Ir para conteúdo

MOCHILÃO MEIA AMÉRICA DO SUL - BOLÍVIA, PERU, CHILE, ARGENTINA, URUGUAI E BRASIL!!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

É o seguinte, faço esse roteiro baseado nas coisas que eu já vi e que gostaria muito que outras pessoas pudessem ver também:

Em relação aos dias, acho que cada pessoa pode ver quantos dias tem disponíveis e encaixar nesse roteiro, podendo fazê-lo em partes... O bom desse roteiro é que são pelo menos três maravilhosas viagens em uma só!

Dica Importante: Em todas as cidades, vá ao centro de informações turísticas e consulte seu guia.

Dica de Guia: Para mim, o melhor guia para mochileiros é o GUIA DO VIAJANTE, informações de como comprar o seu no site: http://oviajante.uol.com.br/

O roteiro parte da capital do estado onde moro, mas isso é coisa que pode ser alterada tranquilamente e é mais ou menos assim:

 

1ª PARTE: TREM DA MORTE, LA PAZ, CUZCO E MACHU PICCHU...

 

De qualquer lugar do Brasil em que você esteja, vá até Corumbá e pegue o famoso Trem da Morte na Bolívia com destino à Santa Cruz de la Sierra. De lá você pega um ônibus (não tente carona por essas bandas da Bolívia) até a capital La Paz (este ônibus será sofrido, mas sem perrengues, não tem graça não é? sasaihisahsaihsa). A cidade parece meio caótica, e é, mas também tem muitas atrações. Da capital, vá até Copacabana, às margens do Lago Titicaca, visite as Ilhas Flutuantes de Uros e o restaurante La Cupula (além de uma vista e uma truta maravilhosa, você se sente um Sheik árabe no Brasil, de tão barato que são as coisas). Passe a fronteira e visite Puno no Peru, de lá, vá até a cidade histórica de Cusco (porta de entrada para Machu Picchu), conheça bem a cidade e prepare o bolso, pois o trem e o ingresso para Machu Picchu é bem caro (mas também não vá até Cusco se você não tiver dinheiro para ir até Machu Picchu).

De Machu Picchu você pode voltar pra casa que sua viagem já valeu à pena. Para aqueles com mais tempo e grana no bolso aí vem a segunda parte do meu roteiro:

 

2ª PARTE: ATACAMA, PASO DE JAMA, MENDOZA, SANTIAGO...

 

De Machu Picchu, você pode descer até Arequipa e conhecer a Cidade Branca e visitar o Cañion Del Colca, um cânion onde foi encontrado recentemente a nascente do Rio Amazonas, tornando este o maior rio do mundo, superando o antecessor Nilo, situado na África. De Arequipa, cruze a fronteira com o Chile e desça pela estrada à beira do Pacífico (estrada muito linda, principalmente para nós brasileiros que não vemos o Pacífico freqüentemente) até San Pedro de Atacama. No deserto do Atacama você pode fazer várias coisas, desde visitar o Valle de La Luna (tem esse nome por ser parecido com a Lua e realmente parece que você está fora desse mundo), o Valle de La Muerte (tem esse nome por ser parecido com Marte e realmente parece que você está em outro planeta), as Lagunas Secas (onde a quantidade de sal é seis vezes maior que a do mar e você não consegue afundar), os Geysers de Tatio (você precisará acordar de madrugada, mas vale à pena), as Termas de Puritama (águas termais naturais num cenário cinematográfico) ou somente admire a paisagem dos Vulcões Licancabur e Ojos Del Salado. Do Atacama, faça a travessia Paso de Jama (aproveite essa viagem, pare para tirar fotos e guarde na lembrança cada momento, pois com certeza, é a estrada mais bonita que já andei na vida). Ela liga San Pedro de Atacama com Salta na Argentina, cidade muito bonita também. Aproveite Salta e de lá vá até Mendoza. Aproveite muito Mendoza, conheça os pacotes para escalada do Monte Aconcágua e se divirta com os vinhos mendocinos. Atravesse a Cordilheira dos Andes em direção ao Chile, (novamente, aproveite esta viagem, pare para tirar fotos e guarde na lembrança cada momento, pois com certeza, é a segunda estrada mais bonita que já andei). Chegando em Santiago, você verá uma mega cidade protegida pela Cordilheira dos Andes, formando uma paisagem magnífica. Visite os principais pontos turísticos da capital e dê uma visita até Viña Del Mar, uma cidade litorânea lindíssima à beira do Pacífico.

