Ir para conteúdo

Estrada Real a pé - Perguntas e Respostas - 2013 a 2015


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Para aquelas pessoas que, porventura estejam planejando fazer a estrada real caminho velho, um aviso :

 

O Roberto que recebe caminhantes em sua chacara, entre Carrancas e Cruzilia, estava com um problema de saúde.

Então, confirme com ele se pode atender no período que forem fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Casal100, acabo de fazer a Estrada Real (Diamantes, Sabarabuçu e Caminho Antigo) e os relatos e dicas de vocês ajudaram tremendamente no meu planejamento. Deixo aqui os meus agradecimentos. Vou preparar um relato breve aqui pro Mochileiros, mas por enquanto minha experiência está no blog, www.longadistancia.com.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

JEFFSANTOS:

 

Li o seu relato de viagem, uma coisa me chamou atenção : as duras críticas que um ciclista fez com relação a hospedagem na casa do Roberto próximo a Traituba.

Um deles,  inclusive relatou que passou mal com a comida.

 

Concordo que o lugar é bem simples, inclusive enfatizei isso nos meu relatos(pois já dormimos lá 3 noites, em datas diferentes).

 

SOBRE A CASA DELE:

É o único lugar que temos para dormir entre Carrancas e Cruzilia.

Quanto fiz a primeira vez não tínhamos nenhuma informação sobre como era a hospedagem. Fizemos a reserva na casa do irmão dele.

Quando chegamos sentimos que o lugar era bem simples,  mas consideramos que ali não é uma pousada mas uma casa de UM TRABALHADOR RURAL, que acorda 4 horas da manhã para ordenhar as vacas, dar ração,  cuidar dos porcos, galinhas, das cercas. ..fazer a comida dele, lavar as roupas. .....TUDO SOZINHO!

E considere que esse senhor já tem quase 70 anos de idade e vive só.

 

Quando eu tive o bom senso de considerar tudo isso, fiquei é muito agradecido dele ter me recebido na casa dele e me tratado super  bem.

 

SOBRE O CICLISTA PASSAR MAL COM A COMIDA DELE:

Minha esposa e eu comemos muito  (da última vez comi 3 pratadas de galinhada duma vez e ela também ), das outras vezes também,  e  pode acreditar não sentimos nada.

 

Acho o seguinte: o Senhor está ali para dar um teto para quem não tem um lugar para dormir, se esforça para agradar. A realidade do campo é dura!

Considere, também,  que ele não recebe nem 10 pessoas por ANO!

Ele não está ali para ganhar dinheiro e sim para nós atender.

 

Sobre a diária de $70 que criticaram também, uma observação:

 

Fomos nós que sugerimos esse valor para ele cobrar dos futuros hóspedes(pois na primeira vez queria cobrar 50 por pessoa de nós, claro que não pagamos esse valor, mas muito mais, pois TEMOS QUE VALORIZAR ESSAS PESSOAS), sabe como calculei esse valor:

.considerei um dia de trabalho de um assalariado  (em torno de $900 Por mês dividi por 30)..sugeri a ele cobrar 40 reais por pessoa por dia.

Mais $30 do café  (simples mas eh muito longe da cidade) + a refeição  (essa pra falar a verdade tá é muito barata).

Aí no XAPURI em BH quanto deve tá valendo uma galinha caipira legítima,  creio mais de 100 pratas.

Abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caramba vcs bateram pesado!

 

"Quando o Paulo e o Adilson passaram por mim eu já tinha andado 15 km. Fizemos fotos (na verdade eles fizeram), gravamos vídeos, batemos um pouco mais de papo e o Paulo descreveu bem a experiência na casa do Roberto. “É o lugar mais sujo que eu já fiquei na vida”. E olha que os dois são aventureiros experientes, com anos de viagens, passeios, corridas, ultramaratonas, escaladas a dois dos sete cumes, e já ficaram em todo tipo de lugar. “Cara, você o teto? Aquele tanto de roupa suja dependurada, parece que nunca lava… A panela que ele fez o frango ele disse que deve ter 100 anos. Adilson disse que só que ele não a lava tem 50”. Adilson completa: “fui lavar um copo pra tomar a cachaça e quando passei a bucha ele ficou mais sujo que antes”. Mas foi Paulo quem teve o insight: “esse cara teve alguma grande decepção na vida. Profissional ou amorosa. Ele é estudado, culto, é simplesmente deixou tudo pra lá”. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Jeff,

 

Acabei de ler o seu ótimo relato de viagem!

