Ir para conteúdo

Bolivia (via Asuncion, Santa Cruz, La Paz, Copacabana) - Peru (Puno, Arequipa, Cuzco) - Com fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Roteiro: Jaraguá do Sul (SC) – Foz do Iguaçu (PR), Ciudad del Este, Asuncion, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz, Copacabana, Puno (Ilhas Flutuantes), Arequipa, Cañon Del Colca, Cuzco, Machu Picchu, La Paz (Chacaltaya), Santa Cruz de la Sierra, Asuncion, Ciudad del Este, Jaraguá do Sul (SC) - 17 dias, com fotos e custos.

Viagem realizada do dia 21/12/2010 até o dia 06/01/2011.

 

Os mochileiros:

 

 

Eu (Cid) e minha esposa Araci

20110126195812.jpg

 

Dhaya (filha da Araci) e o Sávio (esposo da Dhaya)

20110126195900.jpg

 

 

 

Primeiramente quero agradecer a todos os moderadores, colaboradores e usuários do Site mochileiros.com, pois foi deste site a base de dados de toda a consulta para a montagem de todo o roteiro.

Não vou citar nomes para não ser injusto com ninguém, portanto, todas as pessoas que postam seus roteiros, idéias e comentários meu muito obrigado.

 

Optamos em levar dinheiro em espécie (dólares) e um cartão Visa Travel Money (VTM) para em caso de emergência poder recarregá-lo.

 

Levamos conosco U$ 3650,00, pois queríamos esbanjar nas compras em La Paz e CDE, resultado sobrou somente U$ 101,00 hehe.

 

Os dólares compramos ao longo do ano, por isso a cotação deve ser feito uma média:

U$ 450,00 foi comprado à R$ 1,86, no final de 2009 (sobra da viagem a Argentina).

U$ 1100,00 foi comprado à R$ 1,82 comprados em setembro de 2010.

U$ 2100,00 foi comprado à R$ 1,78 comprados em dezembro de 2010.

U$ 100,00 (VTM) foi abastecido à R$ 1,78 em dezembro de 2010.

 

Nossos gastos com refeição foram altos para mochileiros hehe, pois optamos em sempre que desse, comer pratos típicos da região. Mas em resumo dava para fazer refeições decentes por 15 soles, 20 bolivianos por pessoa.

 

Se alguém tiver alguma dúvida ou desejar alguma ajuda, sinta a vontade em questionar pois estarei a disposição para ajudar.

 

Vamos ao relato.

 

1º dia (21/12/2010) – Jaraguá do Sul – SC , Foz do Iguaçu - PR

 

Saímos de carro de Jaraguá do Sul às 19:30. Por medida de segurança, pois iríamos viajar a noite toda, optamos em ir pelas rodovias pedagiadas do Paraná.

 

Praticamente dirigimos a noite toda com chuva, chegamos em Foz do Iguaçu as 07:00 e fomos até o apartamento do Juan, amigo nosso, para deixar o carro.

 

 

Gastos do dia:

- Jantar R$ 21,25 por casal.

- combustível R$ 60,00 por casal.

- Pedágios R$ 38,50.

- Red Bull R$ 9,00.

- Água 2,5l R$ 2,80

 

Total do dia por casal: R$ 131,35

 

 

2º dia (22/12/10) – Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Asuncion, Santa Cruz de la Sierra

 

O Juan nos serviu um café da manhã e nos levou até a Aduana de Ciudad Del Este, enquanto o pessoal dava entrada no Paraguay, eu fui até uma loja em CDE para comprar uma máquina digital um pouco melhor. Comprei uma Sony HX1, um bom investimento.

 

Quanto eu voltei da compra, eles já tinham feito todos os tramites da aduana inclusive o meu hehe.

 

Pegamos um táxi ali na aduana mesmo para nos levar até o Terminal de Omnibus de CDE.

 

Por afobação compramos sem muito pesquisar e pegamos o ônibus da Stel Turismo com destino Asuncion. Ônibus por fora até era bonitinho, mas por dentro estava bem sujinho e o acento que nos foi vendido já estava ocupado e a passagem que o ocupante tinha também era o mesmo numero do nosso. Não teve maiores problemas pois tinha outros bancos sobrando. Alem de sujo o ônibus fazia muitas paradas no caminho até Asuncion. Ponto positivo do ônibus era que o Ar condicionado gelava bem.

 

Saímos de CDE às 10:00 (horário do Paraguai, ou seja uma hora a menos que Brasília) e chegamos em Asuncion às 15:30.

 

Paramos em umas das varias paradas antes do Terminal de Omnibus de Asuncion e pegamos um táxi até o aeroporto.

 

Chegamos no Aeroporto as 14:00, com bastante folga, pois nosso vôo era somente as 19:30.

 

Fomos tomar um café no Aeroporto de Asuncion para aguardar a saída de nosso vôo.

 

Pegamos o vôo da Aerosur as 19:30 e às 20:00 chegamos em Santa Cruz de la Sierra (lembrando que na Bolívia tem 2 horas a menos que o horário de Brasília).

 

Pegamos um táxi do aeroporto até o Terminal Bimodal. Chegando no terminal não tinha mais ônibus para La Paz, para não ter que ficar em Santa Cruz, compramos passagens até Cochabamba pela Trans San Miguel (bus cama, 3 fileiras em cima também, limpo, muito bom, recomendo).

 

Saímos as 22:15 de Santa Cruz de la Sierra com destino Cochabamba.

 

Cambio do dia:

U$ 20,00 = 137,00 Bolivianos

Gastos do dia:

- Máquina digital, capa de proteção e MS 4GB U$ 396,00 (R$ 705,00).

- Táxi aduana paraguaia até Terminal Omnibus CDE R$ 10,00 por casal.

- Duas águas R$ 4,00.

- Duas passagens de ônibus CDE até Asuncion R$ 40,00.

- Uso do banheiro no terminal de CDE R$ 1,00.

- Duas “Chipas” para um pseudo almoço R$ 2,00.

