Ir para conteúdo

Relato de viagem: MOCHILÃO DE 3 MESES POR 10 PAÍSES - O ROTEIRO FINAL


Posts Recomendados

  • Membros

Continuando relato sobre os 4 dias em Budapeste:

 

Dia 03

 

Montei o roteiro desse dia ao redor do Jewish Free Walking Tour, que começaria só as 14h30. Como não acontece todo dia e eu iria embora muito cedo na quinta-feira, não queria perder. O pessoal é o mesmo do outro tour que eu fiz no primeiro dia em Budapeste. (site: http://www.triptobudapest.hu/)

Aproveitei o período da manhã para visitar a Grande Sinagoga (conhecida como Sinagoga da Dohány Utcai ou Sinagoga da Rua Dohány) com calma, pois imaginava que o tour não contemplaria uma visita mais completa. Trata-se de uma das mais lindas que eu já vi! As explicações sobre a história do edifício são muito boas também. Ela é realmente diferente da maior parte das Sinagogas e a guia explicou os motivos históricos e estéticos para isso. Neste mesmo "complexo" há ainda um museu, um cemitério e muita história. Um dos destaques é a escultura de uma árvore na qual cada folha representa uma vítima do Holocausto. Nesta mesma parte, no "jardim", ficam outros memoriais e tanto a guia da Sinagoga quanto o guia do Walking Tour posterior destacaram algumas belas histórias de resistência e dos denominados "Justos entre as Nações", pessoas que auxiliaram e salvaram judeus e outras vítimas das perseguições. Site: http://www.dohanystreetsynagogue.hu/.

Saindo de lá fui até a Andrassy e visitei o Terror Haza. Impactante demais! Um dos melhores museus em que já fui! Trata-se de um museu histórico sobre as ocupações nazista e comunista em um prédio que serviu aos dois regimes. Não é para os fracos de estômago, mas eu recomendo muito! Site: http://www.terrorhaza.hu/index_1.html.

Até horário do tour, caminhei pela região central ao redor da Vörösmarty Square e almocei ali na praça mesmo (uma casa de sucos e saladas). Aliás, em Budapeste só usei o transporte público para chegar da estação no albergue e sair de lá (metrô). Gosto muito de andar e as construções da cidade pedem esse olhar próximo e calmo de quem caminha. Tem um bonde muito legal que circula pelas margens do Danúbio e vai de uma ponta a outra da cidade praticamente (fica a dica!)

Quanto ao Jewish Walking Tour: outra boa aula de história! Foi interessante passar novamente pelo complexo da Sinagoga (com esse tour você não a visita por dentro, mas não paga para entrar nos jardins e cemitério), e achei que o guia teve bastante sensibilidade na condução pelo bairro judaico. No tour estão incluídos alguns monumentos, mais duas Sinagogas, o antigo gueto judaico (com pessoas morando, se assemelha muito em alguns trechos a um cortiço e tem alguns prédios renovados ao lado de estruturas bastante precárias) e finalmente termina mostrando a renovação cultural e da vida noturna da região, com vários pubs muito originais. Quem quiser, como eu, pode aproveitar o comecinho da noite e ficar por ali. São os "Ruin Pubs". Entre em pelo menos um, mesmo que não beba. Os ambientes são incríveis! É importante saber que as ruas nessa região são mais estreitas e soturnas. Cheguei a ver um ou outro morador de rua (a verdade é que para quem mora no Brasil, isso até pode passar despercebido), em uma das praças havia cheiro forte de urina, mas não passei por qualquer situação constrangedora ou de ameaça (aliás, nem aqui nem em lugar nenhum do Leste Europeu!). Ah! Neste dia, próximo ao muro do antigo Gueto, parei em uma banquinha e tomei o MELHOR SORVETE DA VIAGEM: Chianti!!! A oitava maravilha do mundo! Voltei no dia seguinte para repetir... Site do Free Walking Tour: http://www.triptobudapest.hu/.

Depois me recolhi, exausta, no albergue e até recusei ir com o pessoal pro pub crawl!

Dia 04

Seria meu último dia, já que o ônibus para Praga sairia muito cedo no dia seguinte. Fui super cedo tentar conseguir os ingressos para a visita ao Parlamento. Cheguei e já havia uma fila com mais de 30 pessoas! Procure pelo portão 10! Eles não são muito bem sinalizados, mas dá para encontrar. Ah! É do lado da Praça e não adianta procurar na fachada às margens do Danúbio. Eles permitem que as pessoas entrem aos poucos na bilheteria. Sai de lá com meu ingresso para o tour em inglês (tem em várias línguas!) das 10h. Aproveitei o tempo livre para ir ver outro Memorial às Vítimas do Nazismo. São vários sapatos às margens do Danúbio que representam aqueles que foram arrancados de suas casas, mortos e jogados em um dos mais famosos rios da Europa. É bem difícil de chegar até as esculturas, pois o melhor trecho para atravessar a rua fica próximo à Ponte das Correntes, enquanto o Memorial fica um pouco depois do Parlamento. Horários, dias, portões e línguas para o tour guiado: http://www.budapest-parliament.com/visits.php.

