Ir para conteúdo

Bolívia/Chile/Peru Dúvidas de um aspirante a mochileiro


Posts Recomendados

  • Membros
Bom Dia pessoal, blz? Aproveitando a duvida do nosso amigo Paulo, estou na mesma situação que ele, duvidas sobre roteiro e tempo. Vai ser meu primeiro mochilão, sozinho, passagem comprada e frio na barriga! Podem me ajudar com esse "roteiro", ajustes, qualquer ajuda será bem vinda. Segue...

1º Lima

2ºLima

3ºEstrada

4ºCusco

5ºMachu Picchu

6ºCusco

7º Cusco

8ºCopacabana

9º Isla del Sol

10º Copacabana

11º Salar de Uyuni

12º Salar do Uyuni

13º Estrada

14º San Pedro do Atacama

15º San Pedro do Atacama

16º Estrada

17º Santiago

18º Viña del Mar/ Valparaiso

19º Vale Nevado

20º Santiago

21º Santiago

Obs: Saindo dia 02/11 e retornando dia 24/11

 

Fala, Felipe, bom dia!

Seu roteiro, na minha opinião, está sensato. Mas existem alguns pontos de atenção. Falarei de cada lugar já já.

Só preciso dizer uma coisa, sei que você já comprou a passagem pra entrar por Lima e sair por Santiago, normalmente é o trecho mais caro, maaaaaas, só atente-se a uma única coisa:

 

Cusco e Machu Picchu sendo seu primeiro ponto da viagem, provável que alguns locais que também são incríveis serão apenas "legal" pra você. Justamente por ter conhecido primeiro Cusco e MP. Mas, nada grave, aproveite!

 

Agora, falando detalhadamente do roteiro todo em si (minha visão):

Deixar 3 dias "livre" foi ótimo, provavelmente você vai precisar. haha

 

Cusco é perfeito, em praticamente tudo. Extremamente turístico com milhões de coisas para serem feitas.

Ah, aproveite os fast foods convencionais para nós Brasileiros, depois só em Santigo. haha

 

MP é mágico, inesquecível será!

Mas, como você chega em Cusco cansado da viagem, MP você faria no dia seguinte, então achei muito "corrido" essa sua etapa, arriscada diria. Em MP, normalmente você pega uma estrada de 3, 4 horas, ai não da pra subir mais em MP, logo...fica 1 dia em Águas Calientes ai sim, no dia seguinte pela manhã, vai em direção a MP. Então, pesquise mais sobre essa parte do seu Roteiro, veja se não é viável colocar + 1 dia de respaldo pra isso e não perder, logo de início, seus 3 dias no início do roteiro.

 

Copacabana e Isla del Sol eu achei muito "blargh" (não me julguem rs) tenho 2 motivos para isso.

1 - Sou do Rio e costumo ver o mesmo tipo de paisagem todo dia, logo, não me impressionou.

2 - O povo foi bem estúpido! -dei azar, ou não- (muito diferente do restante da Bolívia).

Então, outra dica na minha visão é:

Caso consiga sair de Cusco e ir para Puno visitar as Islas Flotantes acho mais jogo além de ser bem mais barato do que ficar em Copacabana 3 dias (tudo caro).

 

Salar de Uyuni foi o ponto alto da minha viagem. Gosto de aventuras nesse estilo, sem mordomia, só com paisagens maravilhosas e momentos inesquecíveis. Foi exatamente isso que tive lá.

Maaaas, meu ponto de atenção é, pesquisei em muitos lugares os pacotes de Uyuni + Atacama e a diferença de pechinchar e comprar o pacote direto de Uyuni foi MUITO alto. Vejo que ali está Salar nos dias 11 e 12 + Estrada e depois Atacama. Ou você já fechou o pacote pro passeio e está preparado para chegar na cidade já pegando a 4x4 já que os passeios saem MUITO cedo todos os dias. Se for assim, ótimo, se não....atente-se a esse ponto, ou vai perder mais 1 dia aqui.

 

San Pedro Atacama é tão assustadoramente turístico que eu esperava algo completamente diferente. haha

Me lembra muito umas cidades aqui pelo Rio de Janeiro, turística que só. Acho que a única coisa que não existe por lá são Chilenos hahaha...Lá já começa a salgar um pouco na grana, Chile né. Hostels caro, comida cara, mas tudo tem um jeitinho e sempre acha-se lugares justos. Tudo por lá é feito pro turista e é tudo muito arrumadinho e bonito. As ruas principais possuem tudo que você imaginar e lógico, as agências de passeios estão com seus funcionários pelas ruas puxando todo gringo que ainda não fechou nada. Como pode ter visto, o Atacama fecham-se o passeios por lá mesmo. Dependendo de quais você queira fazer, 2 dias ta ok.

