Ir para conteúdo

7 noites na Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Templo Budista em Três Coroas, Canyon Itaimbezinho, com descrição dos gastos.


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera mochileira, beleza? Apesar de já ter viajado para alguns lugares (não muitos ainda, pra falar a verdade) e pegar várias dicas no FÓRUM MOCHILEIROS, este é meu primeiro relato de viagem, contando o dia a dia da minha estada em GRAMADO/RS, onde passei 7 noites conhecendo a SERRA GAÚCHA. No final do dia chegava no hotel e escrevia sobre aquele dia. Como eu gosto muito quando as pessoas colocam os gastos nos relatos, para termos uma ideia de quanto é necessário para conhecer as atrações, neste relato também coloquei os gastos do passeio, hospedagem, comidas, etc. Assim, coloquei os preços dos passeios/atrações, valor gasto total no dia. É possível que algum gasto tenha passado batido, mas certamente foi coisa pequena (sei lá, talvez uma água ou café). Não coloquei fotos tiradas por mim (até para não deixar mais comprido ainda do que já está), mas em cada atração coloquei o site oficial (quando disponível) e as avaliações no Trip Advisor (site/aplicativo de viagens), onde já tem muitas fotos!

Quem estiver vendo este relato pelo celular e quiser ver as avaliações do TRIP ADVISOR, recomendo que baixem o aplicativo TRIP ADVISOR, para poderem ver mais que 3 avaliações (máximo permitido no navegador, quando se acessa pelo celular. Um “incentivo” para que a pessoa baixe o aplicativo).

 

Vamos lá!

Dia 31/5 (terça feira)

Chegamos no aeroporto de Porto Alegre após pegarmos uma conexão em Guarulhos e no aeroporto pegamos um ônibus da CITRAL com destino a Gramado. Pagamos 44,50 por pessoa. Não precisa comprar com antecedência na internet, pode deixar pra comprar na hora mesmo (vai que se voo atrasa e você perde?!) que é bem tranquilo. Os horários estão disponíveis na internet. Na área do desembarque já fica uma pessoa oferecendo o serviço. O ônibus deixa na rodoviária de Gramado.

Site oficial: https://www.citral.tur.br/consulta_horarios.php

De lá (Rodoviária de Gramado), pegamos um Taxi para o Hotel Zermatt, que deu 13 reais (pegamos o táxi porque estávamos cheio de bagagem, mas dá pra ir à pé. São apenas 1,8 km). Havíamos feito a reserva, por e-mail, para 7 diárias pra casal total de 1029 reais (o pagamento fiz no check-out). Eu tinha lido no booking que os quartos no térreo eram prejudicados pelo barulho da recepção. Meu quarto ficou bem longe então não tive do que reclamar quanto a barulho.

ZERMATT HOTEL

Site oficial: http://www.zermatthotel.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303536-d2439762-Reviews-Zermatt_Hotel-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

O Zermatt fica a 1,6 km da Igreja Matriz, centro de Gramado. São cerca de 20 minutos a pé, num ritmo tranquilo. De táxi dá 12 reais. Como o clima é frio e adoro caminhar, pra mim é tranquilo. Pra quem não tiver de carro e quiser mais comodidade e/ou não quiser gastar com táxi, pode ser interessante considerar opções mais próximas ao centro.

Fizemos o check in no Hotel (eles foram bem legais e nos acomodaram 12:30, sendo que o check in normalmente é apenas às 14:00. O quarto é bem espaçoso, tem frigobar, secador de cabelo, armário (aberto) para colocar roupas, cama de casal, cama de solteiro, banco para duas pessoas, mesa com duas cadeiras. Os preços dos produtos disponíveis no frigobar (água, cerveja, etc) são bons, nada abusivos. O café da manhã é MUITO BOM e farto!

Como já era mais de 14 horas, decidimos almoçar no

LA DIVINA FOUNDUE

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303536-d8845467-Reviews-La_Divina_Fondue-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

 

Deixamos as coisas no hotel e seguimos à pé para o restaurante La Divina Fondue. No caminho já ficamos impressionados com a beleza da cidade e sua arquitetura bávara, sem falar no verde e limpeza! Fiquei triste porque não estava na época das hortênsias. Essa é a flor símbolo de gramado e devido ao inverno 99% delas estavam secas. Quem puder, venha na época da floração mesmo, que vai de dezembro a fevereiro. São muito bonitas, eu vi as fotos!!!

Continuando...eu tinha comprado o cupom de compra coletiva no Peixe Urbano para o Foundue (42 reais por pessoa, totalizando 84 reais). Lá chegando, fiquei chateado porque comprando no local tava 41 reais, rs. Ou seja, paguei adiantado e mais caro. Paciência. O ambiente muito bacana, os funcionários extremamente atenciosos e educados. O foundue consiste em três sequencias. A primeira de goiabada, batata inglesa no vapor e pão para serem consumidos/mergulhados com queijo derretido quente. Confesso que esperava mais do queijo, mas não sei dizer se é o padrão, pois foi minha primeira vez comendo isso. Não dá pra comer tudo, sobrou bastante. Em seguida, vem pedaços de calabresa (pouquinho, só uns 6), frango e carne (esses dois em quantidade suficiente para duas pessoas) para serem assados em uma pedra quente e vários molhos (mais de 10: cebola caramelizada, curry, rosé, etc). Gostei especialmente de um molho que tinha bacon. Comemos tudo (calabresa, frango e carne. Os molhos sobraram, não dá pra comer todos, rs). Em seguida, vem frutas (banana, melão, mamão, morango, uva e abacaxi) e waffer para serem mergulhados no chocolate quente. Uma delícia. Saímos beeeeeem cheios. Pedimos um suco de uva 12 reais e uma agua c gas. A conta deu 30 reais, sem contar os 84 já pagos na compra coletiva. Total de 114 reais.

Em seguida, fomos a pé para o MINI MUNDO

Site oficial: http://www.minimundo.com.br/minimundo/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2341899-Reviews-Mini_Mundo-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: Cada entrada custou 24 reais.

Um lindo lugar, encantador para crianças e adultos. Não é muito grande, mas SUPER vale a pena. Se gostar de ver os detalhes, dá pra passar mais de 2 horas lá. Se a pessoa não for muito “contemplativa”, 1 hora resolve. Lá dentro tem uma lanchonete e loja de souvenirs, mas não consumimos nada. Quando íamos saindo, um dos funcionários, Nelson Fernando, perguntou se tínhamos visto alguns detalhes (Beatles e Turma do Chaves). Como não tínhamos visto ele se ofereceu para mostrar e tirou várias fotos de ângulos BEM LEGAIS. Adoramos! Total 48 reais.

