Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro e passeios na Alemanha e Suiça, além de info sobre Oktoberfest de Berlim!


Posts Recomendados

  • Membros
Olá! Em outubro estarei viajando com uma amiga para NY e depois 14 dias pela Europa, chegando pela Suiça. Montei um roteiro baseado em muitas dicas daqui mesmo, mas gostaria da opinião mais específica sobre meu planejamento. Por favor, mochileiros, me ajudem!

 

Meus interesses:

 

- Dicas de economia! Nosso orçamento é limitado, por isso peço dicas de restaurantes bons e baratos, passeios que possam ser feitos a pé e tours gratuitos que valham a pena.

 

 

- Pela primeira vez pretendo viajar sem reservar previamente hospedagem, passeios e trens, baseado em informações de mochileiros, que alguns passeios dependerão do clima, portanto, mudar o roteiro é uma possibilidade. Por favor, me orientem se a quantidade de dias em cada cidade está suficiente.

 

- Igrejas e museos não são prioridades, mas se forem fenomenais, eu topo. (até inclui algumas em consideração a minha amiga que nunca foi a Europa)

 

- Adoro cervejas, vinho, .... alcóol em geral... ou seja, bares, pubs e boas festas quero incluir no meu passeio.

 

- Claro que adoro chocolate também (onde comprar?)

 

 

Suíça é caro mesmo, se for pra restaurante não vai ter como fugir muito. Minha dica é usar e abusar dos supermercados tipo coop e migros. De noite sempre rola uma "hora da xepa" : pratos prontos, normalmente salada, frango, sandubas que não foram vendidos durante o dia ficam com metade do preço. Tem tambem a Ass , uma lojinhas do tipo "comida fresca do dia anterior" que vende a preços bem acessíveis para os padrões suícos.

Chocolate tem aos montes nos supermercados e as vezes com boas promoções. Lindt vende no Coop e Frey no Migros. Procure tambem por Cailler, que são os chocolates tops da Nestle. Dá pra comprar por umas 6 barras por 10 francos nessas promoções.

Nas estações de trem sempre tem uma filial da Drinks od The world. Dá pra achar cerveja boa com preço razoável, principalmente belgas ou tchecas. Cerveja suíca é fraquinha, se gostar do estilo melhor comprar em supermercado tambem. Cerveja alemã, claro não compensa porque custo o dobro do que você iria pagar na Alemanha, fique esperta.

 

Já Alemanha tem muita comida de rua boa. Currywurst, kebab, etc a preços bem módicos, especialmente em Berlin. E um joelho de porco gigante que dá pra duas pessoas comerem por 14/15 euros também não é mau investimento. Nos restaurantes da Hofbrauhaus, Augustiner, Paulaner tem cerveja, joelho de porco e salsichão a vontade. Em Berlin também especialmente o preço da cerveja é ridiculamente barato. É comum achar German Pilsner e Tchecas que custam 70 centavos de euro ou menos. Munique eu acho um pouco mais caro, mas tambem se encontra boas promoções...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Como tudo é muito caro na Suíça, eu dava preferência para ir nos restaurantes na hora do almoço, pois geralmente era mais barato no almoço do que no jantar, e para o jantar eu fazia o mesmo que o Mario, ia no supermercado na "hora da xepa", sempre rolava alguma promoção de comida pronta que não vendeu no dia.

 

Só tem que cuidar com o horário, a maioria dos mercados fecha as 19:00, então tem que ir cedo, se não é capaz de o segurança não deixar você terminar as compras, só os supermercados da estação de trem funcionam até mais tarde, mas também costumam funcionar só até as 21:00.

 

Não sei o quanto que o seu orçamento é limitado, mas Suíça é um local bem caro, hospedagem é cara, comida é cara, bebida é cara, barzinhos e pubs são caros, sair a noite é caro, passagem de trem é cara, os passeios que não estão inclusos no Swiss Pass são super caros, etc, custa em média 2x ou 3x mais do que você gastaria na Alemanha.

