Ir para conteúdo

Bolivia e Peru - 16 dias ( Ctba/Porto Quijaro/Sta.Cruz/La Paz/Copacabana/Puno/Cuzco/MP/Lima/SP/Ctba)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Roteiro

Como em muitas viagens que já aconteceram comigo, a programação e a idéia de viajar veio em um churrasco na empresa na qual eu e meu amigo trabalhamos.

Ele estava comentando que iria tirar férias de 20 dias daqui 3 semanas, e não sabia o que iria fazer, mais estava pensando em ir pra macchu pichu. Ouvindo esse papo, lancei o desafio...

" Rowan, eu vou com você, e na segunda-feira vamos comprar as passagens".

Ele, por sua vez, não acreditou muito naquele papo de bebado.. mais foi ai que a credibilidade veio a tona.

Na segunda, compramos as passagens, e nas 2 semanas seguintes, recolhemos informações com 2 amigos que haviam feito o roteiro um ano antes, e caimos na estrada, sem muita programação, mais com o que é o mais importante para a realização deste tipo de viagem... espirito de aventura!!!

 

1º dia

Avião

Curitiba -> Corumbá

Chegamos na hora do almoço por la.

Ficamos hospedados na casa de um amigo, tenente do exercito, que estava residindo em Corumba na época. estava muito quente!

A noite fomos comer "pica lo macho", comida tipica daquela região.

 

2º dia

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615170834.JPG 375 500 Legenda da Foto] Porto Quijarro. Tomamos o trem na estação a tarde, em um calor sufocante, com destino a Sta. Cruz de la Sierra.[/picturethis]

 

logo cedo, atravessamos para a bolivia de taxi, e fomos comprar algumas lembranças para levar na viagem. Decidimos por comprar 10 camiseta do brasil (10 reais cada), pois sabiamos que o povo peruano e boliviano adoram a seleção brasileira.

No trem, foi complicado. O nosso vagão não tinha ar condicionado, e o calor no começo da viagem me deixou irritado.

decidimos então mudar para um vagão com ar.( o que não é o certo)

Perguntei ao comissario quanto tempo faltava para a proxima estação,e ele me respondeu 4 horas.

Peguei no sono tranquilo, sabendo que tinha mais 3h de "conforto", porém, 40 min depois, o trem parou, e acordei com uma gaiola de galinha no colo, e uma boliviana gritando "Ralate, ralate.."

Peguei minha mochila ainda sem saber o que estava acontecendo ao certo, e fui até minha poltrona que estava marcada.

Lá chegando, tive outra surpresa. Havia 2 elementos dormindo nelas.

Usei a mesma tática que a mulher, rss.. eles acordaram me chingando, mais como tenho um porte fisico diferente dos bolivianos ( tenho 1,80, rss) ele se convenceu e se foi.

Dai em diante, não consegui mais durmir.. eram paradas quase de 30/30min.. foi tenso as horas de trem.

Ah, não sei como, o Rowan deu falta de 100 dollares no dinheiro dele. Muito provavelmente, alguem deve ter roubado na hora da saida.. porém, esse mistério permanecerá nas nossas vidas. hahaha

 

noite

Trem

Porto Quijaro - Santa Cruz de La Sierra

 

 

3º dia

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615171122.JPG 500 375 Legenda da Foto]Igreja em Sta.Cruz. Chegamos em Sta. Cruz, e logo fomos para a rodoviaria para comprar os bilhetes p/ La Paz.

Passagens compradas para a noite ( preferimos viajar de noite em todas as viagens, para ganharmos tempo e não pagarmos hotel )

fomos andar por Sta. Cruz. La nao tem muita coisa interessante pra fazer. Fomos a uma praça, onde tem uma igreja bonita.[/picturethis]

Conhecemos um casal de brasileiros em corumbá, e encontramos eles em Sta. Cruz.

Dividimos um quarto de hotel, na frente da rodoviaria, para tomarmos banho.

Saimos para comer, em um restaurante no centro de Sta. Cruz.

 

De la, partimos para La Paz.

 

a noite

Ônibus

Santa Cruz de La Sierra -> la Paz

 

4º dia

Ainda no onibus, um frio absurdo me acordou pela madrugada.

Pela janela, avistada ainda sem muita luz, um penhasco na berada da pista. Era sinal que La Paz estava chegando.