Em seguida fomos à pé para o LAGO NEGRO.

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d600770-Reviews-Black_Lake-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: gratuito.

Custo dos pedalinhos: 20 ou 30 reais, por 20 minutos.

Foi uma baita caminhada, rs. Chegamos já tarde, depois das 17 horas. O lago é em forma de U, de águas turvas (em virtude de certas plantas plantadas no fundo dele), com uma pista ao redor e muitas árvores. Quando chegamos os pedalinhos não estavam mais disponíveis e logo escureceu. Terei que voltar lá outro dia. Comprei uma água na lanchonete por 4,50. Demos uma volta à pé no lago e havia escurecido e não havia mais NINGUÉM no lugar (ainda eram umas 18:20). Saímos nas ruas e por MUITA SORTE apareceu um táxi que nos deixou na Rua Coberta (Centro) por 15 reais.

Demos uma volta nas lojas da avenida Borges de Medeiros (a principal da cidade), comprei para experimentar uma cerveja Raisen Pilsen 300 ml por 7,50 reais. Tomei mas não gostei (mas não sou referência para cerveja, só gosto de Skol, Bohemia e Heineken, rs). Compramos 2 pares de luvas por 13 reais cada (mas tinha de todo preço).

Fomos ao PASTELEIRO (fica à esquerda da Catedral de Ge compramos 2 pasteis, cada um por 14 reais e uns quebrados. Conta 29 reais (arredondando). Passamos nas Lojas Americanas (fica na Rua São Pedro, logo atrás da Borges de Medeiros, que é a rua principal do comércio de turistas da cidade) e compramos água mineral de 1,5l, batata rufles e barras de cereal.

Uma dica: na Rua São Pedro tem vários restaurantes baratos, dá pra economizar uma grana almoçando lá quando possível (tem prato de 15,90!). Nem sempre será possível porque tem passeio que dura o dia todo.

Na pousada, fiz a reserva da Noite Gaúcha GARFO E BOMBACHA (falarei valores no relato de quinta feira)

Gastos do dia: 114 reais LA DIVINE FOUNDUE

89 reais passagem de Porto Alegre para Gramado

13 reais de táxi da Rodoviária para o hotel

12 reais de táxi do lago negro para o centro

29 reais no pasteleiro

Total do dia: 347 reais

 

Dia 01/6 (quarta feira)

 

Este dia foi reservado para o passeio TOUR UVA E VINHO (com Maria Fumaça). Trata-se de um passeio que dura o dia inteiro. O ônibus passa no Hotel (aproveito para fazer mais um elogio ao ZERMATT, pois o café começa as 7 da manhã. Entretanto, como eu e outro casal iríamos fazer o TOUR UVA E VINHO, cujos ônibus pegam no hotel antes das 7h, o café foi servido antes das 6:30!), vai até Bento Gonçalves. Lá pegamos a Maria Fumaça com destino a Garibaldi. No decorrer do percurso, várias apresentações artísticas. Há uma parada em uma estação onde há música e degustação de vinho e suco de uva (pode repetir à vontade!!). Também é uma boa oportunidade de tirar fotos em frente à locomotiva da Maria Fumaça. Antes que eu me esqueça, comprei o passeio no site Peixe Urbano. A agencia de turismo foi a Agile. Custou 129 reais por pessoa, sem almoço (a opção almoço já tinha sido esgotada! Tivemos que pagar por fora). Total de 258 reais.

Depois do passeio de trem, que dura cerca de 1h30m, paramos em Garibaldi. Lá pegamos o ônibus novamente e fomos em uma loja da Tramontina (onde tudo era oferecido com 20% de desconto), sendo que na frente tinha uma loja que vendia chocolates, queijos, vinho, etc. Nessa loja tinha também um casal vestido a caráter que dava pra tirar umas fotos bem legais.

Em seguida formos almoçar. Não lembro agora o nome do restaurante, mas funciona assim:

Quem comprou o passeio com almoço, teve direito ao rodízio. Quem comprou sem almoço, podia pedir o rodízio (saía 40 reais por pessoa) ou a la carte. Pedimos uma comida chamada “Expresso” que era arroz branco, 4 pedaços grandes de alcatra, batata frita e 2 ovos fritos. Mais que suficiente para duas pessoas. A sobremesa é livre (pudim de leite, “sagu”, mousse de maracujá e de chocolate). O nossa “Expresso” saiu a 52 reais.

Em seguida, paramos em um lugar para ver a apresentação “Epopéia Italiana”. Saiu 20 reais por pessoa. Trata-se de uma apresentação em que um ator vai nos conduzindo em 9 cenários explicando como foi a história de uma certa família de italianos que vieram para o Brasil no século 19. Dura cerca de 30 minutos. É interessante, mas não considerei imperdível não (especialmente se tiver o dinheiro contado). Total: 40 reais.

Em seguida, fomos à cooperativa GARIBALDI, onde teve degustação de vinho, suco de uva e um passeio por dentro da vinícola que fabrica vinho e escala industrial (são 400 famílias cooperadas). Depois do passeio somos conduzidos à loja para comprar vinhos, suco de uva, etc. Os vinhos e sucos tem em vários tamanhos e preços. Levei 2 garrafas de 1,5 litros de suco de uva. Cada uma foi 14 reais. Total: 28 reais.

Em seguida, fomos a uma vinícola familiar, chamada SALVATI. Lá novamente degustação de vinho e suco de uva. Cobravam uma taxa de 5 reais (essa vale a pena!). Depois da degustação, podemos tirar fotos (muito bonitas a parte interna e externa da vinícola). Comprei 2 litros de suco de uva cada um a 13 reais. Total: 10 reais da taxa de visitação + 26 do suco de uva= 36 reais.

Em seguida voltamos ao ônibus e fomos a uma malharia já próximo a gramado. Lá vendia casacos, souvenirs (chaveiro, taças, etc). Achei meio caro e não levei nada. Tinha um “Café” (lanchonete) também.

Depois somos deixados novamente no hotel. Fim de passeio.