Até aí sua viagem já pode ser considerada sensacional e você terá muito que contar para os seus netos, mas se você quiser continuar, ou fazer a(s) próxima(s) parte(s) da viagem em outro momento, aqui vai a continuidade do meu roteiro:

 

3ª PARTE: VULCÕES, REGIÕES DOS LAGOS, BARILOCHE...

 

Essa parte pode tanto ser inserida como o final da segunda parte, quanto como o início da quarta parte. De Santiago ou Viña Del Mar, você descerá pela perfeita Rodovia Pan-Americana (perfeita no sentido de condições) até Villarica, uma pacata cidade aos pés do vulcão Villarica. De lá, você poderá ir até Osorno, outra cidade aos pés de um vulcão com o mesmo nome da cidade. Eu subi os dois, o Villarica, não tanto por causa das condições climáticas, mas como foi a primeira vez que vi neve gostei bastante. No vulcão Osorno, cheguei até o máximo que (sem equipamentos) era permitido. Particularmente gostei mais do Osorno, pois era o primeiro dia do ano de 2007 e estava um céu maravilhoso. Uma paisagem que vou guardar para sempre na minha memória. Depois dessa região magnífica do Chile, atravesse a fronteira novamente e vá até San Carlos de Bariloche. Aproveite ao máximo Bariloche, afinal não é à toa que jovens do Brasil e Argentina pagam quase R$ 4.000,00 para passar 15 dias de festa e curtição. Mas além das festas, Bariloche encanta pelas suas lindas paisagens montanhosas e seus chocolates deliciosos.

Como eu falei, essa terceira parte é um complemento, se você tiver grana e tempo para fazê-lo junto com outra(s) parte(s), não perca a oportunidade!

 

 

4ª PARTE: RUTA 40, FITZ ROY, PERITO MORENO, TORRES DEL PAINE, PUNTA ARENAS E USHUAIA:

 

Com certeza a Patagônia e a Terra do Fogo vão encantar você. Saindo de Bariloche, pegue a famosa Ruta 40(na Argentina seria como a BR-101 ou BR-116 que corta o país) em direção à El Chaltén, cidade onde encontramos o Morro Fitz Roy, uma linda montanha que também pode ser escalada. Após curtir a cidade de El Chálten e o Morro Fitz Roy, vá para El Calafate, uma charmosa cidade que recebe milhões de turistas do mundo inteiro querendo ver o imponente Glaciar Perito Moreno. Ele é incrível, impressionante, indescritível e totalmente diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. A sensação é de você se sentir minúsculo perto do tamanho e da beleza que é o Perito Moreno. Você pode fazer o passeio de barco e chegar bem próximo à geleira, pode fazer pacotes para visitar outras geleiras da região, também é possível comprar pacotes para fazer trilhas sobre o Glaciar ou só admirá-lo, ouvindo os estrondos causados pela queda do gelo na água já será de grande valia. Imperdível! Aproveite a cidade e comece a se preparar para visitar um dos mais belos parques do mundo! A cidade-base para a entrada no parque se chama Puerto Natales. Uma cidade pequena que conta com várias agências vendendo pacotes e tal. O Parque Torres Del Paine no Chile parece algo de outro mundo, é lindo demais. O parque tem várias atrações, você pode fazer diversas trilhas e acampar se quiser. A principal atração são as Torres Del Paine, que parecem realmente duas torres erguida da montanha formando um cenário magnífico. À noite o visual é sensacional, há tantas estrelas cadentes no céu que é capaz de esgotar em minutos nosso estoque de pedidos. Não sei se foi porque era o último dia do ano, estava perto de amigos de viagem e da minha família, mas com certeza o Torres Del Paine me marcou e ainda voltarei lá. E olha que eu fiquei um dia apenas no parque. Depois dessa avalanche de paisagens bonitas a viagem ode até se tornar um pouco entediante. Mas não, depois do parque vá até Punta Arenas também no Chile. Prepare-se para comprar tudo que você precisa e até o que não precisa, pois a Zona Franca é barata pra caramba! De lá, tome rumo ao Fim do Mundo, Ushuaia! Uma linda cidade, um pouco cara, mas com lindas atrações e um astral (ou poderia ser austral, pois a Ushuaia é a cidade habitável mais austral, ou mais ao sul do planeta) maravilhoso. Não deixe de ir no restaurante El Turco!

