Ir para conteúdo

Dicas- Transiberiana


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal, acabei de voltar de viagem pela transiberiana, realizando um sonho antigo. Fiz a rota Moscou-Pequim. Aqui vão as dicas atualizadas, espero que sejam úteis:

- p/ Rússia não é mais necessário visto. P/ Mongólia e China basta ir aos Consulados em SP, preencher formulários - tem na net p/ baixar, levar 1 foto 3x4, apresentar comprovantes das passagens e pagar uma taxa. Em dez/2011 p/ a China era R$ 100 por pessoa e p/ a Mongólia R$ 200. P/ China paga-se um boleto no banco e o apresente qdo for retirar o passaporte com o visto, em média 5 dias depois. P/ a Mongólia só tem um consulado honorário em SP dentro uma agência de turismo, paga-se na hora em dinheiro e por mais uns R$ 30 eles mandam o passaporte com o visto por Sedex p/ sua casa, em no máx 1 semana.

- reservei todos os hotéis de antemão pelos sites www.expedia.com e www.booking.com. Ótimos preços (média de US$ 50 quarto casal c/ café da manhã, mas alguns saíram por muito menos). O site booking.com tem a vantagem de não precisar pagar adiantado, é só para reservar.

Hotéis que fiquei: São Petersburgo - Acme on Malaya Morskaya (super central), Moscou - Hotel Artel (2 min a pé do Kremlin, tem discoteca no andar de baixo, nos fds é barulhento), Ekaterinburgo - Magister Hotel (excepcional, um apê com cozinha e td), Irkutsk - Irkutsk Hostel (quarto enorme, cabo, chuveiro e banheira, wifi, cozinha do hotel à disposição), Mongólia, Ulan Bator - Hotel Lion (2min a pé da estação de trem, espaçoso, só o chuveiro não esquentava mto bem), Pequim - Beijing City Courtyard Hotel (no bairro tradicional dos hutongs, mto bonito e limpo, próximo da estação de metro Andigmen). Se quiserem informações mais detalhadas dêem uma olhada nas minhas resenhas no TripAdvisor. Achei boas as informações dos sites, fotos honestas, não tive surpresas desagradáveis.

- como o tempo era curto, selecionei alguns passeios pelas cidades com empresas locais. Na Rússia e Mongólia com a www.legendtours.ru e na China com a www.chinatour.com e travelwestchina. Serviço mto bom, com guias falando inglês. Na Mongólia é obrigatório alugar carro com motorista.

- no guichê as passagens são mais baratas, mas vc corre o risco do trem estar lotado e outros percalços. Comprei TODAS as passagens pelo site allrussiantrains. P/ os trechos internos russos me enviaram bilhetes eletrônicos por email, o trecho Rússia-Mongólia mandaram por correio p/ minha casa e o trecho Mongólia-China entregaram no hotel lá em Ulan Bator. Tudo certinho e sem susto. Cuidado ao selecionar os trechos, atenção ao calendário, alguns trens só saem 1 vez por semana, outros são diários.

- DICA IMPORTANTÍSSIMA: dentro da Rússia, não importa o fuso - e são muitos - TODAS AS PARTIDAS/CHEGADAS dos trens estão NO HORÁRIO DE MOSCOU. Só o trechos internacionais estão no horário local. Atenção para não perder o trem. Até os relógios internos das cabines e estações estão no tempo "moscovita".

- os preços dos bilhetes variam muito. nem todos os trechos têm vagões de 1a classe (2 lugares), alguns só mesmo o Kupe (2a classe, 4 lugares). Banheiro privativo não existe e cabine com chuveiro e lavatório só no vagão de 1a classe do trecho Mongólia-China. Eu queria experimentar a transiberiana REAL, o meio de transporte do povo de lá. Existem trens de luxo só para turistas com piano bar, vagão privativo com wc e chuveiro, mas p/ mim não é A transiberiana, entendem? Sem contar que todas as passagens saíram por menos de US$ 2mil, ao passo que um passeio "luxo" não sai por menos de US$ 10 mil por cabeça.

- bem, o roteiro foi o seguinte: fui de avião de SP p/ S. Petersburgo e de lá tb de avião p/ Moscou, onde a viagem de trem começa na estação KAZAN. 2 dias até Ekaterinburg (escolhi esta cidade pq foi onde a família real russa foi assassinada em 1918, e é tb a cidade que marca a fronteira entre Europa e Ásia, não deixe de tirar a tradicional foto no monumento). De lá 3 dias de 2a classe até Irkutsk, p/ mim a cidade mais pitoresca e bacana. Fui até a vila de Litysvianka, ver o Lago Baikal. De lá para Ulan Bator, capital da Mongólia. Visitei o Parque Terelj, conheci o ger, residência típica nômade (dei US$ 2 para a dona me servir um chá com manteiga e queijo caseiro, fiquei 20 min e foi o suficiente). Tem vários hotéis no parque com gers para turistas, mas achei mto isolado, frio e longe da cidade. Mais vale ficar na cidade e só visitar o parque, pq vc aproveita melhor para sair à noite, jantar, etc. Por fim, rumo à Beijing, mais 2 dias. Lá fui de avião para Xian (ver os famosos guerreiros de terracota) e Lhasa, Tibet.

