Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Augusto,

 

O que marcou foi a quantidade de canários no bairro, os moradores jogam milho pra eles nos quintais e muros e eles vêm comer. ...lindo espetáculo!

 

Essa pousada é até boa, o problema é o preço ($100 por pessoa) com uma comidinha para faquir. .

 

Na descida para Campos do Jordão lindo visual da cidade e da Pedra do baú ...SHOW

Na rodoviária de Campos uma senhora nos ofereceu hospedagem na casa dela a $60 por pessoa, mas lugar bem simples.

 

O caminho dos anjos fizemos 2 vezes (um sentido horário e outro ao contrário ).

O caminho do frei Galvão íamos fazer depois do caminho de Aparecida, mas segundo algumas pessoas, estava com problemas nos marcos. Como já subimos e Descemos a mantiqueira umas trezentas vezes, abortando a operação (!).

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario.

 

100 Reais/pessoa??

Que pena.

Eles não percebem que por causa disso muitos não fazem o Caminho. É extorsão demais.

Não devia ser assim.

Dependendo da época, em Campos do Jordão dá para encontrar boas pousadas com preços não tão altos.

O pessoal só coloca os preços nas alturas no inverno, quando a cidade lota e aí é a lei da oferta e procura.

Eu achei até caro 60 Reais/pessoa em residencia.

 

Estava até querendo fazer o Caminho do Frei Galvão, por ser perto de SP, mas pesquisei no google e o que eu encontrei me desestimulou.

Tá meio largado mesmo. Tiveram até que fazer umas mudanças em parte do percurso.

Uma pena, porque cruzei esse Caminho em alguns trechos dele e a paisagem é linda.

Quem sabe mais para frente eu até faça ele.

Levando um GPS, claro.

 

Qto ao Caminho dos Anjos, fiz algumas caminhadas em boa parte do percurso. Cruzando com o Caminho ou seguindo por trechos dele.

Não achei a paisagem tão legal.

Só mesmo perto do Pico do Papagaio.

Depois são estradas de terra à perder de vista.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Augusto!

 

Sim, $100 por pessoa, assim mesmo tive que negociar, queriam $120.

 

Se fosse uma pousada ótima tudo bem,  mas $100 para ficar num lugar simples é complicado mesmo. Aquela pousada por fora é linda, mas dentro os móveis são antigos,  tudo bem simples. A comida nem se fala, fraca mesmo!

O pior é na pousada da dona Ana: o visual é lindíssimo,  a casa principal é toda reformada, mas onde fiquei não vale nem $20, um dos piores lugares que fiquei em minhas viagens (olhe que fiquei em cada lugar ruim na Bolívia,  Venezuela, Equador. ..., pagamos $60 por pessoa sem comida e com café péssimo  (tem um desconto pois não podemos comer leite e derivados e Glutén )...affff

Logo abaixo dessa tem a pousada Monte Verde,  é  $65 por pessoa mas eh ótima  (quartos ótimos,  tem até piscina. .....), essa apesar do preço VALE A PENA E RECOMENDO!

Muita gente que faz a estrada real reclama da hospedagem na casa do Roberto em traituba devido a sujeira e a simplicidade do lugar, mas é um quebra-galho, pois ele não vive disso, ele recebe no máximo umas 10 pessoas por ANO! isso eu levo em consideração e não critico, pois eu acho que ele tá é fazendo um grande favor para os caminhantes e ciclistas.

Não faço crítica injusta!

 

O caminho dos anjos tem lugares lindíssimos, mas vc tem razão, algumas partes são em estradas de terra sem nenhuma atração  (apesar de ter Caxambu,  São Lourenço,  Passa Quatro....).

 

Não compensa mobilizar para fazer caminho de menos de 200 kms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario.

 

Estou anotando essas dicas das pousadas hein. Pode ser útil em algum momento.

Só lamento que alguns desses caminhos virou simplesmente uma forma de ganhar dinheiro.

Caminho do Sol tem de pagar mais de 200 Reais só pela inscrição. Isso sem contar os valores das hospedagens.

Além de ser obrigado a iniciar a caminhada somente em datas estipuladas por eles. Um absurdo.

 

Na Mantiqueira existiu por certo tempo um Caminho Cem, que ligava Campos do Jordão ao Parque Itatiaia.

Mas com o tempo ficou largado e parece que nem existe mais.

Frei Galvão passa por lugares com lindos visuais, mas também está largado.