- Táxi de uma das paradas do ônibus até o aeroporto de Asuncion U$ 10,00 por casal (R$ 17,80).

- Café e um suco no aeroporto U$ 5,50 (R$ 9,80).

- Duas passagens aéreas de ida de Asuncion até Santa Cruz de la Sierra U$ 120,20 cada, compradas duas semanas antes (R$ 399,00).

- Água no Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra 10,00 bolivianos (R$ 2,60).

- Táxi do aeroporto até o terminal Bimodal 25,00 bolivianos por casal (R$ 6,50).

- Duas passagens de ônibus de Santa Cruz até Cochabamba 180,00 bolivianos por casal (R$ 47,00).

- ½ pacote de “pão de queijo boliviano” 5,00 bolivianos (R$ 1,30).

- 1 coca-cola 6 bolivianos (R$ 1,60).

- Taxa de embarque do terminal bimodal 6 bolivianos por casal (R$ 1,60).

 

 

Total do dia por casal: R$ 1249,20

 

3º dia (23/12/10) – Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz

 

Acordamos, a caminho de Cochabamba, as 02:30 com o ônibus parado para a galera fazer as necessidades básicas.

 

As 04:30 acordei novamente e não dormi mais para ir apreciando a subida da serra até Cochabamba.

 

Viemos conversando bastante tempo com um “milico” como dizemos aqui no sul que estava vindo de Santa Cruz para Cochabamba.

 

Em Cochabamba tem um monte nevado muito bonito, um pouco antes da cidade já se pode avistá-lo. O soldado que vinha conosco no ônibus até falou o nome do cerro mas eu não lembro mais o nome dele.

 

Chegamos em Cochabamba as 08:45 e já compramos passagem para La Paz pela Flota Bolívar (Bus cama 3 fileiras) que já iria partir.

 

Compramos soroche Pills no terminal de Cochabamba, pois iríamos subir ainda mais.

 

Pagamos a taxa de embarque e as 09:20 já saímos de Cocha com destino a La Paz.

 

A subida da cordilheira é linda, maravilhosa.....faltam palavras...

 

As 13:15 parada em Caracolo para o almoço, um prato com arroz, papas fritas, um picanho de alpaca e uma saladinha.

 

Chegamos em La Paz as 18:00, a idéia era emendar até Copacabana, mas abortamos, pois já estávamos cansados e mesmo tomando Soroche Pills eu estava com uma dor de cabeça enorme. Por sugestão de uma senhora no ônibus a caminho de La Paz, tomei paracetamol mas também não estava dando jeito.

 

Optamos em pegar um hotel próximo ao Terminal de Buses de La Paz.

 

Ficamos no Hostal Tambo de Oro, bem em frente ao terminal. Hostal bom, quarto matrimonial, banho privado, agua quente, tv no quarto, preço bom.

 

Jantamos no hostal mesmo uma hamburguesa e uma sopa e fomos dormir. Pois a altitude estava fazendo estrago em mim.

 

 

Cambio do dia:

U$ 100,00 = 697,00 Bolivianos

Gastos do dia:

- Duas passagens de ônibus Cochabamba até La Paz 120,00 Bolivianos por casal (R$ 30,70).

- Soroche Pills comprados no terminal de Cocha 40,00 Bolivianos (R$ 10,20).

- Taxa de embarque do terminal de buses de Cochabamba 5 bolivianos por casal (R$ 1,30).

- Almoço incríveis 13,00 Bolivianos por casal (R$ 3,30).

- Hostal Tambo de Oro 1 pernoite 100,00 Bolivianos (R$ 25,50).

- 4 soroche pills comprados no hostal 14,00 Bolivianos (R$ 3,60).

- Copo de gelatina no hostal 1,00 Boliviano (R$ 0,25).

- 1 agua 2,00 Bolivianos (R$ 0,50).

 

Total do dia por casal: R$ 75,35

 

 

 

4º dia (24/12/10) – La Paz, Copacabana

 

Depois de uma noite mal dormida devido a calafrios e dor de cabeça, acordamos as 06:30 e fomos arrumar as coisas.

 

Pedimos um desayuno no hostal. A senhora responsável demorou a chegar e abortamos o desayuno pois o ônibus para Copacabana partiria as 08:00.

 

Atravessamos a rua e já estávamos no terminal de buses de La Paz novamente.

 

Compramos passagens para Copacabana pela Copacabana hehe. Micro ônibus “meia-boca”.

 

Tomamos café no terminal de buses e embarcamos com destino a Copacabana.

 

Na localidade de Tiquina tem um estreito no lago Titicaca, então é feito a travessia do lago. Os passageiros descem do ônibus e pegam um barquinho e o ônibus atravessa em uma balsa.

 

O lago Titicaca é lindo.

 

Chegamos em Copacabana as 12:00, procuramos hostel.

 

Optamos em ficar no Hostal Los Kantutas, hostal muito bom, quarto matrimonial, banho privado, desayuno, água quente. Único problema é que nosso quarto ficava no 3º andar.

 

Saímos para almoçar, pedimos 3 pratos a Truta e um Pollo pra Dhaya pois ela não come nada de peixe, frutos do mar, etc. O restaurante é o Jardin Bolívia, bem aconchegante e os pratos estavam uma delícia.

 

Depois do almoço começou meu perrengue. Eu estava com aquela dor de cabeça forte pra caramba, e quando fomos dar uma volta por Copacabana comecei a passar mal. Fui para o hostal, subi todos aqueles degraus, quase morri para subir. Desci do meu quarto e fui procurar o pessoal que estava andando pela cidade. Não encontrei eles e voltei para o hostal pois estava chovendo e eu não estava legal. Depois por teimoso, resolvi dar mais uma volta para encontra-los e dalhe sobe e desce de escadas. Encontrei eles próximo a igreja. Voltamos para o hostal pois eu estava ainda pior, também já não estava bem e subi e desci zilhões de vezes escalas M... de escadas.

