Ir para conteúdo

Tromso - Aurora boreal


Posts Recomendados

  • Membros

Ola, meu nome é Eric e espero te ajudar nesse relato sobre a aventura rumo tromso.

Sempre vi fotos muito interessantes da Aurora Boreal e tinha o sonho de ver pessoalmente até que o dia que surgiu a oportunidade de ir ver pessoalmente.

Essa foi um eurotrip do dia 9 de março até 28 de março de 2017 na qual passamos por Berlin, Praga, Munique, Tromso, Amsterdã, Berlin.

Pode parecer brincadeira mas fiquei 3 dias em Tromso (chegada dia 16 de noite e saida dia 18 a tarde) e custou mais de R$2.800,00. Sem comer em restaurantes, sem ficar em hotéis caros, sem andar de taxi, sem comer nada em aeroporto.

Como isso? Bom vamos para o relato!

Como qualquer entusiasta de fotos de aurora boreal deveria saber que são poucos os locais que é possível ver esse fenômeno e Tromso é um dos locais que possui maior estrutura para isso.

Como um bom mochileiro procurei um hostel e encontrei um bem simples, tão simples que fechou antes da data da minha viagem para la :( , então fiquei na pousada mais barata que encontrei no booking que era a Beds and waffles.

Para ver esse fenômeno existem algumas possibilidades:

1- Ver na propria cidade (encontrei um casal de brasileiros que foi em um ponto distante na cidade mas não viu[eu acho que é muito difícil])

2- Alugar um carro e sair que nem um maluco atras dela

3- Contratar uma excursão especializada nisso

 

Ir até la vai ser caro então com a probabilidade baixíssima da primeira opção não recomendo nem arriscar. Como eu chegava a noite (19h) e as excursões partem a em torno das 16~18h não seria possível pegar uma(eu tentei mas não tem negociação) então aluguei o carro mais barato possível(um up) pela H... . Ia sair caro mas perto de todo o custo ia ter que arriscar e realmente foi caro pois apareceram umas taxas administrativas e multas que saíram mais caro que o aluguel em si e se você pensa que eles te avisam onde você levou e tudo mais já que é o país mais "honesto" do mundo esqueça. Para o dia seguinte escolhi uma excursão e o seguido era a volta.

 

1 dia: Chegada no aeroporto, peguei o carro e fui na pousada fazer check-in. O up que aluguei virou uma crv automática a diesel. Não reclamei mas também nem sabia ligar o carro... Quando cheguei na pousada o dono que cuida deixou um bilhete dizendo que tinha saído e um número de telefone. Como ligar para ele? Não sei o que passou na cabeça dele mas tentei entrar em contato de outras formas(face, booking...) e não deram certo. Sem sucesso no check-in, resolvi sair e ir atrás da aurora. Tem uns app's e sites que dão dicas boas de como esta o clima, horário e achei em um blog um mapa com os melhores locais para ver. Juntando a informação de onde não vai ter nuvem + mapa de posições interessantes + horário você faz o filtro para onde deve ir. Obs: o transito la é estranho e NÃO DEVE-SE CONFIAR NO ACOSTAMENTO. Se você entrar em um pode ser um buraco cheio de neve e o carro vai cai(sim ele cai por experiência propria) mas como aquela crv era uma nave eu consegui sair sozinho.

Os links são esses

http://www.yr.no/kart/?spr=eng#lat=69.52595&lon=19.83861&zoom=8&laga=nedb%C3%B8rskyer&proj=3575

 

http://www.swpc.noaa.gov/products/aurora-30-minute-forecast

 

http://www.swpc.noaa.gov/products/aurora-3-day-forecast

 

http://en.vedur.is/weather/forecasts/aurora/

 

http://www.aurora-service.eu/aurora-forecast/

 

e o mapa eu não lembro o blog mas eu tenho o arquivo então se quiserem posso passar pessoalmente.

