Ir para conteúdo

África do Sul e Tanzânia - Fev/2014 - 17 dias


Posts Recomendados

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 8 meses depois...
  • Colaboradores

Olá Jú, muito bom relato! Me empolgaram ainda mais a realizar esta viagem..

 

Eu e dois amigos estamos pretendendo realizar um mochilão para a Africa do Sul por uns 20 dias entre a virada do ano e meados de Janeiro/16.

Vocês chegaram a ficar apenas em hotéis ou pegaram albergue por lá?

Pretendemos fazer Johanesburgo, Cape Town e depois até Porto Elizabeth passando pela Bloukrans River Bridge para o salto de bungee jump..

Vocês acharam mais fácil alugar um carro por lá para locomoção? Existe pedágios pelas estradas?

Outra coisa, vocês foram quase na mesma época do ano que queremos ir, como estava o clima por lá?

 

Parabéns pelo relato! Espero ter histórias parecidas com a de vocês!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Marco!!

 

Tudo bom?

Aii que delicia, aproveitem muito!!!

 

Nós só ficamos em hotéis, ainda mais pq não estavam muito caros.

 

Achamos melhor alugar carro do que estudar os outros meios de transporte ou buscar táxi.

Foi super divertido aprender a dirigir na mão inglesa!!

Não me lembro de ter visto pedágios não!! Mas não pegamos mta estrada, os techos mais longos fizemos de avião. Vcs vão de Cape Town para Johanes de carro? Se sim façam uma pesquisa mais aprofundada.

 

Sobre o clima, estava bem agradável, parecido com a temperatura daqui!!!

 

Se precisarem de mais alguma coisa é só chamar! Ótima viagem para vcs!!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Jú!

 

Haha, estamos empolgados e meio apreensivos sobre dirigir na mão inglesa. Mas como já descrito por você e outros posts do blog, acho que nos adaptaremos.

Você lembra mais ou menos quanto ficou a diária do aluguel do veículo?

 

Então, mudamos um pouco o roteiro. Vamos fazer Guarulhos - Cape Town (com escala em Joanesburgo), pois nos disseram que o ano novo em Cape Town é muito bom. Ai ficaremos uns 5 dias por lá, alugando o carro nos últimos dias e pegando a Green Route até Port Elizabeth (Eis uma pergunta também, não sei se foi o caso de vocês, mas sabe sobre a possibilidade de locação do veículo em uma cidade e deixar em outra?). De lá pegaremos um avião para Joanesburgo, e ficaríamos mais uns 3 dias.. Estávamos até pensando em nos hospedar no Kruger Park, mas ele ta quebrando nosso orçamento pra viagem. Aí estamos pensando em fazer algum safari em Port Elizabeth, vi que tem uns bacanas por lá..

 

Estamos ansiosos com a viagem! Farei um relato mais aprofundado posteriormente.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá pessoal!! ::hahaha::

 

Esse é o relato da minha viagem para África do Sul e Tanzânia com o meu namorado Elton. Ficamos no total 17 dias viajando, de 16 de Fevereiro a 4 de Março de 2014.

A maioria das informações para realização da nossa viagem foram coletadas daqui do site do Mochileiros, então esse relato é uma singela forma de agradecimento e também contribuição para os demais viajantes.

 

 

16 de Fevereiro de 2014

 

Pegamos o vôo da South African Airways às 1:30 em Guarulhos com destino a Johanesburgo. Após 9h10m de vôo, chegamos em Johanesburgo e fizemos conexão para Cape Town. Após 2h de vôo chegamos, hora local em torno das 20h, isto é, 5h a mais que São Paulo.

Nos dirigimos à loja da Woodford para pegar o carro que havíamos alugado via internet, e a surpresa foi que o carro ainda não havia chegado. O rapaz do balcão não fez absolutamente nada com relação ao ocorrido, inclusive disse que o valor que havíamos pagado de sinal era o valor que a empresa Cartrawler cobra para reservar o carro, então a culpa era dessa segunda empresa que havia reservado mais carros do que realmente eles possuíam. Ficamos bem bravos, mas comemos um lanche na Steers (o Mc Donalds da África do Sul, tem em toda esquina) e quando voltamos o carro já estava lá.