 

Tomei Soroche Pills, paracetamol, chá de coca e nada de melhorar, pelo contrário só piorava. Estava deitado na cama tentando dormir quando não agüentei e só deu tempo de correr para o banheiro para botar “TUDO” pra fora.

 

Voltei pra cama, tomei um Dramin e um Faixa Preta da Araci e fui tentar dormir novamente.

 

O faixa preta e o Dramin não foram suficientes, acordei varias vezes a noite com aquela dor de cabeça infernal.

 

Cambio do dia:

Não teve cambio neste dia.

Gastos do dia:

- Duas passagens de ônibus La Paz até Copacabana 50,00 Bolivianos por casal (R$ 12,80).

- Desayuno (2 chás de coca, 2 misto-quente) no terminal de buses de La Paz 20,00 Bolivianos (R$ 5,10).

- Taxa de embarque do terminal de buses de La Paz 4 bolivianos por casal (R$ 1,00).

- Barquinho pra atravessar o Titicaca 3,00 Bolivianos por casal (R$ 0,75).

- Hostal Los Kantutas 1 pernoite 110,00 Bolivianos (R$ 27,50).

- Almoço com truta no Jardin Bolívia 114,00 Bolivianos por casal (R$ 28,50).

 

Total do dia por casal: R$ 75,65

 

Cordilheira Real no caminho entre La Paz e Copacabana, de tirar o folego.....

20110126200108.jpg

 

20110126200149.jpg

 

20110126200307.jpg

 

Lago Titicaca sem palavras....

20110126200457.jpg

 

Ao Fundo a cidade de Copacabana, o Cerro Calvario e o Lago Titicaca

20110126200545.jpg

 

 

Continua.......

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Continuando.......

5º dia (25/12/10) – Copacabana, Puno, Arequipa

 

Acordamos as 07:30 para ir fazer o café da manhã e eu ainda não estava bem.

 

O desayuno do hostel era bem básico (pão, manteiga, geléia, suco, chá de coca).

Recomendo o hostal Las Kantutas.

 

Fizemos o check-out, deixamos nossas mochilas e fomos procurar passagens para Puno.

 

Depois de muito pesquisar optamos em ir com a TourPeru, ônibus semi-cama. Pegamos os acentos da frente para ir apreciando a viagem.

 

Depois fomos almoçar em um restaurante muito bem decorado um saboroso menu.

Depois do almoço fomos a feirinha comprar umas lembrancinhas.

 

Entramos no ônibus e pontualmente as 13:30 saímos de Copacabana com destino a Puno. Ponto positivo para a TourPeru (pontualidade, ônibus limpo e as duas fileiras da frente é show de bola).

Paramos na aduana boliviana e tivemos que tirar um xerox, de nossas permissões. “Convenientemente” tem um lugar ao lado da aduana para tirar o xerox.

Caminhamos até a aduana peruana para dermos entrada no Peru, hehe.

 

Cambiamos dólares e para me livrar de algumas moedas de bolivianos, comprei um sorvete por 7 bolivianos.

Chegamos em Puno e já compramos passagens para Arequipa. Compramos passagens pela Julsa, ônibus bus-cama que iria sair as 23:00. Com isso tínhamos tempo de fazer o passeio as ilhas flutuantes dos Uros.

 

Contratamos o passeio as ilhas flutuantes, deixamos nossas mochilas no guarda bagagem e fomos ao passeio.

 

O porto de embarque é próximo a rodoviária e daria para ir a pé, mas como parte integrante do passeio é o translado da rodoviária ao porto optamos em ir de van com o resto do pessoal.

 

O passeio as ilhas flutuantes tem quem gosta e tem quem não gosta. Eu e minha esposa somos da turma que gostaram do passeio.

Fizemos o passeio com a “Mercedes” que não estava incluso no valor do passeio contratado.

Compramos alguns souvenirs e as 18:00 pegamos o barco novamente para voltarmos para Puno.

 

Chegamos no terminal de buses de Puno e fomos comer alguma coisa antes de embarcarmos para Arequipa.

Pontualmente as 23:00 saímos de Puno para Arequipa. Ponto positivo para a Julsa (pontualidade, ônibus limpo).

 

Cambio do dia:

U$ 100,00 = 280,00 Novo Sol

 

Gastos do dia:

- Duas passagens de ônibus Copacabana até Puno 50,00 Bolivianos por casal (R$ 12,80).

- Almoço um menu (sopa+arroz+salada+truta, frango ou carne de boi) por 67,00 Bolivianos por casal (R$ 16,80).

- Xerox na aduana 2,00 Bolivianos por casal (R$ 0,50).

- Sorvete 7,00 Bolivianos (R$ 1,75).

- Duas passagens de ônibus Puno até Arequipa 50,00 soles por casal (R$ 31,80).

- Passeio as ilhas flutuantes dos Uros 40,00 soles por casal (R$ 25,40).

- Guarda mochilas na Rodoviária de Puno 2,00 soles por mochila, 8,00 soles (R$ 5,10).

- Passeio na “Mercedes” 20,00 soles por casal (R$ 12,70).

- Lembrancinhas 70,00 soles (R$ 44,50).

- Sanduba e cha de coca 5,00 soles (R$ 3,15).

 

Total do dia por casal: R$ 154,50

 

Ilhas Flutuantes dos Uros

20110126201107.jpg

 

A "Mercedes" ancorada na ilha

20110126201200.jpg

 

 

Panorâmica do lago

20110126201503.jpg

 

Continua..........

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Está ficando muito bom o relato!!! Parabéns. As anotações de valores atuais estão me ajudando a ajustar meu planejamento!

Abraço.

 

Muito obrigado pelos elogios.

Que bom que está sendo util.

Quero ver se concluo o relato até o fim de semana.

Se tiver alguma duvida ou questionamento, ou se precisar de dicas de onde ficar e oque fazer é só perguntar que estamos aí para ajudar, pois foi com base nos relatos da galera que já postou aqui que montei o meu roteiro....e a viagem foi um sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando......

