Ir para conteúdo

Carimbos na Europa


Posts Recomendados

  • Membros
Estou pensando em fazer uma viagem ano que vem na Europa, pretendo visitar cerca de 10 países, com entrada em Portugal e viagens apenas de trem com o Eurail Global Pass, porém, queria deixar marcado no meu passaporte os países que passei. Tem como? Como faço para carimbar? Onde devo ir?

 

 

Não há como você ter os carimbos de todos os países que você pretende passar no seu passaporte. Quase todos os países da Europa fazem parte do Tratado Schengen (ou "Espaço Schengen", que é o espaço comum da União Europeia sem controle de fronteiras).

 

Isso basicamente significa que a partir do momento em que você entrar no primeiro país de desembarque (no seu caso, Portugal), você somente passará pelo controle imigratório em Portugal e somente terá o carimbo de Portugal em seu passaporte. A partir daí, você entrará e sairá dos outros países (seja de trem, carro ou avião) sem passar pelo controle de fronteira e imigração e assim não terá mais o passaporte carimbado, a não ser no final da viagem, quando voltar ao Brasil e passar novamente pelo controle imigratório de saída (que pelo visto também será por Portugal).

 

Chegando na Europa vinda do Brasil por Portugal, você somente terá outro(s) carimbo(s) no caso da sua viagem envolver a entrada no Reino Unido ou Irlanda. Nesse caso, ao sair do chamado Espaço Schengen (composto por quase todos os outros países da Europa), você passará por outro controle de imigração no Reino Unido e terá um novo carimbo. E quando você sair do Reino Unido, seu passaporte não vai ter outro carimbo de saída, mas terá ourto carimbo de (re)entrada no próximo país que você for.

 

Por muito tempo, eu só tive carimbo de Portugal no meu passaporte, porque frequentemente eu uso o voo da TAP para ir à Europa. Só fui ter outros carimbos quando fui para Londres e depois segui para Munique (ou Berlim) e nesse ano, quando fui de Lufthansa e entrei por Frankurt.

 

OBS: Países que fazem parte do Espaço Schengen:

1-Alemanha

2-Áustria

3-Bélgica

4- Dinamarca

5- Eslováquia

6- Eslovénia

7- Espanha

8- Estónia

9-Finlândia

10-França

11- Grécia

12- Hungria

13- Islândia

14-Itália

15-Letónia

16-Lituânia

17-Luxemburgo

18-Malta

19-Noruega

20-Países Baixos (Holanda)

21-Polónia

22-Portugal

23-República Checa

24-Suécia

25- Suiça

 

Se você entrar por qualquer um desses países e seguir viagem somente por eles, somente vai ter o carimbo do primeiro país que entrar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Eurail Global Pass costuma ser uma das maiores furadas que um viajante desavisado pode fazer, pois ele é muito caro, o uso ilimitado dele é bem restrito, só vale para trens regionais dentro do mesmo país, para deslocamentos entre países você tem que pagar taxas de reserva adicionais que podem custar mais caro do que uma passagem comprada avulsa.

 

Ou seja, o Eurail Global Pass vai ser uma boa opção em muito poucos casos, na grande maioria dos casos ele é uma furada completa.

 

A forma com o melhor custo/benefício para uma viagem destas é você pesquisar e definir previamente as cidades que gostaria de visitar, pesquisar o que tem para se ver e fazer em cada cidade, e alocar um tempo adequado em cada cidade de acordo com o tamanho dela e das atrações turísticas que lhe interessam.

 

Como já terá as cidades e quantidade de dias definidas, você compra as passagens de trem/avião de forma avulsa antecipadamente. Comprando elas uns 90 dias antes, comprando cada uma avulso vai lhe custar menos da metade do valor do Eurail Global Pass.

 

Dependendo dos países e cidades que você escolher, vai ter trechos onde é melhor ir de ônibus, em outros vai ser melhor ir de trem, e ainda vai ter trechos onde ir de trem ou ônibus vai ser muito demorado ou caro, sendo mais rápido e barato você pegar um voo low-cost.

 

Agora se você quer viajar sem destinos certos, ao sabor do vento decidindo para onde ir lá na hora, a sim o Eurail Global Pass pode ser interessante, mas já fique ciente que vai lhe custar quase o dobro do que viajando com tudo planejado e reservado antecipadamente, pois alem de pagar mais caro no Eurail Global Pass, você também vai pagar mais caro nas hospedagens, pois reservando em cima da hora, ou poucos dias antes costuma custar um pouco mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 23/11/2016 em 20:57, criskeune disse:

 

 

Não há como você ter os carimbos de todos os países que você pretende passar no seu passaporte. Quase todos os países da Europa fazem parte do Tratado Schengen (ou "Espaço Schengen", que é o espaço comum da União Europeia sem controle de fronteiras).

