Ir para conteúdo

Vivemos o momento dos "experts em viagem"?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Muito legal este debate!

 

Acho que a facilidade de comunicação formou "experts" em tudo que é área: turismo, política, relações internacionais, economia etc... e pra mim, o mais importante é ter senso crítico sobre o que lemos.

Verdade que nos blogs de viagem tem muita coisa desnecessária, repetitiva, inverídica. Também tô cansada dessas listas do "melhor disso ou daquilo" nada originais e, na maioria, cheias de interesses comerciais.

 

Por outro lado, a enxurrada de informações disponíveis tem seu lado bom. Cabe a cada um filtrar o que é útil para si.

 

Quando leio um "você tem que ir em tal lugar", não acho necessariamente antipático. Eu procuro pensar que aquela experiência foi sensacional para aquela pessoa, e reflito se ela poderia ser para mim também.

Se vários relatos ou blogs falam que determinada balada é "imperdível", mas eu nem faço questão de ir a baladas, porque eu vou ir?

Ou se só uma pessoa falou sobre um museu desconhecido, mas que me pareceu interessante, vou pesquisar mais e avaliar se eu quero ir lá.

 

O que acho desagradável é ver críticas ao modo de viajar de outras pessoas: "isso não é jeito de conhecer uma cidade", ou aqueles ditados desnecessários "se você não viu o Papa, não foi à Roma".

 

Cada pessoa tem seu estilo de viajar: uns conhecem trocentas cidades e países em 15 dias, outros ficam muito tempo em um local, vivendo o dia-a-dia; uns dormem em aeroporto e estação de ônibus, outros ficam em hotéis mais caros...

Se a pessoa quer ir a todos os museus, que vá! Se quer passar um dia em um museu de cera, que passe!

Se quiser ir a todos os pontos turísticos chamados de "obrigatórios", beleza! Mas que faça isso porque escolheu, e não porque uma lista ou um blogueiro disse que tem que fazer!

 

Adorei o que o Silnei disse sobre o Mochileiros ser "anarquista". Sem dúvidas esse site é de longe a melhor fonte de informações para viagens, justamente por ser colaborativo!

 

Abraços a todos e boas viagens! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

No dia 12 eu estava na Chapada Diamantina e conheci uma Mineira que definiu sua viagem a Patagônia e a Torres Del Paine da seguinte forma: já posso morrer pq morro feliz. Eu vi "Deus"!!! se eu já tinha vontade de conhecer o lugar após esta declaração a vontade cresceu muitoooooooooooooo. Ela disse que o lugar é imperdível só que com outras palavras e com muito mais convicção do que se tivesse dito que o lugar é imperdível. Essa é uma diferença entre ser um viajante ou ser um turista de ag. Para complementar quero avisar que em breve posto meu mais novo relato sobre três lugares ( Imperdíveis, fodasticos, pica das Galáxias. Chapada Diamantina, Ilha de Boipeba e Morro de SP) ::hahaha:: Sério gente quem foi sabe que é verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Crazy quer abrir outro tópico ::lol4:: Já estou rindo com o que deve vir... Aproveitando o tópico quero dizer que li no grupo do face, acho que foi no Solteiros de mochila que alguém postou que em Lima não tem "nada que vale" mais de dois dias ::hahaha::::hahaha:: Vou a Lima pela quinta vez e pela terceira vez na Feira de Gastronomia e quero aproveitar para ir até Callao pq nunca fui, Parque das águas pq quando fui estava fechado ::mmm: Voar novamente de Parapente e se der $$$$$ quero jantar um dia ou almoçar do La Rosa Náutica e voltar ao Museu da Inquisição pq estava em obra ano passado. E tem gente que diz que dois dias bastam para Lima ::tchann::::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Crazy quer abrir outro tópico ::lol4:: Já estou rindo com o que deve vir... Aproveitando o tópico quero dizer que li no grupo do face, acho que foi no Solteiros de mochila que alguém postou que em Lima não tem "nada que vale" mais de dois dias ::hahaha::::hahaha:: Vou a Lima pela quinta vez e pela terceira vez na Feira de Gastronomia e quero aproveitar para ir até Callao pq nunca fui, Parque das águas pq quando fui estava fechado ::mmm: Voar novamente de Parapente e se der $$$$$ quero jantar um dia ou almoçar do La Rosa Náutica e voltar ao Museu da Inquisição pq estava em obra ano passado. E tem gente que diz que dois dias bastam para Lima ::tchann::::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que legal esse tópico, não tinha visto antes!