Vi um local interessante e resolvi ir. Na ida passei no mercado e comprei água, algum chocolate e algo comestível barato. Nessa brincadeira morreu 24 dolares...

Andei mais de 1h de carro e quando cheguei no destino(e6) não vi nada. Voltei até um local que achei que podia ser interessante e resolvi parar(mais ou menos onde o pin esta marcado.

aurora.JPG.4cca65da1da9927f28739e2021e5de04.JPG

Lá parei o carro e desci e devia estar uns -15ºC de tão frio. Escuridão total com exceção de umas casas que ficam com as luzes acessas no meio do nada(depois eu fui saber que a energia elétrica deles é muito barara) e quando olhei para o céu vi a aurora. Corri para o carro, peguei as cameras (gopro5 e d3200) peguei um pequeno tripé de plastico e desci do carro e fui armar a posição. Ao sair cai com tudo no chão porque nunca tinha andado no gelo antes e percebi que escorrega.

Para encurtar a história, não consegui bater boas fotos pois ela some e é recomendado(na minha opinião obrigatório) uma lente olho de peixe ou similar. Usei uma 18-55 e não ficou legal e no frio ficar esperando 15 segundo para cada foto até ajustar a câmera é complicado.

Obs: Leve um bom tripé pois levei um bem simples para descartar no caminho e ele quebrou quando fui encostar ele no chão.

Segunda obs: Se eu voltasse lá sozinho eu não faria novamente isso pois é muito perigoso e eu estava muito cansado, então eu não recomendo.

Quando voltei para pousada o dono estava dormindo e quando tentei falar com ele eu consegui acorda-lo e ele não lembrava da reserva até que mostrei no aplicativo.

 

 

2 dia: Descobri que o dono da pousada tinha ido em uma festa e não lembrava.(Sim, isso aconteceu na noruega). Fui passear um pouco e devolver o carro. Tem um teleférico bem legal e caro. La em cima tinha locais muito bonitos para bater foto e podia subir até o pico mas não tinha muito tempo então só bati algumas fotos e voltei. Se tiver de bobeira lá é um bom lugar para matar um tempo.

Obs: Entenda como funciona o estacionamento deles antes de estacionar em algum lugar.

Almocei, andei pelo centro mas não fui nos museus porque não tinha muito tempo.

Quando chegou a hora da excursão começou a nevar do nada dai a responsável falou da dificuldade e do risco alto. Todos desistiram menos eu e por sorte ela conseguiu me encaixar na "scan adventure".

Andamos por horas até chegar em um lugar ao norte mas estava muito nublado e difícil de ver.

Andamos muito mais e chegamos em um lugar que deu para ver um pouco. O nível da aurora estava alto mas nublado não tem jeito.

Valeu a tentativa e foi bem legal o passeio.

 

3 dia: O dono da pousada me sugeriu pegar um ônibus local e ir para o aeroporto. Esse ônibus é mais barato mas tem que ser pago em coroas norueguesas. Cheguei no aeroporto e esperei retornar para oslo> amsterdã.

 

 

Dicas baseadas na minha experiência:

Treine para acertar a câmera pois isso foi foda. Se tiver lente angular recomendo deixar no "infinito" a posição.

Tudo é caro la então pense bem o que você quer ir.

Leve um tripé bom. Na excursão ela tinha um tripé para emprestar.

Eu só consegui ver a aurora bem no dia que fui sozinho de carro mas mesmo assim recomendo ir de excursão.

Também recomendo ir acompanhado pois vale a pena ir em mais pessoas e dividir o táxi do que alugar carro.

Comer em mercado é barato e eles tem um buffet que você monta o que quer e para por kg.

 

E se eu voltaria la? Bom se eu ficar milionário talvez mas no momento vai demorar pois é um destino extremamente caro e você deve colocar na balança se vale a pena ver a aurora ou ir conhecer outra porrada de lugares mais baratos.

 

Fica minhas dicas e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...