Ir para conteúdo

Passeando por Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.RS


Posts Recomendados

  • Membros

O caminho por si só já vale o passeio, repleto de parreirais para todos os lados, vales e montes, realmente uma paisagem que nos remete ao velho mundo.

 

Nova Pádua: vizinha a Flores da Cunha, com o bonito pórtico anunciando “Pequeno Paraíso Italiano”, depois foi curtir a bela igreja e a praça com um chafariz. Cidadezinha pacata, bem interiorana, deve ser ótima pra quem gosta de calmaria. Diz que Nova Pádua possui turismo de aventura também, arvoristo ectecetera e tal, mas não é minha praia, não me informei sobre isso. E segui viagem por um trecho de estrada de chão, o GPS apontava 13 km até Nova Roma do Sul, próxima parada.

 

Nova Roma do Sul: Nova Roma foi uma surpresa atrás da outra, primeiro a estrada de chão que não havia planejado, mas até aí de boas, nada que já não esteja acostumado, e no meio do caminho, um rio, e uma balsa. Grata surpresa, confesso que cruzar balsa, sóhavia feito em Porto Seguro, já trabalhei na cidade de Mata.RS, onde existe uma balsa, na localidade de Vila Clara, mas confesso que em 9 anos por lá, nunca cruzei a tal balsa, eis minha oportunidade em Nova Roma. Balsa puxada a muque, por dois homens, e vamos atravessando calmamente o rio, bem caudaloso, e desfrutando de um momento impar, curtindo uma linda tarde de sol, e a vista do Rio. Como diria Antony Bordain, “A Vida É Boa”. Cinco pila pelo passeio, “ta barato pra caramba”, e segue o baile, logo adiante, um piso, e uma cachoeira que passa por baixo dele, outro bonito cenário. Mais adiante mais incrível ainda, um mirante de onde se pode ver uma Usina jorrando águas a plenos pulmões. Mais adiante, mais umas cachoeiras pequenas a beira da estrada que vale a parada, diz que também o tal do Cachoeirão, mas aí era de mais pra um dia só, meu coração não ia agüentar, tive que passar. E logo estamos no centro da cidade, com uma bonita praça e igreja, alguns casarões estilo Antônio Prado, a cidade parece muito bem organizada e desenvolvida. Já estava encantado e satisfeito com Nova Roma, mais tinha mais, uma estrada a descer extremamente sinuosa, e bem divertida pra quem como eu gosta de dirigir. Em Linha Castro Alves um bonita igreja, diz que tem uma gruta também, mas não fui atrás. Mais a frente a placa anunciando um cemitério Suéco Luterano, ual! Mas me passei e não achei o cemitério, mas sem frustração, pois, mais adiante o que temos? Uma ponte de Ferro, onde passa um carro de cada vez. A ponte tri da massa, e a visão ao por ela passar também fantástica. Mais adiante, mais curva sinuosas e diversão ao volante, de um lado um morro de pedras, e do outro o rio. E no caminho uma cachoeira! Isso mesmo, uma cachoeira descendo do morro ao lado da estrada, Sul Real! Aí já estávamos em Farroupilha, em direção a Pinto Bandeira, mas no caminho, o Caminho de Pedras de Bento Gonçalves.

 

 

Bento; Caminhos de Pedra repleto de atrativos turísticos, belos casarões de pedra ou madeira, transformados em restaurantes em sua maioria, deu para clicar alguns que havia visto apenas pela internet, como A Casa da Ovelha, e Casa da Erva Mate, está é minha segunda passagem por Bento e ainda não pude me dedicar como a cidade merece, quem sabe na terceira.

 

 

Pinto Bandeira. Muitas vinícolas na estrada, para onde se olhar, e no caminho um cachoeirão, que não deu pra tirar fotos por não ter onde parar. No centro foi tirar foto da igreja e da praça central com o interessante monumento ao colono.

 

Passeiozinho show de bola de 3 horas ida e volta, saindo de Caxias, três cidades novas pro caderninho agora são 109, e fica a dica Nova Roma vale muito a visita.

598de11edc4e2_novaromadosul(7).jpg.707d72beff98194f451481ab8cd9e40d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...