Ir para conteúdo

Cientistas localizam três planetas semelhantes à Terra...


Posts Recomendados

  • Admin

Astrônomos suíços e franceses anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de três "Superterras" ao redor de uma estrela fora do Sistema Solar. Os planetas têm massa até nove vezes superior à da Terra, mas são menores do que a maior parte dos chamados exoplanetas descobertos até hoje. Além disso, os três são rochosos, e não "planetas gasosos", como a maioria dos mais de 270 planetas já localizados fora do nosso sistema.

 

 

De acordo com Michel Mayor, que participou em 1995 da descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar, as novas Superterras podem ajudar a comprovar a hipótese de que talvez todas as estrelas tenham planetas circulando a seu redor. Pelo menos um terço das estrelas semelhantes ao Sol pode ter planetas pouco maiores do que a nossa Terra em sua órbita. Além disso, a descoberta sugere que planetas semelhantes à Terra podem ser mais comuns do que se imaginava.

 

- Todas as estrelas têm planetas ao seu redor e, caso tenham, quantos são? - questionou Mayor, que trabalha no Observatório de Genebra. - Nós podemos não saber a resposta ainda, mas estamos fazendo um enorme progresso nessa direção.

 

Superterras são planetas que têm massa maior que a da Terra e menor que a de Urano e Netuno. Além destas três novas descobertas, cientistas também anunciaram nesta segunda-feira ter localizado outros dois sistemas com pequenos planetas. As estatísticas atuais indicam que cerca de uma em cada 14 estrelas tem planetas ao seu redor, sendo a maioria deles semelhante a gigantes como Júpiter e Saturno.

 

Os três novos planetas são menores. Eles têm massa de 4,2, 6,7 e 9,4 vezes a da Terra e sua gravitação é extremamente veloz. Um dos três exoplanetas completa uma volta ao redor da estrela HD40307 em quatro dias, contra os 365 da Terra em torno do Sol. Os outros dois demoram 10 e 20 dias, respectivamente, para concluir suas órbitas.

 

A estrela HD40307, em torno da qual eles foram localizados, é pouco menor que nosso Sol e está localizada a cerca de 42 anos luz de nosso planeta.

 

A nova descoberta foi feita com ajuda do HARPS, um instrumento para medir a massa de partículas construído no Observatório de Genebra e instalado sobre um telescópio no Chile. Segundo astrônomos, o aparelho já permitiu a descoberta de 45 planetas de menos de 30 vezes a massa da Terra.

 

De acordo com os cientistas, localizar exoplanetas pequenos é mais difícil do encontrar os chamados "gigantes gasosos". Agora, a expectativa é de que mais "super-Terras" sejam encontradas.

 

- Claramente, estes planetas são apenas a ponta do iceberg - disse Mayor

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/06/16/cientistas_localizam_tres_planetas_semelhantes_terra_fora_do_sistema_solar-546824461.asp

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...