Já eram cerca de 19 horas, tomamos banho e fomos procurar o que jantar. Eu tinha comprado no compra coletiva 2 beirutes (sanduíche com pão árabe) de filé e duas tortas alemãs por 39 reais no site LA IGUANA. O restaurante é o MESTRE CUCA GOURMET. Super valeu a pena, realmente tinha desconto sobre o preço de balcão (sairia 68 reais)! (fiquei bem feliz pois no caso do Foundue me senti um trouxa, pois não houve desconto!). O Beirute é bem grande. Se não tiver com muita fome/comer pouco, 1 deles serve duas pessoas. E pra terminar a torta alemã em um tamanho generoso! Nota 10!! Pedi uma água com gás. Saiu 10 reais + os 39 já pagos na compra coletiva. Total: 49 reais.

Gastos do dia:

258 do passeio TOUR UVA E VINHO COM MARIA FUMAÇA (sem almoço)

Almoço: 52 reais

Taxa da Vinícola SALVATI: 10 reais

2 beirutes e 2 tortas alemãs no MESTRE CUCA GOURMET (comprados na compra coletiva): 39 reais

Total do dia: 359 reais

 

Dia 2/6 (quinta feira)

 

Neste dia fizemos o Tour Raízes Coloniais de Gramado, no valor de 110 reais por pessoa (valor conseguido no Hotel mesmo, que tem convênio com a Agência JE HOFFMANN). Foi um passeio bem bacana, onde fomos na Casa Centenária (uma casa antiga, com uns carvalhos e um pequeno jardim). Depois, fomos em uma casa onde a proprietária explicava como era a vida dos italianos e alemães quando vieram para cá (bem interessante!). Depois, uma casa onde tem um museu (com armas, ferramentas antigas, dentre outros objetos). Finalmente, fomos visitar a casa da Familia Foss, onde tem uma música bem animada (a La Bela Polenta especialmente é bem legal, pois tem uma coreografia que todos dançam) e uma degustação de café colonial (mas não é o café colonial completo que se come por aí não), com pão quentinho (não é pão francês, é diferente), geleias, salames, queijos, suco de laranja e bolo. Já serviu de almoço :-D

Pedimos para ser deixados no centro da cidade (ao invés do Hotel). Demos uma volta na Igreja de São Pedro (o interior e a praça onde fica são muito bonitos) e, atrás dela, na FONTE DO AMOR ETERNO

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d6852330-Reviews-Fonte_do_Amor_Eterno-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

onde ficam uns cadeados em que se gravam nomes e juras de amor. O cadeado é salgado, 25 reais! Vem com uma pequena “folha” de metal em forma de coração onde se pode colocar a mensagem que quiser (nome do casal, data, “Eu te amo”, etc). Aí é só trancar o cadeado em uma das grades ao redor da fonte e jogar as chaves dentro da fonte. Daí nunca mais se separam :-D

Em seguida, fizemos o passeio PANORAMICO EM GRAMADO da Jardineira das Hortênsias

Site oficial: http://www.jardineiradashortensias.com.br/programacao

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d4293899-Reviews-Jardineira_das_Hortensias-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Tem duração de cerca de 1h45min e faz um city tour em gramado, em um ônibus (chamado jardineira) bem bonitinho. Custa 20 reais por pessoa. Os horários estão no link. A jardineira passa em frente aos principais pontos turísticos (Lago Negro, Pórtico, Praça das Etnias, Lago Joaquim Rita Bier, Palácio dos Festivais), explica a razão da arquitetura, dá uma volta nos bairros de gramado, inclusive os mais humildes, o guia vai explicando tudo e ainda dá dicas de locais (por exemplo, onde tem bancos, onde comer mais barato, onde tem supermercado...). Faz uma parada de 10 minutos em um dos famosos pórtico de Gramado e 30 minutos no lago negro (dá tempo de dar uma volta de pedalinho OU fazer uma caminhada ao redor do lago), tempo suficiente para tirar algumas fotos (embora eu ache que o lago vale a pena ir ao LAGO NEGRO depois com mais tempo, para andar de pedalinho E dar uma volta no lago). Achei um passeio que vale a pena, especialmente logo que se chega em Gramado, para conhecer mais da história da cidade, personagens e monumentos. Acho que isso torna a experiência mais interessante acredito. Entretanto, quem quiser há também o City Tour Gramado e Canela, que geralmente é feito a 60 reais por pessoa.

A agência Jardineira das Hortensias faz outros passeios, mas sempre pesquise antes de fechar para tentar pagar mais barato. Um que por eles é mais em conta que é o passaporte das 5 atrações da rede DREAMLAND (Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, Harley Moto Show, Super Carros e Hollywood Dream Car), que sai a 99 reais por pessoa. Já o Noite Gaúcha deles é 155 por pessoa e na Je Hoffman (agência que atende ao Hotel Zermatt) é 130 por pessoa. Daí a importância de pesquisar bastante, ok?

Após o passeio, ficamos no centro caminhando e fomos comprar chocolate na FLORYBAL.

Voltamos para o Hotel Zermatt para nos arrumarmos para a NOITE GAÚCHA, que é um jantar com show no Restaurante GARFO E BOMBACHA. Ocorrem nas noites de terça, quinta e sábado Site oficial: http://www.garfoebombacha.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g775227-d2236095-Reviews-Garfo_e_Bombacha-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: 130 reais por pessoa (agência JE HOFFMANN)

Chegamos na churrascaria GARFO E BOMBACHA, que fica no caminho para Nova Petrópolis, onde somos recepcionados com uma degustação de 2 vinhos. Após, um gaúcho vestido a caráter dá as boas vindas e oferece chimarrão, em uma sala cheia de cabeças de animais. Em seguida, é possível tomar uma das 14 cachaças disponíveis. Após, vamos pra mesa e já podemos nos servir. Em pouco tempo se inicia o show que vai até as 23 horas. Bem bacana o show, o público é convidado para dançar (nós fomos!) e a comida é farta e excelente. Consumi 2 águas (10 reais). Lembrando que as bebidas NÃO são inclusas.

Gastos do dia: 220 reais do Tour Raízes Coloniais

40 reais do Panorâmico em Gramado na Jardineira das Hortênsias

20 reais no pedalinho do Lago Negro

270 reais da Noite Gaúcha no Garfo e Bombacha

Total do dia: 540 reais

 

Dia 3/6 (sexta feira)

Hoje acabamos acordando mais tarde e comprei, na agência Jardineira das Hortênsias (já falei dessa agência), o passeio do BUS TOUR.

http://www.bustour.com.br/

 

Comprei na mesma agência o passaporte para 5 atrações da DREALAND, por 99 reais por pessoa (tem local que vende a 140 e se for comprar individualmente vai gastar 200 reais)

http://www.jardineiradashortensias.com.br/atividades/passaporte-dreams-com-5-museus/

(no site da agência tava 110, mas lá no local – na própria agência JARDINEIRA DAS HORTÊNSIAS), dá pra comprar a 99 reais, como já falei).

