do passeio.

3º parada é na praia de Gamboa em um outra parte dela para o almoço, o prato mais barato R$ 25,00 reais porção de batata frita o restante dos pratos eram caros para o meu bolso, então novamente optamos pela porção e cerveja.

IMG_1651.JPG.c786b41c74d4c3559cd30ba5e16e3e52.JPG

A noite saímos para jantar em um restaurante chamado Dice 10, comandado por uma baiana simpática e com dotes culinários maravilhosos. A maioria dos pratos são R$ 15,00 e são bem servidos.

Entre esses passeios, conhecemos as praias de Morro de SP, que são lindas; Para quem gosta da vida noturna agitada a diversão fica por conta dos barzinhos na segunda praia, quase todos com musica ao vivo e caipirinha double;

Morro de SP é um lugar incrível de bonito, a maioria dos turistas são argentinos, a maioria dos restaurantes, principalmente os do centro e da 2º praia são caros para comer; uma opção são as tapiocas que são vendidas em qualquer lugar e que custam em torno de R$ 12,00 reais, os mercadinhos da região também são caros, outra coisa que acho importante falar é que toda vez que você sai de Morro de SP pelo Cais da 1º praia tem que pagar R$ 1,50 de taxa de embarque.

Editado por Visitante
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º DIA - dia 16 de abril de 2016 - dia de ir para Barra Grande.

Ir de Morro para Barra foi tarefa difícil, pois, obtive várias informações pela internet, em Morro tivemos informações completamente diferentes e por fim encontramos uma moça nativa que trabalha no Cais que conseguiu nos esclarecer todas as duvidas. Ela nos indicou o seguinte caminho: Comprar uma passagem para Valença que custa R$ 10,50 por pessoa, essa passagem inclui o barco que sai de Morro até o atracadouro + ônibus que sai do atracadouro e vai para Valença. O ônibus nos deixa no centrinho de Valença e tem a opção de pegar um taxi até a rodoviária (R$ 50,00 15 minutos) ou ir andando até a rodoviária, optamos por ir andando pois o caminho é fácil e levou 30 minutos para chegarmos. Na rodoviária compramos uma passagem para Camamu, não me lembro direito o valor mas não foi mais do que R$ 16,00 por pessoa.

Chegando a rodoviária de Camamu bem em frente já esta o Cais, de lá temos 2 opções de ir para Barra grande, barco R$ 25,00 que chega em 1h em Barra ou lancha rápida R$ 20,00 que chega em 25 minutos. Cuidado, pois quando chegamos em Camamu você é abordado por vários garotos que tentam te vender a passagem de lancha rápida por até R$ 60,00 reais. Eu e meu namorado fomos enganados, perdemos R$ 10,00 e só fomos descobrir o valor real da lancha rápida em Barra Grande.

Chegando a Barra Grande tem que pagar uma taxa de preservação da ilha no valor de R$ 10,00.

IMG_1886.JPG.a3cf3fa6c4d7f6e0627af6c65a5b7d86.JPG

Saímos de Morro de SP as 11h30 da manhã e chegamos em Barra grande as 15h30.

Em Barra ficamos em uma Pousada chamada Don Pepe que nos custou R$ 300,00 2 diárias, essa foi a única pousada que poderíamos parcelar em até 3x. A pousada é incrivelmente linda,com piscina, quartos grandes e aconchegantes mas o melhor ficou por conta do café da manhã que era gostoso, variado e eles ainda faziam tapioca de vários sabores na hora.

Barra é uma vila charmosa, com ruas de areias ou terra, comércios e casas simples, os mercadinhos da região são baratos, tem uma padaria no centrinho que tem misto quente e bauru a R$ 4,00 e sucos de polpa a R$ 4,00 reais também. O principal meio de transporte na Vila são os quadriciclos que são alugados no valor de R$ 100,00 e você pode ficar com ele o dia todos, ahh, com ele você consegue conhecer toda a costa de Barra Grande.

