Ir para conteúdo

Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Guilherme.

 

Essa trilha p/ a Cachoeira do Saco Bravo não é tão dificil. Ela leva mais de 1 hora saindo de Ponta Negra.

A trilha segue p/ a esquerda, tomando como referencia, quem está na Praia de Ponta Negra e olha p/ o mar.

 

O ideal é contratar um guia ou conversar com os moradores que eles te dão dicas.

A trilha é feita no meio da mata, mas está bem demarcada.

 

Saindo bem de manhã de Ponta Negra, acho que dá p/ chegar lá nessa cachoeira a tempo de voltar e seguir p/ o Sono. Dá tranquilamente.

Se vc não quiser contratar um guia, procure então chegar em uma pequena casa, que fica a uns 10 minutos da praia. É de lá que sai a trilha. Lá eles podem te ajudar também.

 

Se vc for sozinho, tome cuidado, porque lá na cachoeira as pedras são traiçoeiras hein.

 

 

Abcs

 

 

Olá,

 

estou planejando uma viagem para a região no feriado de 20/11 e estou precisando de algumas informações...

 

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar ao Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? é preciso um guia pra fazer essa trilha? o grau de dificuldade da trilha é muito alto?

 

Eu estava pensando em sair de Ponta Negra bem cedo, chegar ao saco bravo e voltar e, se fosse possível, seguir pelas trilhas até a praia do sono e pernoitar lá... será que isso é possível?

 

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Marcos.

Em todas as minhas caminhadas, o que eu sempre levo é uma carta topografica e um ou outro croqui basico, juntamente com alguns relatos de pessoas que já fizeram a mesma caminhada.

 

Agora se vc quer um mapa mais detalhado, então chego a conclusão que vc é inexperiente em trilhas.

E sinceramente, não recomendo vc fazer essa trilha.

Vc vai encontrar trechos de mata fechada e algumas bifurcações que podem te confundir.

 

O que vc tá me pedindo é impossivel.

Só se eu fizer um p. croqui com muitos detalhes, mas mesmo assim a trilha te apresentaria problemas.

 

Então, a minha recomendação é que vc faça uma trilha um pouco mais tranquila e que te dê mais segurança.

Faça a da Bocaina, por exemplo. É muita caminhada, mas vc não terá problemas de navegação.

 

Ou se quiser fazer a da Joatinga mesmo, inicie a caminhada lá pela Praia do Sono, entrando por Laranjeiras e vá até a Praia de Ponta Negra e depois volte p/ o Sono, pernoitando lá.

Vc não passará por mata fechada e só terá pela frente praias desertas e maravilhosas.

Ou entre pela Praia do Pouso e vá até Martim de Sá.

Já é um percurso bem cansativo e nesses trechos a trilha está bem demarcada.

 

 

Boa sorte.

 

 

 

 

Oi Augusto, tudo bem?

 

Já pesquisei seu site sobre a Joatinga e estou um pouco preocupado com navegação.

Será que existe um mapa mais detalhado?

Você pode me ajudar?

 

Obrigado.

 

abs.

 

MF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi Anjinha.

Que bom que curte os relatos. Aproveite mesmo, pois eu coloquei eles aqui p/ que outras pessoas possam repetir.

 

Conseguindo um transporte de S. J. Barreiro até a portaria do parque e passando por lá até no maximo 10:00 hrs creio que vcs cheguem na Pousada/Camping Barreirinha. O Camping nessa pousada, se não me engano está em + - $15,00/pessoa.

Refeição também nessa faixa de preço.

Já a pousada é um pouquinho cara. Chega a ser por volta de $50,00. Uma opção é caminhar um pouco mais e ficar na Pousada da D. Palmira (ela costumava ser um pouco mais barata que a Barreirinha - hoje não sei como tá).

 

Já p/ a segunda noite obrigatoriamente vc chegará na Cachoeira do Veado. Lá tem a Pousada da D. Estelina do outro lado do rio. Tem um pequeno espaço de camping com direito a banho quente.

O valor da pousada e do camping talvez seja um pouco menor do que a Barreirinha.

Já quando vcs terminarem a trilha e chegarem em Mambucaba, ainda tem uns 12 Km até o bairro do Pereque.

A não ser que vcs queiram caminhar tudo isso (não recomendo) sugiro tentar uma carona ou contratar alguém p/ te deixarem la na rodovia e lá vcs conseguem um linha de onibus ou vans para Paraty.

 

E não se esqueçam de solicitar a permissão p/ fazerem a travessia.

 

 

Abcs

 

 

olá

tudo bem? adorei seus relatos.fiz a trilha do ouro com a Mw trekking.dessa vez vou levar 4 pessoas e fazer por conta.

vc tem uma base de quanto os colonos cobram para pernoite com refeição?

no ponto final(vila de mambucaba) tem alguma condução para Paraty?

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

pessoal

 

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.

Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.

Há local para camping próximo à entrada?

Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

 

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

 

Obrigado pela ajuda

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcos, eu não recomendo vc fazer esse roteiro.

 

Eu acho que vc deveria tentar a segunda opção: chegar de carro o mais próximo possivel da Fazenda Pinheirinho e só no dia seguinte seguir para a portaria do parque.

A bifurcação para a Fazenda Pinheirinho está a 4 Km antes de chegar na portaria do parque. E lá na portaria também vc não encontra lugar seguro para deixar a barraca.

 

Qdo estiver subindo a serra e pegar essa bifurcação para a Fazenda Pinheirinho é só seguir pela estrada até os limites finais dessa Fazenda e ao chegar na cerca é só subir até o topo, seguindo por ela, pois ela te leva ao Tira Chapéu.

 

 

Abcs

 

 

 

pessoal

 

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.

Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.

Há local para camping próximo à entrada?

Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

 

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

 

Obrigado pela ajuda

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Marcos.

 

Aquele ponto ali onde fica uma antiga sede de Fazenda abandonada é muito usado pelos campistas, mas tem um pequeno problema.

 

Da portaria até ali são uns 8 Km, o que torna inviavel na minha opinião.

O ideal mesmo é tentar acampar na portaria, mas de novo o problema da segurança, a não ser que vc ligue na Administração do Parque solicitando acampar em um lugar seguro, próximo dali.

Tente.... quem sabe eles até autorizam a acampar lá e deixar a mochila na portaria.

 

 

Abcs

 

Obrigado Augusto.

No croqui da trilha que vc disponibilizou há uma fazenda abandonada no início da trilha para a cachoeira das posses. É possível acampar ali?

Tem idéia da distância entre a portaria do parque e este ponto da trilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...