Ir para conteúdo

Bolivia (via Asuncion, Santa Cruz, La Paz, Copacabana) - Peru (Puno, Arequipa, Cuzco) - Com fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Depois de um 1º semestre corrido na faculdade e no trabalho, "roubei" um tempinho para concluir o relato.....

 

Continuando....

 

14º dia (03/01/11) – La Paz

 

Dormi bem praticamente toda a viagem. Acordei as 06:00 perto de Juliaca a beira do lago Titicaca. Esta parte do Peru é horrível, nunca vi tanto lixo jogado pelas ruas. Um contraste com a beleza do lago.

Chegamos na aduana peruana as 09:10. Tudo certo na aduana peruana e atravessamos a ponte e entramos na Bolívia novamente. O mau cheiro sobre a ponte era quase insuportável. Tudo certo na aduana boliviana também, adiantamos o relógio e as 10:50 pegamos a estrada novamente.

As 12:45 chegamos no terminal de ônibus de La Paz. Troquei dólares ali no terminal mesmo. O Sávio e a Dhaya já compraram as passagens para Santa Cruz para este dia mesmo, visto que eles partiriam de busão e nós iríamos ficar por La Paz ainda.

Pegamos um táxi e pedimos para nos deixar em um Burger King, ele nos deixou no Shopping Center Norte (Burger King ficava ao lado), próximo ao Hotel Torino. Comemos um lanche e nos despedimos do Sávio e da Dhaya e fomos a pé para o Hotel Torino, pois era bem próximo do Shopping.

O Hotel Torino era bonzinho, pegamos um quarto bem arejado. Único problema é que este quarto ficava no 3º andar. O hotel Torino fica localizado “colado” a Plaza Murillo. Fizemos check-in e fomos deixar nossas coisas no quarto. Nisso caiu uma chuva de granizo que deixou os telhados cobertos de pedras de gelo.

Saímos para darmos uma volta para olharmos os preços das coisas. A Araci começou as compras de anéis de prata dela. Fomos a pé da Plaza Murillo até a Lhampu para ver os preços dos artigos mais “técnicos”, é um pouco puxado mas para quem já estava “aclimatado” até que não é tum ruim assim essa caminhada.

Jantamos no restaurante Sabor Cubano que fica na calle Sagarnaga. Pedimos dois pratos, um era o vaca frita (o melhor) e o outro não lembro o nome (só sei que era de carne de porco). Tomamos duas Paceñas e um Daiquiri.

Pegamos um táxi para voltarmos para o hotel. Conversando com o taxista perguntei quanto ele cobraria para levarmos nós até o Chacaltaya, visto que não tínhamos fechado o passeio com nenhuma agencia. Ele nos falou que cobraria 120,00 bolivianos, ou seja, mais barato que algumas agencias cobraria e com o diferencial que poderíamos ficar o tempo que quiséssemos. Combinei com ele de nos pegar no dia seguinte as 09:00 em frente ao hotel.

 

Cambio do dia:

U$ 500,00 = 3485 Bolivianos

 

Gastos do dia:

- Fotocópia dos documentos próximo a aduana peruana em Desaguadero 0,20 soles (R$ 0,10).

- Táxi do terminal de buses de La Paz até o Burger King 10,00 bolivianos (R$ 2,50).

- Almoço no Burger King 75,00 bolivianos por casal (R$ 18,75).

- Anel de prata 140,00 bolivianos (R$ 35,00).

- Jantar no Sabor Cubano (2 pratos, 2 Paceñas Oro, 1 Daiquiri) 106,00 bolivianos por casal (R$ 26,50).

- Táxi da calle Sagarnaga até o Hotel Torino 10,00 bolivianos (R$ 2,50).

 

 

Total do dia por casal: R$ 85,35

 

 

 

15º dia (04/01/11) – La Paz (Chacaltaya)

 

Acordamos cedo, fomos tomar um super-café no próprio hotel e fomos pra frente do hotel aguardar o taxista Sr. Pedro que havia combinado no dia anterior.

Esperamos, esperamos e nada do Sr. Pedro. Nisso aparece o Mateo da agencia de turismo que fica em anexo ao Hotel Torino e começou a nos questionar o que estávamos fazendo e o que iríamos fazer e talz. Explicamos que estávamos aguardando um certo taxista para nos levar ao Chacaltaya, ele perguntou se conhecíamos o taxista e começou a nos botar medo, falou que estava barato demais e seria perigoso, ele disse que deveríamos conhecer o taxista e talz.

Resumindo, ele conseguiu nos botar medo e convenceu-nos que deveríamos aceitar a sugestão de que um amigo dele poderia nos levar.