A visita ao Parlamento em si é bem curta, demora exatos 30 minutos. O prédio por dentro é fantástico, bonito, luxuoso e repete algo que vocês nota por toda a cidade: as estátuas! Destaque para o salão da Coroa, as estátuas dos diversos reis da história da Hungria e a sala do Parlamento em si.

Saindo de lá, fui caminhando até o Mercado Municipal (um prédio muito legal!). Chegando lá, peguei a ponte e fui na direção da Gellert Hill. minha intenção era subir até o topo, mas estava fazendo 40º e eu resolvi entrar em uma das termas para me abrigar do sol e me refrescar. Como tinha sacado dinheiro a mais e não haveria nenhuma vantagem em fazer câmbio de novo e trocar por euros, escolhi a Gellert (mais cara!). Tem a maior cara de clube, assim como a Szechenyi. Piscinas para todos os gostos, com várias temperaturas de água, piscinas ao ar livre, piscinas separadas para homens e mulheres (em áreas exclusivas em que dá para ficar beeeeem à vontade!) e piscinas mistas. Enfim, dá para gastar um bom tempo ali, mesmo que você opte por não fazer nenhuma modalidade de massagem ou qualquer outro dos diversos serviços estéticos e terapêuticos. Só atenção: enquanto na Szechenyi os preços são mais amigáveis e dentro da realidade, aqui o aluguel de uma simples toalha custa mais do que a entrada... Leve a sua toalha! hehe.. Site: http://www.gellertbath.com/.

Depois de muito relaxar, resolvi encarar a subida da colina. São caminhos e escadarias dentro de um parque bem agradável e nada sinistro. Mas se prepare para a subida! É cômico! Você sobe e tem a impressão de que está descendo ou chegando sem nunca chegar... Muito estranho! A vista da cidade é fantástica!

Depois de descer tudo e voltar pro albergue, ainda fiz as malas, deixei o check out em ordem e fui jantar com o pessoal que conheci no albergue. Depois do jantar ainda esticamos em um bar na Vörösmarty. Madruguei para pegar o metrô até a estação de ônibus e não preciso dizer que dormi a maior parte do trajeto até Praga!

 

COMENTÁRIOS:

Budapeste é uma cidade muito bonita e essencial no Leste Europeu, mas não me deixou com nenhuma vontade desesperadora de voltar logo para lá. Talvez por ter ficado bastante e tempo e não sentir que deixei alguma grande atração para trás. Conheci muita gente legal no albergue, que é muito bem localizado e uma boa opção de hospedagem. Acredito que Budapeste possa ser conhecida sem correria em 3 dias inteiros e conheci gente que fez em apenas dois sendo bastante seletivo quanto ao tipo de atração que gosta de ver (dedicando um dia a Buda e outro a Peste). Era verão, o que permitia um excelente aproveitamento do dia. Tirando o museu que eu já destaquei, achei a cidade mais interessante do que seus museus. É uma cidade segura de uma maneira geral (pelo que percebi), mas que passa a impressão de conter muitos segredos. Interessante que muitos moradores parecem mal encarados (sensação não apenas minha, mas de outros turistas que conheci). A impressão que eu fiquei é que eles são legais, mas conhecem o "lado negro da força". Entendem de sofrimento, de dominação e de guerra. Me parece um lugar profundo, que está muito além das aparências e da superfície. NOVAMENTE: não passei por nenhum apuro, mesmo sendo mulher, de porte físico mignon e tendo passado muito tempo sozinha perambulando pela cidade! As opções de comida são muitas; gostosas e achei bem diversificadas. O mochileiro que quiser, encontra muita opção nos mercados. Não tive graves problemas de comunicação e aqui é um lugar onde nem adiantou muito tentar decorar as palavrinhas básicas (obrigada, bom dia, por favor e - por escrito - saída). A língua não se parece com absolutamente nada que eu conheça! Não é uma cidade cara, mas é bem difícil lidar com o dinheiro deles (cheio de zeros) e em alguns lugares dá para perceber que eles se aproveitam disso. A guia do primeiro Walking Tour chamou atenção várias vezes para a questão do troco e do câmbio (inclusive em lugares oficiais!). Por outro lado, alguns comerciantes são de uma honestidade tocante e contam o troco junto com você nota por nota. A maioria das atrações oficiais é paga. Ah! Tem que incluir um banho termal pelo menos!

