Ir para conteúdo

9 dias pelo Deserto do Atacama e Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Quando? Novembro/2015

 

Roteiro: 5 dias no Deserto do Atacama + 4 dias no Salar de Uyuni

 

Vôo de São Paulo para Santiago + voo de Santiago para Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro do atacama). A duração do voo de Santiago x Calama é de 3 horas e meia, aproximadamente.

Chegando em Calama, logo na saída do aeroporto você será abordada por muitas empresas que fazem o transfer Calama x San Pedro do Atacama. Se eu não me engano paguei CLP 10.000 por esta rota. Deixa para pagar esse transfer lá na hora, sempre tem vans disponíveis.

 

A cidade: Atacama é basicamente composta por uma única rua principal chamada “Caracoles”. Tudo fica nela ou próxima a ela: hotéis, restaurantes, agências, mercadinhos, etc. Por isto, quando você pegar o transfer em Calama, se estiver sem hotel reservado (que nem eu! rs...) peça para te deixarem na rua Caracoles e lá você poderá olhar os hotéis um a um a pé mesmo.

 

Hoteis: Lá tem desde campings até hotéis 5 estrelas. Eu fiquei em um hostel simples chamado “Corvatsch”, na Rua Gustavo Le Paige, paralela à Caracoles. A diária ficava em torno de CLP 8.000, porém era um quarto compartilhado com 5 camas, portanto era bem mais barato que os demais lugares que estávamos buscando. O importante é ficar em um hotel/hostel localizado próximo à rua Caracoles. O Corvatsch, além de hostel, também tem quartos para casal com banheiro compartilhado, que pode sair mais barato que os hotéis com banheiro privado.

 

Alimentação: Como o Corvatsch tinha cozinha, nós geralmente íamos no mercado e comprávamos miojão mesmo, e quando queríamos diversificar era miojo + hambúrguer! hahahaha Mas algumas vezes almoçávamos fora e por ser cidade turística não é barato comer por lá. O almoço para 2 pessoas não saía por menos que CLP 20.000,00.

 

O que por na mala? Roupas confortáveis (tipo de academia): shorts, leggings (muitas, porque suja fácil), biquíni, regatas, blusa de frio, casaco de frio, luva, gorro, chinelo, protetor solar, chapéu e óculos. Não usei calça jeans nenhum dia. É a mala mais doida que você vai fazer na sua vida, porque você vai pegar climas extremamente opostos. Faz muito calor de dia e muito frio à noite. Tem passeios que são bem de noite ou durante o amanhecer, e cheguei a pegar -5°C nos Geysers. Sugiro levar 2 tênis, porque um dia molhei o meu e tinha um reserva na mala para o dia seguinte.

 

Passeios: Fechar todos os passeios com uma única agência é a melhor coisa, porque te dão um desconto bom. Não precisa fechar nada com antecedência, todos os dias têm passeios disponíveis e a gente não teve problema com reserva de última hora (com exceção do passeio das estrelas, que eu falo depois).

Eu super indico a agência World White Travel, eles ficam na rua Caracoles. Eu já havia lido bons comentários a respeito no Trip Advisor e no final gostei bastante. Os passeios que fiz foram:

- Lagunas Altiplánicas

- Laguna Cejar (aquela que você não afunda) / Ojos del Salar / Laguna Tebinquiche -> estas 3 você faz no mesmo dia

- Valle de La Luna

- Geyser del Tatio: frio de -5°C! ::Cold:: Além disso fica a 1.500m de altitude, então respirar é luxo.

Geralmente você paga o valor do passeio + valor da entrada na Reserva. A maioria destes passeios têm café da manhã incluso.

- Valle de la Muerte: como é bem perto do centro da cidade, nós decidimos pegar uma bicicleta e ir por conta. O dono da agência das bikes (não era a World White Travel, eu não lembro o nome da agência) desenhou um mapa e foi super tranquilo chegar lá no Valle.

