Ir para conteúdo

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Daniel, não sou expert, mas vou tentar te ajudar... Já que tua mãe é viva, é mais tranqüilo. Ela vai ter que adquirir a dupla cidadania e depois passá-la para você. Só que vai ter que ter a documentação deles (nascimento, casamento, óbito) e vai ter que atualizar o estado civil de cada um deles no consulado. Depois de tudo certo, você pede a sua nacionalidade. Mais ou menos assim:

 

- Teu avô tem que adquirir a nacionalidade (ter todos os documentos necessários de teu bisavô).

- Tua mãe tem que adquirir a nacionalidade (ter todos os documentos necessários de teu avô e de teu pai).

- Você adquire a nacionalidade a partir de tua mãe (ter todos os documentos necessários da tua mãe).

 

É complicado, muito demorado, muito caro, mas possível. Manda um mail pro consulado da tua região e explica a situação. Eles vão te passar toda a documentação necessária, passo-a-passo e custo.

 

Abraço

Leo

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá.

 

Estou tirando dupla cidadania portuguesa, e o que Leo falou está correto.

 

O portugues pode ser falecido, porem as geracoes até voce, devem estar vivos, você é o mesmo caso que eu, meus bisavos eram portugueses e minha vó e meu pai estao vivos, (tenho direito) entao eu tive que fazer o seguinte:

 

Comos meus 2 bisavós por parte de pai eram portugueses, eu tive que:

 

1) achar as certidoes de nascimento deles em portugal - Demorei uns 4 meses para conseguir (Estou pagando uma pessoa é CARO)

2) fazer o averbamento do casamento deles em portugal - Demorou uns 3 meses

3) pedir as novas certidoes de nascimento e averbamento já atualizadas (porque as antigas estao em livros paroquiais)

 

Estou pagando uma pessoa em portugal para fazer isso, se voce for fazer via consulado vai demorar uma eternidade.

 

Agora eu já estou dando entrada para minha vó se tornar portuguesa, depois meu pai e depois eu, agora a coisa vai mais rapido, o pior no meu caso era que meus 2 bisavos eram portugueses e precisava das certidoes de nascimento, agora imagina voce procurar um documento de 1880 sem saber nem aonde nasceram direito e com datas todas erradas.

 

Os portugueses complicam demais, um erro já era, tem que fazer tudo de novo, enviar docs, minha dica é fazer direto em portugal, se for pelo consulado vai demorar, ao menos que voce tenha paciencia e todos os docs em dia vai rapido e prepara o bolso!!

 

Mas é possivel sim, eu nao sei a idade da sua vó, portanto agilize, se ela vier a falecer, voce irá perder seu direito, ela se tornando portuguesa e falecer seu pai pode tirar a cidadania sem problemas.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Olá pessoal...

 

Pra quem já conseguiu a cidadania portuguesa, quanto tempo demorou todo o processo?

 

Eu iniciei meu processo a menos de 1 mês, mas como sou neto de portugueses já falecidos, mandei apenas os primeiros documentos...

 

[]'s

Rodrigo

 

pra mim e para meu irmão que somos filhos de pais portugueses, foram 2 meses e meio via consulado.

 

abrass

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

João, acho que vai ter que tirar a cidadania do teu avô primeiro e só depois a sua. Deve demorar no mínimo 1 ano e é uma grana alta, só vendo com o consulado. Procura o e-mail do consulado português na sua cidade (ou estado) e vê com eles toda a documentação que precisa e quanto vai sair a brincadeira, mas menos que R$1.400 com certeza não é...

Abs

Link para o comentário
  • Membros

vlw leo..vou dar entrada no final desse mes minha tia é advogada e vai me orientar como processeder.

cara tenho outra duvida com a cidadania eu tenho direito de morar e de trabalhar com a carteira registrada nos paises na união europeia ? faço facu de adm estou no ultimo ano e to querendo assim que terminar e tiver a cidadania ir pra portugal ou italia vc axa que rola ow ta foda por causa dessa crise aew ?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...