Ir para conteúdo

Um Mochilão bom de copo! Bolívia, Chile e Peru em 27 dias inesquecíveis (dez/16) (fotos, curiosidades e muitos detalhes


Posts Recomendados

  • Membros

Oi oi genteeee!

Chegou a minha vez de compartilhar mais uma dessas históricas trips que a gente faz por esse mundão. E essa missão foi pro clássico roteiro dos mochileiros: Bolívia, Chile e Peru! Devo a esse fórum tudo o que aprendi e levei comigo quando embarquei rumo a essa aventura, tudo saiu como planejado!

Li e reli muitos relatos e fui anotando em um caderninho tudo o que fosse interessante. Foi uma viagem incrível e segura em todos os aspectos. Venho acompanhando desde os mendigos machos, nogy e seus perrengues, tia poly e seu relato emocionante e o mais recente do rodrigovix! Meu muito obrigada, vocês ajudaram demais e espero poder contribuir um pouquinho com tudo que aprendi.

 

Antes de começar vou me apresentar: Meu nome é Priscila, tenho 22 anos e moro em São Paulo. Fiz essa trip com um companheiro de vida, o Renan, que vai ser muito citado por aqui. (Valeu, parça!) Adianto a vocês que fugi um pouco dos padrões em relação aos passeios que a galera faz nesse percurso, gosto de aproveitar a cidade, ficar um dia em cada lugar pra conhecer o cotidiano das pessoas, a rotina, e aprender uma nova experiência em cada lugar. Além de que, o destino colocou em nosso caminho dois camaradas que são bons de copos como nós, e fez essa trip uma aventura e uma farra pra mais de metro! [emoji1]

Bom, vou contar detalhamente o que vivi durante esses 27 dias e as curiosidades que mais ficaram na minha memória. Qualquer dúvida estou a disposição! Vamos nessa!

 

Percurso

05/12/16- São Paulo > Santa Cruz > Sucre

06/12/16- Sucre > Uyuni

07/12/16- Salar de Uyuni

08/12/16- Salar de Uyuni

09/12/16- Salar de Uyuni > San Pedro de Atacama

10/12/16- San Pedro de Atacama

11/12/16- San Pedro de Atacama > Arica

12/12/16- Arica > Tacna > Arequipa

13/12/16- Arequipa

14/12/16- Arequipa

15/12/16- Arequipa

16/12/16- Arequipa > Cusco

17/12/16- Cusco

18/12/16- Cusco

19/12/16- Cusco > AC

20/12/16- Macchu Picchu

21/12/16- AC > Cusco

22/12/16- Cusco

23/12/16- Cusco > Copacabana

24/12/16- Copacabana

25/12/16- Copacabana

26/12/16- Copacabana > La Paz

27/12/16- La Paz

28/12/16- La Paz

29/12/16- La Paz

30/12/16- La Paz > Santa Cruz

31/12/16- Santa Cruz

01/01/17- Santa Cruz > São Paulo

 

Gastos

Gastei 1100 dólares fora as passagens aéreas (R$1.063 SP a Santa Cruz). Pretendia juntar um pouco mais, só que o dólar na época estava muito alto e foi o que consegui trocar. Mas foi o suficiente pra hospedagem, alimentação, transporte e cachaças x) O dólar foi mais vantajoso em toda cidade que passamos, vale a pena! Antes de embarcar tinha anotado tudo comigo em um caderninho os valores dos buses de um local a outro, os valores dos hostels e até uma estimativa de alimentação! Agora cachaça, meus amigos.. Hahahahah

Mas relaxem que esses países são bem baratos, c exceção ao Chile, q também não achei aquela coisa absurda q achamos no Brasil. Tem lugares q até bate uma indignação de como a alimentação é barata e como pagamos caro na nossa terrinha. Mas não tenham medo de que não vai dar, sempre dá, qualquer coisa dá pra trampar no Wild Rover em troca de hospedagem! Hehe [emoji1]

 

Seguro viagem

Fechei com a Mondial duas semanas antes por 140,00 reais todos os dias. Vale a pena, não precisei utiliza-lo mas só o fato de ter um seguro pra uma emergência num pais desconhecido não tem dinheiro gasto que não seja investimento. Tirando os vários relatos que já acompanhamos por aqui e vimos que foi de extrema necessidade. Só façam!

