Ir para conteúdo

Egito, Israel e Jordania - vistos em especial.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Talvez alguns ja tenham lido isso, mas estou recolocando na parte de relatos pois acho q tem mais a ver pois postei em outro topico qdo tinha pouco conhecimento do mochileiros. La vai:

 

 

Vou falar do papo do visto irsrael, Jordania e egito. Estive na area em outubro de 2007.

 

Eu fui do egito (onde entrei sem precisar de visto previo) por terra para taba e entrei em eilat. Sem problemas (sem necessidade de visto previo tb), poucas perguntas, mas como colocaram aqui anteriormente na parte q esta em ingles apenas responda as perguntas por mais estupidas q elas parecam. Dai fui diretamente para aqaba, e novamente nao precisou de visto previo, visitei petra, dois dias eh legal, absolutamente fantastico, mas acho q 3 dias nao precisa, a nao ser q vc va ficar infinitamente vai tirar tempo precioso de outros passeios. Em wadi musa nao lembro onde fiquei mas era o lugar mais barato, um hostel. No lonely planet falava q era sem duvida o mais barato apesar do atendimento da mulher (se nao me engano o hostel tinha o nome dela) ser bem ruim, e foi mesmo, tipo ela nao esta nem ai pra vc. Mas nenhuma reclamacao, simples como todo hostel e pra quem nao tem frescuras, recomendo.

 

Ah, assim q entrei em aqaba eu rachei um taxi com uns canadenses pra wadi musa. Ali na fronteira mesmo.

 

Em petra no primeiro dia fui indo pelas 'ruas'. Eh lindo, mas achei q faltava algo. No segundo dia um amigo espanhol q fiz no hostel me falou qdo estavamos de frente para o templo do indiana jones 'eu li no lonely planet q tem uma rota alternativa subindo pelas paredes das falesias'. Bem ali fomos para a esquerda ate bater na 'parede' e comecamos a subir, subir ate chegar no topo das formacoes e ver tudo por cima, IRADO!!!!! Era isso q tava faltando. Ficamos horas a fio andando e depois procurando como voltar, nos perdemos um pouco no sentido de nao saber por umas 2 horas o caminho de volta mas na boa, nao tem como se perder ali de verdade.

 

Dai fui pra wadi rum, de onibus, pergunte na sua hospedagem q eles te informam como. Estavam bem caros os passeios para a grana q eu tinha e entrei sozinho andando, foi meio hardcore mas foi uma das experiencias mais alucinantes da minha vida. Fiquei dois dias. Levei agua e comida. So isso eh uma historia a parte. (Que esta escrito o relato e talvez seja em breve publicada numa revista de aventura).

 

Dai voltei pra israel, busao, pergunte novamente no deserto como faz, horarios e tal. Dessa vez a menina comecou a fazer umas perguntas do tipo, onde vc vai ficar e pra onde vai, eu respondi bem vagamente pq realmente nao tinha a menor ideia do meu itinerario, ela se irritou. Dai eu me irritei, tipo, 'po, nao posso viajar sem saber exatamente pra onde vou?'. Dai ela cut the crap e me deixou passar falando, 'calma, tb nao precisa ficar nervoso', hehe. E fui pra jerusalem.

 

Jerusalem foi um dos pontos altos de toda a viagem, mesmo pra um cara 120% ateu como eu. A piracao foi na diversidade cultural e na historia absurdamente complexa nesses ultimos tantos mil anos. Pra quem me pergunta eu falo q TEM q ir. La fiquei no Hebron hostel, baratinho e bem legal, dentro da cidade velha 'the old city'. Nem pense em ficar em outro lugar (digo a cidade velha).Eh alucinante.

 

Tanto egito qto israel qto jordania foram total tranquilos, sem medo algum de forma alguma. Me sentia mais seguro andando na rua nesses 3 paises do q me sinto dentro da minha casa em sao paulo.

