Ir para conteúdo

Por todos os caminhos da Estrada Real- Caminho Velho - Dos diamantes - Do Sabarabuçu - Caminho Novo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ana Cristina Silva

 

 

Posso afirmar com certeza que o melhor do Atacama, do Ushuaia, e até do Alaska esta aqui, guardadas as proporções é claro.

E a Estrada Real deveria ser considerada o cálice sagrado para qualquer Motociclista/ aventureiro do Brasil.

 

Fiquei tão inspirado na Estrada Real que criei uma Rota tão exitante quanto a ER, que é a Rota das Missões no RS,

interligando os Sete povos das Missões, resgatando antigos caminhos missioneiros. Depois redescobri a Rota das Fronteiras Gauchas, fascinado continuei por nossas fronteiras desde o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e finalmente o Amapá, é impressionante o que temos ainda de Rotas alternativa e desconhecidas....Temos muito que conhecer e aprender e nos surpreender. E o melhor de tudo, aqui pertinho no nosso país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Saulo,

 

que viagem fantástica!

Eu havia começado a ler seu relato em um outro dia e hoje lembrei de terminar!

Que coragem você teve de ir até o último (primeiro) marco em Duque de Caxias. Não conheço ninguém que já tenha ido lá!

Também li um pouco da rota das missões. Depois eu termino de ler! ::mmm:

 

Abraços, Linhares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola, Linhares tudo bem?

 

Aquele marco em Duque de Caxias me deu muita satisfação em chegar exatamente pela ineditude de se chegar.

Eu também nunca li relato de alguém que tenha lá chegado rodando sobre uma Moto.

Estou lisonjeado que tenha lido e gostado deste relato.

 

Forte abraço.

 

Saulo wds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Ola amigos, depois de alguns anos voltei ontem a fazer um trecho da Estrada Real e o trecho escolhido foi um velho conhecido meu, foi o trecho Paraty Cunha. Eu estava curioso para ver como havia ficado o trecho recentemente calçado... E a palavra que eu escolheria para titulo deste breve relato é "Decepção"

Neste trecho Paraty Cunha eu já havia passado pilotando uma moto pelo menos outras cinco ou seis vezes e em todas elas meu encanto pela serra era sempre como se fosse pela primeira vez !! Nunca antes no trecho da serra encontrei ou topei com algum carro descendo ou subindo a serra, sempre foi eu a serra o barro e a natureza.

Jamais imaginei que eu fosse ver o que vi num dos trechos que considerei mais apaixonante do Caminho Velho, Para os amantes do Off Road o que antes era uma estrada de terra que exigia do piloto um certo nível técnico na pilotagem, hoje depois do que vi, mesmo que eu fosse o coxinha dos coxinhas a descrição seria a mesma " Decepção!! Ou seja, naquele trecho acabaram com a magia da Estrada Real.

 

Antes de iniciar a subida da Serra parei para tomar uma água de coco e nisso perguntei ao vendedor, ficou melhor depois que calçaram o Estrada Real? e ele de pronto respondeu: Muito melhor!!! hoje em dia tem muito movimento!!!

O que eu jamais esperava é que o movimento fosse o que vi. Vejam vocês...

Pois é, é isto mesmo que vocês estão vendo, com o calçamento do trecho da serra da Bocaina o que antes foi um dos mais belos trechos da enigmática Estrada Real hoje mais se parece com uma avenida dos grandes centros, completamente congestionada!!!!

 

32082891765_ef2c7b47e2_b.jpg

 

31934394392_b0abfe761e_b.jpg

 

Durante a obra do calçamento percebi que alguns Marcos desapareceram e em nenhum momento ela me fez lembrar da velha estrada Real, tentei encontrar algum lugar que eu pudesse comparar um antes e depois e triste percebi que a minha estrada não existe mais.

 

31965034061_8ee69d300c_b.jpg

 

31965030081_1a44a5c2c4_b.jpg

 

31241816284_06b61dfa50_b.jpg

 

 

O que antes era assim:

 

P1110026.JPG

 

P1110020.JPG

 

Ficou assim

 

 

31934389632_d3456bc00b_b.jpg

 

31965030081_1a44a5c2c4_b.jpg

 

 

Pois bem , se você é um daqueles que um dia sonhou conhecer este trecho da Estrada Real e não teve a oportunidade de ir antes do calçamento, jamais saberá o que perdeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

Nossa Saulo que triste de ver essa modificação toda. Estou namorando esse roteiro da Estrada Real justamente pela beleza do rústico e por toda a história envolvida nesses trechos que contam muito sobre um período próspero do Brasil. Juro que bateu um certo desapontamento.

 

Obrigada por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...