Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros

Grande, Jorgito!!!

 

Valeu pela ajuda!!! ::otemo::

 

Então... também tenho um grupo indo agora no 1º de maio e outro no 9 de julho... esse lance do custo está 'soda' mesmo, em se tratando de Serra Fina...

 

E se eu não conseguir um guia legal por um preço justo, vou para o plano B (que é entrar em algum grupo que já esteja indo para lá)...

 

Mas, num primeiro momento ,eu queria tentar ir com um guia... não por medo de se perder ou coisa do tipo (até mesmo porque a gente encontra por aqui croquis, traclogs e material mais que suficiente para ir sem problemas, tendo um conhecimento legal de trilhas, claro)... mas porque eu acho legal as informações adicionais do lugar que um bom guia é capaz de fornecer (coisas sobre solo, animais, plantas, histórias, regionalismos etc.)... fora que eu acho legal dar 'emprego' para o pessoal local (a gente reclama que as pessoas não cuidam do local, e eu acho que fazer o local se tornar 'rentável' é uma forma de despertar esse cuidado)...

 

Mas, enfim, sem sair do foco da conversa, vou ficar de olho... se não conseguir um esquema de guia por preço justo, vou requisitar seus contatos, sim!!! :wink:

 

O maior problema de guia por lá é que basicamente só tem um realmente conhecido... e ele está cobrando um preço que eu um pouco fora da realidade (o famoso monopólio)...

 

Então lancei a pergunta por aqui para ver se mais alguém indica um guia bom de lá...

 

Mas valeu mesmo pela ajuda!!!

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá galera!

 

Estou pensando em fazer a caminhada de Paiolinho para a Pedra da Mina no dia 11/06/2009.

A idéia é sairmos (até agora são duas pessoas) da Faz. Serra Fina cedo e subirmos o Pico da Pedra da Mina, onde acamparemos, assistiremos o nascer do sol, se o tempo nos permitir e voltaremos no dia seguinte.

No ano de 2010 pretendo fazer a travessia.

Se alguém quiser trocar uma idéia a respeito...

Quanto aos guias, o único que consegui cobrou um pequeno absurdo, R$ 750,00 para a travessia, saindo de Passa Quatro-MG.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

fala galera,

 

aqui do rio tem um grupo que deve ir pra serra fina no início de julho!

eu, claro, vou com eles!

 

vamos acertar os detalhes no mês que vem!

 

se alguém se interessar em se juntar a nós...!

 

eu pessoalmente curto muito mais conhece o local sem guia! a sensação de exploração é melhor!

claro que devemos ter noção de nossos limites!

 

mais detalhes depois!

forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Pessoal,

 

Gostaria de um breve relato à respeito das condições da trilha(Travessia Serra Fina) daqueles que a fizerem na primeira quinzena de julho de 2009(ou próximo deste intervalo)... pretendo fazê-la por volta desta data.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Kino, fiz a travessia neste feriado de asfalto a asfalto.

 

A trilha está bem sinalizada, com muitos totens...alguns pontos vc se perde, principalmente nos lugares onde tem que atravessar muito capim. Mas nada demais, da pra se achar de novo.

 

E´importante um mapa apenas para referencia e boas nocoes de orientacao.

 

Choveu muito na vespera da travessia, na quinta e na sexta, mas no sabado e domingo abriu o tempo e ficou muito bonito.

 

Parece que todos que estavam na trilha desistiram, exceto o grupo que eu estava....a coisa ficou muito feia por la nos primeiros dias e vc deve estar preparado para isso.

 

O que eu passei la nao rolou nem na Patagonia, portanto, tenha atencao e se prepare senao a coisa pode ficar muito feia.

 

Dicas importantes:

 

1- esqueca coisas penduradas pra fora da mochina na horizontal...se necessario, pendure na vertical para nao ter problema para passar pelos bambuzais estreitos.

 

2- uma luvinha, daquelas vagabundas ajuda muito para agarrar nos matos em subidas que estao com muita lama e nao ha estabilidade para progredir...sem as luvas, prepare-se para ficar com a mao toda cortada.

 

3- bom saco de dormir....de sabado para domingo pegamos -7 graus as 6:30 da manha!!

 

4- leve somente o necessario, e´uma travessia muito exigente, qq grama menos vai ajudar muito

 

5- esteja preparado psicologicamente pois vc pode pegar situacoes realmente adversar que podem te derrubar e acabar com a sua travessia.

 

6- esqueca uso de bermudas e preferencialmente camisas de manga longa. Sua pele agradecera´.

 

7- nada para fora da barraca a noite, caso contrario, vai congelar.

 

8- comida na barraca devidamente armazenada, ha alguns ratinhos em certos pontos de acampamento.

