Ir para conteúdo

[Relato] Extrema (MG), Monte Verde (MG) e Socorro (SP)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify]Fiz esta viagem em 2009 e até agora estou ensaiando para colocar o relato aqui no site.

 

Um feriado de 12 de Outubro e nada pra fazer, resolvi pegar a estrada e ir para Extrema e depois Monte Verde. Acabamos esticando mais um tempinho em Socorro / SP.

 

[t3]1º DIA: Extrema / MG[/t3]

Cheguei a Extrema na madrugada da sexta para o sábado, deixei para procurar hospedagem em cima da hora e acabei ficando hospedada na pousada Vivenda do Chela que é de um conhecido do meu amigo que me acompanhou na viagem. Pagamos um valor R$ 50,00 a diária (quarto duplo). Não é o valor real, mas foi o que pagamos por conhecer o dono da pousada.

 

A pousada era muito bonita, café da manhã ótimo e estrutura show de bola, mas a desvantagem é que não fica tão próximo ao centro da cidade.

 

Acordamos cedo e fomos para o centro da cidade, paramos em um botecão em frente à Igreja Matriz da cidade. Estava tendo uma feirinha de artesanato e a preparação o Micarrega Extrema, um carnaval fora de época que rolou lá na cidade.

 

Por conta deste carnaval as agências de turismo estavam lotadas, paramos em duas e não tinha mais vagas pra nada e os passeios estavam limitados, então decidimos pegar um mapa com o pessoal da agência e seguir sozinhos.

 

Seguimos para o Parque Municipal da Cachoeira do Salto (R$ 1,00 entrada - aberto de Segunda a Domingo das 8h às 18h), é um parque bem estruturado, com ótima conservação, muito organizado e limpo. Não se vê sujeira ou papel jogado no chão.

 

O parque tem infra-estrutura de apoio aos visitantes, portal de informações, estacionamento, restaurante, lanchonete e artesanato, playground, aparelhos de ginástica, quiosques, sanitários e um mirante natural, além das cachoeiras (claro!). A segurança do parque não permite que os turistas entrem nas cachoeiras, principalmente porque existem muitas pedras e o mais desavisado por se machucar seriamente. Por isso ficamos pouco tempo no parque, por que apesar da infra-estrutura eu achei um pouco sem graça.

 

DSC03159.JPG

DSC03160.JPG

DSC03164.JPG

DSC03169.JPG

DSC03172.JPG

 

Queríamos fazer a trilha da Pedra do Cume, lá é o ponto mais alto da Serra do Lopo a 1.780 metros de altitude, o acesso Pedra do Cume só pode ser realizado por trilha, como não conseguimos fechar os passeios com as agências, deixamos esta trilha para fazer em outra oportunidade, como não tínhamos tanta experiência em trilhas e eu sou muito sem direção, nunca lembro qual caminho que eu fiz, decidimos não irmos sozinhos.

 

Seguimos para o Pico do Lobo Guará, que fica a 1.430 metros de altitude e fica a 10Km do centro de Extrema, o acesso ao pico é feito pela Estrada do Salto. No caminho para o pico, paramos em uma casa sinalizada com uma placa turística com os dizeres: “Café Mineiro”, era o Recanto do Ipê. Fomos atendidos por um casal de idosos extremamente simpáticos, os dois moram lá e servem o tradicional café mineiro com 28 itens! Não tomamos o tal café, porque já tinha passado da hora, ficamos tentados em voltar no dia seguinte.

 

Tomamos uma coca-cola e comemos um pão de queijo, depois continuamos em direção ao pico. Fomos por uma estrada de terra, que não me lembro se é essa tal Estrada do Salto, seguimos as indicações que o casal de idosos nos passou.

 

Seguimos por essa estrada, durante alguns minutos e paramos na primeira porteira. Ficamos na dúvida, porque estava fechada e com uma placa dizendo “propriedade particular”, mas a senhora idosa nos informou que poderíamos seguir por essas porteiras, pois existia uma briga entre os proprietários e a prefeitura, que mesmo com os dizeres ninguém iria nos barrar. Por ela seguimos, enquanto meu amigo estava na direção, eu descia e abria as porteiras. Não me lembro quantas porteiras eram, mas o trajeto foi de 40 minutos de subida até chegar a uma área onde paramos o carro e seguimos a pé.

