Ir para conteúdo

Barracas EUREKA


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Entendo, como eu disse, cada um previligia o que acha mais importante.

Não acho a Eureka a melhor das barracas, mas o preço dela é bom. Pelo visto você tem facilidade em trazer da europa, por lá me lembro da Ferrino, Ligthwave, Vango, Camp, Hannah, Hillemberg, Terra Nova,Vaude...

Tem as amercianas Mountain Hardwere, Marmot, MSR, The North Face, Big Anes, etc...

Todas essas são boas tendas (inclusive a Eureka), vai depender de quanto quer gastar, que tipo de tenda, etc..

Dá uma lida nesses tópicos, tem bastante info sobre tendas imprortadas:

:arrow:http://www.mochileiros.com/barracas-importadas-t12943.html

:arrow:http://www.mochileiros.com/barracas-leves-levissimas-t39977.html

:arrow:http://www.mochileiros.com/equipamentos-de-camping-e-aventura-comprando-fora-do-pais-t53007.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

 

[...] Outra coisa que me chama a atenção na Mountain Lite é aquela lona lateral acoplada na própria barraca interna. Alguém já viu isto? Sabe dizer se é eficaz contra chuva?

Outra coisa é que uma é basicamente de fabricada com Nylon enquanto a outra é polyester. Qual é a diferença entre esses materiais?

Em relação à estrutura delas (montagem das varetas), qual seria mais resistente ao vento?

 

[...]

Grifo meu

 

 

Bira, entre as duas citadas prefiro a Wabakimi, por causa do sobreteto até o chão, que na Mountain Lite não tem. Repare que na lateral o sobreteto vai só até a metade da parede.

[...]

 

 

Olá Bira!

 

 

Foram 3 perguntas, vamos a elas:

 

1) Na verdade "aquela lona lateral" (veja o trecho que grifei de seu post) é na verdade feito do mesmo material do sobreteto, só que fixado à "parede" do quarto. Uma "mania" característica de vários modelos de barracas da Eureka, a meu ver mais para aliviar algum peso e não prejudicar a ventilação. É plenamente eficaz contra chuva, tanto que é feita do mesmo material do fly. Creio que o Otávio não tenha reparado nesse detalhe quando disse que na lateral o sobreteto não vai até o chão... :mrgreen:

 

2) Quanto aos materiais, nylon e poliester são ambos fibras sintéticas. Possuem praticamente as mesmas características físicas, com resistências equivalentes, então não creio que um leve vantagem sobre o outro (falando em aplicação têxtil, como no caso).

 

3) EU, se optasse por uma Eureka ficaria com essa Wabakimi, não pelo detalhe do sobreteto, portanto, MAS pelo fato da arquitetura de montagem das varetas usadas na Wabakimi proporcionar maior resistente a ventos. Note que nela as varetas se cruzam em dois pontos, o que proporciona maior rigidez estrutural em relação à arquitetura usada na Montain Lite (formato domo ou iglu).

 

Considerações gerais:

 

[...] A Mountain Lite é mais leve e mais espaçosa (piso), mas não tem aquela terceira vareta pra dar uma levantadinha no vestibulo (vale lembrar que eu tenho quase 1,90 de altura).

 

Onde você viu uma terceira vareta? Talvez você se refira aqui à estrutura com arcos cruzados da Wabakimi (que citei acima). Ela realmente deixa o sobreteto (e a entrada da barraca) mais "alta". Isso aliado ao fato da própria altura da Wabakimi lhe assegura um maior conforto para pessoas de maior estatura, como no seu caso.

 

[...] A marca Eureka me chamou atenção por apresentar, ao meu ver, uma boa relação custo-benefício. O piso da lona tem 5000mm e o sobreteto 4000mm. Apesar do tamanho, é relativamente leve.

 

Existe diferença de resistência nos modelos Eureka mencionados. Na Mountain Lite o sobreteto tem 4000mm de resistência à coluna d'água, e o piso 6000mm. Na Wabakimi são 3000mmm no sobreteto e 5000mm no piso. Ambas a meu ver se equivalem também neste quesito, já que apresentam resistência hidrostática compatível. Do jeito que você colocou dá impressão que ambas são iguais e não são... ::bad::

 

No mais, acho as barracas da Eureka bem pesadas se comparadas a modelos de outros fabricantes, considerando-se o mesmo tamanho e características. Um ponto positivo que vejo nelas é a sua impermeabilidade de teto, superior à padronizada por muitos fabricantes atualmente na faixa dos 1200-1800mm, característica esta geralmente encontrada em outras marcas/fabricantes europeus.