 

Tours do egito, tipo de dahab pra jordania acho q eh cagada, vai por conta q vai ser muito mais legal e mais barato. A diversao de mochilar esta justamente nisso, se virar, pegar dicas, mas tb descobrir seus proprios caminhos. Nao concorda? q esta fazendo nesse site entao

 

Pra quem curte mergulho eh em sharm, nao eh em dahab ou eilat ou aqaba, confiem em mim. Mas se o seu negocio nao eh mergulho fuja de sharm como quem foge da cruz, tem coisas muito mais interessantes pra se fazer.

 

Para entrar em israel eu acho q rola com visto de outros paises arabes (sem ser jordania ou egito) mas vai rolar uma canseira. Conheci algumas pessoas q tinham vindo de outros paises (nao lembro quais exatamente) q entraram, depois de ficar tipo 4 horas esperando por nada. Em israel eles sao 'legais', tipo nao tem paranoia, o q eu acho eh q eh mais uma retaliacao pela restricao ao carimbo deles nos passaportes dos outros do q realmente um posicionamente politico. Essa foi a impressao q tive.

 

Agora o pulo do gato q ninguem mencionou aqui. Da jordania eh possivel entrar em israel sem ter o passaporte carimbado. Eu nao fiz isso ja q entrei de onibus mas conheci um cara q fez e pegou a dica no lonely planet. Tem q entrar em israel por uma fronteira na jordania chamada Alambi Bridge. Aparentemente eh o unico lugar q faz isso. Vc vai la e fala q nao quer ter o carimbo. Mas tem uma manha aqui. Nao eh de bom tom falar q vc nao quer o carimbo com todas as letras. Dai vc fala 'eh q eu estou indo para a asia por terra' 'i'm going to asia overland'. Quer dizer q se vc realmente estiver indo para a asia por terra (no caso desse americano) vai ter q passar por Siria, iraq e tal. Dai eles ficam com 'pena' de vc e te ajudam. Nao fale q eh pq vc nao quer ter o carimbo pra poder continuar curtindo suas ferias em paises muculmanos sem problemas. Mas isso funciona mesmo?? Sim, funciona sim. Fui com esse americano pra Ramala, uma das cidades palestinas (q por acaso eh onde o yasser arefat esta enterrado, esqueci o nome do lugar mas eh tipo o quartel general palestino, show, vale a pena ir la tirar uma foto do lado do tumbalo), qdo saimos de ramala no check point os soldados israelenses entraram no onibus e comecaram a checar os passaportes. Checou o meu, tranquilo, e checou o do Steve. Procurou o visto, procurou e finalmente virou e falou 'vc nao tem visto?'. 'Nao'. 'Como assim?'. 'Eu entrei por alambi bridge'. 'Como assim?'. 'I'm going to asia overland'. 'O que?'. Dessa vez steve respondeu bem pausadamente. 'I'm going to asia overland'. O cara nao entendeu direito, meio q entendeu, nao entendeu de novo e foi embora. Tranquilo sem mencionar o papo, 'eh q eu nao queria ter o carimbo no passaporte'. Sacou?

 

As historias sao muitas mas ja escrevi demais.

 

Ah qto a onibus de cairo pra jerusalem, nao vou falar q nao tem, mas eu perguntei e falaram q nao tinha, que tinha q ir pra taba, cruzar pra eilat e de la seguir. Tanto eh q conheci dois amigoes israelenses q conheci na rodo de cairo q moram em jerusalem q pegaram o mesmo onibus q eu, desceram em taba, cruzaram a fronteira e de eilat foram pra casa. Mas isso tb eh o de menos.

 

Boas baladas

xaliba

 