 

6º dia (26/12/10) – Arequipa

 

Apesar do bus-cama da Julsa ser muito bom, pra variar não consegui descansar devido a forte dor de cabeça enquanto cruzávamos a cordilheira.

 

Chegamos em Arequipa as 06:00 da manhã e o Marlon da Marlon’s House estava a nos esperar no Terrapuerto de Arequipa.

Pegamos um táxi e fomos pro hostel do Marlon. Deixamos nossas mochilas e fomos ao terraço para tomar um cha de coca e apreciar a vista maravilhosa dos vulcões El Misti e Chachani que cercam a cidade de Arequipa. Durante o chá de coca conhecemos o Luis Gustavo e a Cristiane, com os quais íamos nos “esbarrar” outras vezes. Na própria hospedagem o Marlon tem uma agencia de turismo e conversamos com ele a respeito dos passeios que queríamos fazer. De cara fechamos com o ele o passeio ao Cânon Del Colca 2D/1N.

 

Tentamos tomar um banho (pois a água estava fria) e fomos almoçar. Arequipa é famosa pela gastronomia, então optamos em degustar de algumas iguarias típicas peruanas. Fomos ao restaurante Terrace que fica na Plaza de Armas de Arequipa e pedimos 6 pratos diferentes para degustarmos. Entre outros pratos estavam os famosos Ceviche e o Cuy Crocante. O Ceviche é muito apimentado e o Cuy é exótico hehe os outros pratos não chamaram muita a atenção hehe. Tomamos nossa primeira rodada de Cusquena, por sinal aprovadissima.

 

Depois do almoço fomos ao museu da Universidade Católica de Santa Maria, onde encontra-se a múmia Juanita. O museu fica bem próximo a Plaza de Armas. Assistimos um documentário de como e onde a múmia foi encontrada e fomos a visita guiada. Gostei bastante das explicações da guia, por isso optei em pagar a propina para a guia, visto que era opcional.

 

Depois do museu fomos tomar um café. Pegamos uns docinhos muito bons no Antojitos de Arequipa. Ligamos para o Brasil para darmos noticias, compramos umas lembrancinhas e demos uma volta por Arequipa.

 

A noite saímos para passear pelo centro de Arequipa, a Plaza de Armas de Arequipa é uma das mais lindas que já vi.

Nosso jantar foi uma deliciosa Parrillada no El Viñedo. Pena que quando chegamos lá os músicos não estavam mais tocando.

 

Retornamos para o hostel para arrumarmos uma pequena bagagem para ir ao Cânon Del Colca no dia seguinte. Eram 23:00 quando fomos dormir.

 

 

Cambio do dia:

U$ 500,00 = 1400,00 Novo Sol

 

Gastos do dia:

- Táxi do terrapuerto até o hostel 3,00 soles por casal (R$ 1,90).

- Almoço com direito a Ceviche, Cuy, e mais 4 pratos, 6 Cusqueñas e 2 sucos 100,00 soles por casal (R$ 63,60).

- Entradas no museu 30,00 soles por casal (R$ 19,00).

- Pagamento do guia no museu (opcional) 10,00 soles (R$ 6,60).

- café da tarde 10,00 soles por casal (R$ 6,60).

- Docinhos no Antojitos de Arequipa 6,00 soles (R$ 3,80).

- Cartão para ligação internacional 10,00 soles (R$ 6,60).

- Lembrancinhas 120,00 soles (R$ 76,30).

- Jantar no El Viñedo, uma deliciosa Parrillada 100,00 soles (R$ 63,60).

 

Total do dia por casal: R$ 248,00

 

Fotos:

 

Vulcão El Misti visto do terraço do hostel Marlon’s House

20110126201648.jpg

 

Panorâmica da Plaza de Armas de Arequipa tirada do restaurante Terrace

20110126201727.jpg

 

Uma das iguarias da culinária peruana, Cuy Crocante

20110126201807.jpg

 

A Plaza de Armas de Arequipa de dia

20110126201849.jpg

 

A Plaza de Armas de Arequipa de noite (Eu e a Araci na foto)

20110126201911.jpg

 

Continua.......

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando......

 

7º dia (27/12/10) – Cañon Del Colca

 

Acordamos tomamos nosso desayuno que não estava incluso na diária. Pagamos a hospedagem, o passeio ao Cânon e deixamos nossas mochilas maiores no hostel.

 

O micro-onibus passou no hostel para nos pegar eram 08:30. No micro-onibus tinha 8 brasileiros, alem de nos 4, ainda tinha o Luis Gustavo com a Cris e o Alfonso com a Tânia que conhecemos no ônibus.

 

O nosso guia para o passeio a Cânon Del Colca foi o Jesus, cara muito gente boa, falava devagar para que nós o entendêssemos.

Antes de sair de Arequipa teve uma parada para comprarmos produtos a base de coca, pois iríamos sair de 2400 m.s.n.m e iríamos a mais de 4900 m.s.n.m, no Mirador de los Andes.

 

Começamos a subir a cordilheira e a contornar os vulcões que cercam a cidade de Arequipa. Parada dentro do Parque Salinas e Aguadas Blancas para avistarmos vicunhas. Mais uma parada parada agora para tomarmos uma chá de coca e apreciarmos a vista dos belos vulcões El Misti e Chachani. O tempo não estava muito bom, mas mesmo assim deu para tirar boas fotos.

 

Mais uma parada, agora para avistar um rebanho de alpacas e seguimos em frente. Mais uma parada agora no Mirador de Los Andes, uma pena estar o tempo ruim pois não dava para ver muito a região toda, mas mesmo assim o lugar é lindo com muita neve nos montes espalhados pela região.

Apesar da altitude ser de 4910 m.s.n.m eu não senti nenhum desconforto maior, mas também experimentei tudo a base de coca, mascava a folha, tomava o chá, comi umas bolachas a base de coca e até um refrigerante a base de coca o Cocawell.