 

No fim das contas, então, deu tudo certo, mas é preciso tomar cuidado com essa empresa. Podíamos ter ficado sem carro e ter nosso roteiro comprometido.

 

Alugamos um Almera automático, quesito importantíssimo quando se trata de mão inglesa. Para alugar carro na África do Sul também é necessário ter carteira internacional de habilitação. O Elton fez essa carteira aqui no Brasil, no Poupa Tempo, é só pagar a taxa e a mesma chega em 1 semana na sua casa via Correios.

Como passageira, digo que é sempre importante alertar o motorista que o carro não termina onde ele está acostumado... rs... O Elton se acostumou bem rápido, mas é sempre bom dar uma mãozinha para o motorista com relação às distâncias!

 

Nos hospedamos no Fountains Hotel, achamos o quarto bem limpinho e adequado, apesar do ar condicionado não dar conta do calor.

 

 

17 de Fevereiro de 2014

 

Acordamos cedo e fomos em direção a Cape Point. Dirigimos devagar (o Elton ainda estava se acostumando à mão inglesa) e o GPS nos levou direitinho ao local, apesar de as estradas serem bem sinalizadas. O dia estava bonito, mas infelizmente chegando ao local uma forte neblina tomou conta do parque. Tanto Cape Point quanto Cape of Good Hope estavam totalmente encobertos, infelizmente não pudemos ver a paisagem maravilhosa que esperávamos. Mas é fato que o lugar é maravilhoso e mesmo com neblina valeu a pena.

 

asset_1326473.jpg.a5b6f7ca7cfe9c82570a73c201f9290d.jpg6 Table Mountain from Waterfront.JPG[/attachment]

 

 

18 de Fevereiro de 2014

 

Para esse dia estava previsto o mergulho com os tubarões brancos. Porém todas as agências haviam cancelado o passeio devido ao mal tempo (vento). Fomos para o Waterfront e felizmente conseguimos adiantar o passeio a Robben Island que estava reservado para o dia seguinte!!

 

Enquanto aguardávamos a hora do nosso barco para a ilha, fomos até o Aquário, passeio que nem estava previsto no nosso roteiro, mas que foi bem bacana, recomendo!! Existe uma piscina enorme, com tubarão e tartaruga gigante e, para quem se interessar, um mergulho com cilindro dentro dessa piscina. Para quem fica do lado de fora, os vidros são gigantes, bem transparentes e temos a impressão de estar lá dentro também, bem legal!

 

598d9e08e34fb_GorePraia.jpg.3d09fbb50b0af3227e12cfd1eb7e4318.jpg12 White Shark.JPG[/attachment]

 

asset_1313864.jpg.e508af8f36a1fc02ca8768ff6f66efc9.jpg14 Lion Park - Cubs.JPG[/attachment]

 

21 de Fevereiro de 2014[/b]

 

Acordamos cedinho para pegar a estrada e estar às 6 da manhã em Sun City para nosso safári em lombo de elefante.

 

Esse passeio pode ser feito às 6 da manhã, 9 da manhã ou 4 da tarde.

 

Havíamos reservado e pago o passeio com a agência Gametrackers, chegando lá uma ranger super simpática já nos aguardava para irmos até a reserva. Após uns 15 minutos chegamos num lugar totalmente temático, fomos muito bem tratados e mais uma vez fizemos um passeio exclusivo. Para o próximo horário havia uma reserva de 11 pessoas. No nosso horário só tínhamos nós!

