Ir para conteúdo

SÃO LUÍS - BARREIRINHAS - TUTOIA- JERI - PARNAÍBA- FORTALEZA


Posts Recomendados

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Obrigado pela ajuda de todos.

 

A minha grande duvida que eu estava é a seguinte. Eu já fiz de Fortaleza até aracaju de carro alugado. Vc pega o carro em fortaleza e devolve em aracaju.

Para isso eu aluguei o carro com a Unidas que saiu mais barato.

 

P/ fazer a viagem de São Luis até Fortaleza eu pensei em fazer a mesma coisa inicialmente, alugar um carro. Pois tem Unidas em São Luiz e tb tem em Fortaleza. Mas o problema que eu vi é que se eu fizer a viagem de carro parece que o caminho fica muuuuuuuuuuito maior o que não é bom.

 

Eu tb penso que se eu for de condução (onibus ou van) de São luiz p/ Barreirinhas, eu não vou poder mais alugar o carro para terminar o caminho (ou seja, ate fortaleza) pois somente essas grandes locadoras podem devolver o carro em outra loja (será que eu estou certo?).

 

E outra coisa, por estar em grupo de 4 pessoas eu prefiro evitar o onibus e fechar com taxi ou van, caso eu faça tudo sem alugar carro p/ fazer a viagem. A diferença não deve dar muito grande...

 

O q vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aí fssand é o seguinte,quanto a Unidas,te preocupa não que em Parnaíba segundo um amigo de lá tem sim,certamente gastaria mais se aluga-se um carro em São Luis pra fazer a viagem direto,no caso de querer alugar um carro ou van,aconselho carro peuqeno porque van sairia muito caro tendo em vista ser apenas 04 pessoas,falei com um pessoal que trabalha com carro pequeno e me disseram que fazem a viagem por 200 reais carro com ar,e 180 paus carro sem ar(o preço da passagem de ônibus daqui pra Barreirinha custa 35 reais)se quiseres pode entrar em contato com eles pelo fone (098-3258-9239),acredito que com uma boa negociação chega-se a um preço melhor,eles conhecem bem quem faz a viagem de Barreirinha até Paulinos Neves e Tutoia,no mais pegue a estrada e dá um alô quando chegar aqui,de repente terás um guia gratuíto.

Abraço irmão.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Esquenta não Billy, isso ocorre, ::hãã2::

 

fssand

Cara, deixa para alugar carro só em Parnaiba e em Fortaleza, só para ficar rodando pela cidade e praias locais. Realmente, de carro neste roteiro não compensa fazer não,

As empresas de onibus que operam por este roteiro são boas, as agencias de transportes também... esquenta não dá para fazer numa boa. ::prestessao::

 

No mais, estejas a vontade. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ram_Alen,

quando vc diz p/ alugar um carro em parnaiba e fortaleza, vc diz p/ alugar o carro em parnaiba e seguir com o carro ate fortaleza ou vc diz p/ alugar o carro so p/ ficar dentro da cidade e quando for sair devolver o carro?

 

Quanto tempo devo ficar em Parnaiba p/ conhecer o basico de lá? Q tipo de passeios q tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...

-Isso mesmo fssand. Aluga o carro em poarnaiba so para rodar por la mesmo,e devolve o carro em parnaiba mesmo. As praias de parnaiba ficam todas cerca de 15, 30 km da cidade, e não há transporte para alguma destas praias. Por isso é indicado aluguel de carro.

 

Já em fortaleza, é até opcional alugar carro, (mas se quiser pode alugar carro em Fortaleza, só para rodar por la mesmo) pois, como falei outrora no roteiro que te passei, na Praia Beira Mar, e na Praia de Iracema ( praias da cidade mesmo), existem DEZENAS de agencias de turismo, com os carros( Land Rover) já encostados na calçada, só esperando turista para fretar o transporte (fazem passeios do ''tipo bate e volta', indo e voltando no mesmo dia). E estas fazem passeios para as principais praias do litoral cearense.