Após essa 4ª parte, o caminho é de volta. No caso, se quiser voltar e dar uma passada em Punta Tombo para ver os pingüins e na Península Valdéz para ver baleias e leões marinhos. Depende de você, os dois valem bastante a visita, os pingüins de Punta Tombo passam a menos de um metro de você e são MUUUUITOS espalhados pela praia. Os leões marinhos são fáceis de serem encontrados também, sempre estão tomando banho de sol à beira do mar. Já as baleias tem que marcar hora usajhuiashuisahiuash, elas só aparecem em certos meses, ou se você tiver muita sorte!

 

6ª PARTE (a 5ª parte seria essa pequena acima): CAPITAIS E MAIS CAPITAIS

 

Essa parte tem início em Buenos Aires. A capital argentina é fascinante, tem diversas atrações, e as noites são um prato cheio para diversão e entretenimento. O preconceito que muitos brasileiros têm com os hermanos se dá muito em função dos que moram na capital e invadem nossas praias no verão. Os próprios argentinos de outras regiões dizem que os da capital são muito metidos e marrentos. Isso tem um pouco de verdade sim. Não são todos é claro, mas muitos pensam que são donos do mundo. De Buenos Aires vá até Montevidéu no Uruguai, aproveite a cidade e tome o rumo em direção à Punta Del Este (cidade não muito convidativa para mochileiros que buscam economia). O roteiro completo é para quem não conhece as capitais brasileiras e pode seguir até Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

 

 

Então, esse é o roteiro que sugiro para quem quer se aventurar e conhecer uma grande parte da fascinante América do Sul. Como disse no início, essa viagem é o acumulo de todas as viagens que fiz com a minha família por estas bandas. Espero que tenham gostado e agradeço por terem lido até o final. Esse roteiro serve para todos os mochileiros. Aqueles que têm mais tempo, os que não têm (pois pode ser feita em partes), os que têm mais grana, os que querem uma viagem mais econômica, os mais aventureiros, para aqueles que gostam mais de um conforto, enfim, para todos!

 

Aqui tem o mapa com o roteiro :)

 

 

 

 

 

 

 

20100830163247.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Bah cara, eu fui em tres partes pela América do Sul.

Primeiro eu sai de Porto Alegre até Mendoza, Santiga, Região dos Lagos, Bariloche, Buenos Aires e Montevideo em Dez/Jan - 2004/2005.

Depois sai de Porto Alegre, Salta, Atacama, Arequipa, Cuzco, MP, Copacabana, La Paz e voltei por Salta em Dez/Jan - 2006/2007.

Outra viagem foi saindo De Porto Alegre, Buenos Aires, Puerto Piramides, Ushuaia, Torres Del paine, El CAlafate, El chalten, Bariloche, voltando por Buenos Aires denovo em Dez/Jan - 2007/2008.

O roteiro é algo que eu ainda vou fazer misturando lugares que quero conhecer com coisas que eu já fiz e quero repetir. Infelizmente eu não posso dar base de preços, até porque não é um relato e o valor varia muito de pessoa pra pessoa.