 

Começa então a descida até Chivay. Chegamos em Chivay eram 13:30, pagamos o boleto turístico que não estava incluso no passeio e fomos almoçar.

O buffet livre do restaurante era muito bom. Depois do almoço nos deixaram na nossa hospedagem e o Jesus comentou do horário que o micro passaria para levar o pessoal as águas termais, não não fomos pois não trouxemos roupa de banho.

 

Chegamos no hostel Inca Wasi Kolping (incluso no passeio) e fomos tomar banho, e pra variar a água não estava quente. Descansamos pois as 19:30 o ônibus nos buscaria para o Jantar típico.

 

Fomos para o jantar, e lá sentamos na mesma mesa com o Alfonso e a Tânia e ficamos jogando conversa fora. Aproveitei para tomar uma Cerveja de nome Arequiña que ainda não havia experimentado.

Participamos das danças, foi só festa. Para comer pedimos duas pastas que estavam muito boas por sinal. Gostei bastante da jantar com danças típicas.

Retornamos para o hostel eram 22:00 e fomos dormir.

 

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia.

 

Gastos do dia:

- Desayuno 16,00 soles por casal (R$ 10,20).

- Uma diária de hospedagem em quarto matrimonial com banho privado sem desayuno 40,00 soles por casal (R$ 25,50).

- Passeio ao Cânon Del Colca 180,00 soles por casal (R$ 114,50).

- Água, folha de coca, cocawell 15,00 soles (R$ 9,50).

- Chá de coca e bolachas de coca 10,00 soles (R$ 6,40).

- Almoço buffet livre 46,00 soles por casal (R$ 29,25).

- Jantar com dança típica, 2 pastas, uma inka cola, uma Arequipeña e uma Cusqueña 60,00 soles por casal (R$ 38,20).

- 10 soles para os músicos (R$ 6,40).

- 20 soles para os dançarinos (R$ 12,80)

 

Total do dia por casal: R$ 252,75

 

“Oásis” no meio do deserto ainda próximo a Arequipa, a caminho de Chivay

20110206112503.jpg

 

Vicunhas na Reserva Nacional Salinas e Aguada Blanca

20110206112541.jpg

 

Panorâmica dos vulcões que cercam Arequipa

20110206112618.jpg

 

Vulcão El Misti

20110206112655.jpg

 

Alpaca

20110206112729.jpg

 

Subindo a Cordilheira, a estrada passa do ladinho de cumes nevados

20110206112803.jpg

 

Continua................

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando....

 

8º dia (28/12/10) – Cañon Del Colca, Arequipa, Cusco

 

Acordamos as 05:00 para tomarmos nosso desayuno (incluso e bonzinho). As 05:30 pegamos nossas coisa e saímos para o passeio ao Cañon Del Colca. Fizemos algumas paradas em alguns povoados que ficam a beira do Cañon para batermos algumas fotos. Neste dia estava bastante nublado e o guia nos avisou que não ia ser fácil de avistar os condores voando, mas mesmo assim ficamos na torcida. Mesmo estante bastante nublado dava pra ver bem a profundidade e a beleza do Cânon.

 

Fizemos uma parada um pouco antes da Cruz Del Condor para fazermos uma caminhada a beira do Cañon. Ali avistamos nosso 1º condor, passou tão rápido que nem deu pra bater foto dele. Continuamos caminhando a beira do Cañon aproximadamente uma hora e meia. Depois começamos a retornar pois nosso guia falou que talvez na volta nós conseguiríamos avistar mais algum condor. Dito e feito na volta paramos 3 vezes para admirar a imponência do condor com seus 3 metros de envergadura. Agora consegui bater umas fotos, um pouco de longe, mas deu para bater.

 

Desejo realizado (bater foto do condor), pegamos a estrada de volta a Chivay, chegamos no restaurante para almoçar eram 12:00 horas. Desta vez paramos em outro restaurante, este também tinha buffet livre uhuuuu. Buffet muito bom, deu pra encher a pança hehe.

 

As 13:30 começamos o caminho de retorno a Arequipa. Chegamos na Plaza de Armas de Arequipa as 17:00. Pegamos um táxi até o Terrapuerto de Arequipa para comprarmos as passagens para Cusco. Compramos passagens da empresa Carhuamayo, ônibus bus-cama.

 

Pegamos um táxi e retornamos a Plaza de Armas, fomos até o Lucianno para tomarmos um café e retornamos para o hostel para pegarmos nossas mochilas e para negociarmos com o Marlon o passeio a Machu Picchu.

 

O Marlon nos ofereceu por U$ 190,00 por pessoa o seguinte pacote para Machu Picchu:

- Táxi de Cusco até Ollantaytambo.

- Passagens de trem de Ollantaytambo até Águas Calientes.

- 2 Pernoite em hostel em Águas Calientes.

- Boleto de entrada em Machu Picchu.

- 1 passagem de ônibus de Águas Calientes até Machu Picchu.

 

Achamos o preço razoável e fechamos com ele, pois iríamos fazer o trecho de trem de dia. Ele nos passou que chegando em Cusco era só ir no hostel Marlon’s House que ele possui em Cusco para pegar as passagens com a outra irmã dele que cuida das coisas dele em Cusco e para chegar horários, etc.

 

Saímos do hostel as 19:45 e fomos pegar um táxi para irmos ao terrapuerto. “Todos” do hostel vieram nos ajudar a pegar um táxi, foram muito atenciosos.

 

Apesar do banho frio e da localização ser um pouco afastada da Plaza de Armas, eu recomendo o Hostel Marlon’s House por mais de um motivo. Era limpo, as roupas de cama estavam impecáveis, o preço era muito bom e o atendimento tanto do Marlon quanto das irmãs dele foi muuuuuito bom. E também os passeios tanto do Cañon Del Colca quanto Machu Picchu foi tudo dentro do combinado.

 

As 20:40 saimos de Arequipa com destino a Cusco.

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia.

 

Gastos do dia:

- Almoço buffet livre 46,00 soles por casal (R$ 29,25).