Sorrent colocou no post o que eu tenho sentido ao ler blogs (não os relatos aqui do mochileiros) antes de me preparar para algumas de minhas viagens. A maioria dos posts parecem o "Top 10 things to do in XXX" do TripAdvisor... com a diferença que eu sei que o TripAdvisor tem um claro fundo comercial e muitos locais (principalmente na Ásia) fazem muitas resenhas falsas.

Acho que a abundância desse tipo de blog, se deve (além do $$), em parte a:

1. Facilidade na construção de posts desse gênero, afinal basta listar informações, que podem inclusive ter sido meramente copiadas de buscas no google;

2. Dificuldade na construção de posts mais densos, que se propõem a trazer a perspectiva do viajante, suas impressões, anseios, medos, surpresas, perrengues... esse tipo de post/relato vai além de uma mera listagem de lugares. Exige mais profundidade, maturidade, conhecimentos de viagem (que um único mochilão de 30 dias não vai trazer). Também não entendo esse posicionamento como arrogância: a título de exemplo, pensemos em um pedreiro, um cozinheiro, um médico. Essas pessoas não se tornarão experts em seus campos depois de terem construído um casa, feito uma refeição e/ou tratado um paciente, apesar de o eventual relato de suas experiências serem válidos.

Viajar é algo muito pessoal e a opinião que você tem sobre certas cidades/atrações/comidas se modifica, adapta, com cada experiência que você vive... Uma cidade/atração/comida que na sua primeira viagem você achou fantástica, pode não ser tão fantástica assim depois de algum tempo... E novamente não falo isso em termos de arrogância... simplesmente no sentido de que vamos mudando, envelhecendo, priorizando mais ou menos certos tipos de experiência... e claro, quanto mais você conhece, mais parâmetros de comparação você tem!

E assim, cada um é cada um! Eu acho muitos lugares populares da Tailândia bem ruins, mas tem gente que vai amar esses mesmos lugares. Vai muito do que você gosta, do tempo e da atmosfera do lugar, de quem você conhece, se está sozinha, se está acompanhado... gostar ou não, valer a pena ou não é uma conjunção de fatores que terá sempre um resultado diferente para cada um... e isso se torna mais verdade com cada viagem que você faz.

No mais, acho que esses blogs tem todos uma razão de existir e facilitam muito a busca por informações... mas também podem induzir a muitos erros. Vivemos hoje com um excesso de informações e temos que separar o que entendemos ser bom ou ruim em uma determinada ocasião da nossa vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Vou comentar pela terceira vez neste tópico excelente... neste mundão de consumo os "top 10" agradam muito mais do que os textões que meia duzia de nós ainda escreve.

 

A leitura é fútil, superficial, assim como o anseio pela informação da maioria que a procura.

 

É a vida... eu acho. Eu vou continuar viajando do meu jeito sem pressa e escrevendo muito, torcendo super pra que alguns continuem, adoro ler os relatos por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem um blog em que o autor se autointitula "referência em assuntos de milhas e viagens" e seu colaborador "conhece mais países do que sua idade que é 22"; disso já dá pra perceber o tipo de conteúdo ou do objetivo das pessoas atualmente.Parece que estamos numa competição para mostrar quem foi em mais lugares, quem foi no passeio mais "imperdível", quem foi naquele "lugar secreto que só ele sabe".

Óbvio que blogs de viagens são uma mão-na-roda, mas como disse o autor do post, às vezes parece que o único objetivo é ir para o lugar, escrever sobre os tais 10 lugares que só você conhece, e no fim se está deixando de lado o primordial (para mim): aproveitar e vivenciar o lugar!

 

Um abraço a todos os viajantes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Concordo com tudo e ainda quero complementar um pouco!

 

Mas essa ''expertização'' está acontecendo com tudo cara, por exemplo, eu adoro muito tomar cervejas artesanais, importadas e diferentes, todo mês compro algumas pra provar e etc, e não sei o porquê, mas de um tempo pra cá o que mais vejo são mais e mais pessoas entendidas no assunto falando muita merda, ou seja, isso tá acontecendo com tudo, e olha que nem vou citar política rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...