O que eu posso adiantar é que Peru e Bolívia são quase de graça. Argentina e Uruguai são baratos. E no Chile os preços são parecidos com os do Brasil. Claro que depende da região, se a cidade é turística ou não, os passeios que vai fazer e mais uma série de detalhes que não são previsíveis e se fossem, não dariam graça à viagem não é mesmo? Pois viajante que se preze, gosta de aventura e imprevisíveis para contar histórias depois, senão iria numa CVC e saberia até a marca dos lençois do Hotel iashsaiuhasuhsauhiasuhiasuhasiuh.

Boa viagem pra ti cara, qualquer dúvida dá um grito, me adiciona e podemos conversar melhor, trocar ideias na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Opa, não sei se posso te ajudar em relação ao tempo e dinheiro, afinal são coisas que variam muito.

Preço: Depende de

- Lugar, se tem pontos turísticos ou não;

- Se é alta temporada ou não;

- Quantos e quais passeios você vai fazer;

- Se irá de carro, ônibus, avião, carona.

 

- Na Bolívia as coisas são praticamente de graça;

- No Peru as coisas também são baratas, mas cidades como Cusco e Arequipa têm atrações turísticas mundiais, como Machu Picchu e o Cañon del Colca. Portanto, você acaba gastando mais para fazer esses passeios. Mas com certeza, são imperdíveis!

- O Chile é o mais caro e mais parecido com o Brasil (lembrando que todos esses países são mais baratos do que aqui). Na região do Atacama é mais barato que no sul, mas os passeios podem encarecer seu orçamento. No centro e no sul é mais caro, parecido com o Brasil. Outros lugares que você pode gastar mais são Santiago, ilha de Chiloé e Parque Nacional Torres del Paine.

- A Argentina é mais barata que o Chile, mas também depende da região também. Buenos Aires, Ushuaia, Mendoza, Bariloche são regiões túristicas muito procuradas, logo são mais caras.

- O Uruguai também é bem mais barato que o Brasil, tirando Punta del Este e Montevidéo.

 

São só algumas dicas, pois não tenho como te dar os preços pois eles variam muito nesses países e faz dois anos que fui pra Argentina e Chile e quatro que fui para Bolívia e Peru. Então, essas são coisas que você teria que ir pesquisando até sua saída.

 

Em relação ao tempo, também depende. Cada parte varia em torno de 10 a 15 dias (menos a parte de Ushuaia à Buenos Aires que pode ser realizada em quatro ou cinco dias). Mas isso depende muito de você, do que quer conhecer, o que quer fazer e de quanto tempo terá disponível. Outra coisa que você terá que pesquisar.

 

Se quiser eu dou dicas, em relação à tempo e tudo mais, mas não posso fazer a pesquisa por você, pois não sei realmente o que você procura. Mas se decidires se fará todas as partes, ou algumas, ou apenas uma dela responderei com imenso prazer.

 

Espero ter ajudado de alguma forma, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Cara, eu to planejando uma viagem parecida com essa pra fazer em 100 dias, as diferenças estariam em não passar por Sta Cruz e começar ou por foz do iguaçu ou montevideo, saindo de BH. Ae depois de arequipa eu continuaria viagem por Lima, talvez trujillo, tumbes e chegaria até quito pra poder conhecer cuencas e banõs e viajar no trem "nariz del diablo".

Levando em conta esse cálculo básico de 10/15 dias espero que dê pra fazer tudo sem correria.

Cara, uma dúvida que eu tenho, qual desses passeios, trilhas e escaladas você sentiu que precisa reservar com muita antecipação, além de machu picchu. Foda de fazer uma viagem longa assim e com tempo relativamente contado é ter que abrir mão de algumas prates por falta de tempo ou logística.

Bom saber que alguem já fez uma viagem parecida, abraço. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Bah cara, a parte de Santa Cruza é por causa do famoso "Trem da Morte" que vai de Corumbá, no Brasil, até lá.

Pois é cara, saíndo de BH e com 100 dias pra viajar te sugiro que tu vá até o sul do Brasil, entre por Montevidéo e segue viagem cara, dai nem precisa passar direito pela Boívia, só fazendo o contorno né, se é que tu me entende xDD

 

Mas é isso aí cara, o roteiro tá aí, faça tuas mudanças e qualquer dúvida é só falar!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...