Deixamos o Mateo para nos arrumar um táxi “confiável” e fomos comprar passagens de avião de La Paz para Asuncion. Fomos na agencia Camel que fica na calle Linhares, quase esquina com a calle Sagarnaga. Compramos passagem pela Aerosur com saída as 13:30 ecom conexão em Santa Cruz de la Sierra e chegada em Asuncion as 18:00.

Chegamos de volta ao hotel eram 10:00 e o Mateo e o taxista Sr. Macário já estavam a nos aguardar para irmos ao Chacaltaya. O valor que eu ia pagar por conta era 120,00 bols e “graças” a “ajuda” do Mateo saiu por 200,00 bols, ou seja, quase o dobro. Sem problemas, pois quem no Brasil pegaria o seu táxi e levaria duas pessoas por duas horas em uma estrada ruim e esperaria o tempo que fosse necessário para apreciarmos o lugar por um valor desses.

O caminho para chegar ao Chacaltaya é muito lindo, aos poucos você vai se aproximando tanto do Chacaltaya quanto do Huayna Potossi, dá para ver as grandes geleiras que ainda tem no Huayna Potossi.

Tivemos muita sorte, já vi relatos aqui de mochileiros que quase não encontraram neve no Chacaltaya, para os tempos atuais (aquecimento global) tinha bastante neve, o caminho para chegar no refúgio estava todo nevado. O visual lá de cima é indescritível. O tempo estava praticamente o tempo todo aberto, o que rendeu belas fotos, só de vez em quando vinha uma nuvem e chegou a cair um pouco de neve em um determinado momento. Pra nós que nunca tinha visto neve e muito menos nevando, foi o máximo. Curtimos bastante o local e começamos a descida para La Paz. Devido o estado precário dos pneus do táxi, no caminho furou um dos pneus. Pra piorar o estepe estava em pior estado de conservação, achei que não agüentaria o regresso, mas agüentou hehe.

Regressamos ao hotel com o “dever cumprido” já podíamos retornar pra casa, pois vimos neve ueba....Chegamos no hotel eram 13:45 e fomos até o Shopping Norte almoçar. A praça de alimentação do shopping é bem fraquinha mas deu para comermos um “Piche Macho” (picadinho de carne com linguicinha, batata frita, pimentão, cebola), pedimos também uma lasanha e duas Paceñas.

Depois do almoço fomos as compras na Calle das Brujas, ali a Araci fez a festa nos artigos de prata. Comprei uma camisa da Bolívia pra mim e mais alguns souvenirs. Na calle Llampu fizemos a festa novamente, compramos muitas roupas “técnicas” de “marca” duvidosa (The Nort Face, etc), sabíamos que provavelmente eram falsificadas mas mesmo assim achamos os produtos razoáveis e compramos mesmo assim.

No caminho de volta paramos para tomar um suco e comer uma mega salada de frutas.

Perto da Plaza Murillo encontramos um calçadão onde tinha uma feirinha e aproveitamos para comprar mais algumas coisinhas. Fomos fazer uma ligação para o Brasil para darmos noticias e voltamos pro hotel pra dormir.

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia

 

Gastos do dia:

- Café da manhã no Hotel Torino 40,00 bolivianos por casal (R$ 10,00)

- Passagens aéreas La Paz – Santa Cruz de la Sierra – Asuncion 180,00 dolares por pessoa (R$640,80).

- Táxi para ir ao Chacaltaya 200,00 bolivianos por casal (R$ 50,00)

- Almoço na praça de alimentação do Shopping Norte (um Piche Macho, uma lasanha e duas Pacenas Oro) 94,00 bolivianos (R$ 23,50)

- Anéis de prata 500,00 bolivianos (R$ 125,00)

- Camisa de futebol da Bolívia não oficial 100,00 bolivianos (R$ 25,00)

- Roupas “técnicas” de “marcas” duvidosa ( 2 casacos, uma polar, uma calça que vira bermuda, uma calça 2ª pele, uma blusa 2ª pele, uma mochila pequena) 2100,00 bolivianos (R$ 525,00)

- Suco e mega salada de fruta 27,00 bolivianos (R$ 6,75).