p.s.- caro editor, obrigado pelas consideracoes. Ja dei uma editadinha aqui. Acabei colocando no geral o q achei mais relevante, tipo dicas q eh dificil conseguir sozinho. Infelizmente nao anotei nem precos nem horarios de nada, ja faz mais de um ano, nao me lembro mais. No entanto isso sera remediado. Tem uma amiga indo mais ou menos nesse role q eu fiz e pedi pra ela anotar tudo, qdo ela voltar eu reedito e complemento o texto. Mas essa parte de horarios e precos eh mais facil. Gente, o lonely planet eh a biblia do viajante no exterior, tem tudo la, tudo mesmo. Se a grana ta curta, vai na secao budget de hospedagem, tem todas as opcoes de coisas baratas. Tem q ir aprendendo a usar os recursos q estao na mao. Ah mas o guia eh caro! Eh mesmo, e dica, se vc comprar na amazon.co.uk e mandar enviar no brasil eh quase 60% do preco de comprar na livraria cultura ou no proprio site do lonely planet mesmo com desconto qdo vc se cadastra. Acabei de fazer isso com o south america on a shoe string q estou esperando chegar. Sim, eh caro mas a grana q vc vai economizar e as facilidades q vc vai ter de longe compensam pagar pelo guia, mesmo q seja caro. Eu falo isso pq eu nunca tinha ouvido falar nesse guia ate estar em dahab, da pra acreditar? Pois eh, eu nao entendia como os outros mochileiros sempre sabiam como chegar e onde ficar e pra onde ir. Caramba, como esses caras sao bem informados! Mas como por la ta cheio de europeu e TODOS tem o guia vc sempre pode dar uma olhada no guia deles. Varias dicas eu peguei com os caras. Pergunte pra eles. Faca amizade. E mais importante de tudo, aprenda a falar ingles! Qto melhor, melhor, mesmo, acredite. Fiz amigos q nunca teria feito se houvesse a barreira da lingua. Amigos q se faz em minutos, eh engracado como nas viagens isso se torna mais possivel. Mas vc so vai ficar realmente amigo de alguem se falar da vida, das emocoes, de politica, da situacao do seu pais, do pais do cara, da mina q vc comeu, dos medos, vontades, saca? Com ingles macarronico isso nunca vai ser possivel. Jerusalem so foi o ponto alto pq eu conversava com as pessoas, discutia, fui em baladas locais nas casas das pessoas. E ainda bem q eles falavam ingles bem, as duas pontas tem q estar afiadas. Se vc tem q dispender muito esforco pra lingua a fluidez do papo danca e a coneccao cai. Acho q eh pra isso q viajamos, nao eh so pra tirar fotos e ir nos passeios. Israel nao eh um lugar bonito em si. Mas eh um dos lugares mais alucinantes q ja fui na minha vida. Qdo morei em londres trabalhava num mercado de comidas de toda a europa. No final do dia a gente ia tomar uma breja. Um dia eu contei, tinham 10 pessoas na roda, cada uma de uma nacionalidade diferente, da america do sul, europa, africa e asia, nao tinha nenhuma nacionalidade repetida, todos conversando numa boa, falando ingles, tipo amigo mesmo, como vc conversa com seus melhores amigos num bar numa noite das boas. Se tivesse macarronico la ja tinha ido embora pq tinha ficado de fora total. Gente, eh a lingua universal! imagina soh se cada pessoa no mundo soubesse a sua lingua e mais o ingles, TODAS as pessoas no mundo inteiro poderiam se comunicar sem barreiras de lingua, so ficaria a barreira cultural. Teria muito menos intolerancia e mais entendimento no mundo. E fora q como diz minha irma 'quem fala ingles nao se perde em nenhum lugar do mundo'. Essa eh boa neh? E a qtidade de info q vc consegue, foruns, emails pra deus e o mundo, enfim, o recado eh esse. Caro editor, se vc quiser colocar essas dicas em um lugar mais generico de viajar ao exterior fique a vontade pq eu sou novo aqui e nao sei como faze-lo.

 

Saudacoes a quem teve paciencia de ler ate aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Xaliba!!

 

Dicas muito boas, valeu!!

 

Gostaria de poder contar com sua ajuda!! Eu e meu esposo estamos planejando ir para Israel, Jordania e Egito agora no mes de Maio ou Junho. Estamos em Sidnei, Australia e nosso voo de volta para o Brasil faz um stop em Dubai. De la vamos estender o retorno e ficar mais ou menos 15 dias para conhecer um pouquinho do Oriente Medio (possivelmente poderemos estender para 20, mas nao e certeza).

 

Quais lugares vc indicaria como prioritaios para visitarmos nesse periodo? Como o tempo e curto (15 dias) temos que ter foco e nao perder muito tempo.