 

Site da Szechenyi Bath, que não inclui no relato anterior: http://www.szechenyibath.com/.

20120821_112004.jpg.fbb8a1ce475eb1453995b1c601919e1a.jpg

20120821_170654.jpg.0d39902f657ff976ad20f49d9a2f767f.jpg

20120821_161416.jpg.7ee5c6964ba555e556d2bf396129c610.jpg

100_2635.JPG.38cecb33a2a1d909775ba4875aa223ef.JPG

100_2820.JPG.ccb3277b4ff9ed67f76f3162997e13ba.JPG

20120822_162210.jpg.db086a7061c995d23ec7aeac7eca6a1c.jpg

20120822_162033.jpg.4e056e505180a7d2162894e686590400.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

::love::

Dia 1 - Praga

 

- Quando montei o esboço do roteiro desse mochilão eu já sabia que Praga seria um ponto alto. Cheguei na cidade as 13h45, após 7 horas e 15 minutos de viagem de ônibus. Comprei as passagens com antecedência pelo site da Eurolines húngara por 6500 HUF, equivalente a 21,16 euros. Não é uma viagem desconfortável e além do horário das 06h30 que eu escolhi, você pode sair de Budapeste as 15h00 e chegar em Praga 22h15. Por motivos que nem lembro direito, acabei indo a pé até o hotel que reservei no Josefov. Alterei tantas vezes a quantidade de dias em que ficaria em Praga que acabei me hospedando em três lugares diferentes. Encontrei esse hotel no booking.com e pareceu uma boa opção. O Residence Bene revelou-se um hotel bem localizado em uma rua calma, nem tão simples de encontrar em uma primeira visita, limpo, com bom atendimento. Paguei 42 euros em um quarto duplo, com café da manhã. O quarto ficava no último andar, mas o prédio tinha elevador. O único problema que vi no quarto foi o banheiro, mais precisamente o chuveiro ou praticamente ausência de um chuveiro propriamente dito com box. O café da manhã era bom, servido em um ambiente ótimo!

- Após o check in, fui explorar a cidade. Me perdi umas 400 vezes ali na região entre o Josefov e a Old Town. ao invés de fazer um caminho bem simples (que descobri depois), dei uma volta gigantesca e consegui chegar Staromestské námesti pelo outro lado! Mas valeu a caminhada pois a cidade é deslumbrante! Realmente, não há nada igual. Cada prédio é cheio de detalhes, pinturas... impressiona muito! Para completar estava um lindíssimo dia, sem o calor excessivo que passei em Budapeste. Neste primeiro dia inaugurei uma tendência nessa cidade maravilhosa: demorava pelo menos meia hora para percorrer duas ou três quadras pequenas de tanto que parava para fotografar e admirar.

100_2860.JPG.4847d15089dde5f773849d2e7e9dd70d.JPG

 

- Bem, aproveitei para ver o famoso Relógio Astronômico e subir na Torre da Prefeitura ali mesmo. Ambos valem a pena: o espetáculo gratuito dos turistas aglomerados para ver o desfile dos apóstolos no mecanismo do relógio que acontece de hora em hora é muito legal (de repente tem tanta gente que você não consegue imaginar de onde vieram!) e a vista absurda lá de cima da torre. Há indicações de quais prédios e construções históricas estão na direção em que você está olhando. Aliás, a primeira foto deste post foi tirada de lá de cima neste dia. Depois de descer, comi alguma coisa ali pelas banquinhas que havia na praça (várias comidinhas vendidas, inclusive batatas fritas no palito!).

 

- Na sequência, havia muito o que ver nesses metros quadrados ao redor: prédios lindíssimos como o Palácio Kinský, a Igreja Nossa Senhora de Týn (que aparece em destaque na foto lá de cima), os prédios na praça Malé námesti pertinho da Prefeitura e as ruas ao redor. Acho que as fotos dão uma ideia do que estou falando.

20120823_172409.jpg.acedc62c677783b95182e4a397060ccd.jpg

20120823_171410.jpg.39c53b8facc2e249ea58d167e9c9a1b3.jpg

- Para terminar, me perdi feliz para voltar pro hotel e jantei no Café Milano uma massa e completei com sorvete (alguém tinha indicado como o melhor sorvete da cidade!).

 

Dia 2 - Praga mas em nova hospedagem

 

- Com a confusão que eu fiz em relação a minha hospedagem, meu segundo dia era dia de mudar de lugar. Explico: pelos meus cálculos eu deveria chegar em Praga só neste dia e já havia modificado a hospedagem no Miss Sophie's para essa data, porém agenda Ópera daqui, compra passagem de ônibus dali, e meu roteiro ganhou mais um dia. Como não consegui reservar mais um dia no mesmo albergue, optei por um hotel barato. Ok, não recomendo para ninguém ficar mudando de hospedagem como doida!

