Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí Helbert.

Qto a sua duvida das areas de risco na travessia Marins-Itaguaré, aqueles dois pontos assinalados são descidas bem ingremes, que só podem ser feitas com ajuda de corda. A inclinaçao nesses pontos chega a ser quase um paredão. Ali se vc nao tomar muito cuidado, pode ser risco de vida.

 

Existem 2 cordas nesses pontos, mas deve-se tomar um cuidado extremo.

 

 

Qto a travessia da Serra Fina, não recomendo faze-la sem ajuda de alguém que já a tenha feito. É uma travessia muito dificil, com escassez de agua (são 2 dias sem agua).

 

 

Se eu vier a faze-la, só vai ser no Inverno. Nessa época chove muito naquela região.

 

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fala Galera,

Uma vez já postei essa dúvida e o alpinista me ajudou, porém o tópico foi excluído do fórum, então peço que se possível me ajudem novamente.

Pretendo ir até o Pico do Marins, e pelas informações colhidas na net conseguirei ir de carro até o Morro do Careca e depois são mais 4 horas até o cume. A minha programação é a seguinte: sair de Sampa no sábado mais ou menos 5 ou 6 h da manhã em direção a Delfim Moreira, depois seguir até o Morro do Careca, começar a trilha, pernoitar e descer no domingo após o nascer do sol. Algumas dúvidas minhas:

- Existe algum perigo, deixar o carro no morro do careca ?

- O acampamento pode ser armado no cume do Marins ?

- É uma trilha segura, quanto ao problema de assaltos, roubos, etc ?

- Como estarei levando 2 ou 3 pessoas que não tem experiência nesse ambiente, o horário que estou marcando pra sair está bom ?

 

Desde já agreço a ajuda de todos

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Ematos.

Vamos a suas duvidas.

 

Li alguns relatos de varias pessoas q em anos anteriores tiveram seus carros arrombados por deixarem ali no Careca ou na subida daquela estradinha.

Se fosse vc pagaria p/ deixar o carro lá naquela Ranchonete pouco antes da Subida.

 

Qto ao acampamento no topo do Marins, a desvantagem é q a barraca não fica protegida (existe 2 ou 3 lugares apenas q são protegidos).

Ali venta muito.

Se sua barraca for boa e estiver bem fixada não terá problemas, pois a vantagem de acampar no topo é ter a visão do nascer do Sol, q é muito bonita.

 

Já subi (com mochila pesada) inumeras vezes o Marins e também já fiz a travessia e em todas elas vezes chegava no topo por volta das 15:00 hrs ou 16:00 hrs (horario bom) saindo lá do Careca no máximo 11:00 a 11:30 hrs, estourando 12:00 hrs, a não ser q sua mochila esteja bem leve.

 

Qto ao problema de assaltos e roubos, nunca ouvi falar. A não ser esses dos arrombamentos em carros.

 

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Augusto,

 

Deixando o carro na Ranchonete, aumenatria qto tempo mais ou menos a subida, eu não conheço o local, será a primeira vez ? Montando acampamento num desses lugares protegidos, vc acha que existe a possibilidade de subir ao cume ainda de madrugada pra ver o rair lá em cima, como se faz no Pico da Bandeira ?

 

Agradeço a ajuda

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Everaldo.

 

Da Ranchonete até o Careca creio q dá p/ fazer em uns 40 minutos. Chutando alto, no máximo em 1 hora.

Até o Careca é uma estrada e chegando em uma bifurcacao, onde a estrada vai p/ a esquerda existe uma trilha q corta caminho e segue reto. Estando lá vc vai ver.

 

No topo existem esses poucos locais protegidos. Já no riacho ou próximo dele, q fica na base do Pico, existem inumeros locais p/ acampamento. Todos eles estão protegidos pela vegetaçao.

 

Desse riacho até o topo são mais ou menos uns 30 minutos de caminhada puxada. E bastante ingreme. É preciso tomar muito cuidado.

 

Muita gente acampa nesse riacho, porque quase sempre no topo já está cheio de barracas.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Pessoal,

 

Desculpem não responder antes, tava fora.

 

Blz Augusto?

 

Fui fazer a travessia com o Temujin, mais foi fracasso total, só chuva e frio. Para quem for no feriado (26 maio), se possível arrume algo para proteger bem a mochila dos malditos bambus, como a trilha está muito fechada eles vão enroscar e rasgar tudo, em alguns locais só rastejando, como choveu no feriado de tiradentes acho que ng foi, e cuidado com cobras, elas costumam tomar sol no meio da trilha.

 

inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí pessoal.

 

Blz Ricardo?

 

Fim de Maio é uma boa época p/ fazer a travessia da Serra Fina, hein.

O frio já começou e as chuvas deram uma diminuida boa.

 

Eu tava tentando obter algumas infos, pois tinha uma galera q ia fazer Serra Fina no feriado de Tiradentes. Nao sei se eles foram nao.

 

Fiquei sabendo por um pessoal de P4 q a trilha tá mesmo fechada em varios pontos, principalmente no trecho Toca Lobo-P. Mina.

 

Por hora acho q esse ano nao faço a Serra Fina.

Estou indo p/ lugares mais tranquilos.

 

Quem sabe ano q vem.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei ao certo, mas pode ficar tranquilo, mesmo com a trilha fechada você não precisa de GPS, da para seguir numa boa, na verdade o que chamamos de "fechada", nada mais é do que vegetação cruzando a trilha, e não nascendo na trilha, ou seja o chão está sempre limpo

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É como o Ricardo falou; a trilha etá fechada, mas ela continua lá.

É só ir se desvencilhando da vegetação. Nao tem erro.

 

O uso do GPS creio q é só p/ casos extremos.

Na trilha não existem bifurcacoes. Existem apenas um ou outro atalho. Nada mais.

 

Se quiser levar fica a seu critério.

Em toda a travessia o GPS funciona sem problemas.

 

 

 

Aos q vao, uma boa sorte.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Lá no Parque Marumbí, Ctba, quando saimos para subir a montanha, o Guarda Parque, cadastra o pessoal na entrada na trilha e pergunta se estamos levando Rádio ou telefone, caso ocorra alguma emergência.

 

Quanto a comunicação, qual é a melhor forma na Serra Fina em caso de emergência; HT-Radio Amador, Talk Abolt ou telefone?

 

Vou levar o meu HT, pois lá do alto deve pegar bem longe! Porém, precisaria da Freqüência de Emergencia, talves seja do Bombeiro ou Defesa Civil.

 

Obridado deste já,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...