Ir para conteúdo

Trekking Pedra do Segredo e Cânion Fortaleza - Cambará do Sul, RS


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Segue meu relato feito em meados de abril de 2015 Na Pedra do Segredo e Cânion Frotaleza em Cambará do Sul.


Vou tentar ser o mais claro possível no relato, talvez eu esqueça de alguns detalhes, pois faz algum tempo que fizemos essa indiada.


Pra quem não sabe a Pedra do Segredo e o Cânion Fortaleza ficam no Parque Nacional da Serra Geral, mais precisamente no município de Cambará do Sul, divisa com o estado de Santa Catarina. Tipo, Rio Grande do Sul você fica em cima do penhasco e Santa Catarina em baixo (entre os paredões), mais ou menos isso hehe.


Eu e alguns colegas de faculdade, queríamos fazer alguma coisa diferente, sair e se desligar um pouco da rotina do trabalho e da faculdade. Surgiu a ideia de ir pra Cambará do Sul.


A data foi fácil escolher, pois estávamos próximos ao feriado da sexta-feira santa, optamos por sair na sexta cedinho e voltar no sábado a tarde para que no domingo pudéssemos descansar.


Estávamos meio que sem dinheiro, então queríamos economizar ao máximo. A principio iríamos eu, Maurício e João, porém o João ficou amigo de um peruano que estava fazendo intercambio na universidade e pediu se poderia convida-lo. Topamos na hora! Apesar de ficar mais apertado no carro, poderíamos dividir as despesas rsrs.


Nosso roteiro começaria em São Leopoldo até nosso destino final, Cambará do Sul. Fomos com o carro do Mauricio, um renault clio, ele saiu de São Leopoldo (cidade em que reside), passou em Novo Hamburgo onde pegou o João e o Thiago (guri do intercambio) e por último eu em Três Coroas.


Combinamos em levar o mínimo de coisas possíveis cada um, também dividiríamos as barracas, o Mauricio se responsabilizou em levar duas, assim dois pra cada barraca.


Quando eles chegaram pra me pegar em casa, me assustei com o tanto de tralha que a gurizada estava levando no clio, não sabia onde eu colocaria a minha única mochila! Detalhe o clio era hatch :o .


No final embarcamos no carro empilhados de coisas... Mas faz parte da aventura :D . O Mauricio levou os apetrechos para o preparo do chimarrão, porém esqueceu da erva para o mesmo, então fui correndo em um mercadinho perto de casa pra comprar.


Então partimos nós em nossa grande indiada ao som de Men At Work, sem muito dinheiro, porém muito entusiasmados. Pegamos uma estrada em Três Coroas que passa pelo Centro Busdista da Cidade, logo estávamos na RS 020 que vai até São Francisco de Paula (Cidade que fica no caminho).


Como íamos passar por São Francisco de Paula (São Chico, para os íntimos), decidimos dar uma parada rápida no Lago São Bernardo pra mostrar pro Thiago que ainda não conhecia o lugar e, logo continuamos nossa jornada. Havíamos combinado em parar pra almoçar em um camping no qual o João conhecia para almoçar. Quando chegamos ao camping, por acaso encontramos um casal de amigos do João, no qual os mesmos já tinham montado toda a estrutura de onde eles passariam a noite e adivinhem... deixaram a gente usar a churrasqueira e as cadeiras que eles haviam levado, pois iriam sair pra fazer alguma coisa e voltariam só mais tarde.


O João ficou de levar uns peixes no qual ele havia encomendado, assamos os mesmos na churrasqueira e fomos beliscando, ficou muito bom. Após fazer uso do acampamento cedido pelo casal de amigos do João, limpamos e, partimos rumo (agora sim!) a Cambará do Sul.


O caminho para Cambará é bem bonito, cheio de campos que se perdem de vista. Chegando em Cambará, seguimos para o Camping Curucacas, onde acamparíamos para no outro dia cedo partir para o Cânion.


O camping estava cheio de motor homes, motociclistas com seus motões, carros e ovelhas, sim! Haviam ovelhas :D:D . O lugar estava bastante úmido e barrento, então foi difícil achar um local bom para nosso acampamento. Contamos com um imprevisto, tínhamos somente uma barraca completa. Acontece que em uma das barracas, faltava toda armação. O Mauricio ficou muito bravo, pois ele havia emprestado a barraca e não conferiu antes de sair de casa que faltava a armação (se eu soubesse tinha levado a minha rsrs). Mas tínhamos o carro e uma barraca, então tudo certo.


Depois de montar acampamento fomos dar uma volta pelos arredores, fomos até uma cascatinha bem bacana que você precisa atravessar uma cerca e passar por um potreiro. Chegamos lá e já tinha um pessoal tocando um violão e curtindo a beleza do lugar. Ficamos um pouco lá e voltamos pro acampamento pra catar lenha e montar uma "churrasqueira". Catar lenha naquele lugar úmido, foi um verdadeiro desafio, montar a churrasqueira também rsrs


Depois que já tínhamos jantado (o resto do peixe), vimos que um pessoal ali perto havia feito uma fogueira e fomos lá fazer amizade. Pessoal super de boa, na verdade não conseguíamos nos ver, pois mesmo com a fogueira e uma noite de lua cheia mais que especial, era muito difícil enxergar (não sei se a dificuldade era só comigo que sou míope rsrs). Muito engraçado isso de conversar e não saber como é a cara das pessoas, daí tu fica imaginando todo tipo de pessoa :D


Fui o primeiro a voltar pro acampamento, pois já era tarde e queria estar bem disposto no sábado para nossa caminhada até o cânion. Já no acampamento encontrei dois caras, que estavam dos pés a cabeça cheios de barro e não paravam de rir, eles havíamos caído no barro, pois como disse antes o camping é bastante úmido e, perguntaram pra mim se eu sabia onde era o lual...rsrs. Disse que eu não sabia, porém estávamos reunidos ao redor uma fogueira batendo papo. Depois do acontecimento inusitado, me despedi dos caras e, fui dormir.