 

Em relação ao BUS TOUR:

Em resumo é o seguinte: vários ônibus passam em locais turísticos pré determinados em certos horários. Você pode descer onde quiser e subir onde quiser, no período de um dia (dá pra comprar o passaporte de mais de um dia se quiser). Custa 59 reais por pessoa e os ônibus passam a cada 45 minutos no local. Ou seja, dá pra descer em um local, dar uma conferida e depois pegar o ônibus para ir a outro local. É uma forma interessante de se locomover e pra quem não quiser alugar carro e ter certa liberdade, sem se preocupar em procurar os caminhos (embora não seja difícil, tudo é bem sinalizado!), estacionar e colocar gasolina. Mas avaliando agora, já posteriormente à viagem, considero que teria sido bem melhor e mais barato ter alugado um carro. Inclusive estou recomendando isso a quem me pergunta. Mas já era, toca o barco! Pegamos o ônibus já umas 10 horas (tarde demais! Era pra ter acordado cedo e pego o primeiro!) e descemos no MUNDO A VAPOR.

Site oficial: http://www.mundoavapor.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775227-d2040504-Reviews-Mundo_a_Vapor-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: 25 reais por pessoa

SUPER LEGAL pra quem gosta de ver o funcionamento de máquinas. Vários maquinários em miniatura (fábrica de papel, madeireira, olaria, pedreira, etc). Tem ainda um espaço com ferramentas antigas que dá pra tirar umas fotos bacanas. São oferecidas “fotos antigas”, que são fotos com efeito preto e branco e amarelado, com roupas de época e poses. É interessante, mas não fizemos, achei muito caro. A mais barata (tamanho de porta retrato) custa 39 reais por foto (perto do lago negro tinha local cobrando 15 reais). Tem ainda um trenzinho que podemos entrar para dar uma volta de 3 minutos. Nada demais, mas já que a pessoa tá lá, tem que aproveitar, hehe.

Pegamos o ônibus e seguimos para Canela, onde chegamos por volta de 12 horas, em frente a CATEDRAL DE PEDRA.

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775227-d2048312-Reviews-Catedral_de_Pedra-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

 

Um belíssima igreja, tanto por dentro como por fora (ainda pretendo ir à noite, dizem que é muito bonito). Em frente à Catedral tem ainda uma famosa pizzaria temática chamada TOCA DA BRUXA que pretendo ir.

Fomos almoçar (conseguimos ir em um super barato, de 15 reais. Comida razoável, mas não tinha grelhados) e depois pegamos o ônibus e descemos na TERRA MÁGICA FLORYBAL

Site oficial: http://www.parqueterramagicaflorybal.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775227-d3588318-Reviews-Parque_Terra_Magica_Florybal-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: 50 reais por pessoa

Tem ainda umas atrações lá dentro que são pagas à parte (cinema 7D, etc). O parque tem várias estátuas, de índios, dinossauros, animais selvagens, homens de pedra, figuras religiosas, tem o vale dos mistérios que é cheio de escultura de vampiros, vai passar pelo menos 1 hora e meia lá dentro, se quiser ver tudo e tirar fotos. Achei bacaninha... mas minha mulher amou, rs.

Ao lado dele tem o VALE DOS DINOSSAUROS, mas resolvemos não ir hoje e deixar pra outro dia.

Em seguida, pegamos o ônibus e fomos para os BONDINHOS AÉREOS do PARQUE DO CARACOL. Custa 39 reais por pessoa (mas dá pra ir no PARQUE DO CARACOL – entrada 12 reais por pessoa - e ir no mirante, mais barato. Só fui nesse porque tava afim de andar de bondinho).

Site oficial: http://www.parquedocaracol.com.br/atrativos

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775227-d2389002-Reviews-Bondinhos_Aereos_Parques_da_Serra-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Passamos pouquíssimo tempo (pois queria tentar ver mais coisas no dia e dependia do ônibus), a vista do parque e da cachoeira é espetacular! Não dá pra deixar de ver essa cascata (seja pelo bondinho ou no mirante). Vá com tempo, a paisagem, repito, é linda! Infelizmente não deu tempo de fazer nenhuma trilha... Nesse passeio pegamos o mesmo bondinho que um casal de mineiros, o Patrick e a Dani e fizemos amizade, de modo que depois marcamos de ir no TEMPLO BUDISTA juntos no domingo.

Em seguida ônibus de novo e como o tempo estava corrido, fomos no

HARLEY MOTO SHOW

Falarei detalhes do HARLEY no fim do relato, dia 7/6.

Finalmente, pegamos o último ônibus do dia e chegamos no centro de gramado às 18 horas. Peguei um táxi para o hotel (12 reais).

As 19:45 passaram no hotel para nos levar à NOITE ALEMÃ (110 por pessoa). Trata-se de um jantar com comida alemã, churrasco e café colonial. A animação fica por conta de uma banca que canta músicas em alemão e português, vestidos a caráter, dançarinos (que inclusive chamam o público para dançar). Em certo momento rolam uns jogos em que quem ganhar recebe 1 chopp ou refrigerante de brinde (por exemplo, a dupla que serrar um pedaço de madeira mais rápido, quem tomar um chopp mais rápido e quem conseguir afundar um prego na madeira com menos marteladas, que é bem divertido). Tem ainda umas roupas alemãs para quem quiser vestir e tirar fotos. Eu gostei, mas achei a noite gaúcha bem melhor. Uma coisa bacana desse passeio foi que fizemos amizade com um casal de paulistas, o San e a Adriana.

Gastos do dia:

BUS TOUR: 118 reais (59 por pessoa)

MUNDO A VAPOR: 50 reais (25 por pessoa)

ALMOÇO EM CANELA: 30 reais (15 por pessoa, sem bebida, pois eu levei água e suco de uva, hehe)

TERRA MAGICA FLORYBAL: 100 reais (50 por pessoa)

BONDINHOS AÉREOS DO PARQUE DO CARACOL: 72 reais pros dois (era pra ser 78, mas deram um desconto acho que porque estávamos no BUS TOUR)

PASSAPORTE DOS 5 MUSEUS: 198 reais (99 por pessoa).