5º DIA - como só tínhamos 1 dia em Barra resolvemos que iríamos conhecer as famosas piscinas naturais de Taipus de Fora, para ir até lá temos 3 opções, quadríciclos, jardineiras (10,00 por pessoa) ou caminhando pelas praias de Barra. Fomos caminhando, a primeira parada que fizemos foi em Ponta do Mutá, sério, que lugar maravilhoso, águas calmas, ótimas para banhos, paisagens de tirar o fôlego, enfim...espetacular; nossa segunda parada foi em 3 coqueiros, a praia é linda, porem a maré estava alta e o mar agitado e as ondas gigantes rsrs.

Paramos em um quiosque e fizemos amizade com o dono que nos informou que as piscinas naturais tanto de 3 coqueiros como as de Taipus de Fora só estavam se formando no final da tarde, mesmo assim continuamos nossa caminhada, é importante saber que a partir de 3 coqueiros não existem mais quiosques ou qualquer outra coisa, então é bom almoçar por lá porque até Taipus são mais 2h30 de caminhada além de ser bem (bem mesmo) mais barato. No quiosque que paramos a cerveja é barata (R$ 6,00) e os espetinhos de calabresa e carne (R$ 3,00) as porções tem preços justos também.

A caminhada até Taipus é longa porem linda, só o marzão, coqueiros e areia fofa e branquinha. Sem duvidas foi a melhor caminhada da minha vida, o lugar é paradisíaco.

Chegamos, finalmente, a Taipus por volta das 15h30 da tarde e a maré ainda estava alta, ficamos lá até umas 17h e nada da maré descer e as piscinas se formarem. Não pudemos esperar mais pois a ultima jardineira já estava para sair, não sabíamos se outras jardineiras viriam para Taipus e não íamos aguentar a caminhada de volta. Pois bem, fomos embora frustrados e ainda pagamos mais caro na jardineira pois só tinha eu e meu namorado para voltar para Barra.

IMG_1946.JPG.9059de78eba68d4f2f78585682f51d55.JPG

IMG_1944.JPG.ad0289d90710422ca90151d4f8e5ca6d.JPG

Bom, a noite fomos ao centrinho de Barra, é bem calmo e existem várias opções para comer. Fomos á uma pastelaria, o pastel custava R$ 6,00, super gostoso.

Um conselho que dou para quem for a Barra, fiquem mais tempo, 1 dia é muito pouco, alem das praias e das piscinas naturais existem muitas cachoeiras e rios na região. Ahh e fiquem atentos sobre a tabua da maré.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

6º DIA - Dia de ir para Itacaré, compramos a passagem de lancha rápida para Camamu, chegando a Camamu fomos a rodoviária (que é do lado do Cais) e compramos a passagem para Itacaré. Essa viagem toda dura em torno de 2h30. Chegamos em Itacaré e na rodoviária tem muitos taxis que cobram em torno de R$ 25,00 para nos levar até o centro onde ficam a maioria das pousadas, mas dá pra ir apé tranquilamente se sua pousada for na Rua Pituba ou próximo a ela, essa rua é a principal de Itacaré.

As pousadas que ficam próximas a Praia da Concha são um pouco mais distantes e as ruas são de Terra, mas dá pra ir andando também.

Em Itacaré ficamos em um hostel chamado Buddys Pousada e hostel, foi a locação que mais gostamos, pois os proprietários são pessoas maravilhosas, a localização ótima e o café da manhã simples, porem feito com muito carinho.

Aproveitamos que chegamos em um bom horário e fomos e praia mais próxima que é a praia da Concha; é uma praia bonita, cheia de quiosques e tem muitas pessoas fazendo SUP pois é a única praia sem ondas da região. Nesse mesmo lugar existe um Mirante que as pessoas se reúnem para verem o por do Sol.

Ainda na rua Pituba, no final dela próximo a entrada da praia da Concha tem um restaurante pequeno de um baiana super gente boa que a comida é ótima e bem servida a R$ 12,00. Comemos lá todos os dias. Os mercados, restaurantes, lojas de presentes etc em Itacaré são com preços justos, além de ter várias opções para comer como hotdog, salgados, tapioca,etc.

7º DIA - conversando com os proprietários da pousada em que estávamos descobrimos que para fazer a trilha Engenhoca, Hawaizinho, Gamboinha e Itacarezinho não era preciso de guia, então, fomos até a rodoviária de Itacaré e compramos a passagem até a Engenhoca (custa R$ 4,00).