- Táxi da Plaza de Armas até o Terrapuerto 4,00 soles (R$ 2,50).

- Passagens de Arequipa para Cusco, ônibus semi-cama Empresa Carhuamayo 90,00 soles por casal (R$ 57,25).

- Táxi do Terrapuerto até Plaza de Armas 5,00 soles (R$ 3,20).

- Café no Lucciano Café 12,00 soles por casal (R$ 7,60).

- Passeio Machu Picchu U$ 190,00 por pessoa, U$ 380,00 por casal ( R$ 676,40) que incluía:

- Táxi de Cusco até Ollantaytambo.

- Passagens de trem de Ollantaytambo até Águas Calientes.

- 2 Pernoite em hostel em Águas Calientes.

- Boleto de entrada em Machu Picchu.

- 1 passagem de ônibus de Águas Calientes até Machu Picchu.

- Táxi do hostel até o Terrapuerto 5,00 soles (R$ 3,20).

 

Total do dia por casal: R$ 779,40

 

Fotos:

 

Falcão me encarando

20110206113035.jpg

 

Estrada que vai beirando o Cañon Del Colca

20110206113128.jpg

 

O Sávio e a Dhaya contemplando a beleza do Cañon

20110206113204.jpg

 

O Condor dos Andes, imponente...a maior ave voadora do mundo

20110206113252.jpg

 

 

 

9º dia (29/12/10) – Cusco, Ollantaytambo, Aguas Calientes

Depois de 9 horas de viagem, chegamos as 06:00 horas da manhã em Cusco. O onibus da Carhuamayo era mais ou menos e consegui descansar um pouco na viagem. Pegamos um táxi até o hostel Marlon’s House de Cusco para acertarmos o detalhes do passeio a Machu Picchu e deixarmos nossas mochilas maiores. O hostel estava lotado e não tinha vaga para o dia 31 quando voltaríamos de Machu Picchu, então optamos em deixar para procurar um hostel dia 31 mesmo quando voltaríamos a Cusco.

 

Acertamos tudo com a Sunovia (irmã do Marlon) a respeito de passagens, guia, etc para Machu Picchu. Aproveitamos e tomamos um banho quente na hospedagem sem custo algum.

 

Saímos para tomar um café em frente a Plaza de Armas de Cusco.

 

Com o Walter da Pumas Treek acertamos o passeio ao Vale Sagrado para o dia 02/01/11. Fomos para as feirinhas comprar algumas lembranças. Comprei um agasalho do Peru que acabou sendo “incorporado” a minha pele de tanto que eu o utilizei hehe.

 

As 13:00 retornamos para a hospedagem para pegarmos o taxi (incluso no pacote) que iria nos levar até Ollantaytambo. No caminho para Ollantaytambo, paramos em um mirante para batermos fotos. Chegamos em Ollantaytambo as 15:00 horas e fomos tomar umas Cusqueñas e comermos um lanche antes de pegar o trem.

 

As 16:00 estavamos na estação de trem. Para ir a Aguas Calientes fomos com o trem Vistadome. Vagão muito bom, tem umas janelas que abrem bastante e uma parte do teto é de vidro o que possibilita uma vista incrível do vale onde cruza a estrada de ferro.

 

Dica: façam esta viagem durante o dia a vista é incrivel deste vale, o rio Vilcanota estava bastante cheio, tem um montes nevado muito lindos tambem.

 

Chegamos em Aguas Calientes as 18:30, ou seja, foram duas horas e meia de uma viagem de trem muito agradável, até lanchinho serviram no trem hehe.

 

Na estação tinha um rapaz a nossa espera e nos levou ao hostel El Tumi (incluso no pacote). Hostel muito bom, quarto amplo, limpo, com banho privado e agua “caliente”. Pra variar era quarto doble, ou seja, eu e a Araci terimaos que dormir em cama de solteiro novamente (aconteceu isto tambem no Cañon del Colca). Mas a cama novamente era bem larguinha e não tivemos maiores problemas para dormir. Fomos tomar um banho e pra variar a agua não estava quente (que “sorte” a nossa com os chuveiros peruanos hehe).

 

A noite saimos para jantar e beber alguma coisa. Em aguas Calientes os grupos de musicas tipicas vão tocando de bar em bar. Compramos um CD de um destes grupos. Depois da janta andamos pela rua dos restaurantes e encontramos o Savio e a Dhaya em outro restaurante e paramos para tomarmos mais algumas com eles. Nesse restaurante chegou um outro grupo e começou a tocar. Eles chegam na rua, se instalam e vão tocando. Este grupo tambem era muito bom. Compramos o CD deles tambem. Acho eu que devemos ajudar, pois com isso eles tem a possibilidade de se manterem e manterem a cultura.

 

Passamos no mercadinho para comprarmos alguma coisa para levarmos para Machu Picchu, visto que passaríamos o dia inteiro lá.

 

Chegamos no hostel e combinamos com o guia o horário e tudo mais, eu e o Sávio iríamos acordar cedo, pois nós dois iríamos querer subir Wayna Picchu. A Dhaya e a Araci iriam mais tarde, pois o guia só estaria as 07:45. Pedimos para sermos acordados as 04:00 para irmos para a fila do bus que sobe somente as 05:30.

 

E fomos dormir pois o dia seguinte teríamos que estar em pé cedinho.

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia.

 

Gastos do dia:

- Táxi do terminal de buses até o Marlon’s House 5,00 soles (R$ 3,20).

- Café da manhã na Plaza de Armas 26,00 soles por casal (R$ 16,50).

- Passeio ao Valle Sagrado 50,00 soles por casal (R$ 31,80).

- Casaco do Peru 40,00 soles (R$ 25,45).

- Cusqueñas e lanche em Ollantaytambo 26,00 soles por casal (R$ 16,50).

- Jantar, uma cusqueña, um spaghetti a carbonara e um omelete com queijo 82,00 soles por casal (R$ 52,15).