TÁXI DO CENTRO DE GRAMADO AO HOTEL: 12 reais

NOITE ALEMÃ: 220 reais (110 por pessoa). Mais 2 Chopps e 1 água: 25 reais

TOTAL DO DIA: 835 reais

 

Dia 4/6 (sábado)

 

Hoje foi dia de aventura, contato com a natureza, trilhas e caminhadas! Dia de conhecer o PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA: CANYON ITAIMBEZINHO

Site oficial: http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303530-d2039500-Reviews-Itaimbezinho_Canyon-State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Valor do passeio: 125 reais por pessoa, conseguidos na recepção do Zermatt, que tem parceria com a Agência Je Hoffman (se tiver mais gente dão desconto. Por exemplo, 3 pessoas faziam a 100 reais.)

O passeio ao Parque é feito a partir da entrada em Cambará do Sul/RS, cidade a 112 km de Gramado/RS. Minha mulher teve um problema de garganta e achou melhor não ir. As outras pessoas que marcaram de ir também não foram, de forma que fui sozinho com o guia (acabei ficando no “prejuízo” dos 125 reais da esposa que não foi, ou seja, já tinha pago 250 e assim ficou. Nem reclamei porque é meio longe, mais de 120 km e o cara tinha que colocar gasolina no carro, pagar pedágio, etc). O bacana de ter ido sozinho foi que o Leandro é uma pessoa super bacana, gosta de conversar (tomamos até um chopp à noite) e gosta de tirar fotos e dar dicas de locais bacanas para tirar! Parecíamos dois turistas! O trajeto até lá já é muito bonito, cheio de belas planícies, pinheiros, araucárias, etc. No caminho tem também um pórtico “Bem vindo a Cambará do Sul” que vale a pena parar e tirar uma foto. Chegando no parque do canyon, tem duas trilhas, que levam a partes distintas do vale. A trilha do cotovelo, bem plana, de 6 km (3km pra ir e volta pela mesma trilha) e a trilha do vértice, que tem umas escadas e subidas, de 1,5 km. Recomendo que sejam feitas as duas, pois você pagou um preço alto, percorreu mais de 100 km, pegou uma estrada de chão ruim.... tem que aproveitar, hehe. Entretanto, a trilha do vértice, de 1,5km oferece uma visão mais próxima de uma linda cachoeira. Como eu sou fã desse turismo mais aventureiro, eu ADOREI o passeio. Da próxima vez que vier, pretendo ir ao outro Canyon da região, chamado Fortaleza. Enquanto escrevia esse relato descobri que tem outra trilha, com entrada pelo município de Praia Grande/SC, mas aí já é bem mais longe (mais de 200km de Gramado/RS até Praia Grande/SC).

Na volta, demos uma passada em São Francisco de Paula para lanchar, que tem o LAGO SÃO BERNARDO, que achei MUITO BONITO (tão bonito quanto o LAGO NEGRO, na minha opinião, embora sejam belezas um pouco diferentes)

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775211-d6440619-Reviews-Lago_Sao_Bernardo-Sao_Francisco_de_Paula_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Fui para o Hotel e esperei um pouco até chegar próximo das 19 horas, quando saímos para ver o espetáculo KORVATUNTURI

Site oficial: http://www.korvatunturi.com.br/#!programacao/al4qx

Avaliações no TRIP ADVISOR: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d3826137-Reviews-Espetaculo_Korvatunturi-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: 90 reais por pessoa (valor mais barato. Mas tem até de 120). A diferença é que os mais caros a pessoa fica mais na frente, mas como o local é relativamente pequeno, pegar o mais barato não vai te fazer ficar muito distante do palco. Não acho que compense pegar o mais caro.

O espetáculo é visualmente muito bonito, com acrobacias, danças, músicas, personagens marcantes e uma história de amizade e da importância de se fazer o bem. Ao final os personagens ficam na frente do palco e as pessoas podem tirar fotos com eles (durante o espetáculo é proibido fotografar). Minha esposa adorou e eu achei bom.

Depois fomos no bar SR WILSON (a uns 30 metros do KORVATUNTURI, na própria Rua São Pedro do mesmo lado da rua)

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303536-d8235416-Reviews-Boteco_Sr_Wilson-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

e encontrei o Leandro lá e tomamos um chopp e comemos um petisco. Bom bonito e, pra gramado, achei barato. Cada chopp de 500 ml 8 reais, e pedimos um petisco que vinha batata frita, coração de galinha, frango, carne de gado, linguiça, farofa e moro tártaro por 59 reais. Serve bem 4 pessoas. Nossa parte deu 46 reais.

 

Gastos do dia: 250 Reais – Passeio ao Canyon Itambezinho

21 reais – Entrada no Canyon (8 reais por pessoa + 5 reais do veículo)

180 reais – KORVATUNTURI

46 reais – Chopp e petisco no bar SR WILSON

Total do dia: 497 reais

 

Dia 5/6 (domingo)

Hoje era o esperado dia do TEMPLO BUDISTA TIBETANO

Templo budista em Três Coroas

site oficial: http://kl.chagdud.org/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g675031-d2341917-Reviews-Buddhist_Temple_Chagdud_Gonpa_Khadro_Ling-Tres_Coroas_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: gratuito

O templo budista fica em uma cidade chamada Três Coroas/RS, pertinho de Gramado/RS. Do centro de Gramado para lá dá uns 35 minutos, rapidinho chega! Confira os horários no site, pois se chegar antes (chegamos 8:30) de abrirem os portões vai ficar do lado de fora esperando. Dia de domingo acontece uma meditação às 9h (duração de 30 minutos e aberta ao público).

Nós fomos com o Patrick e a Dani, casal de mineiros que conhecemos no bondinho (eles tinham alugado um carro e ajudamos na gasolina. Foi difícil fazê-los aceitar mas consegui :-D), mas para chegar existem várias formas: os passeios (cobram uns 80 reais por pessoa), você pode ir da Rodoviária de Gramado até a Rodoviária de Três Coroas (consulte os valores e horários no site da CITRAL. Mas é baratinho acho que uns 6 reais a passagem) e da rodoviária pegar um táxi até o templo e pedir para o motorista esperar (além, claro, de poder ir de carro particular). Eu li uns relatos de 2013 que os taxistas cobravam 35 reais. Deve ter aumentado, mas como são somente 7 km da rodoviária, não deve ficar muito caro.