 

Quanto a indicação de lugares a visitar e quantidade de dias sugeridas, tá tudo escrito lá no roteiro que te passei... ::prestessao::

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

olá :)

fiz minha viagem para São Luís, Lençóis, Delta, Jeri e Fortaleza até Canoa Quebrada no ano passado...

Uma amiga me pediu dicas e vim procurar meu antigo post, mas sumiu! Então resolvi postar de novo!

 

A viagem foi em junho/2008 e achei a época ótima: como a estação das chuvas acaba em maio, em junho as lagoas estão bem cheias e ainda é baixa-temporada -- consegui ótimos preços!

Pra informações de ônibus, horários e valor das passagens, usei o site da ANTT: https://appweb.antt.gov.br/sgp/src.br.gov.antt/apresentacao/consultas/LinhasFazemSecaoDuasLocalidade.aspx

 

São Luís/MA - 3 dias

Albergue da HI, no Centro Histórico: R$ 15/dia com café-da-manhã, quarto coletivo.

Do aeroporto para o albergue, fui de ônibus (R$ 1,70) + táxi (R$ 5).

As Centrais do Turista (municipal e estadual) são ótimas pra dar dicas do q fazer em SLZ, vc pode pegar um bom mapa com eles (tem mta coisa pra ver no centro histórico) e referências de Lençóis (transporte/onde ficar).

Não deixe de conferir à noite o reggae na Rua da Estrela! Descubra quando tem algum “tambor de crioula” na rua pra vc assistir... não vá embora sem provar o famoso arroz de cuxá do Maranhão... e tome todos os sucos possíveis: buriti, cajá, cupuaçu, murici...

Como estava bem no início das festividades do São João, eu aproveitei pra ficar + 1dia na cidade e ver uma apresentação do Bumba Meu Boi “sotaque de matraca” na praça Maria Aragão (até toquei matraca com eles!).

No albergue me indicaram o transporte de van + 4x4 (aquelas Toyota Bandeirantes dos anos 70) para Lençói. O cara foi lá conversar comigo e agendei minha partida para Santo Amaro: Hemerson (98) 3369-1027 e 9114-7042 (Bebétur CNPJ 07.420.330/0001-85). Eles me pegaram no albergue mesmo, às 4h30 da manhã. Foi R$25 (q só paguei no meio da viagem).

 

Lençóis Maranhenses - Santo Amaro/MA – 2 dias

Saindo às 4h30, chegamos no Distrito do Sangue às 8h pra pegar a Toyota e às 10h30 estávamos em Sto Amaro, mas só conseguimos entrar na cidade de canoa pq tava mto cheio de água e o 4x4 não conseguiu!

Fiquei na Pousada Pontual (do Fábio) por R$ 20/dia, café-da-manhã e ventilador: (98) 3369-1149 e 3369-1112. Foi dica de um amigo de SP.

Fiz o passeio pra lagoa da Gaivota (muuuuuuuuuuito linda, deserta, areia branquinha) à pé com o guia Jorlan por R$ 20. À noite vá na baladinha deles, a radiola... hilário. Ah, leve repelente de inseto.

Em Santo Amaro vc vai ver: muita casa de taipa com antena parabólica, mulheres grávidas, mosquitos, toyotas, mulheres grávidas e dunas brancas. A cidade é muito preservada e com poucos turistas, gostei mais q Barreirinhas.

- O Fábio, da pousada, agendou minha ida pra Barreirinhas. A Toyota chegou 5h30 da manhã e nos deixou no “Sangue” por R$ 10. Aí eu atravessei a pista pra pegar uma van (junto com os locais) a caminho de Barreirinhas por R$ 5.

 

Lençóis Maranhenses - Barreirinhas/MA – 3 dias

Fiquei numa pousada trash por R$ 10/dia, o nome é Terral. Na verdade é uma espécie de hospedaria pra viajantes a negócios e quase não tinha turistas. O quarto é só seu, mas o banheiro é coletivo e o café da manhã de lá é só pra dizer q tem (café com leite + tapioca com margarina). Se vc quiser ficar lá, compre "Bom Ar", ehhehe... Pra mim valeu à pena.