 

Ao chegar, os guias contam a história da família de elefantes, nos servem café e em seguida partem conosco para o safári. Escolhemos montar em elefantes diferentes para podermos tirar fotos um do outro e também para que mais de um elefante acompanhasse nosso safari. Porém nem uma coisa nem outra era realmente necessária. Com relação às fotos, além dos guias terem tirado fotos lindas com a nossa máquina, existe uma pessoa que te fotografa e filma durante todo o passeio. Bem comercialzão, mas não aguentamos e compramos o tal DVD. Quanto aos elefantes durante o safári, independente de quantos elefantes estão “tripulados”, a família toda passeia junta! O Elton montou num elefante enorme chamado Mana, logo atrás seguia a outra elefanta em que eu estava montada e para minha alegria, ela era mãe de um pequeno filhotinho que foi ao meu lado, seguindo a mãe, durante todo o passeio!! Atrás de mim estava um outro elefante “adolescente” e ainda um outro elefante grande fechando a fila.

 

767708-5995-it2.jpg.9172c4d17a8929ce8b5eff55427106f9.jpg23 Black leopard.JPG[/attachment]

 

Ilhama.jpg.56a6ec8288288ec13df5b5236af09a52.jpg26 Muvuca para visto Tanzania.JPG[/attachment]

 

O aeroporto de Dar também é bem diferente... Pegamos nossas malas e queríamos nos dirigir diretamente para o Check-in da FastJet onde pegaríamos nosso vôo para Kilimanjaro, mas a única porta dá direto para a rua e temos de entrar de novo no aeroporto. Nos deparamos com o normal, taxistas querendo nos puxar, vendedores de tudo, mas, para nossa surpresa, havia um tumulto razoável para entrar no aeroporto pois na porta de entrada já existe a passagem pelo raio X. Além de tudo tivemos uma sorte danada de querer entrar na mesma hora que estava rolando check-in de um vôo enorme para Dubai. Então após tomarmos várias pancadas do carrinho de uma senhora “educadíssima” que estava atrás de nós e que até acabou passando na nossa frente (rs), estávamos dentro do aeroporto novamente!!!

 

O aeroporto se parece com uma rodoviária. Pequeno, com pouca estrutura, desorganizado, o checkin só abre 1h antes do vôo nacional, 2h antes do internacional.

Aguardamos algumas horas morrendo de fome pois não há nenhuma lanchonete fora da área de embarque. Dentro da área de embarque, novas confusões... os portões de embarque são alterados, porém os letreiros sob os portões não... se vc não ficar ligado vc perde o vôo dentro da própria área de embarque.

 

Vou abrir um parêntesis para falar de mais algumas características da Tanzânia, principalmente da região litorânea. A água que sai das torneiras é extremamente salobra. Sentimos muitíssima dificuldade para tomar banho pois não é possível se ensaboar e a sensação é que nunca estamos totalmente “limpos”.

 

Outra característica importante de ser ressaltada são os preços. Na Tanzânia tudo é mais caro que a África do Sul. Desde as lanchonetes, safáris, hotéis, souvenirs, tudo.

 

Outra coisa são as gorjetas. Para tudo se paga gorjeta, nos safáris as agências te entregam até cartas com sugestões de gorjetas para cada tipo de serviço. Isso nos irritou um pouco também, mas é a cultura do país.

 

No fim deu tudo certo e às 19h embarcamos (ufa que alívio) para Kilimanjaro, vôo de 1 horinha.

 

Em Kili, conforme combinado com a empresa Active Tanzânia, nosso ranger Emanuel estava nos esperando para mais 1 horinha de viagem até Arusha, onde nos hospedaríamos para no dia seguinte começar nossos 5 dias de safaris.

 

Fechamos 5 dias de safáris com a Active Tanzânia, gostamos bastante da atenção dada pela agência em todo pré-viagem, durante a viagem eles cumpriram direitinho o que foi combinado e nosso ranger, Emanuel, foi um cara muito bacana! O preço é bem salgadinho, pagamos 1790 dólares por pessoa, mas com tudo incluído: comida, hotel, passeios, carro, ranger, tudo para 5 dias. Escolhemos bons hotéis, tínhamos o carro exclusivo para nós dois, fizemos 5 dias de safáris (o que é bastante) e andamos em torno de 1900 km. É caro, mas vale a pena...