La Paz, pra quem não está acustumado com altitude, é complicado. Quando vemos os jogadores de futebol reclamando da altitude, sempre pensamos que é corpo mole, ou frescura.

mais la o bicho pega mesmo.

 

Pegamos um hostel por la ( infelizmente não lembro o nome, mais era bom). Já haviamos lido que em la Paz existem 2 coisas legais de se conhecer. Chacaltaya e Tihuanaco.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615171327.JPG 500 375 Legenda da Foto]Chacautaya. ** Chacautaya, considerada por muitos pesquisadores, o simbolo do aquecimento global e da mudança climatica mundial. Até 1990, a neve cobria a montanha de imponentes 5600m de altitude, tendo como atração principal o chairlift da então , estação de ski mais alta do mundo![/picturethis]

Como chegamos no hostel pelas 10 da manha, haviamos "perdido" o dia, pois os onibus para chacautaya/tihuanaco saem as 8 da manha. Resolvemos então, contratar um taxi para nos leval a Chacautaya.( 50 reais)

saimos 13:00 do hostel, com direçao a montanha. Passamos por El Alto, e subimos em uma estrada estreita e cheia de curvas até a base de Chacautaya.

Não encontramos ski por la, e tao pouco neve.

Porém, ao sair do taxi, ja passei mal; A vista escureceu, e fui salvo pelo meu amigo, que me deu chá de coca e umas batatas.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615171510.JPG 500 281.25 Legenda da Foto]E passando mal , hehehe Enquanto ele subia, eu fui me recuperando, e como o lema é "Nunca desistir"[/picturethis]

Então, ele começou a subida até o topo, caminhando, que dura em média 1h ( para quem nao esta acustumado).280m andando, desde 5300 a 5580, nao é facil.

, subi ao topo e apreciei a linda paisagem do ponto mais alto que che

uei na minha vida inteira.

 

Voltamos para a cidade, e fomos comer e durmir.

 

5º dia.

 

Acordei com uma dor de cabeça absurda, muito provavelmente ocasionada pelo tremendo esforço que fiz no dia anterior.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615171655.JPG 281.25 500 Legenda da Foto] TihuanacoCompramos o passeio no hostel mesmo, para Tihuanaco ( um extinto povoado inca, onde é conservado sua ruinas, com monolitos bem conservados, e as chachapumas, simbolos dos povos incas que habitavam aquele lugar. O lugar é muito bonito.[/picturethis]

A noite, fomos comer no Hard Rock;

 

6º dia.

 

Acordamos as 7:30, tomamos café, fizemos check-out e saimos em direção a rodoviaria.

De la, compramos passagem para Copacabana.

 

O onibus era ridículo. Daqueles que pega-se um caminhão e tranforma-se em onibus, da maneira mais porca possivel.

Dentro dele, sentei do lado de uma tipica boliviana ( chollas) com aquele conjunto de saias tradicionais, com um cheiro peculiar que até hoje me faz lembrar daquelas 3 horas de viagem.

Passei quase toda ela com o nariz em uma salvadora ambalagem de pringles.( rsss)

 

Chegamos em copacabana, depois de atravessar de balsa um trecho, vendo nossas malas e o onibus em outra balsa!

20110615171848.JPG

La chegando, fomos a um hotel ( 40 bolivianos), tomamos banho, guardamos as coisas e saimos para contratar os passeios pelas ilhas da regiao.

 

Compramos o passeio para a manha seguinte para isla del sol, e para Puno, ilha de urus,e o onibus para Cuzco....

 

7º dia

 

De manhã, fomos de lancha até a isla del sol. A ilha é algo inacreditável. A agua cristalina, e o sol escaldante, afloram a sensação de estar em um lugar tipo indonésia, ou algo assim.

o dia todo andamos e conhecemos a ilha ( ficou a vontade de durmir la, mais como as nossas coisas estavam em copacabana, resolvemos voltar)

 

20110615172000.JPG

 

 

8º dia.

 

Acordamos cedo, arrumamos a mala e saimos com direcão a no comeco da tarde (13:30 pela tourperu).

A viagem de aprox. 3h foi mais agradavel que até copacabana..(

A Alfandega foi bem tranquila..

 

Caindo a noite, fomos até um hotel.. deixamos as coisas.. e fomos desbravar.

 

Puno é uma cidade meio sem graça., com a Plaza de armas como atração principal.