Fiz os passeios com o Carlos, da Santos Tur: (98) 3349-0463 e 9944-3241. Consegui bons descontos: paguei R$ 150 o sobrevoo (era $160), R$ 30 o passeio do Rio Preguiça, Mandacaru, Vassouras e Caburé até Atins(era $50), e “na faixa” o das Lagoas Azul e Preguiça -- pq foi convite de uns amigos q haviam fechado um passeio particular (mas a agência ia me cobrar R$ 25). Fiquei amiga de um guia da agência São Paulo, Bernardo o nome dele... mto gente boa, deu boas dicas de Jericoacoara! E conheci uma baladinha de reggae no “flutuante” no final da Beira-Mar, até aprendi a dançar reggae em par. Tava passando o “Curta Lençóis” na cidade nessa época. Recomendo muuuuito o sorvete de tapioca, tem uma sorveteria mto boa na cidade (infelizmente esqueci o nome, mas todo mundo conhece). O restaurante Marina Tropical, na Beira-Mar, é mto bom e não é mto caro. Queria ter passado uma noite em Atins, mas ia atrasar mto minha viagem...

Em Barreirinhas tem mto turista, mta agência, mto guia. Os guias vêm em cima de vc pra oferecer os passeios, isso é chato. A cidade cresceu de repente e tem pouca estrutura pra suportar isso: tá crescendo de uma forma bastante desordenada. Infelizmente.

 

Pra seguir viagem até a divisa com o Piauí, usei o transporte comum. Em frente ao Banco do Brasil tem umas Toyotas (sem encosto nos assentos) q vão pra Paulino Neves e Tutóia, acho q por R$10 ou R$15. Atrasou e saímos quase às 10h da manhã... passamos por dunas e paisagens bonitas do rally dos sertões, e em Paulino Neves almoçamos. Às 13h partimos pra Tutóia. O motorista me deixou na rodoviária pra ir pra Parnaíba -- bem no horário: peguei o ônibus da Expresso Continental (R$ 13,50) às 14h45.

 

Delta do Parnaíba/PI – 1 dia

Cheguei umas 18h e da rodoviária de Parnaíba eu fui de moto-táxi (R$2) pra pousada Rio Igaraçu (R$ 20/dia com bom café-da-manhã): (86) 322-3342 – Cícero. Ele é gente boa, pode falar q eu indiquei!

Fica no Porto das Barcas (centro histórico) bem perto da Avenida Beira-Rio. Acordei cedo e o Cícero me levou fazer uns passeios de moto pra conhecer os pontos turísticos da cidade por R$ 30: Lagoa do Portinho, Rendeiras de Bilro e faltou a praia da Pedra do Sal, mas eu quis fazer o passeio do Delta do rio Parnaíba e consegui entrar de carona na lancha com um casal carioca e o guia deles por R$ 50. Eles estavam no caminho inverso, de Fortaleza até São Luís (o guia deles faz toda a costa de Land Rover: (85) 9927-8299 Ricardo. Eles gostaram, mas não imagino o preço).

O mangue é impressionante! O passeio é parecido com o mangue do rio Preguiças de Barreirinhas, mas gostei mais: é mais rico. E na volta vimos os caranguejos sendo descarregados no porto. Eram mtos, tadinhos: todos vivos e amarrados uns nos outros... nunca mais comi caranguejo depois disso. O contato do passeio de lancha é (86) 9946-3753, (86) 3323-2164 e (86) 9983-1600 com Riba – ele queria me cobrar R$ 130 pra eu ir sozinha no passeio...

No dia seguinte, cedinho, o Cícero me levou de moto até a rodoviária pra eu pegar o ônibus Parnaíba -> Fortaleza q passa em Camocim (R$14).

 

Jericoacoara/CE – 7 dias

- Em Camocim vc deve pegar a toyota do Carlinhos em frente à feirinha por R$20 ou R$25. Mas como era sábado, minha única opção era ir de buggy. Consegui negociar por R$ 40 por pessoa, passando pela Lagoa de Tatajuba (tinha +3 alemães no meu ônibus e fechei o buggy pra gente). Mas tivemos q ir de táxi até a praia (R$10) e só pegar o buggy na praia... O bugueiro é o Libório (88) 9956-1318. Almoçamos e passamos um bom tempo em Tatajuba, valeu mto à pena! O Libório foi legal e nos levou em 3 pousadas q eu queria conhecer antes de fechar.