- Souvenirs na feirinha perto da Plaza Murillo 60,00 bolivianos (R$ 15,00)

- Pacena no hotel 15,00 bolivianos (R$ 3,75)

 

Total do dia por casal: R$ 1.424,80

 

Fotos

 

20110725202311.JPG

Huayna Potosi à nossa esquerda e Chacaltaya à nossa direita

 

20110725202438.JPG

As geleiras do Huayna Potosi

 

20110725202656.JPG

O caminho cheio de neve até o refúgio no Chacaltaya

 

20110725202915.JPG

O cume do Huayna Potosi encoberto pelas nuvens, visto do Chacaltaya

 

20110725203048.JPG

A Araci feliz da vida na neve

 

20110725203245.JPG

O caminho para chegar no Chacaltaya visto de cima do Chacaltaya

 

20110725203439.JPG

Olha só a nossa cara de felicidade

 

20110725203605.JPG

Um “lugarzinho” pra se chamar de “home sweet home”

 

Continua................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Continuando....

 

16º dia (05/01/11) – La Paz – Santa Cruz de la Sierra - Asuncion

 

Acordamos as 08:00 horas e começamos a arrumar as malas. Começa o desespero, pois as duas cargueiras mais uma mochila pequena já estavam cheias e ainda tinha uma “centena” de coisas compradas no dia anterior pra guardar.

Ainda não sei como, mas coube tudo, socamos algumas coisas na mochila pequena que compramos. As 10:00 pagamos as duas diárias do hotel e fomos tomar um café no Alexander Café.

Terminamos o café e fomos dar um ultimo “role” por La Paz, fomos até a avenida Camacho para bater foto do Monte Nevado Illimani, impressionante. Nos encontramos por acaso com a Cris que havíamos ficado no mesmo hostel em Arequipa, ela disse que estava sozinha naquele dia pois o Gustavo tinha ido fazer o down hill de Coroico. Nos despedimos da Cris e fomos até a Plaza Murillo bater as ultimas fotos de La Paz.

Voltamos ao hotel para pegarmos nossas mochilas, pegamos um táxi em frente ao hotel com destino ao aeroporto. Uma das coisas que me impressionou era a quantidade de taxistas que víamos. Por curiosidade e brincando com o taxista que nos levava para o aeroporto eu disse “parece que todo boliviano que tem carro é taxista” e ele me falou que não parece é quase que uma realidade hehe.

No check-in a moça da Aerosur começou se empombar, nosso vôo era de La Paz para Asuncion com escala em Santa Cruz de la Sierra e nós não tínhamos passagem que comprovasse que nós iríamos sair do Paraguai. Conversa vai conversa vem e eu já me estresando falei que nós iríamos sair do Paraguai de ônibus por esse motivo não tínhamos comprado passagem ainda e talz. Até hoje não entedi o porque deste receio dela mas sei lá. Problema resolvido e as 12:30 estavamos na sala de espera. As 13:35 levantamos vôo com destino Santa Cruz de la Sierra. Ainda bem que optamos em voar de dia, pois deu pra ver bastante cerros nevados do avião. O lado direito do avião nos possibilitou a visão única do Illimani, passamos bem pertinho dele.

Vôo tranqüilo de La Paz até Santa Cruz de la Sierra. Chegamos ao aeroporto Viru-viru em Santa Cruz de la Sierra as 14:25. fomos para a fila gigantesca da imigração, achamos que não iria dar tempo. Devido a fila enorme nosso vôo saiu um pouco atrasado, saindo somente as 15:55. De Santa Cruz de la Sierra até Asuncion o vôo não foi muito tranqüilo, pegamos bastante turbulência e as 18:30 chegamos em Asuncion. Fila pequena na imigração, cambiamos alguns dólares e fomos pegar um táxi. Não tinha táxi nenhum e enquanto aguardávamos ficamos conversando com um casal um tanto moderno conforme afirma a esposa, o marido mora em Asuncion e a esposa mora em Santa Cruz de la Sierra. Depois de uns 36 minutos esperando, apareceu um taxista o Fred com um nissan que eu não lembro o modelo, mas foi o melhor táxi que pegamos na viagem toda hehe. Pedimos para ele nos deixar no terminal de omnibus de Asuncion. Chegamos no terminal e fomos perambular por ele pra ver se encontrávamos o Sávio e a Dhaya que tinha feito a “odisséia” Cusco até Asuncion de ônibus. Não encontramos eles, fomos até uma “lan house” no terminal para mandarmos noticias e ver se o Sávio e a Dhaya tinha se comunicado com o pessoal do Brasil. Compramos passagens para Ciudad del Este pela Empresa San Luis. Jantamos um sanduba no terminal mesmo e as 22:45 encontramos o Sávio e a Dhaya ufa, conversamos com eles e nos disseram do perrengue que passaram, ônibus estragou algumas vezes, caramba desde Cusco até Asuncion emendando um ônibus atrás do outro, mas isso é historia para eles contar hehe. Aliviados por ter encontrado com eles, conversamos um pouco e logo o ônibus deles já iria sair. Combinamos de eles nos aguardar no terminal de Ciudad del Este. Nos despedimos deles e fomos tomar uma cerveja antes de pegarmos o nosso busão.