Quando chegamos é interessante assistir a um vídeo explicativo (cerca de 10 minutos) para entender a história do templo e o significado de alguns monumentos.

Quem quiser se adiantar e ver o vídeo, está aqui o link:

É um belíssimo lugar, tem um templo (onde não pode tirar fotos dentro) onde acontecem as meditações (e com uns papéis que contam resumidamente a história do Buda), estátuas de Buda, fontes e outros monumentos, bem bacanas. Reserve no mínimo 1 hora para apreciar. Nós passamos quase duas, é muito bonito e tem tantos detalhes e cores... e ainda brinquei um pouco com um dos vários cachorros que tem lá (são pequenos, andam soltos e bem mansos). Quem quiser pode fazer doações e tem uma loja também. Gostei MUITO desse lugar.

Na volta para Gramado, passamos pelo PÓRTICO DE GRAMADO (Via Taquara)

Custo: gratuito

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2341881-Reviews-Portico_via_Taquara-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

O pórtico nada mais é que um “portal” com o famoso “Bem vindo a Gramado”. A cidade tem outro pórtico (via Nova Petrópolis, que havíamos visto durante o passeio da Jardineira das Hortênsias) mas neste que paramos o jardim estava mais bonito.

Vale a pena parar e tirar boas fotos, o pórtico é muito bonito e tem belas flores!

 

Em seguida paramos no LE JARDIM PARQUE DA LAVANDA

Site oficial: http://lavandas.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d3876812-Reviews-Le_Jardin_Parque_de_Lavanda-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Custo: gratuito

Sugeri ao casal irmos na atração acima e fomos. A entrada é gratuita. Trata-se de um belo jardim que vários tipos de flores e também tem umas estufas com plantas. É bem bonito para apreciar e tirar fotos. Tem ainda uma lojinha e nela comprei uma placa com uma mensagem motivacional para colocar no escritório (39 reais). Só não vi foi quase nenhuma lavanda, rs. Acho que não estava na época.

 

Já era quase 13 horas e fomos almoçar no restaurante AQUECEE.

Custo: Prato A La Minuta 15,90 por pessoa (carne de panela ou frango). Já outras carnes é 19,90.

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303536-d6622301-Reviews-Aquece_bar_e_lancheria-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Pedi um frango e vem 2 pedaços bem grandes, arroz, batata frita, alface, tomate e feijão preto. Bem fato! Tava uma beleza!

 

Em seguida fomos para a ALDEIA DO PAPAI NOEL

Custo: 25 reais por pessoa

Site oficial: http://www.papainoel.com/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2048483-Reviews-Aldeia_do_Papai_Noel-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

É um parquinho com várias coisas relacionadas ao natal. Soldadinhos, estátuas do Papai Noel, estátuas de boneco de neve, trenós, uma fonte com estátua do papai noel e renas, tem uma casa toda decorada (e um Papai Noel de verdade!), tem uns trens que fazem passeios de alguns minutos (valores pagos à parte), renas (de verdade! Nunca tinha visto!), dois cachorros São Bernardo (enormes! Um deles pesa mais de 70 kg, rs). Tem ainda um mirante que oferece a melhor vista da cidade (sem brincadeira, é sério) para o Vale do Quilombo. Tem um binóculo fixo bem potente que dá até pra ver os bois pastando nas fazendas do vale (dá também pra ver a Torre do relógio da Igreja de Canela!!). Detalhe: como se situa no alto, lá na Aldeia é mais frio, devido ao vento. E como não poderia deixar de ser, tem uma loja estrategicamente situada na saída, hehe. Achei bem bacana a ALDEIA. Em seguida, retornamos para o hotel.

Combinamos com o San e a Adriana, casal de paulistas, gente boa demais, que conhecemos na Noite Alemã, de irmos na TOCA DA BRUXA, uma pizzaria temática em Canela (fica em frente à Catedral de Pedra)

TOCA DA BRUXA:

Site oficial: http://www.tocadabruxa.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g775227-d3815694-Reviews-Toca_da_Bruxa_Pizzaria_Tematica-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

A pizzaria é muito bonita, toda temática. As lâmpadas ficam dentro de abóboras de Dia das Bruxas, tem o “Cemitério dos Mortos de Fome”, onde cada cadeira tem o formato de um caixão, tem bruxas, caveiras, etc. Tem ainda um espaço com brinquedos para crianças e um lugar onde as crianças podem mexer na massa das pizzas (acompanhadas por uma pessoa da loja). INFELIZMENTE eu havia tirado o cartão de memória da câmera e esqueci de recolocar!! Fiquei muito triste pois a pizzaria é show de bola! Vai ficar apenas na lembrança, rs.

Tem rodízio (não sei dizer o valor) e à La Carte. Os preços e tamanhos das pizzas: 70, 80 e 90 reais (pequena, média e grande). Pedimos uma grande de Picanha com mussarela, frango com catupiry e costela com alguma coisa que não lembro mais, rs. A pizza não demorou (talvez porque estávamos entretidos na conversa) e achei bem gostosa.

Gasto:

56 reais – dinheiro que passei para o casal que nos levou ao Templo (os 6 reais foram do pedágio na ida)

50 reais – Aldeia do Papai Noel

32 reais – almoço no AQUECEE

67 reais – pizzaria TOCA DA BRUXA

Total do dia: 205 reais

 

Dia 6/6 (segunda-feira)

Última noite em Gramado... já estou com vontade de voltar, rs. Mas vamos lá!

Hoje foi dia de conhecer o SNOWLAND (Terra da Neve)

Custo: de 109 a 139 reais para adulto (havíamos comprado pelo Peixe Urbano por 79 reais)

Site oficial: https://www.snowland.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d4559087-Reviews-Snowland-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Tínhamos contratado o transfer para o Snowland (por 30 reais por pessoa) com a agência JE HOFFMANN. O motorista pegou nós e outro casal às 9 horas, e chegamos no Snowland às 9:20 aproximadamente. Detalhe: o parque abriu somente às 10 e lá fora estava friiiiiio. Isso não foi legal!