Bem, tomei café da manhã no hotel, fiz check out e cruzei a cidade para deixar as malas no Miss Sophie's. Gostei de fazer esse trecho a pé, pois serviu para me situar melhor em Praga. A cidade é compacta. Quanto a nova "morada": trata-se do albergue mais lindinho em que já fiquei! A localização é boa também. Mas confesso que as minhas duas outras opções na cidade durante essa viagem contavam com melhor localização. No entanto, as outras características do albergue derrubam qualquer concorrência: os quartos são lindos, a cama é muito confortável, a cozinha que havia para dividir com os outros quartos desse andar era muito bem equipada e o banheiro era show de bola. Tudo muito limpo também! Segurança também nota 10! Ah! O locker para a mala embaixo da cama também merece menção. Café da manhã não estava incluído mas havia uma opção espetacular servida em um ambiente delicioso! Acho que a única coisa que os mochileiros mais festeiros vão reclamar é de que não há muita interação com os outros hóspedes por aqui. Para quem não curte muito albergue, o Miss Sophie's é a escolha perfeita pois se parece muito com um hotel.

- Deixei as malas no albergue e voltei para explorar um pouco melhor as atrações do Bairro Judaico melhor. O Bairro Judaico de Praga ou Josefov é diferente dos outros pelo Leste Europeu. Está muitíssimo bem preservado e conta com várias Sinagogas, uma sala cerimonial e um famoso cemitério. Cada uma com exposições que vão da história dos judeus da região, ao Holocausto, passando pelas tradições e ritos judaicos. A grande razão para o bom estado de preservação do bairro e suas construções (há também a antiga prefeitura judaica) se deve ao fato do próprio Hitler ter ordenado que nada fosse destruído, acumulando uma grande quantidade de objetos e relíquias judaicas, pois queria tornar esse bairro um museu sobre uma "raça extinta". Hitler tinha planos especiais para Praga, evitando inclusive que a cidade fosse bombardeada (teria sofrido apenas um pequeno bombardeio durante a Segunda Guerra "por engano"). Culturalmente é uma região muito rica! Comprei um bilhete integrado que me dava o direito de entrar em todas as atrações (uma vez em cada), dentro de um período de 7 dias. Ao contrário do cemitério judaico de Cracóvia, o de Praga foi extremamente agradável de visitar, sendo um lugar muito tranquilo... e antigo! Ao redor das Sinagogas, há vários excelentes restaurantes!

 

- Voltei cedo para o Miss Sophie's e fiz o check in no meio da tarde pois tinha um dos principais compromissos da minha viagem me aguardando: assistir a uma Ópera de Mozart no teatro onde ele estreou Dom Giovani! Comprei os ingressos para a Ópera e também para uma apresentação de Gershwin na Sinagoga Espanhola com antecedência pelo site: Prague Opera Tickets (que tem ingressos para espetáculos diversos de música, teatro, fantoche e dança). Descobri que dava para ter deixado para comprar na hora, mas tudo bem pois foi muito legal ter recebido em casa os ingressos. Era para ser uma apresentação de Dom Giovanni mas alguém crucial do elenco ficou doente e eles mudaram a programação para A Flauta Mágica, também de Mozart. Chegaram a me oferecer para devolver o dinheiro, mas eu queria muito assistir qualquer Mozart possível em Praga. E lá fui eu, de pretinho básico, muita maquiagem e tênis (dourado, mas tênis!) para o Ópera. Realmente, dá para viajar sem carregar salto alto na mala! A experiência foi maravilhosa! Recomendo muito para todos que gostam de música e ou teatro. E para quem pensa que Ópera é chata, acredite: está na hora de rever seus conceitos! Acho até que A Flauta Mágica pode ser uma ótima introdução à música clássica pois é bastante acessível como história e como música. Chovia após a saída do teatro e esperei um pouquinho antes de sair na direção da Wenceslaw Square (não exatamente uma praça!), onde comi um falafel e apreciei o movimento antes de voltar para o albergue. De alma lavada!

 

Dia 3 - Ainda em Praga e sem querer deixá-la

 

Já havia deixado meu nome para o Walking Tour que sairia do albergue no momento em que fiz o check in, além de ter "comprado" o café da manhã gourmet do albergue. Tomei um delioso café bem tranquilamente e fui aguardar o Walking Tour no hall. Realmente, o pessoal hospedado no Miss sophie's não interage muito mesmo entre si. A guia que nos conduziu era ótima, uma sueca descendente de iranianos com um namorado eslováquio muito divertida. Passamos em outro albergue ali perto - o Mosaic (que me pareceu ótima solução de hospedagem em Praga, um Miss Sophie's maior e com bar e muitaaaaa interação) - e saímos em um grupo relativamente grande pela cidade. Praga parece uma cidade em camadas de tanta história que tem! Foi um passeio impressionante e me integrei com um grupo tão legal que ao final todos fomos almoçar juntos. O Walking tour se concentra na região central da cidade, com uma passada no Josefov. Não deu pra sentir o tempo passar.