Pois normalmente os passeios saem cedo e voltam às 18h. Alguns, você pode fazer de bike (Vale de La Luna), voltar rapidamente e pegar um outro passeio depois.

 

 

Santiago é bem carinho, se prepare. Mas também é mega turística e tem muita coisa para aproveitar por lá. Mas, vou evitar de opinar nessa pois fiz um roteiro diferente, preferi passar em Arica e outros locais do que ficar em Santiago.

 

Enfim, espero ter ajudado.

Qualquer coisa é só chamar.

Fique tranquilo e aproveite sua viagem, depois dê uma passada aqui para contar sua experiência.

 

Grande abraço.

 

Grande Lucas,

 

Cara sua dicas forma de GRANDE ajuda, consegui com alterar a data do retorno para dia 25/11, ganhei mais um dia!!! Então avaliando seus conselhos os principais pontos que mudei foram, MP indo de trem saindo de ollantaytambo. Copacabana, realmente 3 dias é um pouco demais, vou explorar outras cidades seguindo em direção a La Paz. Uyuni vou fazer o tour finalizando do Atacama, e de lá sigo para Santiago. E então o que achou? Desde já agradeço sua atenção, Abraços!

 

 

Que legal, Felipe, fico muito feliz de poder te ajudar de alguma forma.

Eu ia falar justamente de La Paz, mas não quis encher teu roteiro hahahaha...

Mas, já que citou, eu curti MUITO lá. Se conseguir fazer o Downhill pela estrada da morte, faça!

Foi um dos melhores passeios que fiz no mochilão, sem dúvidas.

A dica é: Não precisa pegar uma bicicleta absurda (a melhor e mais cara) pode pegar uma meia boca que você faz o passeio numa boa. Não achei nada "perigoso" e é bem fácil, além de maravilhoso.

La Paz tem bastante passeios legais para se conhecer, mas fique atento a quantos dias você tem para ficar por lá.

 

Qualquer coisa é só falar.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal, tudo bem?

Então vou fazer meu primeiro mochilão, de 02/11 à 25/11, sozinho, passagens compradas, empolgação a mil, mais faltam alguns detalhes, um deles... Hostels!!!

Vamos lá, fiz uma pesquisa e queria saber a opinião de vcs, elenquei alguns, se tiver alguma sugestão que não aceito também, então vamos lá, me ajudem com os melhores e a localização também é importante!!!

Lima: Flyning Dog Hostel, Passport ou Hualipa?

Cusco: Parinawa, Loki, Munaycha, Casa Real Hostels ou Milhouse

La Paz: Hotel Rosario La Paz, Rendezvous Hostel, Hotel Sagarnaga ou Tinka

Salar de Uyuni: Melhor Agência!

Atacama: Hostal Campo Base, Chill Hostel, Hostel Rural, Mamatiera ou La Casa Matilde

Santiago: Che Lagarto, La Casa Roja ou Hostal Providencia

É isso, aguardo ajuda e sugestões!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, Felipe, olha eu de novo perturbando. hahaha

 

Mas então, legal que você já pesquisou sobre os possíveis Hostels.

Eu fiz a mesma coisa...mas a dica que te dou é: Feche no máximo o 1 hostel da chegada e o último da volta.

O da chegada é por conta do cansaço e da imigração, é sempre bom né.

E o da volta é mais pelo cansaço de final de viagem mesmo.

 

Por quê?

Simples, nossos parentes sul-americanos são ótimos negociadores.

Logo, tudo que você quiser use a arte de pechinchar. hahaha

Confesso que perto do fim da viagem eu estava cansado de gastar meu "portunhol" e aceitava os preços acima da média. Mas, é divertido, garanto.

 

Então...comidas, bebidas, hospedagens, passeios, passagens áreas (sim, de avião!) e terrestres você vai conseguir por um valor muito abaixo caso feche antecipadamente.

 

Rola o medo de: "e se não tiver vagas?"

Pensei nisso também, mas arrisquei e foi a melhor escolha que fiz em toda a viagem.

 

Hostel é o que mais tem, em todos esses lugares do seu roteiro.

Os preços são variados. Tem dias que você quer privacidade, tem dias que quer tv no quarto, wifi e também tem dias que você não quer nada...então, seu dinheiro rende muito mais, pode apostar.