- 2 CDs de músicas típicas 50,00 soles (R$ 31,80).

- Compras no mercadinho 40,00 soles (R$ 25,45).

 

Total do dia por casal: R$ 202,85

 

Fotos:

 

Panorâmica do Valle Sagrado

20110206113355.jpg

 

Eu e a Araci dentro do trem a caminho de Águas Calientes

20110206113437.jpg

 

Um dos montes Nevados que se avista de dentro do trem a caminho de Águas Calientes

20110206113522.jpg

 

Vista do Vale....combinação perfeita, neve, verde das arvores e o rio Vilcanota serpentiando o vale

20110206113602.jpg

 

 

Continua................

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10º dia (30/12/10) – Machu Picchu

 

Acordei por conta as 04:00, ainda bem por que o carinha do hostel chegou no quarto já quando estava saindo. As 04:30 já estávamos na fila pra pegar o busão, já tinha uma galera na fila. Pra ajudar começou uma garoa, mas nada que desanimasse. Pegamos dois cafés am uma cafeteria que ficava bem a nossa frente na fila. As 05:30 começou a encher os ônibus, pra variar sempre tem uma galera folgada que furaram a fila. As 05:40 chegamos em Machu Picchu e já fomos pra fila pra carimbar nossas entradas para subir Wayna Picchu. Como a fila estava enorme, não consegui a senha para subir as 10:00 e quase fico sem a senha para subir as 08:00. o minha senha foi a de nº 200, ainda carimbaram a do Sávio que estava junto comigo e entreguamos os dois ingressos juntos e a de um surfista gaúcho que estava em uma trip de surf pelo Peru e resolveu conhecer Machu Picchu, ele ficou implorando e conseguiu convencer os caras, venceu pelo cansaço hehe . O nome do surfista é Marcio, muito gente boa ele.

 

Beleza, ingressos carimbados, eu queria subir as 10:00 para não perder a visita guiada mas fazer o que. Agora foi aguardar a Dhaya e a Araci que iriam chegar mais tarde. Elas chegaram as 07:45, peguei alguma coisa pra comer e fui subir Wayna Picchu, o Sávio não queis subir Wayna Picchu e deu seu ingresso para o Luis Gustavo que havia subido a pé de Águas Calientes até Machu Picchu só que chegou depois do nosso ônibus e acabou não conseguindo senha pra subir. Então saímos eu e o Luis Gustavo, o surfista já tinha se “jogado morro acima hehe”. O tempo estava bem fechado e não dava pra ver muita coisa. Aos poucos o tempo foi abrindo e a visão começou a ficar espetacular. A subida pra Wayna é um pouco puxada mas qualquer pessoa com o mínimo de preparo consegue fazer.

 

As 09:15 já estava no topo de Wayna Picchu, ali fiquei de bobeira curtindo o visual e “me perdi” do Luis Gustavo. Apreciei bastante o local, tirei muitas fotos e comecei a descida. Já dizia o ditado popular “pra baixo todo santo ajuda” e as 11:00 horas já estava em Machu Picchu. Chegando lá me encontrei com a Araci, o Sávio e a Dhaya e começou um chuva mais forte. Aproveitamos para “tomar um café” e esperar a chuva amenizar. A chuva deu uma trégua e fui para minha “visita guiada pela Araci” hehe. Andamos por tudo, fomos até a ponte inca e voltamos, subimos e descemos escadarias, aproveitamos ao máximo e as 16:30 descemos para pegarmos o ônibus de volta pra Águas Calientes. A idéia era descer a pé, pois nossa passagem de regresso não estava inclusa e nos queríamos aproveitar este momento ultimo no local, mas o cansaço era maior e optamos em voltar de busão.

 

Chegamos ao hostel e fomos tomar um bom banho, desta vez água estava caliente. Fomos trocar alguns dólares (cambio ruim) e fomos a feirinha de águas calientes comprar algumas lembrancinhas. A noite saímos para jantar juntamente com o Sávio e a Dhaya.

 

Fomos para o hotel para dormir, pois estávamos exaustos e nossa passagem de trem era para bem cedo, as 05:10 da manhã do outro dia.

 

 

Cambio do dia:

U$ 200,00 = 540,00 Novo Sol

 

Gastos do dia:

- 2 cafés 15,00 soles por casal (R$ 9,50).

- passagens de ônibus de Machu Picchu pra Águas Calientes U$ 14,00 por casal (R$ 24,90).

- duas camisetas de Machu Picchu 25,00 soles (R$ 15,90).

- Jantar U$ 65,00 o casal (R$ 115,70).

 

Total do dia por casal: R$ 166,00

 

Fotos:

 

Vista de Machu Picchu de cima de Wayna Picchu

20110206113813.jpg

 

Eu, Araci, Machu Picchu e Wayna Picchu ao fundo

20110206113847.jpg

 

Ruínas de Wayna Picchu visto de Macchu Picchu

20110206113924.jpg

 

A foto clássica, Machu Picchu com Wayna Picchu ao fundo

20110206113956.jpg

 

Continua................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Continuando......

 

11º dia (31/12/10) – Águas Calientes, Cusco

 

Acordamos as 04:00 e fomos para o terminal de trem, compramos 2 cafés no terminal. Chegamos em Ollantaytambo e pegamos uma van com destino a Cusco (a van não estava incluso no pacote por isso tivemos que pagar).

 

Chegamos em Cusco e começamos a procurar um hostel para ficarmos por duas noites. Como era dia 31/12, foi um pouco complicado encontrar um bom custo-beneficio. Optamos em ficar no hostel Imperial II, quarto matrimonial com banho privado. Deixamos nossas mochilas no hostel e fomos almoçar. Encontramos um restaurante irlandês próximo a Plaza de Armas e pedimos um menu. Depois do almoço voltamos para o hostel para descansarmos, pois a noite iríamos sair para comemorarmos a entrada do ano novo.