 

Na estrada a caminho de Arusha é possível avistar o grandioso Monte Kilimanjaro, o mais alto do continente africano, porém já era noite e infelizmente não pudemos ver. O mesmo ocorreu na volta para o aeroporto, então a dica para quem não escalou e quer ter uma boa vista do monte é pegar essa estrada de dia.

Nos hospedamos no Out Post Lodge. Absurdamente simples e relativamente caro, tomamos um banho e dormimos.

 

 

24 de Fevereiro

 

Às 8 da manhã o Manu passou para nos pegar, passamos na agência para acertar o resto do pacote, depois num mercadinho para comprar algumas porcarias (pois nos foi orientado que dentro dos lodges tudo era muito caro) e seguimos para o Lake Manyara.

 

Nessa voltinha por Arusha acabei não tirando nenhuma foto da cidade por orientação do Manu. Ele disse que as pessoas podem simplesmente tomar a máquina da gente. A cidade é simples, as pessoas são humildes e o trânsito é desorganizado. Em Arusha grande parte das pessoas são cristãs, mas há boa parte de muçulmanos também, o que confere uma grande mistura de culturas. Vimos também os táxis mais comuns utilizados pela população, os chamados “tuk tuk”, mini-carros, bem engraçadinhos.

 

598d9e06e61fc_QuechuaIV.jpg.b5c7635d8cac9bcfd803a84186ea4a45.jpg28 Lake Manyara - Baboons.JPG[/attachment]

 

Fizemos nosso piquenique no meio do safári, em meio à natureza e à bicharada, cena que se repetiria nos próximos 4 dias, muito bacana.

À tarde vimos elefantes, macacos do bumbum azul, girafas (muitas) perto do lago onde também haviam muitos flamingos, cena bem típica e linda de se ver.

 

30 Lake Manyara - Kirurumu Tented Lodge.JPG[/attachment]

 

Dsc00379.jpg.a4b40ae9f015a0cbaadff1765200cb3f.jpg53 Ngorongoro Crater - Mirante.JPG[/attachment]

 

lopo7.jpg.9e6a75e820140870e832db14b94a31fc.jpg60 Zanzibar - Rodovia.JPG[/attachment]

 

[attachment=8]61 Zanzibar - Blu Marlin Hotel.JPG[/attachment]

 

 

02 de Março

 

Na hora combinada estávamos saindo do Hotel no nosso Suzuki, seguindo a turma de italianos. Como estávamos assustados com a questão “polícia” e “perdidos na ilha”, resolvemos fazer dessa forma para evitar a fadiga.

 

Fomos ate o extremo sul da ilha, onde pegamos um barquinho e fizemos o mergulho com os golfinhos. Até que foi legal, mas seria um passeio Top se eu e o Tom nadássemos descentemente a ponto de mergulhar mar adentro (vergonha máster... rs). Ficamos apenas olhando do barco. As pessoas chegavam pertíssimo dos golfinhos, muitas até tocavam. O legal é que são golfinhos selvagens, não domesticados e treinados como os que vemos no Caribe, por exemplo.

 

Depois nos dirigimos para um local onde era possível avistar os macacos típicos da região, uma floresta de plantas medicinais e um mangue. Passeio bem fraco pra quem acaba de vir do Serengeti e Ngorongoro, não recomendo não.

 

[attachment=7]62 Zanzibar - Golfinhos selvagens.JPG[/attachment]

 

[attachment=6]63 Zanzibar - Macaco.JPG[/attachment]

 

Almoçamos no hotel e decidimos nos separar do grupo e nos aventurar pelas estradas de Zanzibar. Resolvemos tentar o Google Maps do meu iphone, que felizmente salvou o restante da nossa estadia e nos proporcionou visitar enfim os lugares maravilhosos e paradisíacos da ilha.

