Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros

Augusto, primeiramente parabéns pelo seu relato. Esse relato aguçou ainda mais meu desejo de fazer o caminho.

Eu e meu pai já marcamos data para isso, inicio dia 30/10.

Tenho algumas dúvidas e gostaria de sua ajuda:

- que modelo de mochila você usou?

- qual a quantidade roupa você levou e se é possível lavá-las pelo caminho?

- qual era o peso da sua mochila no inicio e no final?

 

Se você tiver mais algumas dicas de sua mochila e o que tinha dentro dela fico agradecido.

 

Eu e meu pai somos peregrinos em trechos extensos mas de um único dia. Não temos experiência nenhuma no uso de mochilas para vários dias.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Jc, blz?

 

Qto a mochila, como eu não sabia qual era a ideal, levei uma de 60 lts, mas se tornou desnecessária.

Com certeza uma de 30 ou 40 lts já era o ideal p/ o que eu levei.

 

Qto a roupa, só leve o necessário.

Como vc pretende fazer no final de outubro, já vai estar com clima bem quente e talvez chuvoso. Algumas camisetas, bermudas e calças bem leves e capa de chuva.

 

Sim, é possivel vc lavar algumas roupas nas pousadas. Por exemplo, em residencias que funcionam como pousadas em Crisólia, Tocos do Moji, Consolação vc pode fazer isso. Creio que só nas pousadas que se localizam nos centros das cidades é que vc não encontra local p/ lavar roupa.

O que tem de levar em grande quantidade é meia e cueca, na minha opinião. Isso é essencial. E vc vai lavando também algumas peças ao longo do trecho.

Já camisetas e bermudas ou calças dá p/ ficar por alguns dias.

 

Qto ao peso da mochila, creio que não passou de 10 Kg.

E comida, não leve muita coisa, até porque a caminhada é só durante o dia. Algumas frutas secas, chocolates, biscoitos e agua. Um ou outro lanchinho que vc vai comprando nas cidades que vai passando.

Vc sempre vai estar chegando no final da tarde ou inicio da noite na outra pousada.

P/ uma caminhada como essa, a mochila tem de ser bem leve já que o peso pode ser um problema.

 

 

 

Abcs e valeu parabéns

 

 

Augusto, primeiramente parabéns pelo seu relato. Esse relato aguçou ainda mais meu desejo de fazer o caminho.

Eu e meu pai já marcamos data para isso, inicio dia 30/10.

Tenho algumas dúvidas e gostaria de sua ajuda:

- que modelo de mochila você usou?

- qual a quantidade roupa você levou e se é possível lavá-las pelo caminho?

- qual era o peso da sua mochila no inicio e no final?

 

Se você tiver mais algumas dicas de sua mochila e o que tinha dentro dela fico agradecido.

 

Eu e meu pai somos peregrinos em trechos extensos mas de um único dia. Não temos experiência nenhuma no uso de mochilas para vários dias.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Oi Augusto, tudo bom ?

 

Eu e a Gí vamos fazer a caminhada agora nas férias de Julho.

 

Minha dúvida é qual rota seguir ... o que te levou a começar por Tambaú ? Simplesmente porque é a junção das três rotas ?

 

Sabe se algumas das rotas tem algum diferencial, principalmente quanto à beleza do caminho ?

 

Se eu decidir começar mais para frente, para totalizar uns 10 dias de caminhada, vou perder muita coisa legal ?

 

Será que R$ 40,00 por dia por pessoa com alimentação e hospedagem é uma estimativa segura ?

 

Obrigado

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Rodrigo, blz?

 

Eu iniciei a caminhada em 2007 por Tambaú porque naquela época o Caminho só ia até lá.

Naquele ano existiam 2 rotas p/ se iniciar a caminhada: uma saindo de Tambaú e outra de Mococa. Atualmente já existem 3 rotas.

 

A partir de 2008 é que foram incluidas algumas novas cidades.

Em Tambaú existe também o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Padre Donizetti.

Muita gente inicia por lá por causa disso.

