Ir para conteúdo

Planejamento: Como calcular o tempo de estrada?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tudo bem?...

 

Eu gostaria de saber como fazem para calcular o tempo de estrada, pois estou montando um planejamento no qual preciso seguir um cronograma de trabalho durante a viagem e preciso saber o tempo que leva para percorrer os trajetos rodoviários. Alguém tem alguma dica?

 

 

Vou dizer como fiz:

1. Defini o roteiro (locais e datas de partida e chegada).

2. Dividi o roteiro em trajetos menores.

3. Elaborei mapas sequenciais em .jpeg (ponto A - ponto B; ponto B - ponto C; ponto C - ponto D... e assim sucessivamente até o destino).

4. Defini as datas principais do roteiro (partida, chegada, intervalos - por exemplo, meu roteiro tem uma estadia de 2 meses em um único ponto)

5. Calcular* a distância entre os pontos de cada trajeto.

6. Definir* o tempo de estrada de cada trajeto.

 

 

Para definir a distãncia entre cada ponto eu utilizei a ferramenta do site http://www.mapcrow.info (travel distance calculator and map between world cities). Nesse site você informa os nomes da cidade e país do trajeto que busca informações e o site fornece as coordenadas e a distância entre os locais. É preciso ficar atento pois alguns países possuem mais de 1 cidade com o mesmo nome, então é preciso se orientar pelas coordenadas do local. Para isso, você pode comparar com as coordenadas do Google.

 

Minha dúvida é se a ferramenta calcula a distãncia baseada nas coordenadas, e não por distãncia rodoviária. (será?!) Se for assim, obviamente a distância e o tempo de estrada serão diferentes da do planejamento. Para ser prática, estou falando da distância e tempo sem a influência de variáveis como paradas, imprevistos, etc.

 

Alguma dica, opinião, informação a respeito?

 

Agradeço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Jusolar, td bem?

 

Nossa, que complicado! Eu não consigo fazer essas coisas não. Primeiro pq eu não confio, segundo pq não acho "real".

Eu faço assim:

1) onde vou estar e para onde quero ir

2) vejo qual a melhor forma (de acordo com o tempo e $$) de ir para onde querro (bus, trem, avião)

3) pesquiso quais empresas fazem o percurso

4) vejo quando funciona o transporte? tem todo dia bus, ou só em alguns dias da semana?

5) que horário sai?

6) aí eu vejo quanto tempo dura o percurso (hora de saída e chegada).

 

Em cima disso eu vejo quanto tempo dura, quando poderei sair do lugar X e quando vou chegar no Y.

 

Particularmente, eu não uso nenhuma dessas ferramentas aí, não. Na prática é bem mais fácil e "aplicável".

Tem que botar no papel ítem por ítem, uma coisa de cada vez. Por isso que demora tanto.. pq temos que pesquisar cada detalhe!

 

Beijoca!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Minha dúvida é se a ferramenta calcula a distãncia baseada nas coordenadas, e não por distãncia rodoviária. (será?!)

 

Fiz uma experiências usando o maps.google.com e o sitado site, as diferenças são grandes, sempre sendo maior para o maps, que calcula a distância e o tempo de viagem. Eu acredito que essa ferramenta calcula a distância entre os pontos (em linha reta) simplesmente. ::putz::

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mi_GR, obrigada por responder, e pelas dicas!

Realmente, eu complico um pouco, rs. É que tenho que mostrar isso em um projeto, então precisa ser detalhado o bagulho.

Calcular o tempo de estrada como você indicou serve mais pro "durante" a viagem ou então para destinos mais comuns, não é?

Por exemplo, no interior dos interiores da Guatemala, como é que encontra um empresa de busão que tenha essas informações online? rsrs.

Então você tem razão, se eu fizer isso para uma programação de 10 meses fica irreal, e às vezes até planejamento demais.

Por isso é bom trabalhar com uma estimativa >>Projeção<< para poder calcular custo do transporte, combustível, aluguel de carro (no caso de não ser veículo próprio), passagem de ônibus, custo de alimentação, hospedagem, etc., para o tempo de viagem.

 

Oi Michel, tudo bem?

No maps.google.com eu não consigo encontrar distâncias entre cidades internacionais. Você consegue? Tentei Acapulco até Guadalajara, La Paz até Quito, Buenos Aires até Córdoba, e outras... Mas diz que não encontra. Só consigo entre cidades no Brasil e US. Sabe dizer se é por conta de alguma configuração no site?

Link para o comentário
  • Membros

Ok, descompliquei.

 

Fiz uma comparação entre a distância e o tempo que leva para chegar de São Paulo a Buenos Aires de ônibus e a distância das coordenadas geográficas do mesmo trajeto. E fiz também a relação com o preço da passagem de ônibus. Assim: De SP - BA leva 13 horas para percorer 2205km (achei essa informação por aí!). A distância entre as coordenadas é de 1694km. Com isso cheguei ao resultado de 130 "kilometros geográficos" por hora para tempo de percurso, e R$ 0,15 centavos por/kilômetro geográfico para o custo de transporte para esse trajeto em específico. Pra quem vai montar um projeto (em busca de patrocínio, por exemplo, ou então pra solicitação de viagem a trabalho) isso pode ser um pouco útil! Mas seria bom colocar uma margem pra que não falte dinheiro. ::mmm:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

...

