Ir para conteúdo

Chegar em Tirano - um martírio


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Eu e meu irmão traçamos um roteiro de viagem pela Europa de 20 dias passando por Itália, Suíça, França e Inglaterra.

De todos os trechos, o pior está sendo o que liga a Itália a Suíça.

Explico: Estaremos em Veneza e de lá, iremos para a cidade de Tirano pegar o trem panorâmico Bernina Express. Até aí, tudo parece simples, mas como chegar em Tirano?

1) De trem, é penoso demais. São 6 horas de trajeto passando por Milão. Sem contar que os horários dos trens são péssimos. Em Milão por exemplo, sai um trem a cada 2 horas para Tirano. O Bernina sai às 15:00 em ponto. Não vamos conseguir assim.

2) Se alugarmos um carro, teríamos que madrugar para chegar em Milão antes das 10:20 que é quando sai o trem. O trajeto até Milão leva cerca de 3 horas. Não tem como ir direto até Tirano, pois não tem como devolver o carro lá. :x

3) Pegar um transfer. Ele nos levaria até Tirano direto, mas custa em média 600 euros e não temos nenhuma empresa que tenhamos confiança.

 

Qual a sugestão de vocês para resolver este problema?

 

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Já quebrei a cabeça um monte para fazer este mesmo roteiro, e simplesmente não tem como sair de Veneza e e pegar o Bernina Express no mesmo dia sem que custe um monte dinheiro ou que se tenha que madrugar.

 

A única solução que eu encontrei e que foi a que eu acabei fazendo, é ir para Milão na noite anterior, dormir lá em Milão perto da estação de trem Milano Centrale, e na manhã seguinte, pegar o trem das 08:00 ou o das 10:00 até Tirano.

 

Fui até Chur com o Bernina Express, lá peguei outro trem, chegando em Zurich as 21:30 onde eu dormi.

 

A única coisa que me arrependo, é de estar pouco tempo e não ter dormido em St Moritz ou Chur e ficado ao menos 1 dia em algum destes locais...

Link para o comentário
  • Membros

Eu desisti de fazer esse mesmo trecho (no sentido inverso), vindo da Suíça, porque a logística é ruim demais! Eu teria que "queimar" dois dias da viagem para ter de pernoitar em Tirano, saindo de Chur cedo pela manhã.

 

Tinha imensa vontade de fezar o trecho do trem panorâmico Bernina Express, mas acabei desistindo por causa dessa logística do cão, além das passagens serem bem salgadas (pois estávamos em três pessoas, eu, minha mãe e meu irmão).

 

No fim, pude ver a paisagem da Suíça pela janela do trem EC (Euro City) no trajeto Milão - Lucerna e achei que ficou muto bom, pois as paisagens eram lindíssimas (o dia estava ensolarado) e mesmo não tendo viajado no trem panorâmico, pude tirar fotos espetaculares.

 

Depois do nosso final de semana na Suíça, retornamos à Itália de avião, de Basileia a Veneza, e ainda tive a visão incrivel de Veneza durante a aterrissagem!

Link para o comentário
  • Membros

Então pessoal, vi que todos nós sofremos...... ::putz::

Para um trem tão famoso e exuberante como o da Bernina Express, já deveriam ter pensado em meios mais tranquilos de o pessoal poder se locomover até Tirano.

Bem, agradeço as respostas, mas eu e minha família resolvemos pegar um transfer mesmo no valor de 600 euros para ir direto de Veneza até Tirano. Pelo menos assim, vamos tranquilo e sem estresse.

Infelizmente, já fizemos as reservas de hotel e tudo o mais e mudar o roteiro agora seria complicado. Realmente, da para ir de trem como nosso amigo adrianolb mencionou, mas é um trecho longo e cansativo, especialmente quando se está com a família e muitas malas.

No final, se somarmos os valores das passagens, da diária noturna em Milão e do cansaço, vale a pena pagar o transfer. Mesmo assim, teremos que sair de Veneza umas 07:30 para chegar em Tirano com folga. O trem dai as 15:00.

Detalhe: vamos ficar um dia em Chur e aproveitar a neve da estação de sky, afinal minha esposa nunca viu neve na vida! Um dia pelo menos já dá para sentir o gostinho. Ah, e vamos também tomar uns drinques naquele bar temático do Alien que sou fanzaço.

Estamos pretendendo usar o KiwiTaxi que é muito bem recomendado. Alguém aí conhece ou recomenda?

 

Abraços a todos e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
  • Membros

Tirano fica numa região muito pouco povoada na Itália e bem no meio dos Alpes, com acesso complicado devido as cadeias de montanhas. Não tem tanto morador lá na região que compense um investimento multi-bilionário em construir uma linha de trem ou auto-estrada mais direta e depois tornar lucrativo o trem...

 

E esta também nem é a intenção dos moradores de lá, pois eles "vendem" a região de Tirano como uma região com natureza preservada, para quem quer paz, sossego e exclusividade, bem distante das multidões de turistas de Roma, Florença e Veneza. E cobram bem caro por esta exclusividade.

 

Em resumo, os moradores não querem que a região vire outra Veneza. Tem tanto turista em Veneza durante o verão, que chegou ao ponto de Veneza estar fazendo propaganda na TV para que os turistas NÃO venham mais a Veneza.

 

O Bernina Express também não é um produto pensado e planejado para o "povão" do turismo de massa, a linha de trem histórica e tombada como patrimônio da Unesco nem comportaria um movimento maior, na verdade até querem reduzir o número de viagens para preservar melhor o local.

 

O Bernina Express é um produto mais "exclusivo", para um público turístico mais "selecionado" e de poder aquisitivo mais elevado, público este que geralmente procura fugir da multidão de turistas e quer experiências exclusivas em locais exclusivos, com natureza conservada, etc, ou seja, locais ainda não descobertos pelo turismo de massa.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...