 

Cambio do dia:

U$ 40,00 = 174.000 Guaranis

 

Gastos do dia:

- Duas diárias no Hotel Torino 240,00 bolivianos por casal (R$ 60,00)

- Café da manhã no Alexander Café 54,00 bolivianos por casal (R$ 13,50)

- Táxi do hotel até o aeroporto de La Paz 50,00 bolivianos (R$ 12,50)

- Água no Aeroporto de La Paz 8,00 bolivianos (R$ 2,00)

- Táxi do Aeroporto de Asuncion até o terminal de omnibus de Asuncion 21,00 dolares (R$ 37,40)

- Internet no terminal de omnibus de Asuncion 1.500 guaranis (R$ 0,60)

- Refrigerante no terminal de omnibus de Asuncion 5.000 guaranis (R$ 2,00)

- Duas passagens de onibus de Asuncion para Ciudad del Este 100.000 guaranis (R$ 40,90)

- Janta (sanduba de bife a milaneza + uma empanada + 1 coca 500ml) no terminal de omnibus de Ciudad del Este 15.000 guaranis (R$ 6,15)

- Cerveja no terminal de omnibus de Asuncion 6.000 guaranis (R$ 2,45)

 

 

Total do dia por casal: R$ 177,50

 

Fotos

 

 

17º dia (06/01/11) – Asuncion – Ciudad Del Este – Jaraguá do Sul

 

Nosso ônibus chegou um pouco atrasado, eram 00:50, pelos menos era limpo, novinho, com ar condicionado. Tivemos que pagar uma taxa de 1.000 guaranis para cada mochila para ir no bagageiro. O ônibus saiu do terminal de omnibus de Asuncion e trafegava bem devagar e ia parando para pegar outros passageiros pelo caminho nos arredores de Asuncion. Quando o ônibus pegou a estrada pra valer eu apaguei.

Acordei as 03:45 com o policial dentro do ônibus pedindo nossas identificações e as permissos. Chegamos em Ciudad Del Este eram 06:00 da manhã. Era para o Sávio e a Dhaya já estarem a nossa espera, visto que eles saíram antes de Asuncion, e não que o ônibus deles estragou e tiveram que esperar outro, que “sorte” a deles. Demorou um pouco e eles chegaram, pegamos um táxi ali no terminal de omnibus de Ciudad Del Este e fomos pra Foz do Iguaçu para pegarmos nosso carro. Pegamos o carro na casa do Juan, deixamos em um estacionamento perto da ponte da Amizade e voltamos para Ciudad Del Este para fazermos umas compras. Depois da manhã toda andando por Ciudad Del Este, pegamos a estrada para voltar pra casa. Paramos para abastecer e almoçar e as 02:00 da madrugada do dia 07/01 chegamos em casa.

 

 

Cambio do dia:

Não houve cambio neste dia

 

Gastos do dia:

- Taxa para levar as mochilas no bagageiro 1.000 guaranis por mochila (R$ 2,20)

- Táxi do Terminal de omnibus de CDE até Foz do Iguaçu (R$ 25,00)

- Estacionamento próximo a ponte da Amizade (R$ 15,00)

- Compras no Paraguai 400,00 dolares (R$ 712,00)

- Combustível (R$ 120,00)

- Almoço (R$ 60,00)

 

 

Total do dia por casal: R$ 934,20

 

Fotos

 

 

 

Mal acabamos de chegar e a já estávamos a programar a próxima viagem, me apaixonei pelos paises hermanos. Próxima etapa Patagônia argentina e chilena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Cid!

 

Seu relato é fantástico! Vou para MP em fevereiro e li muitos relatos, mas, o seu realmente está muito próximo do que pretendo fazer, coroando meu primeiro mochilão.

 

Como sou marinheira de primeiríssima viagem, queria uma ajuda sua: vamos sair de BH para Lima e de Lima para Cuzco. Como terminaremos a viagem em La Paz, penso em ir de Cuzco para Arequipa, de Arequipa para Puno-Copacabana-La Paz.

Tenho visto muitos relatos de colegas que foram para Puno e de lá para Arequipa. Mas de Arequipa - Puno não. O que você acha?

Outra dúvida, você escreveu que precisou tirar cópia da permissão em um dado momento do relato. Desculpe-me a ignorância mas, me explique do que se trata a permissão?