 

Visitamos a praia de Nungwi, onde está localizado o Aquário natural de tartarugas e lá conhecemos o Omar, o guia do local que foi uma pessoa muito gentil e nos deu algumas dicas do que poderíamos conhecer na ilha.

 

 

03 de Março

 

De manhã fomos de carro até Nungwi e embarcamos no “Kilimanjaro”, um barquinho de madeira charmosíssimo, em direção à ilha de Mnemba para realizar um snorkeling. O barquinho foi lotado de turistas, grande maioria italianos e franceses. Após umas 2 horinhas de agitação, opa, de navegação em águas multicores, chegamos próximos a ilha onde vimos milhões de peixes e corais maravilhosos.

 

[attachment=5]64 Zanzibar.JPG[/attachment]

 

[attachment=4]65 Zanzibar.JPG[/attachment]

 

Almoçamos em uma praia deserta, sem estrutura nenhuma, apenas umas pequenas tendas onde os cozinheiros haviam acabado de pescar e preparar um peixe delicioso com arroz. A praia? Um sonho... eu mal consegui comer com aquela água verdinha na nossa frente.

 

[attachment=3]66 Zanzibar.JPG[/attachment]

 

[attachment=2]67 Zanzibar.JPG[/attachment]

 

Após o almoço retornamos para Nungwi... É incrível como a água de Zanzibar é multicor, e as cores também mudam durante o dia com o movimento da maré, é um negócio sensacional.

Já vi comparações de Zanzibar com as praias do Nordeste brasileiro e não há comparação. Não temos uma água assim no Brasil, vale sim a pena conhecer.

 

Em torno das 16h em Nungwi embarcamos novamente em um barquinho de madeira para o “Sunset Cruise”. Nele conhecemos um pouquinho das praias do outro lado da ilha, as outras cores das águas de Zanzibar. Vimos diversos hotéis de altíssimo padrão com suas lindas praias particulares e do outro lado do campo de visão o lindo astro rei se pondo nas águas do índico. Nesse momento o céu também se tornou multicor.

 

Simplesmente fantástico e fechando nossa jornada africana com chave de ouro!

 

[attachment=1]68 Zanzibar - Por do Sol.JPG[/attachment]

 

[attachment=0]69 Zanzibar - Nascer do Sol.JPG[/attachment]

 

 

04 de Março

 

Infelizmente chegava ao fim nossa jornada.

 

Esse dia foi inteiramente de viagem: primeiramente 1h e meia de balsa até Dar Es Salaam. Na balsa aconteceu algo bem curioso. Na TV estava passando o jogo da final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha e as pessoas vibravam com as jogadas e gols do Brasil como se fossem brasileiros. É impressionante como gostam da seleção brasileira! Depois foi mais meia horinha de carro até o aeroporto, em torno de 4h de espera, 4h de avião até Johanesburgo, e depois em torno de 10h de avião até o aeroporto de Guarulhos.

 

Aproveitando o assunto “avião”, que nesse dia foram muitos, gostaríamos de deixar registrado que durante toda nossa viagem todos os voos partiram no horário e não tivemos nenhum inconveniente como extravio de malas.

 

Resumo da viagem:

• 8 vôos;

• 5 aeroportos;

• 9 estadias;

• 3 carros alugados;

• 1200 kM dirigidos em carro alugado;

• 1900 kM de 4x4 em Safari.

 

Valeu África do Sul! Valeu Tanzânia! ::love::

 

Olá Juliana!

 

Eu queria saber onde exatamente foi esse seu passeio com os elefantes em johannesburgo, poderia compartilhar? Foi no Elephants sanctuary?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá. Eu e meu marido estamos planejando fazer África do Sul e Tanzânia no meio do ano. Vocês alterariam algo no roteiro? Algum lugar mereceria mais / menos dias? Da pra se comunicar bem em inglês? Sobre o aeroporto, eles não avisam a troca dos portões de embarque? Obrigada desde já. Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...