Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Membros

Eu vou viajar para o Peru (Lima, Cuzco, Machu Picchu, Lago Titicaca). Passarei em La Paz na volta e gostaria de ir ao Chacaltaya. Vocês acham que no 3º dia em La Paz já consigo fazer este passeio. Sei que o mal da altitude varia de pessoa para pessoa, mas gostaria de saber se pelo fato de já estar em uma altitude mais elevada por alguns dias no Peru contribui para passar menos mal na Bolívia.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pode ir sim, mas mesmo não estando com dor de cabeça, tome uma aspirina 30 minutos antes do passeio.

 

Se esquecer... Pode custar caro. A dor de cabeça pode ser enlouquecedora !!!

 

Tem pessoas que não sentem nada outras sim, mas não pague pra ver.

 

Estar no Peru contribui sim, mas não muito, pois vai subir de 3600m a 5300m em duas horas. Isso é altamente desaconselhável, mas é um passeio meramente comercial. Então... Eles estão puco se fodendo se vc vai ter um edema ou não.

 

O correto é se subir 500 metros por dia, mas como isso é impossível nesse caso, vai sem medo e com aspirinas !!

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma outra dúvida que eu tenho sobre o Mal de Altitude (obrigado LeoRJ por responder às minhas da outra página!) é com relação à desaclimatação.

 

Por exemplo, eu me aclimatei bem a 4k de altura, aí desço para o nível do mar por dois ou três dias e depois volto para 4k -- vou voltar desaclimatado? Eu sei que cada um é cada um e reações das mais diversas existem, mas em média é normal desaclimatar tão rapidamente assim?

 

Pergunto isso pois vou passar pelo Salar de Uyuni, que fica a 3.800m, ficar uns 3 dias no norte do Chile (700m em San Pedro e 0m em Iquique/Arica) e logo após ir a La Paz, que está mais ou menos na mesma altitude do Salar, e me pergunto se vou ter de passar mais uns dois ou três dias reaclimatando em La Paz antes de encarar o Chakaltaya e o Huayna Potosí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não perde a aclimatação não. Demoraria em média 120 dias para perder a aclimatação.

 

Dá uma lida pra vc entender melhor.

 

Sangue e suas Propriedades

 

Qual é a composição do sangue ?

 

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, também chamados de eritrócitos, ou hemácias; leucócitos também conhecidos como glóbulos brancos; plaquetas e plasma. O plasma é uma solução aquosa, que contém várias proteínas, incluindo fatores de coagulação, eletrólitos, e outras substâncias. Os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas estão suspensos no plasma.

 

Qual é a função do sangue ?

 

Glóbulos Vermelhos: A função do glóbulo vermelho é carregar o oxigênio dos pulmões para o resto do organismo, assim como transportar o gás carbônico das células para os pulmões, para serem exalados. Plasma: É responsável pelo transporte da água e nutrientes para todas as células do organismo, assim como transporta as substâncias nocivas para os rins, a fim de serem excretadas. Possui também várias proteínas entre as quais destacam-se os anticorpos, que combatem as infecções, e os fatores de coagulação que controlam os sangramentos. Glóbulos Brancos: Existem diferentes tipos de glóbulos brancos à saber: granulócitos, macrófagos e linfócitos, sendo que todos auxiliam o organismo à combater as infecções. Plaquetas: As plaquetas são necessárias para a coagulação normal do sangue.

 

Qual a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas existente na corrente sangüínea ?

 

Um adulto médio tem 30 trilhões de glóbulos vermelhos em sua corrente sangüínea. Para cada 600 glóbulos vermelhos temos cerca de 40 plaquetas e 01 glóbulo branco.

 

Onde o sangue é produzido ?

 

As plaquetas, os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos (granulócitos e macrófagos) são produzidos na medula óssea. Os linfócitos são produzidos predominantemente nos linfonodos e no baço. Muitas proteínas do plasma são produzidas no fígado. Para uma produção normal de todos estes elementos é necessário uma adequada ingestão de proteínas, ferro, vitamina B12, folato e outros nutrientes.

 

Qual o tempo de vida das células do sangue ?

 

O tempo de vida médio de um glóbulo vermelho é de 120 dias, das plaquetas de 7 dias, enquanto que os glóbulos brancos têm um tempo de vida muito variável, a depender do seu tipo.

 

O que é a hemoglobina ?

 

A hemoglobina é uma substância encontrada exclusivamente dentro dos glóbulos vermelhos, sendo sua função transportar o oxigênio dos pulmões para o restante do organismo, e o gás carbônico do restante do organismo para os pulmões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros,

 

Estou saindo de férias agora dia 18 de abril e com viagem programada para a Bolívia, para passar 20 dias, mas agora surgiu um digamos "problema familiar".

Minha filha, quer ir comigo nessa viagem e com ela irá tb. minha neta de 3 anos de idade.