 

Isso basicamente significa que a partir do momento em que você entrar no primeiro país de desembarque (no seu caso, Portugal), você somente passará pelo controle imigratório em Portugal e somente terá o carimbo de Portugal em seu passaporte. A partir daí, você entrará e sairá dos outros países (seja de trem, carro ou avião) sem passar pelo controle de fronteira e imigração e assim não terá mais o passaporte carimbado, a não ser no final da viagem, quando voltar ao Brasil e passar novamente pelo controle imigratório de saída (que pelo visto também será por Portugal).

 

Chegando na Europa vinda do Brasil por Portugal, você somente terá outro(s) carimbo(s) no caso da sua viagem envolver a entrada no Reino Unido ou Irlanda. Nesse caso, ao sair do chamado Espaço Schengen (composto por quase todos os outros países da Europa), você passará por outro controle de imigração no Reino Unido e terá um novo carimbo. E quando você sair do Reino Unido, seu passaporte não vai ter outro carimbo de saída, mas terá ourto carimbo de (re)entrada no próximo país que você for.

 

Por muito tempo, eu só tive carimbo de Portugal no meu passaporte, porque frequentemente eu uso o voo da TAP para ir à Europa. Só fui ter outros carimbos quando fui para Londres e depois segui para Munique (ou Berlim) e nesse ano, quando fui de Lufthansa e entrei por Frankurt.

 

OBS: Países que fazem parte do Espaço Schengen:

1-Alemanha

2-Áustria

3-Bélgica

4- Dinamarca

5- Eslováquia

6- Eslovénia

7- Espanha

8- Estónia

9-Finlândia

10-França

11- Grécia

12- Hungria

13- Islândia

14-Itália

15-Letónia

16-Lituânia

17-Luxemburgo

18-Malta

19-Noruega

20-Países Baixos (Holanda)

21-Polónia

22-Portugal

23-República Checa

24-Suécia

25- Suiça

 

Se você entrar por qualquer um desses países e seguir viagem somente por eles, somente vai ter o carimbo do primeiro país que entrar.

Boa tarde ,estou com dúvidas sobre essa questão de carimbos .

Eu estive por 90 dias na Alemanha e sai por uma semana para Londres e voltei para Alemanha,mas nestas saída e entrada da Alemanha meu passaporte foi carimbado na Alemanha quando voltei de Londres.

Estou voltando com 96 dias como manda a lei .

Só que a dúvida maior é saber qual carimbo prevalece o da minha primeira entrada no início da viajem ou quando entrei na Alemanha pela segunda vez voltando de Londres .

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Fui para Dinamarca no dia 28 de fevereiro passei 1 dia em Marrocos num hotel pois nao havia conexão e recebi o carimbo de entrada e saida no outro dia logo cedo fui para dinamarca e la recebi o carimbo dia 1 /03/2020 e voltei dia 2/04/2020 porem eu nao vi na hr mas me carimbaram como 2/04/2014 como assim ja estava em.london quando vi e agora erro horrível nao acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Roseli moraes da costa disse:

Fui para Dinamarca no dia 28 de fevereiro passei 1 dia em Marrocos num hotel pois nao havia conexão e recebi o carimbo de entrada e saida no outro dia logo cedo fui para dinamarca e la recebi o carimbo dia 1 /03/2020 e voltei dia 2/04/2020 porem eu nao vi na hr mas me carimbaram como 2/04/2014 como assim ja estava em.london quando vi e agora erro horrível nao acham?

 

Isto pode lhe causar algum problema?  Talvez sim, talvez não...

Os sistemas de imigração dos países do tratado Schengen ainda não estão totalmente integrados, então se você entrar por um país, e sair por outro, o controle ainda é feito pelos carimbos que estão no passaporte.

Se você sair pelo mesmo país por onde entrou, está registrado no sistema e não deve dar problemas, mas se sair por um país diferente, esteja preparada para a possibilidade ter que dar algumas explicações.

Certa vez eu tive "problemas" com a imigração da Eslovênia, estavam fazendo uma operação de "pente-fino" e resolveram conferir todos os carimbos do meu passaporte, eles estavam "casando" o carimbo de entrada com o de saída, e um deles acabou ficando sem o seu par, sem a saída, por que na saída o policial tinha carimbado numa folha qualquer lá no final do passaporte.

O policial esloveno foi logo questionando se eu estava ilegal, mostrando o carimbo da entrada sem o seu par, mas como eu sabia que o carimbo estava lá no final, só expliquei que o carimbo estava lá no final do passaporte, e não teve mais questionamentos.

Mas no seu caso, se lhe questionarem algo,  a explicação é simples, simplesmente explique que carimbaram a data errada na Dinamarca, e para provar, mostre a data de emissão do seu passaporte, com certeza ele foi emitido depois de  02/04/2014, então é impossível que este carimbo de 02/04/2014 esteja correto.

Se ainda tiver, guarde também o cartão de embarque do seu voo para Londres, isto ajuda você a explicar o erro caso seja questionada.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...