 

Então como você deixou a Suíça para o final, e depois de ter passado em NY para fazer compras, eu recomendaria a você ficar atenta ao orçamento, para não chegar no final da viagem, e não poder fazer aqueles passeios espetaculares para as montanhas como por exemplo ao Jungfrau, por que descobriu que vai lhe custar quase 200 Francos Suíços ou quase 200 Euros que você não tem mais...

 

Da última vez que fui a Suíça, todo dia aparecia alguém no hostel estarrecido com os custos, pois ela não tinha se informado a respeito dos custos, e quando já estava lá na Suíça, querendo fazer os passeios e se divertir nos pubs e barzinhos, descobria que era tudo caro demais para o orçamento disponível.

Link para o comentário
  • Membros

 

- Só andar o dia todo também não!!!! Quero poder sentar e comer tranquila (comida boa, mas barata, please!!!) curtindo os transeuntes e as paisagens.

 

- Adoro dançar e conhecer nativos.

 

- Numerei passeios em algumas cidades baseado em relatos de proximidade, o que facilitaria passeios a pé, portanto, pretendo seguir essa ordem para ganhar tempo e dinheiro. Peço que me ajudem na ordem desses passeios.

 

- Chegarei em Zurique, mas nem sairei do aeroporto. Pretendo ir direito para Berlim para aproveitar o Oktoberfest, já que não alcançarei o de Munique e também para desfrutar do Festival das Luzes. Um dia é suficiente para essa festa ou devo esticar meu roteiro? É possivel fazer passeios e aproveitar a festa no mesmo dia?

 

- Na parte da Suiça... com a programação que tenho, vale a pena adquirir o Swiss Pass?

 

- Qual melhor Sim Card pré pago para usar a internet?

 

- Uma preocupação: pretendo fazer compras em NY, a mala não estará tão pequena.

[/b]

Outros questionamentos estão inseridos no próprio roteiro:

 

 

Se quiser curtir mais os lugares, trate de cortar essa obrigação de bater ponto em toda atração local, seus roteiros estão muito corridos e estão desconsiderando tempos de deslocamento, visitação, etc... Sei que você citou que museus e Igrejas não são prioridades, mas pra que passar em frente a um museu e não entrar então? Pra dar um exemplo, se não tem interesse em entrar na Residenz de Munich, então simplesmente corte do seu roteiro que você ganha muito mais tempo.

 

Dançar não é muito a onda de alemão ou suíço que eu conheço, mas vai que ... =)

 

Suíça as duas vezes que eu fui o Swiss Pass compensou.. depende do q queira fazer...

 

Sim card na europra pra que? Hoje existe whatsapp...

 

Mala grande é furada, principalmente com essa quantidade de deslocamento que vocês se propõe...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada, Mario e Adriano. Já tinha visto dicas sobre os mercados, mas não sabia sobre essa "hora da xepa". Excelente!

O sim card, Mario, é para ter acesso a internet. Como não falo nada de alemão e nunca fui para Suiça ou Alemanha me preocupo de ter internet para pesquisar sobre distancias, informações sobre pontos turisticos, tradutor online, horario de trens.... já viajei na dependência de free wi-fi, mas isso me deixou muito limitada. Minha intenção era um rental wi-fi, mas em outro post me sugeriram um sim card já que não há cobrança de roaming dentro da Europa.

Quanto ao orçamento limitado é justamento porque sei que a viagem é cara mesmo e não tenho dinheiro para grandes gastos como jantares ou hoteis de maiores valor. Vou ficar em hostels e usar essa dica da "hora da xepa". Mas no que for possivel quero usar o cartão de credito, até porque acho que até lá o dolár e o euro devem baixar um pouco e essa é uma duvida também. Li que na Suiça são poucos os lugares que aceitam cartão de credito. É verdade isso? E na Alemanha?

Link para o comentário
  • Membros

Eu gosto de me programar antes da viagem, inclusive porque me da uma noção melhor de custo. É verdade que dá uma trabalho grande, mas ajuda a relaxar na hora que mais interessa e você não fica dependente de internet ou informações dos outros.