 

Nele vc aborta sobre a travessia de rios, segundo seu relato, são meros regos d'água.

É verdade mesmo, desde que vc faça em períodos secos e sem chuvas.

 

Pra vc ter uma ideia, aquela pinguela depois de Lagoa Dourada foi levada pela forte correnteza, um dia antes de nossa passagem por lá. No outro dia tivemos que atravessar o rio com a água na cintura.

No dia anterior, baseado pela altura da pinguela, creio que a água subiu uns 2 metros, o que tornava impossível a travessia com tanta água.

fica o registro!

 

Se forem fazer o Caminho Real em períodos chuvosos, certifiquem se os riachos estão cheios, se tiverem procurem desviar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Opa. Só vi as respostas agora. Então, relatos são muito pessoais. A experiência minha ou dos ciclistas em Traituba foi bem diferente da de vocês. Nossas críticas pode ser duras, sim. Mas eu gostei da experiência, acredite. Só não voltaria a ficar lá. O objetivo é que fazer com que o serviço oferecido por ele melhore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Jeff,

 

Entendo seu descontentamento!

 

A questão é que não temos outro lugar para pernoite naquela localidade, e caminhar 70 kms entre Carrancas e Cruzilia é inviável.

Quando fui da primeira vez, me condicionei a dormir até naquela igreja que tem naquele povoado.

 

O problema que ele não tem apoio de ninguém, é um trabalhador rural que faz a caridade de receber quem não tem onde dormir.

Eu sou eternamente grato a ele por ter me dado a oportunidade de passar 3 ótimos dias na companhia dele. ISSO NÃO TEM PREÇO.

 

Já dormi em rodoviária, aeroporto, em barraca na neve, em rede na cidade perdida, quase morri no monte Roraima, então nós não servimos de comparação.

 

Sobre o preço, foi eu que sugeri a ele cobrar um valor um pouco maior, até para pagar o dia dele, e ajudá lo a amenizar o sofrimento.

Abs

 

Vc tem todo o direito de não dormir lá, claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Respondendo uma MP:

 

"irei fazer o trecho Ouro Preto --> Sto Antônio do Leite em 05/06/17 para uma experiência e irei solo, qual a opinião sobre fazer esse trecho solo? irei andar no máximo uns 20 km dia dentro das paradas para descanso (pouso, alimentação e afins)."

 

Resposta: você tem duas opções :

Uma pela estrada real, que tem uma grande parte em trilhas entre trevo de Ouro Preto e Glaura. Não são trilhas tão complicadas, mas precisa se informar se o mato não está tão alto. Fizemos essas trilhas 3 vezes e não tivemos problemas.

Vi alguns ciclistas e conheço alguns caminhantes que fizeram a estrada real sozinhos e não tiveram problemas.

 

Outro caminho é o CRER (tenho relato publicado aqui). É praticamente o mesmo caminho, mas seu trajeto não passa em trilha, somente em estrada de terra e asfalto.

 

Vá que é muito belo esse trecho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Estivemos ontem em Mariana e fomos até a região de Bento Rodrigues, distrito destruído pela lama do rompimento de uma represa em 2015.

Para aquelas pessoas que vão fazer a Estrada Real, precisa pedir autorização na defesa civil em Mariana para passar pelo trecho de Bento Rodrigues. O acesso está proibido e tem guarita com guardas para vigiar e cumprir as determinações. 

Obs.; o restaurante e a pousada de Camargo estão funcionando normalmente, tem que ligar antes para reservar hospedagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...