 

Sobre a melhor rota, ao longo do Caminho tinha ouvido comentários nas pousadas que as melhores paisagens estão p/ quem sai de Mococa.

Mas na minha opinião e onde encontrei os melhores visuais são de trechos onde vc passa por serras. E isso vc encontra a partir de São Roque da Fartura. Ali vc já tá chegando na Serra da Mantiqueira e o visual que vc tem no alto da serra e nas cristas é muito legal.

 

Qto a fazer em uns 10 dias, então nesse caso vc teria de iniciar por Aguas da Prata, não se esquecendo de sempre ter 1 ou 2 dias a mais de tolerância.

Iniciando por essa cidade são pouco mais de 320 Km, então não é uma caminhada fácil.

 

Sobre os valores/dia, a minha recomendação é o seguinte:

1) em primeiro lugar, deixe separado o valor da pousada/café da manhã a cada dia - os valores atualizados estão no site;

2) separe também o valor da refeição - nesse caso só o do jantar, já que vc não vai almoçar em nenhum dia (vc não terá tempo).

A refeição (jantar) vc vai pagar em média entre $10,00 a $15,00;

3) ao longo da caminhada durante o dia, leve um lanche, bolacha, chocolates, frutas secas que vc pode ir comprando nas cidades.

 

$40,00/dia?

Pode ser estimativa segura sim e acho que até sobra um pouco.

Eu levei o cartão do banco e sempre que podia usava ele ou às vezes também sacava nos caixas eletrônicos.

 

 

Acho que é isso.

Qqer outra dúvida...........

 

 

Abcs

 

Oi Augusto, tudo bom ?

 

Eu e a Gí vamos fazer a caminhada agora nas férias de Julho.

 

Minha dúvida é qual rota seguir ... o que te levou a começar por Tambaú ? Simplesmente porque é a junção das três rotas ?

 

Sabe se algumas das rotas tem algum diferencial, principalmente quanto à beleza do caminho ?

 

Se eu decidir começar mais para frente, para totalizar uns 10 dias de caminhada, vou perder muita coisa legal ?

 

Será que R$ 40,00 por dia por pessoa com alimentação e hospedagem é uma estimativa segura ?

 

Obrigado

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

ola Augusto! o baby esta cada vez maior heim? Daqui a pouco vc vai ter companhia para as caminhadas. Gostei demais do visual do vale do oitavo dia. Mas uma caminhada dessas esta fora de cogitacao pra mim. Pois nao tenho como dispor de muito tempo para as caminhadas. Mas quem sabe um dia neh? So nao posso esperar ficar velho demais para caminhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Crazy, blz?

 

A baby já foi viajar com a gente na semana passada. Fiquei caminhando por 4 dias e a Marcia e a nenem ficaram na pousada.

Já é alguma coisa né.

Em breve eu posto o relato aqui no Fórum.

 

Qto ao Caminho da Fé, eu encontrei algumas pessoas que estavam fazendo a caminhada por trechos. Alguns só nos fds e outros com tempo maior.

E dá p/ fazer tranquilamente. Só vai ter um gasto um pouco maior, mas vale a pena do mesmo jeito.

Sobre o Vale dos Teodoro, eu também achei um dos melhores visuais dessa caminhada.

Pena que a gente pegou muita lama.

Aquele lugar é bom também p/ trilhas de bike porque o vale é bem extenso.

 

Por que vc não faz o seguinte: inicie essa caminhada só em 1 fds, em um trecho qqer e pode apostar que vc voltará p/ continuar nos outros trechos.

 

 

 

Abcs

 

 

 

ola Augusto! o baby esta cada vez maior heim? Daqui a pouco vc vai ter companhia para as caminhadas. Gostei demais do visual do vale do oitavo dia. Mas uma caminhada dessas esta fora de cogitacao pra mim. Pois nao tenho como dispor de muito tempo para as caminhadas. Mas quem sabe um dia neh? So nao posso esperar ficar velho demais para caminhadas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E aí Crazy, blz?