 

Se puder nos ajudar, agradecemos!!

 

Abcs.

 

Eliane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

oi eliane, cara, eu nao fiquei tanto tempo la assim e nao conheci tanta coisa assim...

 

conheci sharm el sheikh (se vc nao mergulha ou nao tem interesse nisso nao chegue nem perto, se vc mergulha TEM q ir pra la - top 10 do mundo!)

 

cairo logico.

 

dahab a galera vai muito mas eu nao achei nada de especial.

 

jerusalem TEM q ir - e olha q eu sou ateu!

 

mar morto TEM Q IR!!!!!! boiar la eh tb um dos maiores momentos mastercard da minha vida.

 

petra e o deserto foram 2 das melhores experiencias de toda a minha vida tb, recomendo muuuuuito.

 

fiquei muito a fins de ir no monte sinai mas nao rolou, eu iria se fosse vc.

 

o resto eh com vc e com sua pesquisa. Recomendo q vc compre o guia lonely planet middle east pois esses guias sao a biblia do viajante para qquer destino do mundo. Fique a vontade para perguntar mais.

 

tente tb a ferramente de busca aqui do site colocando palavras chave, vai na tentativa e erro q vc deve achar mais coisas.

 

boa sorte e boa pesquisa

 

ah, e estenda a viagem o maximo q puder. Qdo vc vai ter a oportunidade de voltar pra la??????? Nunca se sabe. Aproveite ao maximo cada gotinha da sua vida. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi

 

se você for voar via emirates ou com qualquer compania que for fazer conexão ou stop nos Emirados Arabes Unidos (no caso Dubai) você n~~ao pode deixar que carimbem o seu passaporte em Israel pois do contrario vc não embarca... e muito mnos poem os pés nos emirados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Prezados,

 

Pretendo fazer esta mesma viajem (Egito, Jordania e Israel) em Setembro, praticamente o mês inteiro. Irei sozinho. Não sou judeu, muçulmano nem nada.

 

Vou comprar uma passagem de ida para o Cairo e volta de Tel Aviv. Já vi que para entrar no Egito precisamos de visto. Dá pra tirar este visto lá mesmo, quando chega no aeroporto?

 

Minha idéia é chegar no Cairo passar uns 4 dias lá e depois descer o vale do Nilo até Aswan e voltar pro Cairo (passando por Edfu e Luxor) - esta viagem deve durar mais uns 4 ou 5 dias. Pergunto: Acham que vale a pena fazer o cruzeiro que desce o rio Nilo, ou melhor pegar um trem até Aswan e ir subindo parando nas cidades? Como estou sozinho, pensei em comprar um pacote para fazer esta excursão, custa uns 300 dolares.

 

Quando voltar ao Cairo, sigo viagem para o Sinai, não sei ainda como fazer isto. Tem albergue ou lugar pra ficar no Sinai? Precisa passar um dia lá ou dá pra ver só de passagem mesmo? Vale comprar pacote pra isso também?

 

Depois de atravessar o Sinai, quero ir para Eilat, no sul de Israel (pretendo passar uns 2 dias nesta cidade, dizem que é bem legal). Do sul de Israel, quero ir para Petra, na Jordania, aí passar uns dois dias como sugeriu o colega do Forum. Será que preciso de visto para entrar na Jordania? Se precisar da pra tirar na hora?

 

Depois disso, o resto da viagem será só Israel. Dá pra sair de Petra e ir direto para o Mar Morto? Ou tenho que voltar para Aqaba e entrar por Eilat?

 

Acho que a parte de Israel é a mais tranquila, mais fácil encontrar transporte e albergue. De qualquer forma, quero passar pelo mar morto, ficar uns 4 dias em Jerusalem, subir até o norte, ficar emTiberias, Haifa e voltar pra Tel Aviv, de onde parte o voo de volta.

 

Se alguém puder me dar alguma dica ou responder minhas perguntas, mesmo sugerir cidades ou trajetos, eu agradeço muito.

 

Já fiz alguns mochilões e sei que viajar para estes lugares é um pouco mais complicado que pela Europa (estive no Marrocos ano passado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...