Foram mais uns 30 minutos em marcha lenta até chegar ao pico, a subida é bem íngreme e quando olhamos pra trás o carro estava beeem pequinininho.

 

No topo encontramos com uma galera que estava acampada, era uma que pratica vôo livre, mas estavam esperando o melhor vento, segundo eles iriam esperar para o dia seguinte, pois não era seguro saltar com aquele vento. E que vento! Ventava tanto que eu até fiquei com um pouco de medo de me aproximar mais do pico para ver a paisagem.

Valeu a pena vencer o medo e apreciar a paisagem, do Pico do Lobo Guará podem-se avistar o Pico do Selado, em Monte Verde, a Pedra de São Domingos, em Córrego do Bom Jesus, a Pedra Chata em Itapeva, além de algumas cidades da região. Ficamos por lá por algumas horas, comemos o lanchinho que estava na mochila e descemos quase no final da tarde.

 

DSC03197.JPG

DSC03203.JPG

DSC03199.JPG

DSC03206.JPG

DSC03209.JPG

DSC03211.JPG

 

No retorno para o centro de Extrema, pela Estrada do Salto paramos na Empyreo Destilaria. Degustamos cachaças de todos os sabores, conhecemos o processo de destilaria, comemos doce de leite e tomamos licor de chocolate com pimenta! Fomos muito bem atendidos e quem tiver a oportunidade, vá conhecer e aproveite para comprar algumas garrafas de cachaça e licores! Recomendo. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Voltamos para pousada e fechamos o dia bebendo a garrafa de cachaça ouro que compramos na destilaria.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]2º DIA: Monte Verde (MG)[/t3]

Não consegui acordar tão cedo, caprichei na cachaça ouro! Tomei café às 09:30h e saímos da pousadas as 10:00h.

No dia anterior o casal de idosos do Recanto do Ipê, nos indicou ir para Monte Verde pela Estrada Pedro Rosa da Silva, é um caminho mais longo, mas vale a pena seguir pela paisagem bucólica que você terá pela frente.

Foi a melhor decisão que tomamos! Este caminho também é utilizado pelos romeiros que rumam até a cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba e é conhecido como o Caminho da Fé. Durante o nosso trajeto passamos por vários romeiros, entre eles crianças e famílias inteiras! Muito legal.

 

DSC03234.JPGDSC03235.JPG

DSC03238.JPG

 

Chegamos a Monte Verde na hora do almoço, paramos para comer em um bar / restaurante (mas não guardei o nome), sei que fica em frente do Rancho do Caipira, porque eu parei lá pra comprar doces e queijos! Eu tomei uma Erdinger e comi um prato chamado Paella Mineira, caro, mas até hoje me fico com água na boca de lembrar! Divina!

 

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia e é extremamente romântico com seus chalés de madeira, além de ser mega pequeno, os passeios oferecidos são interessantes, assim como os preços são exorbitantes! Fui com a intenção de andar de quadriciclo, mas quando vi o preço desisti! O que esperar de um local totalmente montada para o turismo consumista?

 

DSC03242.JPG

 

Passamos à tarde tranquilamente, desistimos de fazer os passeios caros e fomos comprar doces, queijos e lembrancinhas. Depois voltamos para o mesmo bar no qual almoçamos, pois estava tocando música ao vivo e parecia o mais animado.

 

Passei a tarde bebendo, comendo e escutando boa música. Anoiteceu e voltamos para Extrema, não pela mesma estrada que viemos, seguimos por uma que vai até Camanduaia e chega na Fernão Dias.

 

Pegamos um baita trânsito de Monte Verde até a Fernão Dias. Chegamos na pousada bem tarde.

 

[li=Conclusão]Eu gostei muito mais do caminho até chegar em Monte Verde do que propriamente de lá!

Só volto a Monte Verde com namorado, marido ou amante. O distrito é legal, mas para curtir em casal.[/li][/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]3º DIA: Socorro / SP[/t3]

Era o dia de feriado (12 de Outubro), decidimos seguir para outro lugar, porque não iríamos conseguir fazer a trilha da Pedra do Cume mesmo, tentamos conseguir um guia particular, mas o guia acabou dando um chapéu na gente e não apareceu. Resolvermos deixar Extrema e de ultima hora decidimos ir para Socorro.

 

Chegamos tarde em Socorro, mais ou menos 10:00h e decidimos explorar a cidade por conta própria.