 

Sugestões de modelos poderia citar várias, mas esbarraríamos na questão preço. As melhores tendas que conheço, no geral, são de marcas européias ou pensadas para uso daquele continente (não vou dizer fabricantes pelos simples fato de que hoje, praticamente tudo nese segmento vem da China, seja o tecido, as varetas ou mesmo a montagem toda). Não sei, mas a grande maioria das tendas de marcas americanas é mais fraca em termos de impermeabilização, e algumas até mesmo no design de estrutura. Já é um começo...

 

Marcas que respeito muito são as Terra Nova, Heilleberg, Vaude, Vango ... Algumas estão na lista do Otávio. Mas perdem (e geralmente feio) no quesito preço. São barracas para orçamentos também europeus. Passam fácil dos EUR 300,00, especialmente os modelos 3P. ::grr::

 

As americanas são mais acessíveis, questão de mercado, mais acirrado. São boas tendas, mas geralmente (não sempre) são inferiores às européias. Quando se equivalem em qualidade são assim também no preço.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Getúlio, primeiramente, obrigado pela resposta. Show de bola!

Eu também estava tendendo pela Wabakimi, inclusive por parecer ter uma estrutura mais robusta para o vento, mas acho que o peso dela me preocupa um pouco (max. 3.9 kilos contra 3,4 da Mountain). O que você acha? Na hora da trilha estas 500 gramas fazem diferença, fazem não?

Além disso, ela tbm é um pouco mais alta (135 cm contra os 115 da Mountain Lite). Isso não a torna menos estável durante uma ventania?

Enfim, como já escrevi anteriormente, quero encontrar uma barraca que seja arejada e impermeável para os verões brasileiros (praias e ilhas), mas tbm resistente ao ventos e ao frio dos picos e serras. Quero tentar encontrar o meio termo, entende? rsrs

Outra coisa, você vê alguma diferença na ventilação do quarto delas?

Mais uma coisa. No site eles informam o peso máximo e o mínimo. O que isso quer dizer? Devo sempre levar em consideração o máximo?

Vixe, acho que exagerei nas perguntas. rsrs

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.................................................1) Na verdade "aquela lona lateral" (veja o trecho que grifei de seu post) é na verdade feito do mesmo material do sobreteto, só que fixado à "parede" do quarto. Uma "mania" característica de vários modelos de barracas da Eureka, a meu ver mais para aliviar algum peso e não prejudicar a ventilação. É plenamente eficaz contra chuva, tanto que é feita do mesmo material do fly. Creio que o Otávio não tenha reparado nesse detalhe quando disse que na lateral o sobreteto não vai até o chão... :mrgreen: .................................................

 

É verdade,agora que você falou fui olhar com mais atenção... passei a gostar mais dela... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Getúlio, primeiramente, obrigado pela resposta. Show de bola!

Eu também estava tendendo pela Wabakimi, inclusive por parecer ter uma estrutura mais robusta para o vento, mas acho que o peso dela me preocupa um pouco (max. 3.9 kilos contra 3,4 da Mountain). O que você acha? Na hora da trilha estas 500 gramas fazem diferença, fazem não?

Além disso, ela tbm é um pouco mais alta (135 cm contra os 115 da Mountain Lite). Isso não a torna menos estável durante uma ventania?

Enfim, como já escrevi anteriormente, quero encontrar uma barraca que seja arejada e impermeável para os verões brasileiros (praias e ilhas), mas tbm resistente ao ventos e ao frio dos picos e serras. Quero tentar encontrar o meio termo, entende? rsrs

Outra coisa, você vê alguma diferença na ventilação do quarto delas?

Mais uma coisa. No site eles informam o peso máximo e o mínimo. O que isso quer dizer? Devo sempre levar em consideração o máximo?

Vixe, acho que exagerei nas perguntas. rsrs

 

Abração

 

Olá Bira!

 

Nada! Vamos arredondando essa... Rs!