- Depois do almoço, me separei do grupo e fui para o outro lado do rio, atravessando a famosa Ponte Carlos. Estava em busca de um terço do também famoso (estou ficando redundante!) Menino Jesus de Praga para minha tia mega católica! Igreja encontrada, fotos tiradas, terço comprado e benzido, ainda perambulei pela região um pouquinho.

- Voltei para o albergue, descansei um pouquinho já que ninguém é de ferro e fui encontrar o pessoal do Walking Tour em um Bierhof em um bairro cheio de mansões lá para além da estação de trem. Foi ótimo, embora eu não beba cerveja (já tinha tomado minha "cota" na hora do almoço). De lá ainda fomos para o bar do albergue Mosaic. Teve gente que ainda esticou a noite... E no dia seguinte eu ainda iria para Cesky Krumlov (um pouco a contragosto pois fiquei morrendo de vontade de ficar em Praga).

 

20120823_180118.jpg.adc3fd4d6f1953b712667f8c6346a00e.jpg

20120824_181502.jpg.71c1a7df6f97f3f363da1e07aad8b1c0.jpg

 

 

Miss Sophie's Hostel: http://www.miss-sophies.com/pt/

Residence Bene: http://residencebene.praguehotels.it/

 

Student Agency: http://bustickets.studentagency.eu/

Prague Opera Ticket: http://www.ticketsonline.cz/

20120823_165847.jpg.6418a580eff34a0156d0e88a730d9b0c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

- Não sei porque cismei com essa cidade uma vez que o que mais me chamou atenção foi o Castelo e eu nem gosto tanto assim de Castelos. Eu até amei conhecer Versalhes, mas acho isso meio óbvio pois não conheço ninguém que não tenha curtido conhecer Versalhes. Minha política de viagens na hora de conhecer palácios é "quem viu um, viu todos" então veja o melhor ou maior. Tenho um pouco mais de interesse por castelos rústicos e cidades muradas, mas não chega a ser nenhuma fixação. Mas por alguma razão achava que o Castelo de Ceský fosse especial, sei lá, me parecia misterioso e lindíssimo. Dessa forma, lá fui eu de manhã cedo fazer check out do Miss Sophie's e ir pra estação de ônibus com as passagens de ida e volta já compradas pelo site da Student Agency (que não vende apenas tickets para estudantes e tem ônibus com serviço de bordo até a cidade). O problema começou quando descobri, na noite anterior depois de chegar do bar, que a estação de ônibus não era a mesma na qual tinha chegado. Não que essa outra estação seja inacessível, pelo contrário cheguei facilmente de metrô. Porém é mais como um terminal de ônibus, que estava bem vazio e de manhã cedo e, para minha frustração intensa, não conta com nenhum lugar para deixar a bagagem. Eu tive que abandonar meus planos de deixar minha mala de rodinhas e viajar só com a mochila (tinha funcionado tão bem na Polônia!). Chegando em Ceský, após umas 2h de viagem, encontrei mais uma estação vazia. Consegui chegar no albergue, o fofíssimo Krumlov House, arrastando a mala por ruas tranquilas! Pensei que fosse ser expulsa do lugar dado ao barulho e claro que uma das rodinhas não sobreviveu àquelas ruas!

100_2890.JPG.4778dd4212969f77624ef83e2614eb45.JPG

100_2892.JPG.3632077b080ad142553390b74d5b2211.JPG

DSCN1857.JPG.e85b117b9b7763d976fb3fca283bc391.JPG

- Recomendo muito o Krumlov House para quem quiser se hospedar na cidade (13 euros!). Mas na realidade acho que pernoitar vale a pena apenas para casais ou para quem quiser fazer canoagem no rio. No mais, um bate-volta dá conta perfeitamente de conhecer o Castelo, que não é nada fascinante e nem sequer extraordinariamente bonito ou interessante, mas é fotogênico pra caramba! Hoje olho qualquer foto que tirei naquele dia e penso que dá realmente vontade de conhecer aquele lugar. O que há para fazer? A cidade é mínima e cortada por um rio, o que a deixa fotogênica como poucas! A comida é deliciosa! O Castelo é qualquer nota, mesmo iluminado de noite. Os moradores são bem humorados e hospitaleiros. É tudo muito tranquilo. O Castelo pode ser visitado por fora e pelas muralhas de graça, a torre é paga e há visitas guiadas que contam a história dos vários donos que ele já teve. Confesso que não achei nada muito emocionante, exceto a sala do teatro (ok, essa é FANTÁSTICA!). No final das contas, trata-se de uma cidade pitoresca e agradável... para se andar de mãos dadas!