Fui o primeiro a acordar na manhã seguinte, aguardei até que os outros acordassem e desfizemos nosso acampamento, acertamos com o proprietário em uma cabana que há no camping e saímos em busca de uma padaria pra tomar um café da manhã. Detalhe, entramos no camping no dia anterior e ninguém veio falar com a gente na entrada.


Após o café que fizemos em uma padaria no centro da cidade (que servia ótimas torradas, diga-se de passagem), seguimos de carro em direção ao Cânion Fortaleza, Parte da estrada possui asfalto, porém em determinada parte do trajeto começa o chão batido, mas o clio com quatro marmanjos e um monte de tralha se virou bem. :D


Chegamos em uma parte da estrada onde havia um congestionamento, uma fila de sei lá 1 km mais ou menos de carros, aguardando alguma coisa, mas não conseguíamos ver o que era. Descemos do carro esticamos as pernas, reclamamos da demora, conversamos com alguns "vizinhos" de congestionamento, até que a fila começou a andar. Acontece que haviam fiscais do IBAMA (eu acho) e eles revistavam os carros, não se pode entrar com bebida alcoólica e utensílios para churrasco, tivemos que deixar ali com eles (tinham um local que eles ficavam, tipo uma casa), retiraríamos as coisas na volta. Nesse local tem banheiros, porém no restante do parque não possui nenhuma estrutura é bem natureza mesmo.


Seguimos o fluxo e estacionamos na beira da estrada, fomos pela trilha que leva a Pedra do Segredo (possui uma placa bem rústica, mas é só seguir o fluxo de pessoas), um caminho bem legal as margens de um arroio, mais adiante você se depara com um cânion , detalhe você está em cima da cachoeira, muito lindo!!! Para seguir a trilha, você continua por cima da cachoeira, se não me engano o nome é Tigre Preto, mas é bem tranquilo, tinha muitas pessoas fazendo, uns com guias, outros sem. Continuando a trilha você vai deslumbrando o cânion e vê de outro ângulo a cachoeira. A pedra do Segredo, talvez esteja longe de ser tão deslumbrante como o restante, porém é meio que um enigma, você se pergunta: Como é que essa pedra está ali? Acontece que é uma pedra grande, cuja a base é bem pequena, como se ela estivesse equilibrada ali em cima de outra rocha :o . O percurso de ida e volta até a Pedra do Segredo é de mais ou menos uns 3 km.


Após voltar até a rua, seguimos a pé pela estrada, pois o Cânion Fortaleza fica no fim da estrada. Estava um dia muito quente e de bastante sol, não tem árvores com sombra, então é recomendável que se leve um chapéu. Em determinada parte do trajeto você já enxerga o mirante que fica no alto de uma montanha, subir até lá em cima foi cansativo, mas a vista que você tem de lá de cima meu amigo... é incrível!!! No topo é possível enxergar Torres, tipo, é muito alto!! Torres pra quem não sabe é uma cidade do litoral gaúcho, bem na divisa com Santa Catarina.


Na volta encontramos dois graxains na beira da estrada, acho que são acostumados com as pessoas, já que o local tem sempre muitos visitantes.


Agora vamos as fotos.

20150403_123029.jpg.bc3f83f07ad88c35baf8563fef83d4b0.jpg

20150403_123102.jpg.79faf765b7e40876b4e156cecbe1e979.jpg

20150403_135122.jpg.7ad737255b5d1f1d360577a6c8621fc2.jpg

20150403_145202.jpg.29489cbfdb2563aa2cf8a22f5e79e525.jpg

20150403_171645.jpg.39d88a2d9522f09453a9b1841204d314.jpg

20150403_172127.jpg.f04bf79cfa5aedcda1fd93cba437c793.jpg

20150403_175214.jpg.dbe0cd7e59ce4bc915005bf2084ebd65.jpg

20150403_191238.jpg.71ccdb6ec14bff7a30bb7b3980ef5dec.jpg

20150404_101716.jpg.03644ac4d670e0175594251e6254196e.jpg

20150404_110702.jpg.7b180f2e48c593d82dea2d9a6c876389.jpg

20150404_111419.jpg.4c91ee69f3519ff07a01e92cdcf85b08.jpg

20150404_112224.jpg.9b5d615312fc1923042be10ab3e80eea.jpg

20150404_124606.jpg.4381ce8f7696d8c3e53668cd5d04b324.jpg

20150404_133428.jpg.a24ce10a9fdda420c556a24d84569ccc.jpg

20150404_125127.jpg.9c88ad6d0cc4aaae67f1f6105469d536.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...