 

Não credito que os 20 cm a mais da Wabakimi lhe prejudiquem negativamente, pelo menos não de forma significativa, apesar de que, pela lógica, quanto mais alta mais susceptível à ação do vento.

 

O peso é realmente um fator preocupante, mas para quem parece privilegiar o espaço/conforto, como penso seja seu caso, seria um fator secundário. Obviamente, como já falou o amigo Otávio, depende daquilo que pretende priorizar. A questão dos pesos mínimo/máximo se refere aos componentes da barraca. Se pretende montar a barraca completa, deve ter em mente sempre o peso máximo. O peso mínimo (que alguns fabricantes citam) geralmente se refere ao peso apenas do quarto e do sobreteto com as varetas, sem as estacas e cordins de amarração e outros acessórios eventualmente presentes, como bolsos, sacos e footprints.

 

No meu post anterior, quando me referi aos fabricantes europeus, esqueci de citar a Ferrino e a Salewa, italianas (existem outras italianas boas, porém não fabricam modelos 3P), que fabricam barracas de boa qualidade e preço competitivo. Ficam num nicho intermediário entre as Européias mais "top" e as americanas, inclusive no preço. Dê uma olhada nos modelos 3P desses fabricantes e veja se algum te agrada...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros

Olá pessoal!!

 

Estou numa dúvida tremenda entre uma StormBreak 1 (1.56 kg) StormBreak 2 (2.67 kg) e uma Eureka! Midori 1 (1,64 Kg) Midori 2 (2,01 Kg).

Tenho uma Azteq Nepal (2,5 kg), e quero fazer um "upgrade" e ele *consite no peso, e já peguei um vento no Planalto do Itatiaia RJ que valeu cada centavo essa barraca e muita Água na Serra da Bocaina SP e ela se saiu muito bem MESMO. Pensando no vento (posso ficar no alto da montanha muito exposto) preferi essas duas por terem duas astes (Poles) e acho que isso pode ser uma segurança maior e diga se de passagem: peso.

 

A de 2P da TNF o peso é parecido (Nepal) o peso, mas pelo que pesquisei não ter uma janelinha e isso no Brasil pode ser ruim pois a condensação pode prejudicar quando acordar... molhar os pés e tal.

A Midori tem Janelinha e o avanço da de 1P me parece ótimo além de uma boa coluna d agua 1800 mm com 75D 190T.

 

Pensei numa O2 da TNF levíssima mas finíssima e fiquei com medo da aste... finíssima... e uma boa ventania? Agora o peso é algo... putz... SENSACIONAL!!

 

Alguém com uma noção dessa Eureka?

A TNF eu já li ser ÓTEMA mas e a janelinha para respiro?

Estava pensando em deitar e por a mochila com a barrigueira nas minhas pernas abraçando elas e deitar meio diagonal no caso da de 1P (pode ser uma boa idéia rs).

 

Adoro matutar com essas ideias e depois de reunir uma boa info sobre barracas cheguei até os mestres aqui!

 

*Consite no peso pelo fato de nunca ter deixado a minha mochila do lado de fora e ela tem 75l. Estava pensando em obter uma de 1P e levar um saco de lixo grandão para por no pé (ou até cobrir ela totalmente pelo fato de bichos pois pode esquecer ela aberta sem querer e tal) dela no avanço.

** Vou usar com footprint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 12/03/2006 em 14:19, gLz disse:

Preciso de criticas destas barracas. Elogios tambem, mas é que nas criticas que vemos os defeitos hehehe

Estou pensando em comprar desta marca... ninguem tem nao?

 

Estou pensando em comprar Barraca 3 Estações Apex 2XT - Eureka!

 

mas vi uma que estou apaixonado:

 

Barraca 4 estações K2XT Performance - Eureka!

http://www.arcoeflecha.com.br/fotos/eurekak2m.jpg

 

o problema é o preco, 1674 reais!!! acho que é porque é importada.. mesmo assim é uma barraca pra vida! resistente a neve e invernos rigorosos, utilizada na subida do everest, aconcagua, K2 entre outros... essa é profissional!!!

 

bom aguardo noticias...

Tenho duas barracas Eureka que trouxe dos EUA. As barracas são ótimas, de primeira linha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...