Ir para conteúdo

Sabores do Nordeste


Posts Recomendados

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

... ok payakah ... anotada a dica ... vou provar as lambretas do Recife.

 

Mari ... quanta comida baiana você foi lembrar ... nossa ! Bom, eu sou fão do acarajé ... por sorte tenho uma amiga baiana, na verdade minha comadre, que é de Irará e tem um restaurante perto de casa... Canto do Acarajé... Um dos pratos que mais sai à noite, principalmente quando está mais frio, é o Caldinho de Sururu. Dizem que é afrodisíaco ... dá um suador danado ... :o)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu não gosto Ever, mas quem gosta diz que é afrodisíaco (nome de uma banda nova daqui, por sinal). Tem linguiça de bode, que é das bandas da sua comadre, o sertão. Bode é muito comido por lá. Por mais que eu more aqui a anos ainda tenho resistência de comer essas coisas, não descem de jeito nenhum. Mas amo um acarajé,ai. Pena que por enquanto não posso comer muito por enquanto. Ah, vou fazer um convite, vou dar um caruru no meu niver. A data? Dia das Mães,rs. Presentão que ganhei né? Êpa esqueci do abará...rs,bjo²

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nossa, amo sururu

aqui em vários bares que fazer sururu ao coco, mas o melhor de todos é da minha mãe.

Quanto a linguiça de bode, não gosto. Na verdade não gosto de nada de bode.

Aqui em recife tem um restaurante finézimo so com carnes de bode de toda natureza. Muito legal a iniciativa

Outro que tem aqui que traz comidas regionais muito boas é o Parrachachá, so é caro mas as comidas são deliciosos

e vcs?? conhecem restaurantes requintados e com uma boa estrutura voltados para comidas regionais?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Adorei o caldo de sururu, é muito bom mesmo. Se é realmente afrodisíaco não posso precisar, hehehe, porém, é um prato leve (pelo menos o que eu provei) mas consistente. Matou a fome, melhorou o humor (óbvio, hahaha!) e me deu bastante disposição para o resto do dia em São Luís. E com um boa pimenta pra acompanhar, humnnnnn, deu água na boca agora!

Carne de bode ainda não provei, mas tenho vontade. Adoro buchada de boi (ou dobradinha como chamamos aqui no Sul), e imagino que também vou gostar com carne de bode. Não vejo a hora!!!

Agora, uma pergunta. Alguém aqui gosta, já provou, ou acha que terá coragem de provar sarapatel[?]

Link para o comentário
  • Membros

Oteb e Maribr

 

Vcs me fizeram lembrar da família baiana do meu pai(que saiu d interior baiano com apenas 3 anos e veio parar aqui em Londrina junto com a mãe num Pau de Arara...). Minha bisavó baiana, muito inteligente, está com 94 anos e já contou muita história do sertão de onde morou.(reza a lenda que ela recusou um pedido de casamento de um rapaz que daria em troca 15 cabeças de gados p/ sua fazenda...e ela mandou o cara enfiar os gados no c[xx(][xx(][xx(]...hahaha...sempre peço p ela contar essa história novamente e toda vez caio n risada...).

Na casa da minha vó o que mais se comia(hj nem tanto pq os tempos aqui mudaram...) era carne de sol, feijão lotado de farinha(onde minha vó e minhas tias-avós comiam com a mão, tacando um naco enorme de farinha na boca sem derrubar um grãozinho n chão, coisa que no sertão, segundo eles próprios, era/é comum, e eu, quando pequeno, ficava deslumbrado com tal façanha e tentava fazer igual...[:D] ), o cuzcuz amolecido dentro da xicará de café, rabada(que eu e meu pai adoramos, com farora), mocotó, buchada(bem lembrado, Rosana, aqui é Dobradinha!!! sabe q eu nem lembrava...pq minha família é d lá e fala bucahada msm.)[:)], etc. Mas Acarajé, Vatapá e Carucu eu experimentei apenas quando estive na Bahia a 6/7 anos...mas logo, logo estarei lá e provarei de novo...principalmente o Acarajé e Vatapá...