 

O que aconteceu comigo:

Cheguei na viagem estilo 'fome-zero'. Tudo que fosse mais barato é o que eu pagava.

Entrava em 6 Hostels em média (eles são próximos uns aos outros), pedia "una habitacion" seeeeeem nada, só cama e com tudo compartilhado. Fiz isso até um pouco mais da metade da viagem, quando cheguei no Peru (meu último país) eu estava "cheio da grana"! HAHAHA

 

Os passeios eu também fechei tudo por lá.

Uyuni + Atacama, fechei em Uyuni mesmo e a diferença de valores foi surreal.

Em Sucre custava 800 bolivianos (não lembro direito).

Em Uyuni consegui por 550 bolivianos. Pechinchando em todos os lugares, claro.

 

Os Hostels, a mesma coisa.

Entrava em 1, falavam 50 bolivianos, ia em outro e conseguia por 15 bolivianos.

 

Agora a dica da escolha dos Hostels é mais sobre o que você procura.

Se for para conhecer gente nova, festas, bebidas itals...os Loki's e Milhouse's da vida sempre são os melhores.

 

Mas enfim...é opinião.

Qualquer coisa é só falar. :)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Lucas Fraga[/url]"]1290197

Lucas Fraga[/url]"]1290197 Opa, Felipe, olha eu de novo perturbando. hahaha

 

Mas então, legal que você já pesquisou sobre os possíveis Hostels.

Eu fiz a mesma coisa...mas a dica que te dou é: Feche no máximo o 1 hostel da chegada e o último da volta.

O da chegada é por conta do cansaço e da imigração, é sempre bom né.

E o da volta é mais pelo cansaço de final de viagem mesmo.

 

Por quê?

Simples, nossos parentes sul-americanos são ótimos negociadores.

Logo, tudo que você quiser use a arte de pechinchar. hahaha

Confesso que perto do fim da viagem eu estava cansado de gastar meu "portunhol" e aceitava os preços acima da média. Mas, é divertido, garanto.

 

Então...comidas, bebidas, hospedagens, passeios, passagens áreas (sim, de avião!) e terrestres você vai conseguir por um valor muito abaixo caso feche antecipadamente.

 

Rola o medo de: "e se não tiver vagas?"

Pensei nisso também, mas arrisquei e foi a melhor escolha que fiz em toda a viagem.

 

Hostel é o que mais tem, em todos esses lugares do seu roteiro.

Os preços são variados. Tem dias que você quer privacidade, tem dias que quer tv no quarto, wifi e também tem dias que você não quer nada...então, seu dinheiro rende muito mais, pode apostar.

 

O que aconteceu comigo:

Cheguei na viagem estilo 'fome-zero'. Tudo que fosse mais barato é o que eu pagava.

Entrava em 6 Hostels em média (eles são próximos uns aos outros), pedia "una habitacion" seeeeeem nada, só cama e com tudo compartilhado. Fiz isso até um pouco mais da metade da viagem, quando cheguei no Peru (meu último país) eu estava "cheio da grana"! HAHAHA

 

Os passeios eu também fechei tudo por lá.

Uyuni + Atacama, fechei em Uyuni mesmo e a diferença de valores foi surreal.

Em Sucre custava 800 bolivianos (não lembro direito).

Em Uyuni consegui por 550 bolivianos. Pechinchando em todos os lugares, claro.

 

Os Hostels, a mesma coisa.

Entrava em 1, falavam 50 bolivianos, ia em outro e conseguia por 15 bolivianos.

 

Agora a dica da escolha dos Hostels é mais sobre o que você procura.

Se for para conhecer gente nova, festas, bebidas itals...os Loki's e Milhouse's da vida sempre são os melhores.

 

Mas enfim...é opinião.

Qualquer coisa é só falar. :)

 

Abraços!

 

Grande Lucas!

Suas dicas estão sendo de imensa valia!!!

 

Já que está ajudando a todos que leem seu relatos vou "abusar" da sua boa vontade e tirar mais dúvidas, como vc já é conhecedor desse roteiro vai ajudar demais, então lá vai...

 

1º - 23 dias, quanto levar de grana?

2º - Deslocamento Lima x Cusco - Bus ou Air?

3º - Puno, Arequipa, Ica, Huaraz, Vale a pena?

4º - Entrada Machu Picchu, a compra é com data especifica, corro algum risco?

 

Por enquanto é só!!! Hahaha!!!

Valeu mesmo por dedicar seu tempo para ajudar esses marinheiros de primeira viagem.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...