Depois de entrarmos e cumpridas as formalidades (entregar voucher, pegar pulseira, etc), fomos direto ao Simulador de Esqui, que dura 6 minutos e é beeem legal! Em seguida, fomos patinar. É bom tirar o casaco, pois a patinação faz você sentir calor e transpirar. Minha esposa ficou apenas segurando na grade que tem ao redor da pista, kkkk. Eu tentei me arriscar e até dei uma patinada bem feia, mas levei umas 8 quedas, rs. Teve uma garota que saiu de cadeira de rodas (não sei se torceu o pé), então tem que tomar cuidado. Achei bem legal TENTAR patinar.

Em seguida (já era meio dia) pegamos uma água (4 reais) e um chocolate quente (12 reais). Achei que fosse mais caro. Enfim, depois fomos para a Montanha de Neve. É possível passar o tempo que quiser na Montanha, mas depois que sai não pode retornar (pra Montanha). Lá dentro faz um frio de -10 graus (achei o máximo sair de 40 graus para -10, hehe). Mas nos dão roupas, luvas e botas especiais para usar. As atrações podem ser usadas o tanto de tempo que quiser .

Na Montanha, já inclusos no ingresso tem uma espécie de bóia que se senta nela e desliza, bem legal (podia ser melhor, a pista mais longa, mais adrenalina... mas é legal! Desci umas 5 vezes), uns carros de bate bate (não fomos), um espetáculo “Flokus, em busca da neve” que não fomos (mas o casal de mineiros disse que nem é muito legal), a Casa do Yeti (um “homem das cavernas” que se mexe e você pode tirar uma foto paga. É beeeem fraquinho, ainda mais considerando que pegamos uma fila de uns 15 minutos). Além disso, tem a pista de Esqui e Snowboarding (pagos à parte. Pode pagar a aula por 130 reais OU apenas o aluguel dos equipamentos por 60 reais). Eu não fui. Finalmente, tem a própria “neve” (pra mim pareceu aqueles gelos do congelador daquelas geladeiras que NÃO são frost free, rs). É legal, dá pra brincar de jogar na outra pessoa, fazer bola de neve, se jogar no chão... como eu tava com 2 camisas, 1 casaco, 2 meias, 2 luvas eu só senti frio no rosto (engraçado a sensação de congelamento, rs). Saímos da Montanha de Neve, depois fomos de novo no Simulador de Esqui. Em, seguida tiramos uma foto lembrança com o tema Escavação Arqueológica. Custa 15 reais por foto. A fotógrafa tira em várias poses e aí depois a pessoa escolhe a(s) que quer levar. Achei a ideia bacana e o preço bom e levei uma

https://www.snowland.com.br/atracao/escavacao-arqueologica/

 

Na saída do Snowland tem a tradicional loja e acabamos comprando um ingresso para o Mundo de Chocolate, por 30 reais (para o casal). Já eram cerca de 16 horas. Como no Snowland não pega celular (e fora dele meu TIM também não pegou), o próprio setor comercial do parque ligou para a agência, para pedir que o motorista viesse nos pegar. Como não conseguimos contato com nenhum dos 4 telefones da agência, liguei para o Hotel Zermatt e eles ficaram de entrar em contato com alguém da agência. Por coincidência, logo que saímos o outro casal também saiu e ficamos aguardando o carro chegar (foi até rápido).

Ficamos pelo centro, demos uma volta e comemos um Subway (já era quase 17 horas). Decidimos não almoçar porque já tínhamos marcado com o casal mineiro (Patrick e Dani) e o casal paulista (San e Adriana) de nos encontramos no restaurante MESTRE CUCA MIX GOURMET às 20 horas. Ficamos caminhando pelo centro, comprei uns chaveiros pra levar de lembrança e fomos na Praça do Moinho (na verdade é apenas um Moinho, aquela casinha com o “cata vento”) tirar uma foto. Passamos no supermercado NACIONAL para comprar uma água e outros itens.

Depois fomos no MUNDO DE CHOCOLATE LUGANO (fica aberto até As 20h)

Custo: paguei 30 reais para o casal comprando na Snowland. Mas parece que o ingresso é 28 reais por pessoa.

Avaliação no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d7962695-Reviews-Mundo_de_Chocolate-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Trata-se de várias esculturas e objetos feitos todos de chocolate maciço. No início tem uma explicação de como foi criada a marca LUGANO. São umas 6 salas (a última, que tem a Torre Eiffel, Pisa, barco em Veneza, cabine telefônica inglesa, etc não pode ser fotografada, apenas pelo profissional de lá. 1 foto 15 reais. 3 fotos, 35 reais). Nas salas que podem ser fotografadas tem o Cristo Redentor, uma esfinge egípcia, o deus egípcio Anúbis, parte da muralha da china, um dragão chinês, etc. Em vários objetos tem a explicação (peso, modo de fabricação, quantidade de horas de trabalho, etc). Por exemplo, a Torre Eiffel tem 4,22m de altura e salvo engano 400kg de chocolate. Ele não derrete devido à manutenção da temperatura entre 16 e 20 graus (inclusive lá tem um gerador de energia).

Ao final do passeio, tem degustação de chocolate (à vontade!) e chocolate derretido no copo.

É um passeio curto, mas acho que vale a pena.

No final desse passeio ficamos conversando com um casal que eu me ofereci no começo pra tirar fotos deles. Eles tinham chegado ontem e aí demos umas dicas de passeio. Pessoal bem agradável, Glauciene e Silas, chamamos eles para irem conosco ao restaurante que tínhamos marcado de ir às 20 horas. Entramos no carro deles e fomos pra lá! No caminho descobri que o cara trabalha no mesmo órgão que eu e mesmo cargo (mas em outro estado), que coincidência incrível!

 

MESTRE CUCA MIX GOURMET

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303536-d2342182-Reviews-Mestre_Cuca-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Ambiente aquecido e bonito. Vale a pena a Sopa no Pão e os Beirutes com Torta Alemã. Compramos em compra coletiva (http://www.laiguana.com.br/index.php). A comida é boa e bem servida e todo mundo disse que gostou. O preço comprando na compra coletiva é acessível (39 reais 2 beitures com 2 tortas alemãs ou 2 sopas no pão saem por 39 reais). A cerveja é carinha (uma Heineken de 600ml 14,50!) Acabamos conversando bastante, os 8 e fomos os últimos a sair do restaurante, rs. Foi MUITO legal! E deixamos pré-marcado o passeio aos museus com o casal de paulistas para fazer na manhã do dia seguinte.

