Ir para conteúdo

Rota da Luz - São Paulo à Aparecida a pé


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia amigos mochileiros,

 

Verifiquei que no Fórum ainda não existe nenhum tópico referente a Rota da Luz (nova rota que interliga Mogi a Aparecida), e acredito que com a proximidade do mês de Outubro a procura por informações vá aumentar.

 

Estou planejando iniciar a caminhada no dia 06/09. Não tenho experiência nenhuma em trekking ou camping, mas ando garimpando bastante a internet em busca de informações.

 

Inicialmente planejei ir pela Dutra, mas li alguns relatos (inclusive aqui no mochileiros)sobre o risco de assaltos e acidentes, então a Rota da Luz me pareceu uma boa alternativa.

 

Um ponto interessante é a disponibilização de um aplicativo para leitura de QR codes em determinados locais da Rota. Você faz o check nesses pontos e recebe um certificado após a conclusão.

 

No site existe também um mapa com a descrição dos pontos de apoio cadastrados, pontos de checkin, hospedagem, ...

 

Entrei em contato com algumas hospedarias da Rota, mas como vou sozinho pareceu um pouco caro, então pretendo acampar pelo caminho. E é nesse ponto que acredito que os amigos possam ajudar, pois estou procurando lugares onde possa acampar.

 

Vou tentando incluir as informações que eu for conseguindo, pois mesmo com pouca experiencia acredito que possa ajudar.

 

Segue a descrição da Rotada Luz:

 

"A rota foi inaugurada em 03/04/2016. A “ROTA DA LUZ SP” está inserida no Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como proposta de uma jornada de fé, reflexão e meditação. O trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes que antes realizavam a peregrinação até Aparecida pelas margens da Via Dutra. Os turistas irão conhecer os municípios naquilo que de mais importante cada um deles guarda em sua história e nas estórias contadas por seus habitantes.

 

O traçado é formado por estradas secundárias, somando 201 km que passam por nove municípios, saindo de Mogi das Cruzes com destino a Guararema, em um percurso de 27,2 km. De lá, segue por 19,9 km em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 38,87 km e levará até Paraibuna. Continuando por mais 30,3 km, chegará em Redenção da Serra, que está a 38,75 km de Taubaté . O percurso segue até Pindamonhangaba por mais 12 km. São 24 km para atingir a próxima cidade, Roseira. Deste ponto, começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, que está 10 km distante.

 

Ao longo do percurso, não deixe de observar os usos e costumes das cidades: cada uma delas tem sua história e suas lendas, seus habitantes têm mais a nos contar do que imaginamos; a natureza se modifica a cada passo e as paisagens completam o cenário rico de belezas naturais que certamente o levarão a momentos de reflexão. "

 

Site oficial: http://www.rotadaluz.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...