Ir para conteúdo

Munique - Salzburg - Praga: Novembro/2016 (SUGESTÕES)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Faz um boooooooom tempo que não acesso o mochileiros para postar algo, pois andei envolvido em outros projetos de cunho pessoal, e as viagens (infelizmente) ficaram de lado.

 

Porém, semana passada rolou um "bug" ou algo do gênero na LATAM e comprei aquelas passagens promocionais de R$ 604 (só ida) para Frankfurt, emitindo a volta por milhas. Iremos eu e minha esposa.

 

Eu já tinha um roteiro meio que pré-pronto para este trajeto (feito após extensa pesquisa), mas estou um pouco preocupado com a época do ano (meio pro fim do outono), que poderia atrapalhar ou gerar alguma inconveniência no roteiro. Ou até mesmo tenha deixado passar algo por desatenção.

 

Assim, peço a ajuda dos amigos do Mochileiros.com caso tenham alguma sugestão, alerta, etc no roteiro abaixo. Desde já agradeço.

 

12/11 - Voo Rio/SP/Frankfurt

13/11 - Chegada em Frankfurt. Trem para Munique. Descanso. Opção de hospedagem: Wombats Munique.

14/11 - Munique: Passeio pelo centro histórico.

15/11 - Munique: Bate e volta a Fussen (castelo). Uso do Bayern Ticket para tal deslocamento.

16/11 - Munique: Passeio pela cidade - Nymphenburg, English Park, etc

OBS: Meu roteiro não contempla Dachau nem Garmish de propósito.

 

17/11 - Munique: Ida de trem a Berchtesgaden (usando Bayern Ticket). Deixando as malas no locker da estação. De lá, ônibus para Konigssee. Aqui é uma das minhas preocupações da época, pois não sei se ainda vai estar aberto o acesso ao Oberssee também. Ao fim do dia, seguimos para Salzburg. Para hospedagem em Salzburg, estamos observando alguns aptos no AirBNB.

 

18/11 - Salzburg: Passeio pelo centro histórico

19/11 - Salzburg: Bate e volta a Hallstatt

20/11 - Salzburg: Mais passeio pela cidade. Uma das ideias do dia é ir ao teleférico Untersberg.

21/11 - Salzburg: Transfer Salzburg - Cesky Krumlov. Aproveitar o dia em Cesky, e dormir no Cesky Krumlov Hostel.

22/11 - Cesky: Transfer Cesky - Praga. Aproveitar o primeiro dia em Praga em Mala Strana. Estadia no Charles Bridge Hostel.

23/11 - Praga: Castelo de Praga e Centro Histórico

24/11 - Praga: Bate e volta a Pilsen

25/11 - Praga: Bate e volta a Karlovy Vary

26/11 - Praga: onibus (ou trem) de volta para Frankfurt. O nosso voo de volta para o Brasil é às 19:40. Sei que é complicado encarar 7h de viagem de onibus, e logo em seguida um voo transatlântico, mas até o momento, esta é a opção. Se aparecer uma promoção de low cost, vou optar pelo avião.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

É meio corrido demais você sair de Munich e ir a Berchtesgaden e voltar a Salzburg tudo no mesmo dia no inverno, deixe para fazer um bate-volta para Berchtesgaden num dos dias em que você já estiver em Salzburg, vai te dar umas 2h a mais de tempo livre em Berchtesgaden, o que é muito necessário pois as 16:00 já estará escurecendo.

 

Agora se o acesso até o Obersee ainda vai estar aberto no final de Novembro, é uma boa pergunta...

 

Eu não posso dar certeza, mas acho que o acesso ao Obersee já pode estar fechado, ou no mínimo já ser uma caminhada muito maior, possivelmente em condições adversas, possivelmente já na neve ou gelo, e que precise de equipamentos especiais e um guia...

 

A partir da metade de Outubro os barcos não vão mais até o final do Königssee, eles vão só até a metade do caminho, o que já significa uma caminhada adicional de uns 3 a 4 Km até chegar no Obersee em condições adversas.

 

Ou seja, seriam uns 40 minutos de barco até St. Bartholomä na metade do Königssee, depois mais 1 ou 2 horas de caminhada até chegar no Obersee, e o mesmo tanto para voltar. Você teria que estar lá em Berchtesgaden antes das 9:00 da manhã, para que consiga pegar os primeiros barcos e ainda conseguir terminar a trilha antes de escurecer e pegar o último barco de volta as 16:00

 

Resumindo, se for a Berchtesgaden no final de Novembro, é sem compromisso de ir ao Obersee, faça o que for possível, nem que seja só o passeio pelo Königssee até St. Bartholomä...

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Obrigado pelas respostas.

 

@adluis: de fato não tinha me atentado ao tempo entre Munique e Berchtesgaden. O roteiro original era ao contrário (Praga - Salzburg - Munique), e acabei deixando o Konigssee como pit stop. Mas fazendo no sentido Munique - Salzburg, realmente fica pior.

 

@Bárbara: realmente, havia me esquecido da Student Agency! Vou olhar com eles os horários disponíveis!

 

De toda sorte, talvez haja uma mudança no roteiro: pesquisei um pouco mais, e as atrações próximas que pretendia ver nos arredores de Salzburg (Hallstatt e Oberssee) são bem mais interessantes na Primavera e no Verão. Adicionalmente, a patroa está insistindo que quer ir à Berlim.