 

Documentos

Levei meu passaporte pra colecionar os carimbos [emoji177] e foi mais fácil passar pelas alfândegas e aeroportos.. Mas o pessoal que levou RG sem problemas também! Viva o Mercosul :D Mas nada como ver meu passaporte aqui agora e dar de cara com o carimbo de Macchu Picchu! Que dia, amigos, que dia. Melhor recordação [emoji7]

Agora contar um segredinho proceis.. Eu tomei a vacina da febre amarela, mas não emiti o certificado ×P Ai ces me perguntam, pediram em algum momento? Não! Mas não arrisquem, vai que hehe

Fiz a carteirinha ISIC tb pra estudantes e economizei no Chile e no ingresso de MP! Custa só 30 reais e vale por 1 ano até a renovação, achei válido.

Juntei numa pastinha então o check in do embarque, uma via do seguro viagem, meu RG, os papeizinhos de entrada nos países (NÃO PERCAM), a carteirinha ISIC e os papeis dos locais turísticos pra guardar de recordação.. Isso tudo levava na mochila de ataque. Na doleira, levava os dólares, o dinheiro do Pais local e o passaporte.

 

Preparativos

Como foi meu primeiro mochilão tive que gastar uma graninha pra comprar roupas, mochila e essas coisas de mochileiros. Mas não foi nada muito profissional e especifico como acompanhei em outros relatos, nois é rua e fomos com as coisas que tínhamos em casa mesmo x) E se você tá acompanhando aqui comigo e a grana tá curta, vai o meu incentivo que dá sim pra fazer essa trip bem sussa sem àquelas roupas e equipamentos q nem sei descriminar aqui hhehe O meu maior medo era enfrentar o frio, morria de medo de virar picole e o que comprei mesmo foi a segunda pele e aquele blusão corta vento, sabe? Foi o que salvou no Salar que o frio é de lascar, mas fora isso, se vc não for fazer nenhum trekking ou afim, vai ter um momento q vai ficar lá no fundo do mochilao. (Pelo menos na época que fui, Dezembro)

Meninas, essa é a hora de desapegar da vaidade! Haha eu sou muito vaidosa sim mas me senti tão bem sem aquelas makes trevosas e as roupas confortáveis ^·^ Usei em toda viagem apenas um tenis, uma sapatilha e o chinelo, o resto não foi necessário, só vai ocupar espaço. Essa trip é uma peregrinação e tanto, vc anda pra lá e pra cá e só precisa estar confortável!

Levei um mochilão de 65L e uma mochila de ataque, foi básico e essencial. No mochilão: 3 leggings, 1 calça segunda pele, 3 shorts, 5 camisetinhas, 1 vestido, 1 blusa segunda pele, 1 blusa de lã, 1 jaqueta corta vento, 10 calcinhas, 1 toalha auto absorção, 1 touca, 1 luva e 1 chapéu (no Atacama vcs vão precisar, vai por mim). Na necessaire foi shampoo, condicionador, hidratante, perfume, desodorante, lenços umedecidos, óculos de sol, carregador portátil, lanterna, protetor solar, manteiga de cacau, sacos p guardar roupa, adaptador de tomada.

Na mochila de ataque levei os remédios (aqueles clássicos cura tudo, dor de cabeça, febre, gripe, pra dormir, pra dor de barriga etc) um soro fisiológico, dois cadeados, um pau de selfie e a camera gopobre (essas replicas da Gopro q superou minhas expectativas) haha

 

Bom, antes de começar a contar dia a dia, vou disponibilizar aqui minha referência que levei anotado em um caderninho e pra quem tá com a viagem próximo pode ir anotando caso não consiga acompanhar o relato até o final. Me ajudou muito e fez com que além de economizar, tivesse um segundo plano caso o primeiro não desse certo. Segue:

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sucre

Opções de hospedagem:

Kultur Berlin

Wasi Masi

Casa Solariega

 

Fiquei no Kultur e recomendo, 55bol com café da manhã um quarto com 6 beliches

 

O que fazer:

- Andar pra conhecer a cidade (centro histórico);

- Mercado Central de Sucre;

- Catedral Metropolitana (arte sacra) e Casa de La Libertad;

- Curtir a noite (barzinhos)

 

Lugares pra comer:

Restaurante Plaza

Joy Ride Restaurant e Bar

Pueblo Chico Café

 

Transporte:

Passagem pra Uyuni direto pela 6 de octubre, sai todas as noites 20:30 e custa 70 bol (valor varia conforme a demanda) *Quase 8hrs de viagem*

 

 

Uyuni

Opções de hospedagem:

Le Ciel d'Uyuni

Hostel Oro Blanco

Piedra Blanca

 

Como minha viagem no bus não foi boa e cheguei por volta das 3:30, escolhi um hotel pra dormir até umas 8, tomar um banho e usar o WIFI p dar sinal de vida pra família, fiquei no Le Ciel d'Uyuni e foi OK. Paguei 30 bol

 

O que fazer:

- Conhecer o Salar de Uyuni numa excursão de 3 dias pelos Altiplanos Bolivianos até a chegada da fronteira com o Chile

- Verificar com a empresa que fechar se consta os principais locais: Cemitério de trens- Colchani- Salar de Uyuni- Ilha del Pescado- Hotel de Sal-Salar de Chiguana-Vulcão Ollague- Arbol de Piedra- Géisers- Laguna Polques-Deserto Salvador Dali-Laguna Verde- Laguna Colorada-Laguna Blanca

 

Empresas sugeridas:

Andes Salt Expeditions

Esmeralda Tour

World White Travel

 

Fiz pela Andes Salt e pasmem: Paguei apenas 650 bol c o transfer pro Atacama. [emoji33] Demos uma puta sorte, a empresa é sensacional em cada detalhe, já imaginava q gastaria um dinheiro porque de qualquer forma fecharia com eles, mas demos sorte de já ter uma galera fechada e faltavam apenas 2 pessoas pra completar o carro e surpresa! Sortudo que somos hehe então nao tenha pressa pra acordar cedo e procurar agência, defina uma preferida e se fechar próximo ao horário, mais barato vai estar. Recomendo demais a Andes Salt, no decorrer do relato vcs verão como vale a pena!

 

 

San Pedro de Atacama

Opções de hospedagem:

Hostel Lackuntur

Hostel Towanda

Hostel Laskar

 

O que fazer:

- Conhecer o centro artesanal de SPA; Museu arqueológico; Igreja de San Pedro; Bike a Pukara de Quitor

- Fazer sandboarding nas dunas e ver o pôr do sol no Valle de la Luna

- Fazer o Tour Astronomico, já que é um dos céus mais estrelados do mundo

- Salar de Atacama, Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas.

 

Empresas sugeridas:

Sol andino expedições

World White Tour

Desert Adventure

 

Fizemos com a Sol andino expedições, 8 mil pesos no Valle de La Luna e 25 mil pesos o Tour Astronomico. *2.500 pra entrada pra quem tem carteirinha ISIC, qm não tem, 5.000*

 

Lugares pra comer:

Pica del índio

Barros

Pizzaria El Charrua

 

Transporte:

Passagem pra Arica pela Turbus, o valor varia muito conforme a demanda, 23.000 mil pesos (um tiro doeria menos [emoji23]) comprem antes e n percam money como eu

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Arica

Ir de táxi até Tacna, aproximadamente uns 40 min.

O terminal fica atravessando a rua de onde o bus para, os taxistas são credenciados e o preço é tabelado, 4.500 pesos.

 

Tacna

Comprar passagens pra Arequipa, 7hrs aproximadamente de viagem. *não comprem na empresa Flores* fui por ela e sofri [emoji23]

Vi mochileiros falando bem da Soma Tours ou Rota Andina. Paguei 26 soles mas não é referência, era mais viável ir de charrete hahahaha ×.×

 

 

Arequipa

Opções de hospedagem:

Wild Rover

Friendly Hostel

 

Melhor Wild Rover na minha opinião *.* 23 soles um quarto com 20 beliches com café da manhã

 

O que fazer:

- Passear pela cidade para conhecer o centro histórico (a Plaza de armas mais linda é aqui!); Mercado municipal;

- Vale del Coca;

- Monastelio de Santa Catalina;

- Museo de Los Santuários Andinos de La Universidad Santa Maria (múmia juanita)

 

Lugares para comer:

La Trattoria del Monastelio

Qaya

Los Portales de Venezia

 

Transporte:

Comprar passagens para Cusco pela empresa Oltursa *melhor bus q eu peguei na vida* 65 soles bus semi cama com janta, aprox 9hrs de viagem

 

Cusco

Opções de hospedagem:

Wild Rover

Loki Hostel

Pariwana

 

A única coisa ruim desse Wild Rover é a localização já que se encontra numa ladeira e a 2 mil m de alt fica complicado hahahah, de resto tudo ótimo, 26 soles num quarto com 10 beliches com café da manhã

 

O que fazer:

- Contratar uma agência para fazer Qorikancha, Saqsaywaman, Qenqo, Pukara, Tambomachay

- Tour nas Ruínas de Moray, Salineras de Maras, Vale Sagrado dos Incas (Pisaq, Ollanta, Chinchero, Urubamba)

- A noite parada obrigatória no Pub Mamma África ou outros barzinhos da Plaza.