 

A baby já foi viajar com a gente na semana passada. Fiquei caminhando por 4 dias e a Marcia e a nenem ficaram na pousada.

Já é alguma coisa né.

Em breve eu posto o relato aqui no Fórum.

 

Qto ao Caminho da Fé, eu encontrei algumas pessoas que estavam fazendo a caminhada por trechos. Alguns só nos fds e outros com tempo maior.

E dá p/ fazer tranquilamente. Só vai ter um gasto um pouco maior, mas vale a pena do mesmo jeito.

Sobre o Vale dos Teodoro, eu também achei um dos melhores visuais dessa caminhada.

Pena que a gente pegou muita lama.

Aquele lugar é bom também p/ trilhas de bike porque o vale é bem extenso.

 

Por que vc não faz o seguinte: inicie essa caminhada só em 1 fds, em um trecho qqer e pode apostar que vc voltará p/ continuar nos outros trechos.

 

 

 

Abcs

 

 

 

ola Augusto! o baby esta cada vez maior heim? Daqui a pouco vc vai ter companhia para as caminhadas. Gostei demais do visual do vale do oitavo dia. Mas uma caminhada dessas esta fora de cogitacao pra mim. Pois nao tenho como dispor de muito tempo para as caminhadas. Mas quem sabe um dia neh? So nao posso esperar ficar velho demais para caminhadas.

 

Augusto! Obrigado pelas dicas. Mas o que eu precisomesmo eh prestar um concurso do tipo petrobras para trabalhar em plataforma, assim eu poderei trabalhar 15dias e descansar 15dias. Assim da pra curtir bastante. como tenho comercio fica dificil de pegar mesmo fds. Seria paasseio de 1 dia somente. Abracos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros
Augusto, parabéns pelo seu relato, muito detalhado e confesso que sempre tive uma vontade de fazer um caminho dessa magnetude. Minha dúvida é se tem como fazer camping para minimizar os custos e se é vantagem. E a outra pergunta este é um caminho que todos podem fazer eu tem um limite de idade para tal?

 

E aí Augusto, no dia 20 Jul 2009, eu fiz um comentario que sempre tive vontade de fazer um caminho assim, pois bem, agora, depois de 15 meses, estarei indo até Aparecida saindo de São Carlos no dia 27 de dezembro de 2010. Quero agradecer pelo seu relato, dicas e vídeos no youtube, eles me ajudaram na decisão e ajudarão bastante nessa caminhada.

Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Tozei.

 

Até imaginei que vc já tivesse feito a caminhada, mas nunca é tarde não é?

Que legal vc fazer essa caminhada na virada do ano.

Já planejou + - onde vc estará no dia 31 e no dia 01?

É uma data especial e tem de comemorar.

 

Como agora é verão, vc vai sofrer um pouco hein. Muito sol.

Leve muita água, pois vc vai precisar.

Mas tem algumas vantagens. Normalmente no fim da tarde sempre cai uma chuvinha que dá uma refrescada e as roupas tem de ser bem finas e com isso o peso da mochila será menor. Já traz um grande alívio isso.

 

Desejo que tudo corra bem e que N. Sra te acompanhe. Depois de uma caminhada como essa, a gente começa a ter uma visão diferente das pessoas e muitas vezes por causa das amizades e pessoas que vc vai conhecendo ao longo do Caminho. Vc vai ver que ainda existem pessoas bondosas e humildes que estão sempre prontas a ajudar.

 

Boa sorte e leve varios cartões de memória p/ sua máquina fotográfica hein.

Tem cada paisagem linda. Vc vai ver.

 

Algum dia ainda volto lá, mas dessa vez de bike.

 

 

 

Abcs

 

 

E aí Augusto, no dia 20 Jul 2009, eu fiz um comentario que sempre tive vontade de fazer um caminho assim, pois bem, agora, depois de 15 meses, estarei indo até Aparecida saindo de São Carlos no dia 27 de dezembro de 2010. Quero agradecer pelo seu relato, dicas e vídeos no youtube, eles me ajudaram na decisão e ajudarão bastante nessa caminhada.

Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...