A trilha é bem tranquila, mesmo tendo chovido pela manhã dava para andar tranquilamente de chinelo. Gastamos 1h mais ou menos para conhecer as 4 praias e depois voltamos para a praia do hawaizinho que foi a que mais gostamos. Lugar extremamente paradisíaco. Tem apenas um quiosque nessa praia mas não sei valores porque levamos nossos petiscos.

Para voltar a Itacaré é preciso voltar a rodovia onde o ônibus nos deixa e esperar até que ele volte. Os ônibus passam de 1 em 1h. É comum os moradores de lá oferecerem carona e cobrarem o preço do ônibus. Acabamos voltando de carona pois o ônibus demorou muito.

8º DIA - Fomos conhecer as outras praias de Itacaré (Resende, Tiririca e Ribeira), todas bem bonitas e propicias para surf. São bem próximas a Rua Pituba. Andando por lá ficamos sabemos que para ir a Prainha (que dizem ser a mais bonita de lá) precisa ser feita com guia porque a trilha tem muitas bifurcações e muitos turistas se perdem. Os guias cobram o valor de R$ 30,00 reais para levar independente de ser 1 ou 10 pessoas por ex.

Itacaré é um lugar com um vibe muito boa, os nativos são super receptivos, as praias são lindas e tem muitasss opções de lazer, incluindo aulas de surf, cachoeiras e muitas trilhas. Ficamos pouco tempo, indico para quem for a Itacaré ficar pelo menos 1 semana.

9º DIA - Dia de ir para Ilhéus, resolvemos ficar em Ilhéus apenas 1 noite para descansar e porque os voos IlhéusXSp para o dia 22 de abril estavam mais baratos.

Fomos para a rodoviária de Itacaré e compramos a passagem para Ilhéus que custa R$ 15,50 por pessoa. A viagem dura em torno de 1h30.

Ilhéus é uma cidade grande e da rodoviária até nossa pousada era mais ou menos 40 minutos, os taxistas estavam cobrando R$ 50,00 á R$ 70,00. Após perguntar para deus e o mundo como poderíamos ir de ônibus ficamos sabendo que de dentro da rodoviária sai um ônibus sentido Canavieiras que pega a Rodovia Ilhéus-Olivença e passa por todas as praias da região Sul de Ilhéus (e lá é onde ficam concentradas todas as pousadas e pontos turísticos de Ilhéus) pagamos R$5,15 por pessoa pela passagem. Se você souber em que Km fica sua pousada os motoristas param na porta.

Bom, o ônibus nos deixou na porta da pousada (literalmente), ficamos na Pousada do Mar, pousada maravilhosa também e de frente para a praia dos Milionários. Café da manhã incrível, muito farto. Pagamos R$ 250,00 pela diária. Não conseguimos aproveitar a praia pois o tempo estava fechado, foi o único dia de garoa e friozinho que pegamos na viagem.

Dentro da pousada tem restaurante, então optamos por comer por lá mesmo.

10º DIA - Dia de voltar a SP, o ponto de ônibus era bem proximo a pousada, mas como estávamos cansados optamos por pedir um taxi.

O taxista que foi nos buscar é um senhor bem legal e nos contou bastante da vida dele e sobre a cidade. Pegamos o cartão dele (José de Souza (73) 99983 8237) pois gostamos dele. Ele nos cobrou R$ 30,00 pela viagem até o aeroporto.

O aeroporto é pequeno mas bem estruturado, lá dentro é bem caro para comer, atras do estacionamento do aeroporto tem uma lanchonete que vende salgados e água por preços justos, na mesma rua tem alguns restaurantes que eu acredito serem mais baratos também.

Espero ter ajudado com essas informações e quem puder faça essa trip porque vale muito a pena. Bahia é tudo de bom!

::otemo::::otemo::::otemo::

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Monique!

Muito bom seu relato, estou pensando em fica runs 4/5 dias em Barra Grande e uns 5/7 em Itacaré que sempre quis conhecer em Novembro...talvez estenda a Morro de SP que já fui três vezes e é minha paixão ::love::

Estou anotando suas dicas, é sempre bom ter informações atualizadas! ::otemo::

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...