Andamos, compramos alguns "regallos", comemos e fomos durmir.

 

9º dia

 

Isla de urus como roteiro principal. ( 15 soles)

20110615172308.JPG

Fomos até as impressionantes islas flotantes de urus. É uma coisa para turista ver, com um guia falando em espanhol e inglês, e as pessoas moradoras das ilhas vivendo de artesenato.

Lá comi a planta que é matéria-prima para a construção da ilha ( totora).

 

O Passeio foi bem agradavel...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615172455.JPG 500 281.25 Legenda da Foto][/picturethis]

A noite, tomamos o onibus com destino a Cusco. ( 20 soles)

 

10º dia

 

Chegamos em Cuzco

 

Preferimos pegar um hotel, 40 solles.

Andamos pela cidade toda, e fechamos o passeio para conhecer os lugares historicos de Cuzco. ( 300 dollares, com trem, hotel em aguas calientes, entrada no parque..)

 

citytour e valle sagrado

 

compramos uma passagem de avião ( LAN) para Lima, p/ 3 dias depois.

A noite, fomos a plaza de armas, conhecer os bares locais... impressionante.

 

11º dia

 

Cuzco

La existem muitos lugares para serem visitados, e nem sempre voce consegue faze-los em 3 dias, como nós ficamos la.

Maras-Morai

20110615172737.JPG

 

De dica, digo para contratarem um taxi, e levar até maras-morai e as salinas...Ambos são imperdiveis e impressionantes!!!

fechamos com uma agencia o passeio para mP.

20110615172702.JPG

 

 

12º dia

 

 

Fomos ao Valle sagrado, e pegamos o trem para aguas calientes.. Nao conseguia me conter de ansiedade..

 

Chegamos caindo a noite.. colocamos as malas no hotel e fomos comer e beber..

tomamos a boa cerveja cuzqueña.. e voltamos ao hotel..

Optamos por subir a montanha para MP logo cedo..a pé.

 

13º dia.

 

Acordamos as 4 da manhã, e começamos a subida para MP.

1h de caminhada aprox. e la estavamos nós.. na porta de MP as 5:40 da manhã;

 

Fomos uns dos primeiros a entrar, e por isso, pegamos o direito de conhecer wayna picchu.

 

Na entrada, sentei logo na pedra onde a maioria das fotos são tiradas.. Estava encoberto por nuvens..

30 min depois... eis que surge a impressionante cidade ( sem duvida, foi uma das imagens mais impressionantes que vi na minha vida!!!)

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615172816.JPG 500 343.596813725 Legenda da Foto]Machu Picchucaminhamos por 2,3horas, sempre seguindo um grupo de pessoas, para que o guia falasse o que era o que.. deu certo!

13:00 subimos waynapicchu.. 30 min depois, com muito suor, estava la / IMPRESSIONANTE[/picturethis]

 

voltamos a aguas calientes exaustos..

fomos para Cuzco.... conhecemos todos os bares da plaza de armas!!!

 

 

14º dia

 

Em Cusco, andamos um pouco e já fomos para o aeroporto.. destino:: Lima.

 

Viagem tranquila, chegamos em lima pelas 16:00.;. fomos atras de lugar pra ficar.;;.

Achamos um dos melhores hostels que ja fiquei.. Baquedana hostel, na frente do MC donalds de Miraflores..

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110615172952.JPG 500 375 Legenda da Foto]Shopping Lacomar - LIMA. Região de Miraflores, com seu clima seco e sua Falésia impressionante.[/picturethis]

Saimos para conhecer a bela região de Miraflores.. fomos comer e durmir..

 

 

15º diaAndamos pela extensão de miraflores, visitando o shopping Lacomar... muito interessante e simpatica a região.

Fizemos algumas compras pelas inumeras tiendas que existe por la, e a noite fomos em um bar no shopping Lacomar.

 

16º dia.

Acordamos as 6:30h, pegamos um taxi e nos dirigimos ao aeroporto..

era o fim da viagem... e muiiiito bem aproveitada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado..

A viagem deu-se em set.2009,; 2 semanas antes da catástofre que assolou a região;

Tenho 2 amigos que voltaram recentemente, e 2 que estão indo em setembro próximo...caso queira algum esclarecimento mais atualizado, posso endereçar para eles..

 

abraço

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...