 

Um abraço, tudo de bom e boas viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cid, parabéns pelo relato muito bem detalhado, sou de Curitiba (vizinho seu hehe) eu e minha esposa vamos no final deste ano num roteiro parecido com o seu, e está colaborando muito para nosso roteiro, vamos por Corumbá de trem ou de avião até Santa Cruz, quero saber mais detalhes de Arequipa pois não está em nosso roteiro.

Muito legal este seu "passeio", vi que gostou e já está programando outro para a Patagônia, no final do ano de 2010, fomos de Curitiba até o Ushuaia de carro, deu 12.500km, se precisar de alguma informação estamos a disposição, eu com certeza vou tirar mais dúvidas com você .

Valeu até mais!

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Oi Cid!

 

Seu relato é fantástico! Vou para MP em fevereiro e li muitos relatos, mas, o seu realmente está muito próximo do que pretendo fazer, coroando meu primeiro mochilão.

 

Como sou marinheira de primeiríssima viagem, queria uma ajuda sua: vamos sair de BH para Lima e de Lima para Cuzco. Como terminaremos a viagem em La Paz, penso em ir de Cuzco para Arequipa, de Arequipa para Puno-Copacabana-La Paz.

Tenho visto muitos relatos de colegas que foram para Puno e de lá para Arequipa. Mas de Arequipa - Puno não. O que você acha?

Outra dúvida, você escreveu que precisou tirar cópia da permissão em um dado momento do relato. Desculpe-me a ignorância mas, me explique do que se trata a permissão?

 

Um abraço, tudo de bom e boas viagens!

 

Ou Karis tudo bem?

Desculpe-me a demora em responder, é que andei uns dias "unplugged".

Vamos a pergunta 1 : Roteiro Arequipa-Puno.

- Sem problema nenhum fazer o trajeto Arequipa - Puno, pois Puno é o local de "troca" de um onibus para outro de quem vem da Bolivia (Copacabana) e de quem vem de Cusco ou Arequipa. Ou seja pode fazer Arequipa primeiro sem problema algum.

 

Pergunta 2: Do que se trata a Permissão?

- Permissão, em espanhol permiso. Permiso é a ficha que te entregam para voce preencher, com os seus dados pessoais, quando voce entra em um determinado país. Guarda ela direitinho , pois quando voce vai fazer a saída do pais, seja Peru ou Bolívia, eles irão pedir esta permiso. Se por acaso perder vai ter que desembolsar uma graninha para te liberarem. Se bem que se eles quiserem vão pedir "um café" mesmo quando tiver tudo ok hehe. Nós não tivemos nenhum problema com cobrança de propina nas aduanas tanto boviliviana, peruano ou paraguai, mas já li relatos de cobranças indevidas.

 

Qualquer duvida é so entrar em contato.

Boas viagens e aventura.

Um forte abraço

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cid, parabéns pelo relato muito bem detalhado, sou de Curitiba (vizinho seu hehe) eu e minha esposa vamos no final deste ano num roteiro parecido com o seu, e está colaborando muito para nosso roteiro, vamos por Corumbá de trem ou de avião até Santa Cruz, quero saber mais detalhes de Arequipa pois não está em nosso roteiro.

Muito legal este seu "passeio", vi que gostou e já está programando outro para a Patagônia, no final do ano de 2010, fomos de Curitiba até o Ushuaia de carro, deu 12.500km, se precisar de alguma informação estamos a disposição, eu com certeza vou tirar mais dúvidas com você .

Valeu até mais!

Marcos

 

Aí Marcos blz?

Cara invejo esta tua viagem de carro até Ushuaia, tambem gostaria de fazer mas para isto nescessitaria de no mínimo 30 dias e isto eu não consigo aqui no trampo. Em fevereiro de 2012 (está chegando uhu) vou pra Ushuaia, mas irei de avião devido ao tempo disponível, vou acabar te incomodando um pouco visto que vcs já foram hehe.

 

A respeito de Arequipa.....eu gostei demais de Arequipa e arredores....deveria ter "explorado" melhor a região.....a cidade de Arequipa é lindissima é rodeada por alguns vulcões entre eles o El Mist e o Chachani.....a gastronomia de Areuipa é muito boa, dá para apreciar suas iguarias, não deixe de provar o Ceviche......o canon del colca é imperdível....se eu voltasse para Arequipa (e vou voltar hehe) eu alugaria um carro e daria umas exploradas por conta nos arredores, subiria a cordilheira e circularia pela região dos vulcoes, de escursão eles dão somente uma paradinha no mirador de los volcanes e já seguem para Chivay....outra coisa que faria seria contratar o passeio para a subida ao vulcão El Mist, logico que para isto tem que estar devidamente aclimatado......

 

Um forte abraço e boas viagens

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...