 

site da Student Agency: http://www.studentagency.cz/

site do hostel Krumlov House: http://www.krumlovhostel.com/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 depois do almoço - De volta à Praga

- Saíndo de Cesky Krumlov, cheguei à Praga próximo do meio dia e fui fazer check in no quarto lugar diferente em 5 dias! Esse albergue foi escolhido de propósito pois eu havia achado a localização dele absurda pelo mapa. No final das contas, o Little Town se mostrou ainda mais bem localizado do que eu imaginava. Muito perto da Ponte Carlos (acho tão estranho chamá-la assim, Karluv Most, com um acento no "u" que não consigo colocar), na região chamada Mala Strana e praticamente ao lado da Igreja de São Nicolau. Limpíssimo, com quartos amplos e equipados com cozinha, muitas opções de alimentação ali perto. Recomendo muito, apesar de não ser tão estiloso (muita gente nem liga pra isso) ou confortável quanto o Miss Sophie's.

- Deixando o albergue, fui caminhar pelas ruas que sobem para o Castelo. Há construções muito interessantes. Não exagerei muito, pois teria um concerto na Sinagoga Espanhola, "The Best of Gershwin" e tinha deixado o dia seguinte como referência para explorar a região do Castelo.

 

- Atravessei a Ponte novamente e fui em busca da galeria Mucha. Quando eu era pequena, várias reporduções deste artista tcheco decoravam a casa da minha tia. Provavelmente, a maioria das pessoas conhece essas imagens porém não tem familiaridade com o nome do artista que produziu inúmeros cartazes para teatro, inclusive para peças da espetacular Sarah Bernhardt! A galeria é bem pequena, mas eu curti ver as obras. Para quem não quiser encarar a galeria, vale a pena visitar outros edifícios da cidade que tem vitrais desenhados por Mucha, como a Catedral de São Vito (lindaaaaa!) e a Obecni Dum ou Casa Municipal.

 

- Decidi almoçar ali perto, na Obecni Dum (Casa Municipal) que oferece visitas guiadas de acordo com agendamentos e tem um restaurante bem digno além de maravilhoso! Não gosto de almoçar em lugares muito turísticos, mas não me arrependi nem um pouquinho. O prédio é lindo, o serviço era bom e um grupo de turistas só chegou quando eu já havia terminado o almoço... deixa para a saída estratégica!

20120825_110058.jpg.ef0f11b36eb4f8e61ab9b8a90fdd320e.jpg

- Como tinha algum tempo, sai procurando a Sinagoga de Jerusalém, fui ao mercado e voltei a pé para o albergue.

- Para finalizar fui ao concerto "The Best of Gershwin" na Sinagoga Espanhola. Ela é muito bonita por dentro (sim! sou repetitiva! rsrs) e rivaliza com a Grande Sinagoga de Budapeste pelo título da mais bela entre as que eu já visitei. Os músicos tocaram lindamente e com emoção e prazer. Foi inesquecível! Sai de lá flutuando e fui dar uma volta na Staroméstské námestí, me perdi infinitas vezes pelas ruas escuras até chegar na Ponte Carlos e ainda dei uma espiada na mais famosa balada: a Karlovy Lazne é muito famosa, muito turística e tem cinco ambientes.

 

Dia 6 - Último dia inteiro no roteiro Tcheco

 

100_2961.JPG.d2b4832d4aa7b6d0df97ad0d2d8125d5.JPG

- Último dia inteiro nesta cidade que eu AMEI! Acho que cabe falar aqui nesse trecho da viagem sobre uma sensação bem reconfortante que me deu de ter certeza sobre a construção do meu roteiro. Foi exatamente em Praga, no último dia, que eu constatei que estava em um crescente de experiências, expectativas e maravilhamento! Lembro de ter conversado com uma amiga pela internet e ter comentado que começar por Holanda e França, lugares que já conhecia de alguma maneira, foi uma maneira ótima de me estruturar para encarar uma viagem de três meses por lugares desconhecidos estando a maior parte do tempo absolutamente sozinha. Ainda dentro disso, fiquei muito feliz com a sequência: não teria deixado a Holanda se não tivesse meus amigos queridos me aguardando em Paris, assim como a expectativa de conhecer Monte Saint-Michel. Da mesma forma, ir para uma Europa desconhecida me arrancou de Paris, consegui deixar Cracóvia com Budapeste como consolo (triste!! rsrsrs) e de lá o mesmo aconteceu em relação à Praga. Honestamente, se não houvesse um país chamado Croácia na minha lista de espera, acho que estaria até hoje assistindo concertos e descobrindo Praga!