 

Quanto ao cartão de crédito, em cidades grandes é amplamente aceito. Agora, em hoteis ou restaurantes pequenos de cidades menores como as da rota romântica na Alemanha ou restaurantes do tipo refúgio nos alpes, muitos realmente não aceitam cartões.

Link para o comentário
  • Membros

Em relação ao cartão de crédito, tem a questão do valor mínimo.

 

A maioria dos bares e restaurantes da Alemanha ou Suíça não vai querer passar a sua conta no cartão de crédito se for menos de 20 Euros/Francos, já aconteceu isto comigo algumas vezes, e não só em cidades pequenas.

 

Em abril passado eu precisei ir a Munich, e como tinha algum tempo livre antes de pegar o trem de volta para casa, resolvi dar uma passada no Biergarten da Augustiner que fica pertinho da estação para comer algo e tomar uma cerveja, é simplesmente o maior "bar" do mundo, com espaço para 5 mil pessoas sentadas.

 

A minha conta deu 16 Euros, mais eu só tinha 15 Euros em espécie, fui passar no cartão de débito como sempre, mas o cartão de débito refugou e não deu certo, fui passar no cartão de crédito e o caixa não quis aceitar por que era menos de 20 Euros.

 

Como eu estava com pressa para ir pegar o trem e não estava com tempo e paciência para criar caso, tive que "morrer" com um pretzel de 5 Euros para dar os 20 euros mínimos para passar no cartão de crédito.

 

Então mesmo nas cidades grandes, é uma boa ideia você ter algum dinheiro trocado com você para as pequenas despesas.

Link para o comentário
  • Membros

Também concordo com o Adriano, Freiburg está totalmente fora de mão e como você quer economizar, será um gasto bem desnecessário para um dia de passeio.

 

Veja o mapa de Berlin e coloque as atrações mais próximas para o mesmo dia. Muitas coisas ficam bem acessíveis pela Unter den Linden. Formas econômicas de se locomover em Berlin nessas atrações: ônibus 100 ou o BerlinWelcomeCard. Tour gratuito tem a visita ao parlamento, agendado previamente pela internet.

 

Chocolates como Lindt, Ferrero e Milka achei mais barato nos mercados da Alemanha do que na Suíça. Uma marca alemã bem famosa de chocolate é Ritter Sport. Como o mario comentou, em Berlin as comidas de rua são muito boas e baratas, como currywurst e kebab. Essa será a cidade mais barata que vcs irão. Em restaurantes italianos uma pizza individual até dá para duas pessoas, pois geralmente tem quase 30cm de diâmetro.

 

Outras dicas de onde comer em Berlin, MAS QUE NÃO FUI, então não posso recomendar 100%: Terça tem Street Food Thursday no Markhalle Neun, das 17 às 22h (Neuköln - Eisenbahnstrasse 42-43, a quatro quadras de duas estações de metrô da linha U1: Görlitzer Banhof e Schlesisches Tor). Bar White Trash Fast Food (Flutgraben 2 – Kreuzberg. Linhas S8, S9, S41 e S42 e descer na estação Treptower Park ou U1 e descer na Schlesisches Tor). Se for domingo, feira Village Market perto da Friedrischshain, na Neue Heimat (A estação de metrô mais próxima é a Warschauer Strasse, ponto final da linha U1).

 

Transporte em Munique: City Tour Pass para 3 dias para 1 pessoa, zona branca (3 Tage Innenraum). Dá descontos em 30 atrações da cidade. Veja se vale a pena. http://www.mvv-muenchen.de tem o APP do transporte local, que ajuda a planejar como chegar nas atrações. Eles tbm têm ticket diário para o transporte e talvez semanal.

 

Se quiser realmente comprar Sim Card, os vendidos em supermercados como Aldi dizem ser bons. Eu comprei uma vez em uma loja de eletrônicos no aeroporto de Berlin (não lembro qual era) e depois da Lebara, pois além da internet tive que realizar ligação internacional ao Brasil para acionar o seguro saúde. Porém não sei se esses chips funcionam fora da Alemanha.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...