Ir para conteúdo

Cali - Diário de um "Che" brasileiro


Posts Recomendados

  • Membros

Para ver fotos desse relato no blog:

http://viagenuance.blogspot.com/2008/12/20-de-janeiro-de-2007-cali.html

 

20 de Janeiro de 2007 - Cali

Eu já havia notado aquela garota na fronteira, trocamos olhares, mas por algum motivo insólito preferi não avançar mais do que isso, só que a entediante espera na rodoviária de Empales me fez mudar de idéia, ainda mais sabendo que aquela garota seguiria o mesmo destino que o meu "Cali"... Ofereceu-me um pouco de sua tubaina, não pude recusar, Sara estava regressando de sua trip pelo Chile, colombiana de Cali, apaixonada por música brasileira e outras cositas mais, ficamos lá a papear até a buseta chegar, que por sinal era muito pequena, fui sentado espremido no último banco junto com Sara e outros colombianos alegres, a buseta partiu entrecortando a vales repletos de bananeiras e mangueiras, até pararmos já pela madrugada fria em um daqueles vilarejos perdidos no meio da estrada, que sobrevive com as indas e vindas dos viajantes diários, no barzinho da estrada Sara me pagou um "Tito" café forte e típico daquela região para aquecer a alma... E assim seguimos todo o percurso falando das belezas Brasileiras e Colombianas, entre uma ou outra vomitadela pela janela ocasionada pelas sinuosas curvas das estradas colombianas, reforçada pela buraqueira da mesma, fazendo a buseta pular demasiadamente. Chegamos em Cali por volta das 4 horas da madrugada, já estava me preparando para dormir mais um resto de noite no banco ou chão de uma rodoviária latina americana, quando ela ofereceu sua casa como hospedagem para o andante errante... Relutei um pouco, mas ela era insistente e eu frágil a tentações mundanas, como sempre muito hospitaleira bancou o táxi... Depois de alguns minutos chegamos em sua casa no subúrbio de Cali, um velho sobradinho de porta enferrujada, subimos as escadas, em seu desfecho um quadro de Frida Kahlo, ao lado um mapa da América Latina... Acordei ao som de Vivaldi, e o café sobre a mesa, na verdade eu acordei debaixo dela, ovo mexido, lentilhas, queijo e achocolatado caliente, tomamos um banho, Sara tinha que voltar ao seu trabalho, eu seguir minha expedição rumo ao Caribe, ela me prometeu deixar no centro de Cali, fomos em seu Peugeout vermelho de 1970, também prometeu me buscar para almoçar... Assim fomos sobre o sol estagnante comer no Mercado Municipal, segundo ela, uma tradicional comida afrodisíaca colombiana regada de muita cerveja,depois compramos algumas rosas para sua Mama, visitamos um poeta colombiano e fomos até o mirante da cidade tomar um xhampoo,foi quando percebi que o sol fugia do horizonte e era hora de partir, voltamos para sua casa, resgatar a mochila perdida em algum canto da casa, Sara me presenteou com um livro "O amor nos tempos do cólera", retribui lhe dando o meu livrinho de mini-contos que levava para o festival mundial de literatura em Bogotá... Nos vimos pela última vez na rodoviária de Cali, e sabe, eu nem havia embarcado e já sentia saudade daquela moça de Cali... E no Ônibus escuro pra despistar a solidão tentei escutar alguma salsa colombiana, mas não obtive resultado satisfatório, assim segui, conrtinuando minha aventuda pelo mundo afora...

Marcelo Nogal

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...