-JuSolar

Só agora compreendi o que estavas querendo fazer. ::mmm:

 

Sempre achei o palnejamento parte da própria viagem, e sendo tão empolgante quanto ( '' toda viagem começa na mesa de planejamento'')

 

Viagem de ônibus, avião ou trem:

Divido o trajeto em pequenos cursos, defininfo saída e chegada nas principais cidades, e saio ligando ou vendo na net as operadoras de transporte, cotando já o tempo e a distâcia e quanto cobram por trajeto. ( certo que isso leva mais tempo, olhando na net, ou mandando email, ou um pouco de grana para sair ligando, mas é mais preciso, pois nem toda empresa de uma mesma região tem o mesmo valor por quilometro, mas estas sempre sabem com precisão o tempo e distâncias de seus trajetos.)

Estabelecido estes, procuro ler bastante sobre os pricipais locais turísticos, atrações etc, bem como procuro ler um pouco da hitória e geografia local de cada cidade, reservando determinado tempo para cada atração, conforme gosto e prioridade.

 

De carro:

Uso o gps, programas de roteamento ( trakmaker) ou ainda o famigerado programa de roteiros do guia 4 rodas.

 

A pé:

Faço uma rota usando cartas topográficas, ou gps, ou ainda o google earth ( não muito preciso).

Marco os ponto principais de descanço, lugares para as reifeiçoes e dormida.

Geralemente estabeleço tais pontos com 4 ou 5 km de distancia entre cada um.

Em média, o ser humano anda de 3 a 5 km/h em terreno plano. Em terreno acidentado, cai de 2 para 3km/h, ou mesmo 1km/h ( grandes aclives).

Com a velocidade, e a distancia estabelecida, baseio quanto tempo levarei para fazer tal trilha e etc, o que ajuda na logistica da quantidade de dias, e mantimentos.

 

No teu caso em particular, nunca confie nos programas, estes sempre dão uma margem de erro a mais. Contudo, melhor a mais que para menos né? ::mmm:

E mesmo assim, sempre procure achar que vai levar mais tempo do que realmente estabeleceste.

 

Eu faço mais ou menos assim:

Se for viagem de 3 dias, sempre coloco um dia a mais no planejamento.

Se for viagem de uma semana, coloco 2-3 dias.

Se for de 3 semanas a um mes, coloco uma ou duas semanas a mais. e assim por diante...

 

Porém, todavia, contudo, mesmo tendo planejado tudo direitinho, quase sempre demora-se mais do que o esperado, ou resolve-se mudar a rota no meio do do caminho, ou qualquer outro imprevisto de ordem humana ou divina ::lol4::

 

Espero ter ajudado...

::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ju,

 

Uma coisa importante é saber aonde será essa viagem. Pesquise não apenas as distâncias, mas tente ver como são as estradas, por exemplo, se são serras ou rodovias em péssimas condições, essas coisas. Isso pode retardar muito suas viagens. Uma maneira é ver caso a caso, mesmo; aqui no fórum o pessoal sempre fala de tempo de deslocamento e custo de passagens quando descreve a viagem. Veja aonda você vai e dá uma lida.

 

Mesmo assim, varia muito. Por exemplo, lembro de um tópico falando sobre a viagem de ônibus de Puno a Cusco; tinha gente falando em 6h, outros em 8h e pra mim, durou 9h pois fomos parados duas vezes para revista pela Polícia Rodoviária. Certamente um planejamento pra viajar na América Latina é bem mais provável de furar que na Europa. E como a Mi falou lá em cima, não considere disponibilidade total de passagens. Dependendo onde for, não tem bumba todo dia e toda hora.

 

Por via das dúvidas, quando planejo minhas viagens, procuro deixar um dia inteiro (ou meio, conforme o caso) para grandes deslocamentos. Sempre tem aquela coisa: check out, arrumar as coisas, ir até a estação/rodovária, esperar, atrasos que somam muitas horas no simples deslocamento e são momentos que não estamos aproveitando a viagem em si. Se correr tudo bem, beleza, ganhei tempo.

 

Abs,

 

André

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Minha primeira viagem, meu primeiro post aqui. To totalmente perdida (ate no forum rsrs)

Bom, quero ir de sao Luis/Ma a Brasilia de carro com meu esposo e 2 filhas (4 anos e outra de 5 meses) posso passar ate 10 dias; preciso reservar hotel mas como nao sei progrmar a viagem to sem saber p qdo faço a reserva. Alguem tem algo tipo um tutorial p eu fazer isto?

Sei que é bom planejar hora de saida, parada p comer, parada p dormir (nao queremos viajaar de noite), etc... Pus os dados no guia rodoviario 4 rodas e ja sei que sao quase 2.000km de estrada. Mas como calcular as outras coisas?

Agrdeço ajuda.

 

PS: Se tiver alguem de Brasilia que possa ajudar em relaçao a hoteis fico agradecida (obvio que nao quero hotel caro, senao seria facil achar na net rsrs, mas tb nao posso ir p hostel com bb, ne?!

bjs

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...