É ai que começam as dificuldades, estou adaptando meu roteiro, então penso em fazer somente Santa Cruz de la Sierra e arredores (Buena Vista e Parque Nacional Amboró, Samapaita e El Fuerte, Vallegrande e La Higuera), Cochabamba e La Paz e arredores (Sorata e Coroico)

 

Gostaria de pedir a opinião dos amigos mochileiros :

 

Eu em minhas viagens à La Paz não senti os efeitos da altitude, mas estou em dúvidas quanto a esses efeitos no organismo de uma criança.

Será que ela se adaptará ou não é recomendado para criança ou então quais os procedimentos que podemos tomar para aliviar os efeitos desse mal.

 

Aguardo sugestões.

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

MariaEmilia

 

Só vi o tópico agora.

 

A possibilidade de passar mal em altitude é a mesma pra crianças e adultos.

 

Não vejo nenhum impedimento de levá-los.

 

Única coisa que recomendo é ingestão de vitamina B12, muito líquido e AAS infantil.

 

O AAS não precisa se sentir mal pra tumar. Pode ser tomado numa boa nos dois ou três primeiros dias.

 

Agora... Pergunte ao pediatra deles antes de dar qualquer medicação. Eu disse o que se toma geralmente por lá, mas não posso te prescrever nada, pois estaria cometendo crime.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Léo, pela ajuda.

Deixe-me aproveitar e perguntar outra coisa:

 

Minha intenção é, no início de Julho deste ano, é fazer o caminho: SP-Campo Grande-Puerto Soares-Puerto Quijarro-Santa Cruz-La Paz e, de lá, Uyuni, Potosí, Cochabamba, Copacabana e, por aí vai.

Nesse primeiro Trecho, pretendo passar apenas 1 dia em Santa Cruz e, 2 em La Paz, 4 em Uyuni, 1 em Potosí e, depois desço pra Cochabamba e outras cidades da Bolívia, onde, pretendo ficar mais uns 4 dias. Depois da Bolívia, há uma remota possibilidade de ir ao Perú e aí, seriam as cidades de Lima-MP-Cusco. Esse vai-e-vem de cidades altas e baixas não pode causar nenhum tipo de problema pra mim, sabendo que tenho 35 anos, um pouco acima do peso e sedentário?

 

Abraço,

 

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruno

 

Não tem muito problema não. No máximo vai ficar enjoado. Mal da altitude até 4000m é bem tranquilo. Passando de 5000m que a coisa fica diferente.

 

Quanto a idade, físico e tudo mais... Não faz diferença não. Já subi montanha passando mal e uma senhora alemã de mais de 50 anos passou por mim com se estivesse no shopping.

 

É tudo muito relativo, pois não tem como prever como o corpo irá reagir. Em 2007 eu fiquei os quatro primeiros dias enjoado e sem comer direito. Em 2008 eu não senti nada, mas depois de um mês eu tive edema cerebral a mais de 5000m. Tudo depende muito.

 

Não se preocupe com isso, assusta um pouco, mas na realidade não tem nada de mais. Toma Aspirina de 6 em 6 horas + chá de coca nos 4 primeiros dias e praticamente não vai sentir nada.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

sempre fui pra bolivia nas ferias de julho, desde os 10 meses de vida!

meus pais nunca tiveram problema, me lembro q quando tinha meus 8 anos, meu irmão tinha 3... iamos tranquilo

 

quem vai cansar um pouco mais vai ser sua filha, q vai ter q carregar a criança no colo KKKKKKKKKKKK>...

 

no resto é tranquilo! vá de boa sem problemas.....so cuidado com a alimentação da criança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pode ter sido o THC ::tchann::::quilpish::::lol4::

 

Brincadeiras a parte...

 

Se vc chegou a ter tremedeiras, é porque a coisa estava feia mesmo !!

 

Meu problema foi assim:

 

Começou com uma dor de cabeça alucinante, que não passava com nenhum remédio.

 

Depois vieram os raios azuis e luzes nos cantos da vista. Depois, uma grande confusão que eu não lembro muito, mas fiquei andando meio desorientado pela noite no meio do gelo.

 

A minha sorte é que eu estava de botas dentro do refúgio. Se não estivesse, acho que teria saído de meias.

 

Uma menina Jamaicana que me achou idiota, ficou preocupada e me trouxe um pouco a realidade. Dali, foi Duo-Decadron na veia e como não dava pra descer no meio da noite, acabei conseguindo dormir.

 

No dia seguinte, eu estava bem melhor e continuei a subida. Embora isso seja de extrema idiotice, pois pode levar a pessoa (o idiota ::tchann:: ) a morte.

 

Mas como eu me sentia capaz... Acabou dando certo. Até certo ponto... ::lol3::

 

Só sei o seguinte... Quem quer partir pra alta montanha, tem que saber no mínimo os sintomas de HAPE e HACE, possuir os remédios emergenciais e saber realmente quando usá-los e como injetá-los.

 

O legal é ter uma câmara hiperbárica e/ou oxigênio, mas nem todo mundo possui esses equipos.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...