Ir para conteúdo

Trilhas em El Chaltén/El Calafate: 10 dias sozinha na Patagônia Argentina (out/2016)


Posts Recomendados

  • Membros
Oi, gente! Essa viagem foi feita em outubro de 2016 (de 7 a 17/10), com 7 “dias líquidos” para passear por El Chaltén e El Calafate. Foi uma viagem surreal, de tanta paisagem linda, de tirar o fôlego! O objetivo da viagem foram as trilhas que essa região espetacular oferece, que não necessitam de guia nem taxas (as que eu fiz; com exceção do icetrekking). As trilhas em El Chaltén são bem demarcadas, dificilmente alguém se perderia...não vejo como! Tem várias bases de acampamento dentro do parque, mas como eu não me organizei pra acampar, optei por voltar todos os dias e dormir em El Chaltén. Deve ser muito legal acampar lá! Vou colocar o roteiro, os gastos e, no final, o relato. Eu já havia viajado sozinha antes, então, estava bem tranquila quanto a esse fato e devido à região ser convidativa a isso também, né?! Ah, eu não falo espanhol e isso não foi um problema. Qualquer dúvida podem perguntar que eu esclarecerei o que eu souber e lembrar!

 

 

 

 

Muito bom relato mesmo sensacional, foi indispensável pra mim montar o meu! Obrigado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Maravilhoso o seu relato e muito inspirador. Pq gostaria de ir para algum lugar frio em Outubro e dessa vez estou sem cia. Ler sua experiência me motivou a procurar mais a respeito e até a fazer esse ano mesmo.

 

Uma dúvida sobre as caminhadas no gelo pq não tenho experiência: tenho bota de trilha a Timberland, mas não tenho esses grampos de neve. Vc acha que dá pra usar somente a bota ou eu teria que adquirir esses grampos à parte? Outra dúvida: por não haver necessidade de guia nos percursos, vc se sentiu insegura em algum momento ou foi totalmente aproveitável?

 

Obrigada

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional, Carol!

 

Estou me baseando totalmente no seu relato, irei pra lá em dezembro agora! Farei El Calafate e El Chalten também!

 

Algumas perguntas:

 

1) Sobre o calçado, eu sempre fiz trilha com tênis esportivos normais. Não consegui identificar nas suas fotos se estava com botas impermeáveis ou tênis normais de caminhada são suficientes. Já ouvi de tudo, que sim, que não, mas como farei as mesmas trilhas que você, gostaria do seu feedback. Vale lembrar que irei no verão, onde estará menos úmido e portanto a chance de ter lama nas trilhas de Chalten são menores!

 

2) Blusas corta-vento são essenciais mesmo né? Tenho bastante roupas de frio, mas outra vez, ir em dezembro ("verão" deles) me faz pensar que as impermeáveis/corta-vento não são tããão essenciais. O que você acha?

 

Inspirador teu relato e muuuito obrigado pelas dicas e links postados! Ansiosíssimo pra minha viagem! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional, Carol!

 

Estou me baseando totalmente no seu relato, irei pra lá em dezembro agora! Farei El Calafate e El Chalten também!

 

Algumas perguntas:

 

1) Sobre o calçado, eu sempre fiz trilha com tênis esportivos normais. Não consegui identificar nas suas fotos se estava com botas impermeáveis ou tênis normais de caminhada são suficientes. Já ouvi de tudo, que sim, que não, mas como farei as mesmas trilhas que você, gostaria do seu feedback. Vale lembrar que irei no verão, onde estará menos úmido e portanto a chance de ter lama nas trilhas de Chalten são menores!

 

2) Blusas corta-vento são essenciais mesmo né? Tenho bastante roupas de frio, mas outra vez, ir em dezembro ("verão" deles) me faz pensar que as impermeáveis/corta-vento não são tããão essenciais. O que você acha?

 

Inspirador teu relato e muuuito obrigado pelas dicas e links postados! Ansiosíssimo pra minha viagem! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi @kely.alves ! Mil desculpas pelo atraso! Não sei se você  vai agora em Outubro, mas se ainda valer: o grampos pro ice trekking estavam inclusos no passeio. Geralmente os passeios que tem trilha nas geleiras incluem esse acessório. São essenciais sim para a geleira. Também já vi uns americanos terem um modelo mais simples para usar em neve mesmo, sem ser geleira, acho que para eles que vivem em regiões nevadas deve ser comum terem uns como acessório padrão dos calçados, heheh. Sobre me sentir insegura ou não, como eu me informei bastante sobre a trilha e os trechos antes de ir, não me sentir insegura não! Vi que era bem sinalizado e que não correria risco de me perder. Se você se sentir insegura em alguma trilha, você pode procurar tracklogs de pessoas que já fizeram e baixar algum APP que funciona offline, apenas com o GPS ligado. Claro que nem sempre o sinal funciona bem e às vezes pode não ser tão preciso, mas é uma ferramenta que pode ajudar, já que a maioria não dispõe de um aparelho de GPS  mesmo ou às vezes não sabem usar. Esses apps quebram um galho. Mas no caso de El Chaltén, realmente não precisa!! Só o mapa deles já é suficiente, lá é  muito bem sinalizado. O que é importante é ter noção do ritmo de trilha e duração da trilha, paradas, descansos, trechos restantes, etc, algo que é variável para cada um.