- Eu recomendo vc ficar na pousada Duna do Pôr do Sol. A diária era R$ 20 com café da manhã. Eu fiquei na pousada da Juventude (http://www.jericoacoara.tur.br/pousadajuventude), do Pedro, na rua do Forró, por R$ 15 com café e foi mto bom, mas depois fiz amizade com um pessoal q estava na Duna do Pôr do Sol e era mto mais animado lá. Quem faz o lugar são as pessoas...

- Compre logo sua passagem pra Fortaleza (Redenção, R$ 35 acho), em frente à Pousada do Norte, pq pode ser difícil conseguir lugar no dia q vc quer. Volte à noite! Assim vc ganha + um dia pra aproveitar e volta dormindo. A jardineira sai 22h30 de Jeri, meia-noite vc pega o bus em Jijoca e chega antes das 5h em FOR.

- Assista ao pôr do sol todos os dias, suba na famosa duna e contemple... é mesmo um ritual q mtos repetem todos os dias. Muito lindo, inexplicável, e cada dia diferente. Corra e pule no "precipício" da duna (na parte voltada pra praia)... e depois desça pra ver a roda de capoeira. Ah, prepare-se pq lá venta muuuuuuuito.

- Restaurante: bistrôgonoffe, é muuuuito bom... peça a sensacional berinjela grelhada q vc não vai se arrepender. O Amélia (na rua do Forró) tb vale à pena. Nem todos aceitam cartão, mas eles têm um “convênio” com os supermercados e vc paga a conta do jantar no supermercado, deixando um crédito pro restaurante. Se vc preferir PF, recomendo o do Estrela do Mar: R$ 5.

- Passeios: vá sozinho (quero dizer sem guia) à Pedra Furada logo de manhã, q a maré está baixa e vc pode ir andando pela praia. Não tem erro, é só ir até à praia, virar à direita e seguir em frente uns 40min. O passeio da Lagoa de Jijoca vc pode fazer de D-20 (R$10 ida-e-volta) ou de buggy (paguei R$20, passando tb na Lagoa Azul). Fui de buggy: pela vila do Preá ele te leva até a Lagoa Azul e depois pra Lagoa de Jijoca (tem mais estrutura na de Jijoca, q é legal, mas achei a Lagoa Azul muito mais legal, então eu almoçaria lá e ficaria lá mais tempo do q fiquei). Na volta, pedi pro bugueiro ir pelas dunas do Riacho Grande e me deixar no pé da trilha pra Pedra Furada pra ver o pôr do sol bem no furo! Foi lindo demais!! Vc vai pelo outro lado, então sempre à esquerda. Como a maré vai estar alta, volte pelo Serrote (q é a serrinha lá, vc sai na Rua do Forró). Jeri é minúscula, tem 3 ruas, vc não vai conseguir se perder.

- baladas: sábado tem o For All (forró) na rua do Forró (ehhehe) e domingo tem o Mamma Africa (reggae) na rua da Duna do Pôr do Sol. Nos outros dias tb tem, é só perguntar na vila q q vai rolar. O garçom do Bistrôgonoffe é um dos mais bem informados. As baladas começam tarde, então mais ou menos à meia-noite vá ao Planeta Jeri (bem em frente à praia) beber alguma coisa nas barraquinhas... e de lá vc vai pras baladas, depois da 1h da manhã.

- Às 22h30, peguei a jardineira da Redenção até Jijoca (chegamos pouco antes da meia-noite) onde pegamos o bus pra Fortaleza. Cheguei na rodoviária de FOR pouco antes das 5h da manhã e já comprei a passagem da “São Bento” pra Canoa Quebrada. O bus saiu às 6h e deu muuuuita volta (parou em Beberibe, Fortim, Aracati): chegamos às 9h30. Lembro q paguei uns R$10 ou R$15, não mais q isso.