 

Gastos do dia:

SNOWLAND: 189 reais (158 da entrada + 15 da foto + 4 da água + 12 do chocolate quente)

TRANSPORTE PARA O SNOWLAND: 60 reais

SUBWAY: 22,75 reais

MUSEU DE CHOCOLATE LUGANO: 30 reais

JANTAR NO MESTRE CUCA: cerca de 75 reais

Total do dia: 345,75

 

DIA 07/06 (terça-feira)

Último dia em Gramado.

Acordamos cedo, acertei o pagamento das diárias no Hotel e o casal de amigos paulistas passaram lá pra pegar a gente pra ir nas atrações da rede DREAMLAND. São 5 atrações. E caso eu esqueça de falar, já adianto que TODOS tem uma loja com souvernirs do local. Salvo engano para comprar de forma individual, custa 40 reais cada. É comum ver nos lugares vendendo a 140 reais o pacote com os 5. Entretanto, na agência Jardineira das Hortênsias, comprando no balcão sai a 99 reais (dei essa dica ao casal que foi conosco)!

O primeiro que fomos foi ao VALE DOS DINOSSAUROS

Site oficial: http://www.valedinossauros.com.br/c/canela/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g775227-d8051896-Reviews-Parque_Vale_Dos_Dinossauros-Canela_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Na entrada tem um grande portal, além de uma cerca escrito “Perigo! 100 mil volts” (que nem no filme Jurassik Park) e um Tiranossauro Rex ENORME. Tem um ônibus que pega os visitantes na entrada e faz um trajeto de 1 minutinho até o início das trilhas. São 2 trilhas, bem pequenas e nela tem os dinossauros. Vários deles se mexem e emitem sons. Tem ainda a descrição deles (vale a pena ler para conhecer). Todo mundo me dizia que era bem fraco então como eu fui com uma expectativa tão baixa eu até gostei, rs. Entretanto, não me surpreendi pois na minha cidade tinha tido recentemente uma exposição de dinossauros.

Em seguida foi a vez do MUSEU DE CERA

Site oficial: http://www.dreamland.com.br/c/gramado/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2341906-Reviews-Dreamland_Museu_de_Cera-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

O museu de cera são vários espaços com várias estátuas de personalidades. Uns bem feitos, outros nem tanto. Tem o Don Corleone, Michael Corleone, Snoopy Dog (muito bem feito), Indiana Jones, Máskara (bem feito), Chapolin (horrível), Messi, Mike Tyson, Dilma, Obama, etc.

Tem um cenário do navio do Jack Sparrow que você tira umas fotos, além do Salão Oval da Casa Branca, que também somos convidados a tirar umas fotos. Próximo do final do passeio você pode ver as que foram tiradas e se quiser imprimir. As ideias das fotos são boas (por exemplo, no Salão Oval, atendendo o telefone e com os pés na mesa do presidente, sendo que ao fundo tem o Obama, Putin, etc), o preço é razoável (20 reais uma, 3 por 45), mas optei por não levar (nem quis ver a foto pra não ficar com vontade, rs).

No mesmo prédio, mas no subsolo, do MUSEU DE CERA, tem o HARLEY MOTO SHOW

Site official: http://www.harleymotorshow.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2341894-Reviews-Harley_Motor_Show-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

(fica ao lado do Museu de Cera. Já tínhamos ido outro dia e portanto ficamos olhando umas lojas enquanto o Sane a Adriana conheciam), é um bar temático que tem algo em torno de 15 motos. Muito bonito o bar e as motos são um show à parte! Dá pra fazer uma foto paga em cima de uma das motos, tendo como fundo o Grand Canyon. Não deixe de ir ao banheiro ver as torneiras de lavar as mãos. É um detalhe interessante.

Depois, fomos ao SUPER CARROS

Site oficial: http://www.supercarros.cc/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d4003956-Reviews-Super_Carros-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Na entrada, tem um Transformer (o protagonista Optimus Prime gigante que é ótimo pra tirar fotos). Dentro, vários “carrões”. Ferraris, Lamborguini, Mustang, etc. Dá até para dirigir um dos carros, em trajetos de 8 ou 15 km (os valores variam de 190 a 1090 reais). Tem ainda uns simuladores de fórmula 1, outros jogos que valem brindes, loja, etc.

Para terminar, fomos ao HOLLYWOOD DREAM CAR

Site oficial (no dia que escrevi o relato estava em manutenção): http://www.hollywooddreamcars.com.br/

Avaliações no Trip Advisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303536-d2341902-Reviews-Hollywood_Dream_Cars-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

 

Pra mim das 5 atrações essa foi a melhor (e olha que não sou aficionado por carros). É a exposição de vários carros antigos, enormes. Mustangs, Cadillacs, Lincoln... carros lindíssimos de encher os olhos. Tem um todo cor de rosa que chama bastante a atenção, bem bonito. Tem algumas poucas motos também.

Terminamos e fomos almoçar no ÁGUIA LANCHES (fica na Rua São Pedro, que é a rua popular da cidade)

Avaliações no Trip Advisor:

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303536-d4572671-Reviews-Aguia_Lanches-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Pedimos o tradicional “A La Minuta” de filé de frango que acompanhava arroz branco, feijão preto, batata frita e salada. Bastante comida (e gostosa) a 15,90 por pessoa. É um bom lugar pra se economizar no almoço para poder sobrar dinheiro para as outras coisas.

Depois disso, ficamos andando pelas ruas, comprei uns chaveiros, compramos uma faca que um amigo tinha pedido para eu comprar e fomos para a rodoviária pegar o ônibus para Porto Alegre. A passagem para os 2 saiu 76 reais. Tínhamos deixado as malas no guarda volume pela manhã (eles cobram 5 reais por volume) e as pegamos de volta.

 

Gastos do dia (em Gramado):

HOTEL ZERMATT: 1043 reais. 1029 (7 diárias) + 14 (turismo sustentável, 2 reais ao dia)

ALMOÇO NO ÁGUIA LANCHES: 32 reais

GUARDA VOLUME NA RODOVIÁRIA: 10 reais (2 volume)

PASSAGEM PARA PORTO ALEGRE: 76 reais

Total do dia em Gramado: 1161 reais

 

TOTAL APROXIMADO GASTO EM GRAMADO (sem contar as passagens aéreas, lembranças pra família e incluindo hotel): 4289 reais.

 

Depois posto o relato de 3 dias em Porto Alegre.

É isso aí espero que tenham gostado e aproveitem alguma coisa. Qualquer dúvida pode perguntar que eu respondo se souber. Abraço e boa viagem a todos!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...