 

Lugares para comer:

Jardim Secreto Resto Bar

Pacha Papa

Incanto

Justina Pizza y Vinos

 

OBS: Provar Inka Cola e Pisco Sour, além da Cusqueña

Comer ceviche, truta e cuy que são pratos típicos da região

Se for fazer todos os passeios, comprar o boleto turístico de 3 dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Macchu Picchu

Como chegar lá:

Como vcs sabem existem 3 formas de chegar até MP: trem, trilha e o famoso "by car"

Escolhi essa terceira opção e economizei horrores! Não quis subir nenhuma montanha específica então deixei pra comprar lá mesmo. Não tive problema nenhum e paguei mais barato. 70 soles por um dia no parque com a carteirinha ISIC. Fechei então um pacote com a van até a hidrelétrica ida e volta, guia e hotel por duas diárias em Águas Calientes. Paguei 135 soles por tudo isso. Valeu muito!

 

Lugares para comer em AC:

Chez Maggy

Índio Feliz

Inka Wasi

 

OBS: O bus que sobe de Águas Calientes até MP custa 12 fuckings dólares. Se quiser descida + 12 [emoji23]

Se puder ficar duas noites em AC e aproveitar o dia todo no parque, recomendo!

Não esqueça na saída de carimbar o passaporte [emoji173]

 

Transporte:

De Cusco a Copacabana pagamos 55 soles e foi horrível. Não lembro o nome da empresa agora, mas recomendo que comprem o trecho até Puno e depois até Copa, sai mais barato e vcs não correm risco de passar o perrengue q passamos! Hahaha

 

Copacabana

Opções de hospedagem:

Hostal Olas del Titicaca

Hotel Utama

Hostal Florência

 

O que fazer:

- Conhecer a Isla del Sol

- Subir o calvário para ver o mirante da cidade

- Igreja histórica de Copacabana

 

Lugares para comer:

El Fogán de la Cabaña

La Cúpula

Pueblo El Viejo

 

Transporte:

De Copacabana a La Paz paguei 25 bols e a viagem dura aprox 4 horas. Empresa Transtiticaca

 

La Paz

Opções de hospedagem:

Wild Rover

Loki Hostel

 

Esse é o Wild Rover que mais tem festa e o que mais bomba de gente! Pensa se eu gostei? 45 bol num quarto com 8 camas com café da manhã

 

O que fazer:

- Andar de teleférico para ver o mirante do vulcão

- Subir a Chalkataya e ver a neve

- Ruta de la muerte

- Ir na calle de las brujas

 

Lugares para comer:

Banais Café Restaurant

Pizza Itália

The English Pub

 

Transporte:

Enfrentei as 15 hrs de La Paz a Sta Cruz e foi teeeeenso! O bus é uma carroça e além de ser caro *220 fuckings bols* não vi opção melhor no caminho todo. Ê Bolívia veia de guerra. Consultem avião, na época q fui estava muito caro por causa das festas de fim de ano [emoji26]

 

Sta Cruz

Opções de hospedagem:

La Jara Backpackers

Hostel Jodanga

Loro Loco Hostel

 

Fiquei no La Jara e o hostel é topzera! Piscina e tal pra aproveitar o calor forte de Sta Cruz. Recomendadíssimo :D

60 bol um quarto com 8 beliches c café da manhã caprichado

Tem cozinha e dá p fazer vários miojo! Hehehe

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá ... eu estou acompanhando seu relato haha. Vou fazer a viagem com o mesmo roteiro no dia 18/12/2017 e eu queria saber se você viu alguma diferença nos dias festivos, pq estou com medo de ir e não conseguir fazer os passeios :):?

Eu tenho um pouco de receio de acabar perdendo tempo sem conseguir fazer alguns passeios nesse período de Natal e Ano Novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...