 

As 21:30 acordamos e fomos até a Plaza de Armas que já estava tomada pela galera. Optamos em pegar um restaurante por acharmos mais seguro do que ficar ali no meio da muvuca. A galera é meio insana, ficam soltando fogos ali no meio da multidão. Quando deu meia noite os locais e turistas também, começaram a dar as tradicionais (para os cusqueños) 3 voltas correndo ao redor da praça.

Neste restaurante conheci o venezuelano Jose Diego, com o qual ficamos conversando um bom tempo.

 

As 01:30 fomos para o hostel para dormir.

 

 

Cambio do dia:

U$ 500,00 = 1400,00 Novo Sol

 

Gastos do dia:

- 2 cafés 15,00 soles por casal (R$ 9,50).

- Van de Ollanta para Cusco 16,00 soles por casal (R$ 10,20).

- 2 diarias no Hostel Imperial II, quarto matrimonial com banho privado 45,00 soles a diária (R$ 57,20).

- Almoço 2 menus por 15,00 soles por menu (R$ 19,10).

- Jantar de ano novo, com direito a espumante e talz, uma facada 300,00 soles para 4 pessoas (R$ 190,80).

 

Total do dia por casal: R$ 286,80

 

 

12º dia (01/01/11) – Cusco

 

Acordamos as 08:30 e fomos tomar nosso café da manhã, fui na lavanderia buscar duas blusas que havia deixado pra lavar. E fomos andar pela cidade de Cusco. Na praça Regocijo encontramos o Alfonso e a Tânia, conversamos com eles sobre a noite anterior e eles nos falaram que ficaram no meio da galera na Praça na hora da muvuca, os dois acabaram sendo “brindados” com fogos pelo corpo, ainda bem que não foi nada mais serio.

 

Ao meio dia fomos almoçar, para depois do almoço irmos até a pedra de 12 angulos, aproveitamos e fomos também a pé até o Qorikancha. No final da tarde fomos até o mercado municipal para comermos uma salada de frutas.

 

A noite não resistimos e fomos jantar no Mc Donalds. Fomos pra cama cedo, pois tínhamos que acordar cedo para fazermos o passeio ao vale sagrado.

 

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia.

 

Gastos do dia:

- lavanderia 5,00 soles (R$ 3,20).

- Almoço 55,00 soles por casal (R$ 35,00).

- Salada de frutas 3,50 soles por casal (R$ 2,20).

- Jantar no Mc Donalds 29,50 soles por casal (R$ 18,80)

 

Total do dia por casal: R$ 59,20

 

Fotos

 

Plaza Regocijo

20110206115107.jpg

 

A famosa pedra dos 12 angulos

20110206115157.jpg

 

Qorikancha

20110206115233.jpg

 

 

13º dia (02/01/11) – Cusco, Valle Sagrado, La Paz

 

Acordamos as 07:00, tomamos café e fomos pra Plaza de Armas para pegarmos nosso ônibus para o passeio ao Valle Sagrado.

 

Chegamos na Plaza de Armas as 08:20, visto que nosso passeio era pra sair as 08:30. Nos conduziram até a Plaza Regocijo e esperamos, esperamos e nada do micro sair. Saiu somente as 09:40.

 

Primeira parada antes de Pisac para comprar artesanatos e busão novamente.

Próxima parada agora em Pisac, o tempo não estava muito bom, estava chuviscando. As ruínas são show de bola mas depois que você Machu Picchu o restante, mesmo belo, não chama mais tanta a atenção.

 

Dica, façam o Valle Sagrado antes de fazerem Machu Picchu.

 

As 13:30 fizemos uma parada em Urubamba para almoçarmos, buffet muito bom por sinal.

 

Chegamos em Ollantaytambo e já estávamos de saída, visita muito rápida. Ollanta mereceria um dia de visita só ali.

 

Chegamos em Chinchero já no final da tarde fomos em um local onde fazem tecidos, explicam como funciona e talz e tentam te vender mais algum artesanato. Pegamos o busão novamente e as 19:30 chegamos na Plaza Regocijo em Cusco.

 

Este passeio ficou abaixo das expectativas por alguns motivos:

- Eu fui a Machu Picchu primeiro, o que ofuscou um pouco a beleza das ruínas do Valle Sagrado.

- Nosso passeio saiu muito atrasado, o que acarretou no atropelando do passeio.

- Muitas paradas para compras, uma em Pisac e esta no fim em Chinchero, o que “roubou” tempo que poderia ser gasto em Ollanta.

 

Chegamos na Plaza Regocijo e nos encontramos com o Sávio e a Dhaya que não fizeram o passeio e fomos comprar mais algumas lembranças. Fomos jantar uma pasta (meia-boca) e tomar um vinho no Don Ceferino. Retornamos para o hostel para pegarmos nossas cargueiras. Pegamos um táxi e fomos para o terminal terrestre de Cusco. As passagens para La Paz, o Sávio havia comprado a tarde pra nós. Optamos em ir a La Paz via Desaguadero pela empresa Nuevo Continente, ônibus (meia-boca) semi-cama .

 

As 23:00 saímos de Cusco com destino a La Paz.

 

 

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia.

 

Gastos do dia:

- Almoço em Urubamba 50,00 soles por casal (R$ 31,80).

- Manta de Alpaca comprada em Chinchero 50,00 soles (R$ 31,80).

- Poncho para a Araci 42,00 soles (R$ 26,70).

- Jantar no Don Ceferino 77,25 soles por casal (R$ 49,10).

- Táxi do hostel ao terminal terrestre de Cusco 5,00 soles (R$ 3,20).

- Duas passagens para La Paz ônibus semi-cama empresa Nuevo Continente 70,00 soles por passagem 140,00 soles por casal (R$ 89,00).

 

Total do dia por casal: R$ 231,60

 

Fotos

 

Ruínas e Terraças de Pisac.

20110206115437.jpg

 

Ruínas e Terraças de Ollantaytambo.

20110206115518.jpg

 

Ruínas e Terraças de Chinchero.

20110206115549.jpg

 

 

Continua................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...