 

9- um bom anorak e uma boa calca impermeavel fazem MUITA diferenca em casos de clima tenso.

 

qq duvida entre em contato..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
...Parece que todos que estavam na trilha desistiram, exceto o grupo que eu estava....a coisa ficou muito feia por la nos primeiros dias e vc deve estar preparado para isso.

 

O que eu passei la nao rolou nem na Patagonia, portanto, tenha atencao e se prepare senao a coisa pode ficar muito feia.

...

 

Marcelo,

 

O que quer dizer com a coisa ficou muito feia? Por que o pessoal estava desistindo?

 

Ab

 

obs. já fiz a trilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

salve!!!

::sos:: então tive na pedra da mina no sabado e vi umas 40 pessoas descendo pelo paiolinho pois tinham desistido da travessia , choveu e fez muito frio mesmo!!!!congelou tudo fora da barraca!!!

encontramos um grupo descendo com uma mulher que tinha quebrado o tornozelo ela veio descendo de bunda kkkk!!! e outros grupos falando que algumas pessoas quase congelaram por la O BIXO PEGOU LA EM CIMA ESSE FERIADO!!!!!

faolw!!

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_61065_OgAAAEdZIUeitfR6yMF9R_I0LJxHA9a_mFgs6zw_i67uM30VwmzuYcHQNJLJzrt6BoYAEZWejFbMSUw_CNc8Vt11fqgAm1T1UH7i1rDer3Cec5MdaOm4l2N_HzLo_1__1245248209_730650.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_61065_OgAAALHMp194wyGZ1XDBUbPH5VMDKkuw2ivhLMQ3ePjkSSnuAqH_VGcUTA9VIkaztbyimFUMVfuY2BmXHnJ666sF8OkAm1T1UKiAQrKxPxzyjujwrlAnTJjsG42s_1_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulo,

 

na quinta e sexta o tempo estava muito ruim (vento, chuva, frio, nevua), fazendo com que todos desistissem no sabado, apesar do sol que ja dava suas caras.

 

Mas tudo podia ser superado...um pouco de companheirismo, amor pela montanha e determinacao foram suficientes para concluirmos a travessia....

 

arbaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::otemo:: Obrigado pelas dicas Augusto.

Para os interessados a se juntar ao nosso grupo, aí vão algumas informações:

Dias: 13 a 18 de Julho de 2009.

Seremos 8 (oito) montanhistas do Rio de Janeiro.

1ª noite dormiremos em Passa Quatro.

Sairemos de P 4 na manhã de 14/07 em 4X4 fretadas por lá.

3 pernoites na Serra (capim amarelo - P. Mina - 3 Estados), se tude der certo.

Retorno em Itamonte previsto para tarde de 17 de Julho de 2009.

Pernoitaremos em Itamonte ou P4 de 17 para 18/07 e retornaremos para o Rio, limpos, alimentados e cheirosos na manhã de 18 de Julho de 2009.

Qualquer dúvidas passem email para: azaueb@yahoo.com.br, pois só estou por aqui (no fórum) esporadicamente.

 

Abraços.

Alberto Monte

www.camelosdemochila.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esse roteiro tá perfeito Alberto.

 

Dependendo do horario que vcs iniciarem lá na Toca do Lobo creio que dê p/ vcs acamparem um pouco além do topo do capim amarelo. E se for acampar mesmo no topo da P. Mina, vá preparado p/ temperaturas negativas e muito vento.

 

Julho é a melhor época para montanhas. Não poderia ser data melhor.

 

E porque vc não cria um tópico lá no Cia p/ Viajar?

Lá e mais facil conseguir cia.

 

 

 

 

Boa sorte.

 

 

::otemo:: Obrigado pelas dicas Augusto.

Para os interessados a se juntar ao nosso grupo, aí vão algumas informações:

Dias: 13 a 18 de Julho de 2009.

Seremos 8 (oito) montanhistas do Rio de Janeiro.

1ª noite dormiremos em Passa Quatro.

Sairemos de P 4 na manhã de 14/07 em 4X4 fretadas por lá.

3 pernoites na Serra (capim amarelo - P. Mina - 3 Estados), se tude der certo.

Retorno em Itamonte previsto para tarde de 17 de Julho de 2009.

Pernoitaremos em Itamonte ou P4 de 17 para 18/07 e retornaremos para o Rio, limpos, alimentados e cheirosos na manhã de 18 de Julho de 2009.

Qualquer dúvidas passem email para: azaueb@yahoo.com.br, pois só estou por aqui (no fórum) esporadicamente.

 

Abraços.

Alberto Monte

http://www.camelosdemochila.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...