 

- Mas enfim, dia de ficar na região do Castelo e arredores. Subi a pé pelas ruas que me recuso a descrever em palavras, preferindo deixar algumas fotos. Subi, entrei na Catedral, circundei ela, fui para a Ruela de Ouro, passei pelo Museu dos Brinquedos e por mais um ou dois museus e fui passear nos jardins. Adorei! A região é maravilhosa, especial mesmo! Tem tanta coisa para ver que acho que dá para gastar um dia inteiro nesta parte da cidade. Não entrei em tudo, mas aproveitei bastante. Saindo de lá, desci e fui almoçar nos arredores do albergue.

100_2979.JPG.f9f76a8b2c42a8681cb267ca50ddf08b.JPG

 

- Depois me dirigi à Galeria Reon, indicação de um amigo. Fica na Colina Petrin, ao lado da região do Castelo, perto da torre pequenina que é réplica da Eiffel. Você pode subir de funicular, mas como eu adoro uma caminhada, fui andando por dentro do parque. Ah! A Galeria fica em uma casa e expõem e vende trabalhos do artista Reon Argondian que vão para um lado meio místico, meio mágico. Algumas das telas e das esculturas são impressionantes e o ambiente da Galeria é totalmente curioso.

Parque acima, parque abaixo! Ao sair do parque, fui margeando o rio por esse lado, até atravessar por uma ponte (Most Legií) que oferece uma vista deslumbrante do Castelo e do rio. Do outro lado, passei por várias construções em que eu destaco os teatros Národní Divadlo e Nová Scéna e a Casa Dançante, projetada por Frank Gehry. Voltei e ainda dei mais uma voltinha na Národní, uma das principais ruas da cidade.

20120828_164415.jpg.fe9711dc8692cd62fae8d65989591994.jpg

 

Dia 7 - Bye-bye República Tcheca! A Croácia vem aí...

- Um dos poucos luxos em relação a transfer de toda a viagem aconteceu aqui. Meu voo para Split, na Croácia, não saia muito cedo (11:10 da manhã) mas resolvi que merecia não esquentar muito a cabeça para aprender como chegar no aeroporto da maneira mais barata e deixei reservado no albergue o transporte para o aeroporto. Gostei muito do serviço! Paguei cerca de 23 euros (que poderia ser dividido em até 4 passageiros) e descobri que meu transporte para o aeroporto era uma limousine (!!!) dirigida por um tcheco super simpático e falante!

- Hora de fechar mais uma etapa de viagem junto com as malas, e experimentar um jeito novo de viajar. A Croácia me aguardava... e me recebeu de braços abertos!

 

site do museu Mucha: http://www.mucha.cz/

indicações de shuttle pelo albergue Little town: http://www.littletownhotel.cz/shuttle-service/

site do hostel Little town: http://www.littletownhotel.cz/en/

100_3014.JPG.3d843337a7208b6c81db46ccaefe6e56.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aos poucos vou incluindo aqui o orçamento destes três meses de viagem. Usei como base de cálculo para conversão o euro em 2,67 reais, embora tenha usado o VISA Travel Money que me permitiu ir economizando durante um bom período de tempo e conseguindo algumas cotações bem mais camaradas. Foram cerca de R$ 5396,53 gastos com 85 pernoites, com variação de 13 euros a 42 euros por noite por pessoa. Preferi manter os gastos em Israel na moeda local e não converter para o euro pois usei outro cartão VISA Travel com dinheiro economizado em dólar. Além do VTM em euro e dólar (levei 3200 euros no cartão + 1050 dólares), usei cartão de crédito e débito. Geralmente, nos meus relatos incluo minhas impressões sobre a hospedagem.

Segue em formato imagem e em pdf

Slide2.JPG.61e8d6b71ddf51fe394af2f13d015bf2.JPG

Slide3.JPG.5718f3df01437678f01a199accc4ddb3.JPG

 

A maior parte das reservas foram feitas pelos sites:

Booking.com - http://www.booking.com

Venere - http://www.venere.com

Hostelworld - http://www.hostelworld.com

Hostelbookers - http://www.hostelbookers.com

 

Para maiores informações:

