Ir para conteúdo

Como fugir das taxas do VTM (cartão de viagem) ???


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

Vou viajar para cape town e estou com dúvidas de como levar o dinheiro. Pensei em levar parte do dinheiro em espécie e parte no VTM. Porém as taxas do VTM são altas. Como não achei nenhuma casa de câmbio que recarregue direto em RAND, eu teria que recarregar em dólar e a conversão para RAND seria feita automaticamente durante a compra na África do Sul. Levando o cartão VTM com dólar pago 6,38% de IOF e mais 4% de spread para conversão do dólar em rand, ou seja 10,38% de taxa total. Não queria levar todo o dinheiro em espécie. Alguém tem alguma dica que possa me passar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Usar o seu cartão de crédito normal para as despesas maiores, você só pagará 6.38% de IOF e a variação cambial até o fechamento da fatura, que pode fazer o valor tanto subir ou baixar, vai depender da sua sorte.

 

Para as despesas do dia-a-dia, você pode usar o seu cartão de débito para sacar dinheiro em espécie nos caixas automáticos dos bancos locais, o dinheiro sai na hora da sua conta, pela taxa de câmbio do momento do saque, você paga 6.38% de IOF + a taxa de saque de cada banco, que varia de R$ 9.60 no Itau, até R$ 30 no BB e Santander, por isto é bo sacar quantias maiores, para diluir e custo do saque.

 

Fora isto, não tem muito o que fazer, qualquer opção que você escolha, como remessa internacional, abrir conta bancária lá, etc vai ter um monte de taxas e burocracia que não vão fazer a pena para uma viagem de curta duração. Agora se for ficar mais de 3 meses lá, pode começar a ser interessante fazer remessas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Levar reais mesmo.

 

O Real tem uma cotação horrível fora do Brasil, ele é muito desvalorizado, a desvalorização que vão lhe pagar pelos seus reais no exterior vai ser muito maior do que os 6.38% do IOF.

 

Se for levar alguma coisa em espécie, leve em Dólares ou Euros, que tem uma cotação menos ruim que o Real, mesmo pagando duas taxas de conversão.

 

O mais sábio é usar o cartão de crédito para as compras maiores e o cartão de de débito para sacar nos caixas automáticos moeda local direto da sua conta corrente Brasileira. Vai ter 6.38% de IOF, mas ainda será mais barato do que converter Reais para Rands, ou converter Reais para Dólares de depois Dólares para Rands.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...