- fiz a viagem no inverno, o que mtos não recomendam, mas é questão de gosto e suportar o frio. Os trens e hotéis têm ótima calefação, vc chega mesmo a suar. Deixem p/ comprar um casaco DE VERDADE lá mesmo, quentíssimo e por uma pechincha, principalmente já na Sibéria. Peguei -30 na Mongólia, mas é claro que vc não vai ficar horas na rua. Em Irkutsk, com -12, cheguei a passear por mais de uma hora (já tinha comprado tb meus tênis forrados de pele, por R$ 90). Tem muito menos gente, menos fila, os hotéis estão vazios e tranquilos, só atenção para os dias curtos e os horários das atrações, como os museus.

- fiz a viagem com a minha mãe de 60 anos e ela sobreviveu razoavelmente intacta. Gastamos no total, incluindo parte aérea, terrestre, hotéis e alimentação cerca de US$ 4500 por pessoa, isso em 20 dias. Note que paguei pelos passeios em carro particular, jantamos bastante em restaurantes, escolhi hotéis com banheiro privativo e sempre que possível o trem de 1a classe. Pegando uma cama em quarto coletivo, fazendo os passeios de transporte público e dormindo no vagão de 3a classe (cama dura), os valores podem cair para mais da metade.

- falando em economia, não esqueçam de fazer um bom supermercado antes de cada trecho no trem, pois os preços do vagão restaurante, embora não sejam abusivos, certamente são bem mais caros que um bom mercado popular. compramos pão, cereal, frutas, suco. No trem tem água potável à vontade e água quente p/ chá e aquele miojão de potinho.

- levem dólares e euros. A Mongólia é mais flexível e mtos locais aceitam tais moedas diretamente, na Rússia e China só moeda local. Não troquem demais pois o trem cruza as fronteiras por vezes de madrugada e vc pode ficar com "moeda podre" sem ter como reconverter. NÃO TROQUEM dinheiro dentro dos trens, que pode ser falso. Sempre há um ATM nas estações principais ou nos bancos. Casas de câmbio são mais comuns na Rússia e estão em toda parte na Mongólia.

- recomendo FORTEMENTE que aprendam ao menos o básico do alfabeto cirílico, os russos se recusam a falar inglês e quase nada está traduzido, nem sequer o nome das estações. Eu sei ler russo e falo bem pouquinho, mas ajudou demais.

- Comprei a passagem de avião SP-Roma-S.Petersburgo e Pequim-Roma-SP pela Alitália por US$ 2 mil, classe econômica

Bem, foi cansativo mas MUITO interessante, a mudança de paisagem, cultura, rostos e línguas. Vale a pena. Se quiserem saber mais, escrevam. Abs, André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membros

Queridos amigos e amigas! Tenho a honra de apresentar o meu novo livro em português. Transiberiano – A viagem é mais importante do que o destino.https://editoramultifoco.com.br/loja/product/transiberiano/

Sou russa, trabalho como guia de turismo para brasileiros e escrevo livros em português sobre Rússia e russos.

 

O livro sobre Transiberiano será a primeira guia de viagem escrito especialmente para os brasileiros levando em conta a mentalidade do brasileiro , as perguntas e dúvidas que possam surgir. No mercado existem as obras só em inglés que incluem apenas os fatos da enciclopédia, a informação histórica escrita da maneira bastante seca. Transiberiano é a mais longa ferrovia do mundo – 9.298,2 km - conecta a Rússia Europeia com as províncias do extremo-oriente russo, Mongólia, China e o Mar do Japão.Liga centenas de grandes e pequenas cidades da Rússia, tanto na Europa como na Ásia, atravessa a Eurásia ligando Moscou com as maiores cidades industriais russas do extremo oriente.

Se você quer saber o que é um homem russo verdadeiro, o que é a misteriosa alma russa e como as pessoas vivem na Rússia de hoje - essa viagem e esse livro são para você.

Fiquem a vontade para fazer as perguntas sobre Rússia, russos,livro...

Grande abraço

Catarina Semenova

catalina2507@yandex.ru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...