 

Desta forma, estou avaliando em cortar Salzburg, e ir direto de Munique à Praga, e depois seguir para Berlim. Existem duas vantagens nessa mudança:

 

1 - Terminando a viagem em Berlim, conseguiremos pegar o início dos mercados de Natal (previstos para começar 21/11 em Berlim);

 

2 - A volta de Berlim para Frankfurt é bem menos desgastante (4:30h de trem).

 

A desvantagem logística é ter que fazer Cesky Krumlov a partir de Praga (ida e volta).

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

Fazer Cesky como bate-volta de Praga não chega a ser cansativo, apesar das quase 3h de viagem. O problema é que vcs farão mais 2 bate-volta já.. talvez isso possa cansar mais. Caso isso pese, a sugestão que tenho é ao invés de alocar mais um dia em Praga para fazer Cesky, adicione mais um dia em Munique para fazer Salzburg como bate-volta. Pessoalmente, achei mais interessante a visita a Salzburg do que Cesky. É continuar pesquisando e ver quais dessas cidades contempla mais o que pretendem visitar :)

 

E Berlim é maravilhosa!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Oi casal!

Eu e meu namorado estamos indo para essa região dia 01/11 e eu retorno no mesmo vôo que vocês, dia 26/11 (FRA-GRU) - ele volta antes, dia 23/11 para fazer uma prova. Ainda não defini roteiro, mas caso case alguma data podemos combinar. Não iremos a Rep. Tcheca dessa vez e nós já conhecemos o castelo em Fussen (Neuschwanstein), mas meu namorado gostaria de ir novamente..eu só vou se tiver neve hehe Pretendemos visitar Áustria e mais algum país talvez (provavelmente Suíça ou Hungria), pois temos +20 dias. Uma opção de transporte que pensamos em usar também é o BlaBlaCar..acho que funciona bem na Europa e ajuda a economizar com um deslocamento rápido. Vamos manter contato ;)

Link para o comentário
  • Membros

Bsgnpereira, sem querer ser intrometida, mas não são muitos bate-voltas não? ! Eu sei que a gente fica morrendo de vontade de conhecer tudo ao mesmo tempo, mas eu tenho a tendência a ficar muito cansada nesses bate-voltas e nesses casos eu até prefiro ficar mais tempo em uma cidade e menos tempo correndo de uma lado para outro (já que a gente gasta tempo com os deslocamentos mesmo)

Link para o comentário
  • Membros
Uma opção de transporte que pensamos em usar também é o BlaBlaCar..acho que funciona bem na Europa e ajuda a economizar com um deslocamento rápido.

 

 

 

Blablacar é um site/aplicativo de compartilhamento de caronas, funciona assim:

 

Alguém precisa ir de Munich até Salzburg de carro, entra no site e oferece uma carona, se alguém se interessar, o site coloca as pessoas em contato para elas combinarem o horário e dividem o custo da gasolina.

 

Mas tem garantia zero, primeiro por que depende de você achar alguém que esteja oferecendo uma carona no dia e hora que você precisa para o local exato que você quer ir.

 

E em segundo lugar, ninguém garante que a carona não vai furar na última hora, por que a pessoa mudou de planos e não vai mais viajar, ou então, você ficar lá tomando um chá de cadeira, por que o fulano resolveu ir só no final da tarde, sendo que o combinado era de manhã cedo...

 

Resumindo, funciona para quem tem todo tempo do mundo disponível, o que não costuma ser o caso do pessoal daqui do site, funciona com alguém que não se importe em perder o dia inteiro em função de uma carona que pode furar ou atrasar.

 

Se você tem pouco tempo e um roteiro meio cronometrado, sem tempo a perder como a maioria dos turistas que vão para ficar poucos dias na Europa, o melhor é usar transportes tradicionais, trem de preferência, que quase nunca atrasam e costuma sair e chegar na hora marcada faça chuva, sol ou neve. ônibus e carro você já está sujeito ao transito, acidentes, congestionamentos e atrasos frequentes no inverno devido as condições ruins na estrada.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Já uso o BlaBlaCar aqui no Brasil e funciona super bem. Não tive nenhum problema com as caronas que ofereci e levo a sério o que é combinado. Para isso tem as referências também, sendo fácil identificar os melhores motoristas ou eventuais problemas relatados.

Na Europa existe há muito mais tempo e já é mais comum esse tipo de transporte, sendo fácil encontrar pessoas na sua rota. Ao contrário do que vemos muitas vezes aqui no Brasil, as pessoas confiam mais umas nas outras e são mais abertas. Claro que se você precisa estar impreterivelmente em determinado em determinada hora, deve optar por outro transporte e pagar mais caro. Mas considerando que este é um site de mochileiros, que geralmente querem economizar e estão dispostos a experimentar coisas diferentes, acho uma opção super válida. Se der sorte você ainda vai conhecer um nativo gente boa, praticar o idioma (alemão ou inglês) e aprender um pouco sobre a região durante o trajeto. E conhecendo um pouco da cultura de lá, acredito que pontualidade e comprometimento não seja problema - lembrando, é claro, que imprevistos podem acontecer com todos, até com os trens (já peguei greve, paralisação, espera para trem de carga passar, etc).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...