Caminho da Luz também tem de pagar $120 Reais para inscrição.

Não é só criar uma rota de caminhada, sinalizá-la e depois deixar a Deus dará. Tem muita coisa envolvida.

Tem de haver um investimento e manutenção por parte de quem criou, mas não foi isso que aconteceu em alguns desses Caminhos.

Espero que isso não aconteça com o Caminho de Aparecida.

E tô acompanhando seu relato do Caminho.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olá Augusto,

 

É lamentável mesmo, o pior é que tem ONG que recebe dinheiro do governo para fazer esses caminhos!

 

Decidi, não faço mais caminho PARTICULAR, ficou o "das missões", esse do SOL..........

 

O que percebi nesses caminhos é que alguns peregrinos abonados fazem verdadeiras festas por onde chegam, distorcendo completamente a filosofia do "trem".

Acontece cada coisa nesses caminhos: fomos abordados várias vezes em cidade diferentes, por taxistas oferecendo translado para caminhantes, no início não entendia, até o dia que cheguei numa pousada, e a proprietária perguntou para mim se queria um mototáxi ou taxista para nos levar até o "meio do caminho", fiquei estarrecido.....kkkk . É que tem peregrino que paga uma nota preta para ser levado morro acima....levar as mochilas até a próxima cidade.......kkkkkkkkkk......então, tem mercado para esse tipo de coisa. E os espertos lucram com eles!

 

Acho que o caminho de Aparecida está bem consolidado, o Rodrigo faz um excelente trabalho de apoio aos peregrinos, não tem praticamente nenhum envolvimento financeiro no caminho dele(somente R$20 para ajudar na conservação dos marcos).

 

Na medida do possível vou atualizando o relato do caminho de aparecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Mario.

Como o trekking virou moda, todo mundo quer tirar uma casquinha. Em outras palavras, ganhar dinheiro com isso.

Uma pena que distorceram totalmente o objetivo de vários dos Caminhos que existem hoje.

Ninguém faz nada, então seguem ganhando dinheiro.

Mais de $2000 Reais para fazer o percurso completo do Caminho das Missões?

E ainda pode pagar no cartão de crédito. É de dar risada.

 

Eu faço muitas caminhadas por trilhas e não é muito diferente do que ocorre nesses Caminhos, como vc mesmo disse.

Existem agencias que fazem certos roteiros onde quem está pagando não precisa levar nada. Talvez um bastão de caminhada. Mochilas, barracas, alimentação fica tudo sob responsabilidade da agencia.

Somente para depois dizer que subiu tal montanha ou fez tal Caminho.

 

Espero que o Caminho de Aparecida não caia nessa tentação de alguns "Caminhos".

 

Seu relato tá sendo bem útil.

Não tirou fotos?

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ola Augusto,

 

Acho muito divertido tudo isso!

O cara faz um caminho religioso(igual caminho da fé), e ficam cortando caminho, pegando carona.....kkkkk

O que a Santa pensará sobre isso!

 

Tirei muitas fotos, estou tendo problemas em baixá-las..... assim que resolver, adicionarei no relato!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
ola Augusto,

 

Acho muito divertido tudo isso!

O cara faz um caminho religioso(igual caminho da fé), e ficam cortando caminho, pegando carona.....kkkkk

O que a Santa pensará sobre isso!

 

Tirei muitas fotos, estou tendo problemas em baixá-las..... assim que resolver, adicionarei no relato!

abs

 

Ele estara se enganando a si proprio.... pois aos olhos de Deus nada escapa... Deve ser um ateu ou fraco de espirito... Afinal se propos a fazer um sacrificio que o faça corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá, Augusto. Seu relato sobre o Caminho é ótimo e cheio de detalhes que vão ajudar muito o peregrino. Quero fazer o Caminho de Santiago, mas gosto de acampar. Acho que deixa a experiência mais pessoal, sei lá. ..

 

De qualquer maneira, qual seria o nível de segurança do Caminho da Fé, pra acampamento selvagem? E os carimbos são dados apenas a quem se hospeda? Este Caminho é realmente um teste para Santiago, porque muito do que eu aprender aqui vou aplicar lá.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Acampar no Caminho da Fé não é uma boa ideia:

 

- Muita área de pasto = carrapato

- As distâncias são grandes, em estradas vicinais e embaixo de Sol forte, quanto mais leve estiver melhor.

- Qualquer lugar que monte sua barraca será área particular.

 

Abraço!!

 

Rodrigo Cavalcante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...