Ir para conteúdo

Seguro viagem! Eu realmente preciso de um?


Posts Recomendados

  • Membros

Essa é uma pergunta recorrente em conversas sobre viagens e posts de grupos de mochileiros. Conheço casos de gente que seu deu muito mal por não fazer seguro para uma viagem ao exterior que duraria apenas 5 dias. E, além disso, eu mesma possuo uma experiência muito positiva com um seguro contratado no meu período de intercâmbio. Se não tivesse seguro também iria me dar muito mal…

 

Sendo assim, fica aqui um post explicando um pouco mais detalhadamente sobre os seguros de viagens.

 

***Inseri aqui algumas informações retiradas do meu blog: http://voupraondeweb.com/preciso-mesmo-de-um-seguro-viagem-como-funciona-2/ para ler mais é só clicar no link***

***O blog possui cupom de 5% de desconto para contratação de seguros através da plataforma Seguros Promo, clique no link do blog para saber mais***

 

Sobre a obrigatoriedade

 

O seguro-viagem (com a cobertura mínima no valor de 30mil euros) é obrigatório nos 27 países da União Europeia que integram o Tratado de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

 

Fora da europa são exigidos nos seguintes países: Cuba, Emirados Árabes Unidos, Catar, Austrália e Turquia.

 

Para programas de intercâmbio, mesmo que seja em países onde não existe obrigatoriedade por Lei, as empresas fazem o requisito da contratação do mesmo.

 

Como o seguro-viagem funciona

 

Os seguros funcionam como ‘seguros/planos de saúde temporários’ que também garantem indenização para diversos tipos de situações e acidentes ocorridos onde nossos planos de saúde nacionais não funcionam. Eles possuem validade medida em dias ou semanas, de acordo com o tipo de empresa contratada.

 

Os seguros funcionam de maneira diferente ao que chamamos de assistência de viagem e é preciso estar atento a essa informação no momento da contratação. No entanto, a maioria das empresas fornece os dois tipos de serviços em um só pacote, o que é uma boa notícia para nós, viajantes.

 

Motivos para se contratar um seguro-viagem

 

Estamos sujeitos a acidentes e doenças em todas as situações de nossas vidas. Quando viajamos não é diferente. Não ganhamos uma capa de imunidade para usar e, muitas vezes, o que acontece é o contrário: por estarmos expostos a outros tipos de ambientes, climas, alimentos e situações, acabamos nos tornando ainda mais vulneráveis.

 

Sendo assim, se precisarmos de algum tipo de assistência médica de urgência no exterior, precisaremos pagar por tratamentos que não são nada baratos. Nem todos os países possuem hospitais públicos e nem todos os hospitais públicos atendem gratuitamente os estrangeiros. Os seguros costumam cobrir desde os transportes de ambulâncias e taxis até o hospital até os remédios prescitos pelos médicos (seja com convênios com hospitais e farmácias ou através de reembolsos).

 

Um gasto não tão alto, porém necessário

 

Os seguros-viagem não costumam custar caros. Eles variam conforme o período de vigência que irão possuir. Basicamente, quanto mais longa a viagem for, menor será o preço.

 

Obs. 1: Em minha opinião, o seguro da Assist Card é o melhor. Até hoje usei apenas esse serviço e Tive experiências muito positivas todas as vezes que usei. Vou fazer um post explicando sobre elas depois.

 

Obs. 2: Não ganhei comissão. Apenas quero influenciar a tomada de decisão de quem precisa contratar um seguro.

 

Como funciona a contratação

 

A contratação do seguro pode ser feita através de empresas especializadas, agências de viagens, de intercâmbio, em bancos e através de operadoras de cartões de créditos. As opções de seguro são infinitas, mas é necessário pesquisar muito até encontrar o que melhor se enquadra para você. É preciso analisar o valor da cobertura dos mesmos, os serviços que são cobertos e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...