On 12/07/2017 at 10:08 AM, kely.alves said:

Maravilhoso o seu relato e muito inspirador. Pq gostaria de ir para algum lugar frio em Outubro e dessa vez estou sem cia. Ler sua experiência me motivou a procurar mais a respeito e até a fazer esse ano mesmo.

 

Uma dúvida sobre as caminhadas no gelo pq não tenho experiência: tenho bota de trilha a Timberland, mas não tenho esses grampos de neve. Vc acha que dá pra usar somente a bota ou eu teria que adquirir esses grampos à parte? Outra dúvida: por não haver necessidade de guia nos percursos, vc se sentiu insegura em algum momento ou foi totalmente aproveitável?

 

Obrigada

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiii @victoralex ! Desculpe a demora!!! Eu recomendo um calçado de trilha que cubra o tornozelo, pelo menos uma bota de trilha  de cano médio. Lá é região montanhosa e é um local onde facilmente você pode virar o pé. Claro que em certos trechos, não em tudo... então é bom cano médio ou  alto para evitar esse problema.

Quanto à impermeabilidade e aos ventos, o verão na patagônia é o período em que há mais ocorrência de chuvas e também é quando os ventos são mais intensos!! Então, se você vai no verão, com certeza leve um corta vento!!! 

As botas impermeáveis aumentam a chance de manter seus pés secos e isso diminui a probabilidade de atrito afetar a pele e gerar bolhas. A minha é um simples com tecnologia Novadry http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/calcados-femininos/calcados-de-trilha-leve-na-natureza/calcado-feminino-impermeavel-trilha-nh-arpenaz-100-mid-quechua?skuId=1547030 
O meu corta vento é praticamente uma simples capa de chuva, não é um Anorak que tem função térmica também não, então serve como corta-vento/capa impermeável para situações de verão também. Lá na patagônia, como também precisava da função térmica no período que fui, o ideal seria um Anorak, mas eu usava uma boa segunda pele e um casaco quentinho debaixo do corta vento , que era esse: http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/roupas-femininas-de-trilha-e-trekking/camada-3-jaqueta-impermeavel-trilha-leve-tempo-quente/casaco-de-chuva-impermeavel-trilha-rain-cut-mulher-rosa?skuId=2024402
Eu tinha uma calça impermeável/corta vento também. Não tinha luvas corta vento e fez falta! O vento lá pode ser surreal e olha que na época que fui nem era época de ventos intensos. Não pense que o verão da Patagônia condiz com a ideia de verão hehehehe.

Dica: Um site que eles usam muito lá para checar a previsão do tempo  e outras estatísticas é o WindGuru. Se não conhecer, dá um olhada direitinho, fuça o site e tal, ele pode ser difícil de entender a primeira vista , é uma ferramenta muito utilizada em "esportes radicais" e usa diferentes modelos climáticos e raio (km). Além disso, tem localidades com estatísticas oficiais e localidades não oficiais,  que  "qualquer um" pode adicionar;  de certa forma isso, é bom porque dá para ter medições mais exatas, de quem está/vive realmente no local.
por exemplo: Laguna de los Tres https://www.windguru.cz/408847 e Laguna Torre https://www.windguru.cz/408848
Mas, o pessoal lá de El Chaltén, onde você se hospedar, com certeza vai saber te ajudar se é um bom dia dia ou não para fazer um ataque às montanhas, te informar do tempo do dia ou coisas do tipo.

Além do windguru, um site que também utilizo bastante para ver duração do dia, hora da aurora/crepúsculos e médias climáticas é o Time and Date, só que, muitas vezes, ele usa aproximação e não inclui a realidade de certa região. El Chaltén por exemplo, busca uma localização 360 km distante... https://www.timeanddate.com/weather/@6690180/climate
Ah, e é sempre bom ter em mente que a patagônia é uma região em que pode ocorrer as 4 estações em um único dia!!!

 

On 18/07/2017 at 3:14 PM, victoralex said:

Sensacional, Carol!

 

Estou me baseando totalmente no seu relato, irei pra lá em dezembro agora! Farei El Calafate e El Chalten também!

 

Algumas perguntas:

 

1) Sobre o calçado, eu sempre fiz trilha com tênis esportivos normais. Não consegui identificar nas suas fotos se estava com botas impermeáveis ou tênis normais de caminhada são suficientes. Já ouvi de tudo, que sim, que não, mas como farei as mesmas trilhas que você, gostaria do seu feedback. Vale lembrar que irei no verão, onde estará menos úmido e portanto a chance de ter lama nas trilhas de Chalten são menores!

 

2) Blusas corta-vento são essenciais mesmo né? Tenho bastante roupas de frio, mas outra vez, ir em dezembro ("verão" deles) me faz pensar que as impermeáveis/corta-vento não são tããão essenciais. O que você acha?

 

Inspirador teu relato e muuuito obrigado pelas dicas e links postados! Ansiosíssimo pra minha viagem! ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...