 

Seguimos para a Gruta dos Anjos, que fica localizada na Estrada do Socorro / Munhoz, Km 1 (existe placa indicativa, o que facilita bastante), A gruta fica dentro da Pousada Gruta dos Anjos, mas é aberta a visitação de quem não é hóspede da pousada. Paga-se uma taxa para acessar a gruta, que afirmam que é para preservação do local.

 

Para aqueles que gostam, dá pra andar de pedalinho na gruta. Não sei o preço, porque eu não curto pedalinho.

 

DSC03257.JPGDSC03258.JPG

DSC03259.JPGDSC03264.JPG

DSC03265.JPG

DSC03266.JPG

 

Depois da visita à gruta, seguimos para o Pico da Cascavel, que fica a 1.200 metros de altitude. De lá o pessoal salta de asa delta.

A estrada de acesso ao pico não é das melhores, ímgreme e esburacada e demoramos cerca de 40 minutos, pois a velocidade tem que ser baixa e precisa ter atenção por causa dos buracos.

 

Durante o trajeto o tempo começou a fechar, céu preto e um pouco de vento, mas não estava chovendo, então prosseguimos.

 

Chegamos ao topo e o vento era absurdo, ventava demais, mas dava para apreciar a paisagem! O pico é estruturado para os vôos de asa delta, tem uma rampa por onde o pessoal salta. A vista é muito bonita lá de cima.

 

DSC03275.JPG

DSC03276.JPG

DSC03278.JPG

DSC03286.JPG

 

Enquanto estávamos lá no topo, o vento ficou mais e mais forte. Quando estávamos decididos voltar para o carro, veio uma corrente de vento absurda, desequilibrou o meu amigo e eu só não caí no chão porque estava próxima de uma pedra enorme e me escondi atrás dela, pra me proteger da ventania. Durou menos de 30 segundos, mas foi o suficiente pra gente decidir voltar, pois a chuva estava chegando.

 

Durante a decida, começou a chuva, o que fez a estrada ficar mais perigosa, mas conseguimos descer em segurança.

 

Com a chegada da chuva, não deu para incluir outros passeios ao ar livre, então decidimos voltar para São Paulo.

 

O engraçado de tudo isso é que fiz esta viagem em 2009, comecei a escrevê-la agora e parece que fiz tudo isso ontem mesmo!

Estou feliz em compartilhar com vocês e espero que gostem! ::cool:::'> ::cool:::'>[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ae Ingrid

 

É isso ai, é o que eu falo para meus amigos, balada você vai, dá um mes você já esquece o que aconteceu, salvo se o garçom derruba a comida em voce, alguem capota da escadas e coisas absurdas.

 

Agora com viagem é diferente, passa o tempo, vai estar lá guardadinha na sua memória e na alma.

 

é isso que levamos dessa vida

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá Infrid, estive em extrema na semana passada 13-02-2011 e gostei muito, se eu tivesse lido seu relado antes, certamente esticava até socorro.

não faltará oportunidade e parabéns pelo relato.

beijo

 

Poxa! Foi por pouco! Publiquei o relato dois dias depois que você já tinha ido! :(

Mas não deixe de visitar Socorro, é uma ótima opção para praticar esportes radicais! ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Passei por Socorro neste último final de semana prolongado de novembro.2011

 

Fiquei na pousada do amanhecer (perto da gruta do anjo). Não recomendo a ninguém, péssimo a preocupação com os hóspedes. Ao chegar na pousada o banheiro estava todo sujo e entupido, reclamei e nos mudaram de lugar. Aí reparei que eles já iam alocando outros hóspedes que acabavam de chegar no mesmo chalé com o banheiro sujo, grande falta de respeito.

 

Pra finalizar o chuveiro era horrível, tive que tomar banho gelado. E a pousada tem política de pernoite, resultado, tive que ficar ouvindo gemido do quarto ao lado a noite toda.

 

Não fiquem no recanto do amanhecer !!! Péssima pousada !!

 

 

No outro dia fiquei na Pousada gruda do Anjo, R$ 160,00 a diária para o casal com café, ainda dá o direito a visita a gruta para os hóspedes, isto é, ficou por R$ 140 a diária. Pousada bem melhor e com bom atendimento.

(Detalhe: o café é deixado no seu chalé logo de manhã, não precisa nem sair para tomar café)

 

Fica minha recomendação !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...