Tapióca...tem uma amiga minha que faz aqui...gosto muito da doçe!!![:P] Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Tendo uma avó baiana e pai pernambucano também já me banqueteei com muitos pratos deliciosos.

Meu pai costuma fazer um "Peixe de Coco" (Tainha refogada ao molho de leite de coco fresco com óleo de Dendê, tomate, pimentão, cebola...) que é muito porreta! Dá uma moleza da bixiga depois!

Mas teve uma vez na praia de Alcobaça que eu comi tanto Bobó de Camarão que comecei a passar mal e não tinha água de coco gelada que parasse aquele suador e baixasse minha pressão.

Aqui em casa vez ou outra minha mãe faz macaxeira cozida ou inhame com carne seca picadinha e frita, cuzcuz de Milharina e coco com margarina, sopa de mandioca com bacon e tapiocas, mas nunca comi tapiocas tão saborosas quanto as que são preparadas em uma barraca em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Olinda. São generosas em tamanho e na variedade de recheios (Charque, Carne Seca, Queijo com Coco, Camarão, Bacalhau, Doce de Leite, Chocolate, Banana com Canela e outros). Além de você poder escolher misturar os recheios.

Se não me falha a memória o nome da barraca é o mesmo da senhora que as prepara, D. Lourdes e ela monta a barraca com o marido as sextas, sábados e domingos a partir das 17:00hr.

Um suco que não agradou meu paladar foi o de Mangaba, a princípio achei o sabor semelhante à banana, mas logo se tornou enjoativo.

Hummmmmm! Por falar nisso... Deixem-me ir ali preparar um suco de Graviola! [:P]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Amo suco de mangaba, sorvete então...que dá aquele visgo nos lábios,rs. Só quem provou sabe o que é isso. Mas aqui dobradinha é uma coisa e buchada é outra. Tapioca é comum no Nordeste acho que todo. Eu faço aqui em casa de vez em qnd, e a minha é muito boa viu Sandman,rs. Mas cuzcuz de milho, a minha mãe faz todo domingo de manhã com ovo frito e "serafina" (aquela linguiça fininha) de vez em quando. Mas e cuzcuz de tapioca? com leite de coco? ai, lá vou embora p/ almoçar. Hj vou a um butequinho de um amigo nosso que chamamamos de Baixinho, êta comida boa...bjo²

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Nossa, ler este topico me deu tanta saudade da comida da minha terra, sou Soteropolitana, mas vivo em SP atualmente...

Sou completamente apaixonada pela comida Baiana... nossa como 3 acarajes facilmente, cuzcuz toda manha com bastante manteiga e ovo frito, quebra-queixo (um doce de castanha, amendoim caramelado), cocada branca, bolinho de estudante... BEIJU com recheio de queijo ou coco e leite condensado (aqui o pessoal costuma chamar de Tapioca), bolo de carimã, de tapioca, mungunza.... AFFF que saudade, to salivando :D

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Apesar de meu sangue não ter nada de nordestino e pouco de brasileiro eu adoro a cozinha do nordeste, tanto os peixes e frutos do mar do litoral quanto a carne seca, galinha, bode e farinha do sertão. Felizmente já estive em quase todos os estados nordestinos e comi muito por lá, só que tenho uma observação triste a fazer: os nordestinos estão deixando de comer a comida nordestina.

 

Tá mais fácil encontrar nuggets do que carne seca, fazem mais filé de frango do que galinhada, batata frita ao invés de mandioca, sorvete de passas ao rum do que de siriguela... Em cidades grandes como Fortaleza, Teresina e Itabuna isso é evidente, mas cidades pequenas também estão mudando os hábitos :(

 

Em uma visita a um "mercado popular" (mercadinho com alimentos subsidiados pelo governo) tinha até hamburger da perdigão !! A velocidade dessa mudança só não é maior porque a distribuição desses alimentos é difícil por conta do transporte.

 

Pelo visto mais uma parte da cultura brasileira tá indo pro buraco e me parece que no final se alguém quiser comer comida típica nordestina terá que vir a São Paulo. :cry::cry:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...