Ir para conteúdo

Quero passar 6 meses na Europa mochilando, tenho dúvidas básicas. Agradeço desde já!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, obrigado a todos que responderem.

 

Tenho 34 anos, sou engenheiro, falo inglês e espanhol. Quero por em prática o grande sonho de muita gente: viajar sem destino e com 6 meses para retornar. Como será a primeira vez, pensei em fazer um trial aqui no Brasil, pra simular algumas situações que possam ocorrer, assim posso me virar e me preparar psicologicamente para esta jornada. Gostaria de solicitar a ajuda de vocês, mochileiros com experiência para me dar algumas dicas úteis. Tenho facilidade com pessoas, gosto de cozinhar, pratico artes marciais (jiu-jitsu), e andei lendo que pode ser bacana ajudar as pessoas por lá, até pra levantar algum dinheiro. Vi também no site couchsurfing.org que as pessoas oferecem acomodações em suas casas, porém, não sei como funciona. Minhas dúvidas seguem abaixo:

1. Pretendo chegar em Portugal, preciso do blhete de volta para imigrar? Pois não sei ainda quando tempo vou ficar.

2. Supondo que visitarei muitos países, como faço se for entrar em algum que peça visto e eu não tenho?

3. Cheguei numa cidade bacana, vou passar o dia, e a mochila, preciso ficar carregando ou deixo em algum locker?

4. Dinheiro: vi num post que é necesário coisa de 75 euros/dia, vou ficar quase 200 dias, preciso de 15.000 euros?

5. Pretendo embarcar em Setembro de 2010, minha idéia é percorrer os países altos ainda neste ano, verão e outono no hemisfério norte, depois desço e faço Marrocos, Egito e África do Sul, países mais quentes, o que vocês acham?

6. Vou ficar por mais de 90 dias, é só chegar na europa e viajar, ou preciso de algum visto de permanência maior?

7. Tenho um netbook, quase 1 kg, fico pensando, levo ou não? Pois acredito que não vá encontrar uma Lanhouse de tempos em tempos.

8. E os albergues, eles são bacanas mesmo? as pessoas ajudam e quanto custa?

 

Se alguém tiver mais alguma dica, fico agradecido.

 

Abraços

 

André Peixoto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Andre, novo por aqui neh? Pois eh, no comeco as duvidas sao muitas mesmo, mas conforme vc se informa mais e aprende vai ver q eh muuuito mais simples do q parece sair pelo mundo. Suas duvidas sao totalmente normais e acho q todos nos, mesmo os mais experientes ja passaram por isso. Vc veio ao lugar certo pra preparar sua trip, mas preciso te dizer q o mochileiro eh um viajante independente q pesquisa muito sobre seus destinos e suas duvidas. Quase tudo - talvez ate tudo - q vc perguntou ja foi amplamente discutido aqui no forum, e eh justamente por isso q isso aqui tem formato de forum, para q as infos fiquem registradas para q todos possam consulta-las. Entao reserve um tempo para pesquisar suas duvidas aqui. Use e abuse do campo de busca e as poucas duvidas q vao restar vc pode postar por aqui. Repare tb q o forum eh dividido em assuntos e vc postou no espaco de 'relatos', tudo bem, normal, esse site nao eh la muito intuitivo mesmo, mas durante sua pesquisa vai perceber e entender melhor a organizacao da bagaça aqui e vai postar cada duvida no lugar pertinente.

 

Abratz e boa pesquisa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, vou tentar te ajudar em algumas coisas. Vou só dar uma idéia geral para você não ficar tão perdido, mas esquise mais pelo fórum que você encontra mais detalhes sobre essas dúvidas.

 

1. Pretendo chegar em Portugal, preciso do blhete de volta para imigrar? Pois não sei ainda quando tempo vou ficar.

É melhor você ter o bilhete de volta sim, caso contrário pode ser barrado na imigração

 

2. Supondo que visitarei muitos países, como faço se for entrar em algum que peça visto e eu não tenho?

Na União Euopéia você precisa de visto de turismo para permanecer mais de 3 meses, independente do país. Pesquise sobre o espaço Schengen, vai esclarecer sua dúvida.

 

3. Cheguei numa cidade bacana, vou passar o dia, e a mochila, preciso ficar carregando ou deixo em algum locker?

Nessa não posso te ajudar, mas acredito que na maior parte dos lugares você vai pernoitar, e não apenas passar o dia e ficar todas as noites viajando de um lugar para outro, então vai deixar as coisas no albergue mesmo.

 

4. Dinheiro: vi num post que é necesário coisa de 75 euros/dia, vou ficar quase 200 dias, preciso de 15.000 euros?

Dá para gastar menos se você for econômico, calcule uns 60 euros por dia no mínimo, sem contar as passagens de ida e volta.

 

5. Pretendo embarcar em Setembro de 2010, minha idéia é percorrer os países altos ainda neste ano, verão e outono no hemisfério norte, depois desço e faço Marrocos, Egito e África do Sul, países mais quentes, o que vocês acham?

Tem muitos outros fatores para avaliar... Não sei qual a melhor época para ir a África, mas considerando apenas a Europa seria bom fazer no começo sim

 

6. Vou ficar por mais de 90 dias, é só chegar na europa e viajar, ou preciso de algum visto de permanência maior?

Como já disse antes vai precisar de visto

 

7. Tenho um netbook, quase 1 kg, fico pensando, levo ou não? Pois acredito que não vá encontrar uma Lanhouse de tempos em tempos.

A maioria dos albergues oferecem internet, e você vai encontrar com muita facilidade na rua. Se a sua dúvida em levar ou não é só pela facilidade de encontrar internet por lá é melhor não levar.

 

8. E os albergues, eles são bacanas mesmo? as pessoas ajudam e quanto custa?

Os preços variam bastante dentro da Europa, em geral não passa de 20 euros por noite em quarto coletivo.

Link para o comentário
  • Membros

Cara Samantha, valeu as dicas. O cara de cima chamou minha atenção, me deu maior sermão e não resolveu nada,...rs. Já tinha pesquisado alguma coisa sobre o espaço Schengen. Vou pesquisar mais um pouco e definir o roteiro, dinheiro, etc. Queria ir até a Irlanda, Dinamarca e Suécia, o que vc acha? Conhece estas bandas?

 

Abraços

 

André Peixoto

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...