Shelter Jordan - http://www.shelter.nl/

MPS Noorderzon - http://www.mps-noorderzon.com/

MIJE - http://www.mije.com/

Mama's Main Market Square - http://www.mamashostel.com.pl/

Traveller's Inn Krakow - http://travellersinn.pl/

Willa Oberza Sasiadow - http://www.willa.oberza.pl/

Maverick - http://www.maverickhostel.com/eng/index.php

Miss Sophie's - http://www.miss-sophies.com/pt/

Little Town - http://www.littletownhotel.cz/en/

Residence Bene - http://residencebene.praguehotels.it/

Krumlov House - http://www.krumlovhostel.com/

Tchaikovsky - http://tchaikovskyhostel.com/

Villa Skansi - https://www.facebook.com/pages/Villa-Skansi-Hvar/84757273240

Forum Boutique - http://en.hostelforumzadar.com/

Dubrovnik Backpackers Club - http://www.dubackpackers.com/

Sunset Dubrovnik - http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Hostel-Dubrovnik-Sunset/Dubrovnik/59204?dateFrom=31+Mar+2013&dateTo=03+Apr+2013

Hotel Victor - http://www.hotelvictorbari.it/

Serene Globerunners - http://www.bariserenegloberunners.hostel.com/

Alessandro Palace - http://www.hostelsalessandro.com/pt/palace

Orsa Maggiore - http://www.foresteriaorsa.altervista.org/

Panoramic - http://www.hotelpanoramic.com/

Plus Florence - http://www.plushostels.com/plusflorence

Villa Camerata - http://www.ostellofirenze.it/

Ostello Santa Fosca - http://www.ostellosantafosca.it/ostellosantafosca.it/Home_Page.html

Hotel Luna - http://www.hotelunasirmione.it/

Hotel Kennedy - http://www.kennedyhotel.it/eng/index.html

Enetikon Rooms - http://www.enetikon-crete.gr/

Life Hotel - https://lifeheraklion.reserve-online.net/hotel.cfm

Athens Backpackers - http://www.backpackers.gr/

Abraham's - http://www.abraham-hostel-jerusalem.com/

Eilat Youth Hostel - http://www.iyha.org.il/eng/Index.asp?CategoryID=81&ArticleID=67

Florentine's - http://florentinehostel.com/

 

orçamento em pdf hospedagem.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depois da hospedagem, foi a vez de somar a locomoção. Aqui entram os gastos de ida e volta Brasil-Europa-Israel, todas as passagens aéreas, as passagens que envolveram ida de um país ao outro ou entre cidades de um mesmo país, inclusive day trips e excursões. Importante considerar que no caso das excursões, os valores pagavam um pouco mais do que apenas as passagens (alimentação, entrada em atrações, etc) mas resolvi contabilizar aqui. Não entraram nesta conta os valores de transfer de aeroporto e a locomoção dentro de cada cidade, que entrarão em outra postagem.

No total foram R$ 6505,52 gastos com a locomoção entre 11 países.

Fiz todas as compras sozinhas pela internet ou direto no porto, estação rodoviária ou ferroviária do país.

Usei a cotação média do euro a R$ 2,67 para converter, porém para as compras feitas pelo PayPal ou Ryanair a conversão foi feita na hora da aquisição.

Slide1.JPG.d6fc5cf8e8de09dd51f26f88ace41961.JPG

Slide2.JPG.da80c94fe65465f6b9c8d69325bb0f54.JPG

Slide3.JPG.c5160aa563578a69bb5d97df2f8dd608.JPG

 

orçamento pdf locomoção 2012.pdf

 

Sites:

Decolar - http://www.decolar.com (trecho Praga-Split)

El Al - http://www.elal.co.il/ELAL/English/States/Brazil/

KLM - http://www.klm.com/travel/br_br/index.htm

TAM - http://www.tam.com.br

Ryanair - http://www.ryanair.com/pt

 

Ferries na Grécia - http://www.paleologos.gr/ e http://www.superfast.com/site/splash.asp e http://www.bluestarferries.com/site/content.asp?loc=2.

Ferries na Croácia - http://www.viamare.com/jadrolinija-index.html e http://www.jadrolinija.hr/default.aspx?lang=2 (só usei para pesquisa pois comprei tudo por lá)

 

Trenitalia - http://www.trenitalia.com

TGV-Europe - http://www.tgv-europe.com/en/?rfrr=Homepage_footer_United%20Kingdom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

Oi Ana.

 

Vou ficar no MIJE MAUBISSON, ja fiz a reserva mas estou viajando sozinho e estou muito inseguro com relação ao ambiente para socializar no MIJE. Náo me refiro ao clima de party hostel, mas ao menos um clima friendly que eu consiga conhecer novas pessoas e quem sabe encontrar alguem para almoçar. Coisas tipicas de hostel. O MIJE tem esse clima? Eu sei que existem muitos grupos de estudantes nele, e as vezes isso quebra um pouco a atmosphere, não?

 

Outra coisa, você sabe informar se ainda existe o curfew no MIJE? Realmente 1am as portas fecham e ninguem mais pode chegar?

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...