 

Também fiz um passeio de observar as estrelas à noite com a agência “Space”, que é a mais indicada para este tipo de tour. Como eu disse, este é o único que precisa reservar com um pouco de antecedência, porque a procura com esta agência é muito grande. Eventualmente eles podem cancelar o tour se o céu estiver com muitas nuvens e a visibilidade não for boa. Se isso acontecer, eles devolvem seu dinheiro.

Este passeio me surpreendeu muito, o céu do Atacama é considerado um dos mais bonitos do mundo. Eu vi até estrela cadente este dia – umas 3, no mínimo! ::otemo::

 

UYUNI:

Dica número 1 para ir ao Salar de Uyuni: feche com uma agência que tenha uma filial na cidade de Uyuni. Se der algum problema lá, você é bem socorrido. Existem 2 bem cotadas: World White Travel e Cordillera Travel. Eu fechei com a WWT, junto com os passeios do Atacama e consegui um desconto bom.

Existem dois tipos de pacotes de viagem ao Uyuni:

- 3 dias: para quem sai do Atacama e fica no Uyuni por 3 dias (geralmente quem faz isso é quem vai para La Paz em seguida)

- 4 dias: para quem sai do Atacama, fica no Uyuni por 3 dias e o 4º dia é para voltar para o Atacama (nós fizemos este).

 

Do Atacama até a fronteira da Bolívia é aproximadamente 1 hora e meia na van. Chegando na Bolívia, você faz a imigração e em seguida vão te colocar em um 4x4 junto com o motorista e os passageiros que irão te acompanhar pelo resto da viagem. Eu dei muita sorte, meu motorista era MTO gente boa e no nosso carro só tinha brasileiro da nossa idade, então todo mundo se deu super bem. É importante ficar com gente que você gosta porque vocês vão andar o tempo todo juntos, e até mesmo dormir no mesmo quarto.

 

Na Bolívia tem paisagens lindíssimas, lagunas coloridas e a fauna de lá é incrível também (lhamas, flamingos e vicuñas). Cada dia você dorme em um local diferente, são "pousadas" bem simples mas nada horrível. Antes de ir eu havia lido que o Uyuni é muito perrengue, mas não passei por nenhuma situação complicada. No primeiro hotel não tem chuveiro, mas até aí é frio para caramba, você quase não sua, então não é nada insuportável ficar um dia sem tomar banho. :roll:

Nos demais lugares, a cama era confortável, minha rinite não atacou, tinha bastante cobertor e as refeições eram bem completas (café da manhã, almoço e janta estão inclusos no preço do pacote. As refeições são bem simples, mas eu achei bem gostoso). Aliás, tirando o preço do pacote, você gasta pouca coisa a mais na Bolívia.

Caracoles.jpg.5984296d4c30ef9b564d7c0abe1e079c.jpg

Bike.jpg.c5649fa64022a4b40239b470ca78ff9e.jpg

598dd97921573_LagunaBlanca.jpg.0099e4991167ec856e80be6c9023198b.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Aline, adorei o relato! To querendo ir agora em dezembro e fazer atacama - uyuni. Tens ideia de quanto mais ou menos se gasta por la? To pretendendo fazer uma viagem bem econômica, mas quero conhecer o maximo de atrações

 

 

Oi Jade!

Com passeios, hospedagem (em hostel com quarto compartilhado) e alimentação, acredito que eu tenha gastado por volta de R$ 3.500,00.

 

Não inclui passagens aéreas, ok?

 

Bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Aline! Sou novo por aki, seu relato foi super importante pra mim!

 

Pretendo ir em Dez de 2016 e to buscando companhia! ::otemo::

 

Gratidão!

 

Oii Glauber, td bem?

Ja fechou os roteiros? Tb pretendo ir agr em dezembro!

 

Meu cunhado vai na primeira semana de janeiro sozinho, mas só vai fazer o Uyuni!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...