 

Canoa Quebrada/CE – 2 dias

Fiquei na Pousada Europa, por indicação do Pedro da pousada de Jeri. O dono, conhecido como “Galego” (acho q ele é alemão), deixou de R$ 25 por R$ 20 com café da manhã. Ele foi me pegar na rodoviária de Canoa Quebrada: (88) 3421-7004 http://www.portalcanoaquebrada.com.br/canoa_quebrada_pousada_europa.htm

É legalzinha, tem uns chalés no andar de cima, Mas achei rustiquinha demais, o banheiro merecia uns azulejos!

As falésias da praia de Canoa são bem diferentes. Vi mtas famílias e crianças... a praia não tem ondas.

Almocei na “Barraca do Coco”, q acho q é um dos restaurantes com melhor estrutura lá. Um garçom gente boa me arranjou os passeios de buggy. A baladinha na Broadway vale à pena conhecer mas não tem nada de especial... eu não tive mta sorte (era um fds de encontro dos motoqueiros).

Comprei uma garrafinha de areia linda q um artista fez pra mim na h, do jeito q eu queria (apenas areia natural, sem tingimento), por R$ 3. Fui à pé até Marjolândia, bem ao leste (perto do RN) e conheci as famosas esculturas bíblicas feitas nas falésias.

Desisti do ônibus da “São Bento” e decidi voltar com os microônibus das excursões q saem de Fortaleza por R$ 35 ida-e-volta, mas eu paguei o preço cheio só pra volta. Com ar-condicionado e direto até o destino, sem paradas!! OceanView: (85) 3219-1300.

 

Fortaleza/CE – 5 dias

Fiquei no albergue BagPackers Ceará, q é uma graça, por R$ 20 sem café da manhã. Fiquei num quarto individual (tava tranqüilo pq era baixa temporada), o banheiro é coletivo: http://www.backpackersce.com.br (85) 3091-8997 e (85) 8889-0817, fale com a Gisele. É pertinho do Dragão do Mar, onde tomei chopp de vinho (Chopp do Bixiga), e comi uma ótima tapioca acompanhada de um capuccino especial (Café Santa Clara). Recomendo ir lá no domingo pq as exposições são abertas.

- passeios: de FOR, faça os passeios diários para as praias próximas (Lagoinha, Morro Branco...) e os guias das agências dão dicas dos passeios legais pra fazer nas praias. Recomendo a mesma OceanView q me trouxe de Canoa Quebrada. Exceto para o passeio de Cumbuco!

- Tem um microbus com ar-condicionado q vai pra praia de Cumbuco por R$ 4,10. Acho q o nome é Top Bus, não anotei, mas todo mundo conhece. Peguei na rua Almirante Barroso (quase em frente à balada Armazém) umas 9h15 da manhã. Ele te deixa num restaurante-hotel com boa estrutura e às 17h volta a FOR. O passeio da agência é igual, mas custa R$ 20... Ah, faça o passeio de buggy de Cumbuco "com emoção", custa R$ 30 por pessoa eu acho.

- Pra conhecer a praia do Futuro, basta uma manhã. O bus Jardineira Top Bus, com ar-condicionado, te deixa lá por R$ 1,60. O mar tem ondas!! Eu tava sentindo falta disso...

- Baladas em FOR, não deixe de conhecer a “2ª feira mais louca do mundo” no bar Piratas. Pode chegar cedo, umas 21h começou uma quadrilha mto legal (os caras estavam vestidos de cangaceiros), depois forró, depois as coreografias dos PirataBoys dançando todo tipo de música (axé, samba, MPB...). O bar é uma graça, parece um navio, e qdo fui estava todo decorado com bandeirinhas de São João.

- Antes de vir embora, vá ao Mercado Central (é ali perto do albergue) e compre rede, goma de tapioca, castanha de caju...

- Pra ir ao aeroporto, paguei R$ 10 de mototáxi.

 

Espero q as dicas sejam úteis!! Eu fiz muuuuita coisa, conheci mta gente, contemplei cenários inesquecíveis em 25 dias de viagem... Fiz (quase) tudo o q queria, valeu mto à pena. E não gastei mto $$$!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...